Concurso INSS - Entrevista com a 1ª colocada Renata Dantas
Coordenação

ENTREVISTA: Renata Dantas – Aprovada em 1º lugar na colocação geral do concurso INSS

1ª colocada concurso INSS Renata Dantas“O caminho até a aprovação não é fácil, possui muitos obstáculos e precisamos ter muita disciplina, determinação, paciência e força de vontade para enfrentá-los. Mas o sabor da vitória é tão bom, que compensa todo esforço, toda renúncia e dedicação. Então, para quem pretende trilhar esse caminho, eu diria: acredite em você, lute, persevere nos estudos e não desista até ser aprovado”.

Confira nossa entrevista com Renata Dantas, aprovada em 1º lugar na colocação geral do concurso INSS:

Estratégia Concursos: Conte- nos um pouco sobre você, para que nosso leitor possa te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Renata: Meu nome é Renata Cordeiro Dantas Holanda, tenho 32 anos, sou de Russas, município do estado do Ceará. Sou formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tenho especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Estratégia: Muitos alunos se surpreenderam com a cobrança de várias questões sobre LOAS (lei orgânica da assistência social). Era um tema, até então, pouco cobrado. Você o estudou? O seu material trazia o conteúdo necessário para acertar essas questões?

Renata: Sim, estudei a LOAS. Eu também não esperava tantas questões acerca deste assunto, mas preferi não arriscar e por isso não deixei de estudar esta parte da matéria. O material do Estratégia contemplava todo o edital, inclusive esta lei.

Estratégia: Você acha que uma atitude mental positiva pode fazer a diferença durante a jornada de um candidato? Você usava alguma técnica para não se desmotivar?

Renata: Acredito que o pensamento positivo contribui consideravelmente para alcançarmos nossos objetivos, não apenas na área dos estudos, mas em tudo na vida. Durante esses meus dias de luta até a aprovação, tive muito medo, sofri com crises de ansiedade, mas quando o pensamento negativo ia chegando, eu dizia a mim mesma: “Acredite em você, Renata. Você é capaz, você pode. Continue estudando, fazendo a sua parte, que Deus fará a Dele”.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Renata: Eu distribuía minhas horas de estudo nos períodos da tarde e da noite, pois eu trabalhava no período da manhã. Nos fins de semana eu estudava quase o dia inteiro, até quando a mente suportava, mas, obviamente, houve dias nos quais o estudo não rendia, então eu não forçava muito e estudava menos nesses dias.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Renata: Adotei uma postura um pouco radical, pois abdiquei de encontros com familiares e amigos para tentar estudar o maior tempo possível. O lazer ficou praticamente esquecido (foram poucos os eventos dos quais participei no período de preparação para este concurso), pois quase todo tempo livre foi voltado para os estudos.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Renata: Sou casada, não tenho filhos e moro com meu marido. Recebi um grande apoio da minha família quando decidi estudar para concursos e isso foi muito importante para enfrentar os dias mais difíceis.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação?

Renata: Tentei TCE-CE (2015) e TCU (2015), mas para ambos eu não estudei todo o edital, pois não queria sair do meu foco, que era AFT. Assim, para tais concursos, eu estudava somente as matérias que coincidiam com as de AFT, o que não me trouxe bons resultados. Percebi, então, que não adiantava fazer concurso dessa forma, sem foco e estudando somente uma parte do edital, pelo menos para mim não estava funcionando. Portanto, para este concurso do INSS, mudei a postura, foquei especificamente nele e esqueci o de AFT.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Renata: Comecei a estudar disciplinarmente, a partir de março de 2015, para o concurso de AFT (meses antes estudei um pouco, mas não com a mesma disciplina) e em setembro de 2015, resolvi focar no INSS, estudando intensamente até a véspera da prova.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas?

Renata: Utilizei os PDFs do Estratégia e participei de alguns aulões presenciais, dentre eles um aulão do Estratégia.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Renata: Através de amigos concurseiros.

Estratégia: De que forma o Aulão Presencial em Fortaleza, promovido pelo Estratégia Concursos, contribui na sua trajetória rumo à aprovação?

Renata: O Aulão Presencial do Estratégia foi uma ótima oportunidade para uma revisão geral das matérias, com dicas e resolução de exercícios, o que me deu mais segurança naquela reta final.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Renata: Eu costumava estudar uma matéria inteira, até esgotá-la, fazendo os resumos e resolvendo algumas questões, e só depois começava outra. Então, quando terminei todas as matérias, fiquei estudando pelos resumos e resolvendo muitas questões. É um método que algumas pessoas não gostam, mas para mim, foi o que percebi ser mais eficaz, eu obtive melhor rendimento estudando dessa forma.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Renata: Tenho muita dificuldade em Informática, mas me obriguei a estudá-la. Então, depois de ler os PDFs e fazer também um resumo desta disciplina, foquei na resolução de exercícios.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Renata: Na reta final procurei distribuir os estudos de maneira homogênea, focando nos resumos e em resolução de questões.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Renata: Tentei desacelerar um pouco, mas não consegui, pois eu ficava com a consciência pesada quando não estava estudando, então, mantive o ritmo intenso de estudos até a véspera da prova.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Renata: No início dos meus estudos, eu não fazia resumos, por achar que estes me tomariam muito tempo (como realmente tomam), mas não fazê-los foi um grande erro, pois percebi que sem os resumos o estudo não ficava bem consolidado em minha mente, eu não conseguia fixar bem o conteúdo e acabava tendo que estudar tudo novamente. Então, comecei a estudar escrevendo, resumindo todo o conteúdo e dessa forma percebi que meu rendimento melhorou consideravelmente. Além dos resumos, considero que a resolução de questões de provas anteriores da banca também foi muito importante em minha preparação.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Renata: O mais difícil foi ter que me afastar um pouco dos meus familiares e amigos, pois durante o período de preparação para o concurso, eu não os encontrava com a mesma frequência de antes, tive que renunciar a muitas reuniões em família e a muitos encontros com amigos. O meu marido viveu toda essa renúncia comigo, ele aceitou essa mudança radical de vida e me apoiou muito neste período, e de certa forma eu sofria por ter que submetê-lo a tudo isso também. Foi um período muito difícil, mas recebi apoio de todos que me amam e foi lindo ver que essas pessoas vibraram tanto quanto eu, com a minha aprovação. Acho que essa foi minha maior motivação, lutar para um dia poder oferecer esta vitória à minha família, ao meu pai e a outros anjos que tenho no céu, aos amados amigos que torceram, rezaram e oraram por mim e acima de tudo, a Deus, pois esta vitória é para honra e glória Dele, o meu Senhor e Salvador.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Renata: O caminho até a aprovação não é fácil, possui muitos obstáculos e precisamos ter muita disciplina, determinação, paciência e força de vontade para enfrentá-los. Mas o sabor da vitória é tão bom, que compensa todo esforço, toda renúncia e dedicação. Então, para quem pretende trilhar esse caminho, eu diria: acredite em você, lute, persevere nos estudos e não desista até ser aprovado.


O Estratégia Concursos parabeniza Renata Dantas por sua grande conquista! E se você ainda não sabe para qual concurso se preparar, veja nosso evento com a análise das melhores possibilidades para 2016: https://www.youtube.com/watch?v=XUPe8d7LEmI

Veja mais: 

Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.