Artigo

Resumo do Regimento Interno da Procuradoria-Geral do DF para a PGDF

Veja aqui um resumo do Regimento Interno da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, disposto no Decreto 42.094/21, para o concurso da PGDF.

Resumo do Regimento Interno da Procuradoria-Geral do DF para a PGDF
Resumo do Regimento Interno da Procuradoria-Geral do DF para a PGDF

Olá, pessoal! Tudo joia?

O edital da PGDF (Procuradoria-Geral do Distrito Federal) foi publicado. Estão sendo ofertadas 65 vagas, mais cadastro reserva, para a classe inicial de Procurador do Distrito Federal, com remuneração inicial de R$ 22.589,59.

Dessa forma, iremos realizar, no artigo de hoje, uma análise do Regimento Interno da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF).

Preparados? Então vamos lá!

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF)

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal é o órgão central do Sistema Jurídico do Distrito Federal.

Ela é uma instituição de natureza permanente, essencial à Justiça e à Administração, dotada de autonomia funcional, administrativa e financeira.

Cabe a ela a representação judicial e a consultoria jurídica do Distrito Federal e de suas autarquias e fundações, sendo elas privativas dos Procuradores do Distrito Federal.

Além disso, a PGDF tem por finalidade exercer a advocacia pública, cabendo-lhe, ainda, prestar a orientação normativa e a supervisão técnica do Sistema Jurídico do Distrito Federal.

EQUIPARAÇÃO: Fique sabendo que a Procuradoria-Geral do Distrito Federal é equiparada, para todos os efeitos, às Secretarias de Estado. Desse modo, o seu titular tem as prerrogativas, direitos e vantagens de Secretário de Estado.

Estrutura Organizacional da PGDF no Regimento Interno

Vamos agora analisar a estrutura organizacional da PGDF, presente no seu regimento interno.

Esta parte será dividida em 2 artigos, sendo que, na análise de hoje, iremos falar dos seguintes órgãos:

  • Órgãos de direção superior:
  • Órgãos de decisão colegiada
  • Órgãos de apoio estratégico:
  • Órgãos de assessoramento superior:
  • Órgãos executivos do sistema jurídico do Distrito Federal.

Já no próximo artigo, iremos falar sobre os Órgãos de apoio técnico e operacional e administrativo.

Desse modo, para o exercício de suas competências, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal tem a seguinte estrutura organizacional básica, em relação aos órgãos a serem estudados hoje:

Estrutura Organizacional da PGDF no Regimento Interno - Parte 1
Estrutura Organizacional da PGDF no Regimento Interno – Parte 1

FIQUE ATENTO: Algumas das Procuradorias citadas acima são desmembradas em outros órgãos, como veremos mais adiante.

Assim, vamos agora analisar os componentes da estrutura acima, principalmente em relação às suas competências.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Órgãos de Direção Superior

São órgãos de direção superior apenas:

  • Procurador-Geral do Distrito Federal;
  • Corregedoria.

Procurador-Geral do Distrito Federal;

O Procurador-Geral do Distrito Federal é o chefe da PPGD. As suas competências estão definidas no artigo 6º da Lei Distrital 395/01, sendo que, dentre as principais, está a coordenação de todas as atividades do sistema jurídico do Distrito Federal; baixar os atos necessários ao funcionamento da Procuradoria-Geral; prestar orientação jurídica ao Governador do Distrito Federal e Secretários de Estado nos assuntos de competência da Procuradoria-Geral do Distrito Federal; dentre outras atribuições.

Corregedoria

A Corregedoria da PGDF é o órgão fiscalizador do desempenho institucional e da atuação funcional e comportamental dos Procuradores do Distrito Federal, dos servidores integrantes da Carreira de Apoio às Atividades Jurídicas e demais servidores lotados na Procuradoria-Geral.

Desse modo, é ela a responsável por receber representações e denúncias de irregularidades cometidas pelos servidores acima, além de poder instaurar, de ofício, ou por determinação do Procurador-Geral ou do Conselho Superior, procedimento de apuração sumária para verificar a existência de indícios mínimos que justifiquem a abertura de sindicância ou de processo disciplinar; entre outras atribuições.

Órgãos de decisão colegiada

Os órgãos de decisão colegiada são:

  • Conselho Superior;
  • Conselho do Fundo Pró-Jurídico.

Conselho Superior

O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal é um órgão de decisão colegiada, sendo composto pelo Procurador-Geral, que o preside, e:

  • de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral, dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal;
  • de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal.

Dentre as suas atribuições, estão:

  • elaborar listas tríplices de Procuradores do Distrito Federal para fins de promoção por merecimento, a ser submetidas ao Governador do Distrito Federal pelo Procurador-Geral;
  • autorizar e determinar a instauração de processos administrativos disciplinares contra Procuradores do Distrito Federal;
  • julgar os processos administrativos disciplinares instaurados contra Procuradores do Distrito Federal e propor as medidas cabíveis, ressalvados os casos de competência do Governador do Distrito Federal;
  • deliberar sobre a exoneração de Procurador do Distrito Federal julgado inapto no estágio probatório, encaminhando cópia da decisão ao Procurador-Geral para efetivação junto ao Governador do Distrito Federal;
  • determinar a instauração de apuração sumária e sindicância contra Procurador do Distrito Federal, independentemente de iniciativa de outras autoridades; dentre outras funções.

Conselho do Fundo Pró-Jurídico

O Fundo da Procuradoria-Geral do Distrito Federal – Pró-Jurídico, desenvolvido e coordenado pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal, tem por finalidade a realização, o aprimoramento, a modernização, o incentivo e o gerenciamento de projetos e programas de natureza intelectual ou material e de atividades que promovam a melhoria das condições necessárias ao exercício da advocacia pública e das atividades de cobrança judicial e administrativa.

Desse modo, o Conselho do Fundo Pró-Jurídico, órgão de deliberação colegiada, é o responsável por organizar e gerir esse fundo.

Órgão de apoio estratégico

Há apenas um órgão de apoio estratégico, sendo ele a Procuradoria Especial de Gestão Estratégica, Estudos e Inovação, a qual é diretamente subordinada ao Procurador-Geral do Distrito Federal.

Procuradoria Especial de Gestão Estratégica, Estudos e Inovação

Ela possui algumas competências, como a prestação de assistência ao Procurador-Geral em assuntos de gestão estratégica, estudos e inovação; além de planejar e coordenar ações e iniciativas para prospecção e planejamento de programas e projetos estratégicos, estudos e inovação e consecução dos respectivos recursos; planejar e coordenar a gestão do conhecimento no âmbito da Procuradoria-Geral; entre outras.

Ela é formada por 2 núcleos:

  • Núcleo de Projetos Estratégicos e Inovação

Esta é uma unidade orgânica de execução, a qual compete, dentre outras funções, desenvolver, propor e gerenciar políticas, metodologias, procedimentos e formulários para a gestão de projetos estratégicos e de inovação.

  • Núcleo de Processos de Trabalho

Também é uma unidade orgânica de execução, a qual compete, dentre outras funções, desenvolver, propor e disseminar melhores práticas, políticas, metodologias, procedimentos e ferramentas para a gestão de processos de trabalho.

Órgãos de assessoramento superior:

São quatro os órgãos de assessoramento superior:

  • Assessoria Especial;
  • Diretoria de Suporte Administrativo;
  • Assessoria de Comunicação;
  • Ouvidoria.

Assessoria Especial

A Assessoria Especial é diretamente subordinada ao Procurador-Geral do Distrito Federal.

Desse modo, como o próprio nome sugere, ela é a responsável por assessorar, direta e imediatamente, o Procurador-Geral, em sua representação política e social, na organização e controle de sua agenda institucional, entre outros assuntos.

Além disso, ela também assessora o Procurador-Geral, os Procuradores-Gerais Adjuntos e o Secretário-Geral quanto ao serviço de secretariado em geral, à análise de documentos e correspondências que lhes forem endereçadas, ao agendamento de audiências internas e externas, entre outros casos.

Diretoria de Suporte Administrativo

À Diretoria de Suporte Administrativo do Gabinete, unidade orgânica de direção, diretamente subordinada ao Procurador-Geral, compete planejar, dirigir, coordenar e supervisionar as atividades de controle de processos e documentos dos órgãos do Gabinete, da Procuradoria-Geral do Consultivo, da Procuradoria Especial de Defesa da Constitucionalidade e da Procuradoria Especial dos Tribunais Superiores e Demandas Estratégicas.

Além disso, ela dirige as atividades de apoio administrativo, publica no Diário Oficial do Distrito Federal os atos do Procurador-Geral e os atos de interesse da Procuradoria-Geral, diagrama o Boletim Interno da Procuradoria-Geral, entre outras funções administrativas.

Assessoria de Comunicação

Por sua vez, a Assessoria de Comunicação da PGDF é a responsável por prestar assistência nos assuntos de comunicação social, promovendo a divulgação de atos e ações de interesse da Procuradoria-Geral, bem como por promover a comunicação interna e institucional da PGDF.

Além disso, ela elabora e propõe políticas, planos, metodologias, sistemáticas e outros instrumentos de planejamento relacionados à comunicação social; dentre outras funções relacionadas.

Ouvidoria

A Ouvidoria, órgão de assessoramento superior, diretamente subordinada ao Procurador-Geral do Distrito Federal, sob orientação normativa da Controladoria Geral do Distrito Federal e supervisão técnica da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, tem como competências:

  • facilitar o acesso do cidadão ao serviço de ouvidoria;
  • atender com cortesia e respeito à questão apresentada, afastando-se de qualquer discriminação ou prejulgamento;
  • registrar as manifestações recebidas no sistema informatizado;
  • responder às manifestações recebidas;
  • encaminhar as manifestações recebidas à área competente do órgão ou da entidade em que se encontra, acompanhando a sua apreciação; dentre outras.

Órgãos executivos do sistema jurídico do Distrito Federal

Há cinco órgãos executivos do sistema jurídico do Distrito Federal, os quais estão dispostos logo abaixo:

  • Procuradoria-Geral do Contencioso;
  • Procuradoria-Geral do Consultivo;
  • Procuradoria-Geral da Fazenda Distrital;
  • Procuradoria Especial de Defesa da Constitucionalidade;
  • Procuradoria Especial dos Tribunais Superiores e Demandas Estratégicas.

Procuradoria-Geral do Contencioso

A Procuradoria-Geral do Contencioso, diretamente subordinada ao Procurador-Geral do Distrito Federal, é competente para planejar, coordenar e orientar sob os aspectos jurídicos e administrativos as matérias não incluídas na competência da Procuradoria-Geral da Fazenda Distrital.

Além disso, ela exerce a representação judicial e extrajudicial do Distrito Federal, suas autarquias e fundações, ativa ou passivamente, como parte ou terceiro interessado, nas matérias não incluídas na competência da Procuradoria-Geral da Fazenda Distrital.

Ademais, ela também pode promover a mediação e a conciliação em ações e procedimentos na sua área de atuação; promover a intervenção processual anômala do Distrito Federal, suas autarquias e fundações; orientar sobre a forma de cumprimento de decisões judiciais e pedidos de extensão de julgados; solicitar ao Procurador-Geral autorização para celebração de acordo ou transação na sua área de atuação, ressalvada hipótese legal específica; entre outras funções.

Ela é dividida nas seguintes procuradorias:

  • Procuradoria do Contencioso em Matéria Celetista e de Responsabilidade Subsidiária;
  • Procuradoria do Contencioso em Matéria de Pessoal Estatutário;
  • Procuradoria do Contencioso em Matéria de Pessoal de Segurança Pública e Estatutos Especiais;
  • Procuradoria do Contencioso em Matéria de Saúde Pública;
  • Procuradoria do Contencioso em Matéria de Meio Ambiente e Patrimônio Urbanístico e Imobiliário;
  • Procuradoria do Contencioso em Matéria de Licitações e Contratos, Responsabilidade Civil e Matéria Residual;
  • Procuradoria do Contencioso em Execuções e Cumprimento de Sentenças;
  • Procuradoria do Contencioso em Precatórios e Requisições de Pequeno Valor;
  • Câmara de Mediação e Conciliação;
  • Diretoria de Suporte Administrativo;

Procuradoria-Geral do Consultivo

À Procuradoria-Geral do Consultivo, órgão executivo do Sistema Jurídico do Distrito Federal, diretamente subordinada ao Procurador-Geral do Distrito Federal, compete exercer a consultoria jurídica do Distrito Federal, suas autarquias e fundações, mediante orientação jurídico-normativa e supervisão técnica do Sistema Jurídico do Distrito Federal.

Além disso, ela é competente para examinar previamente minutas de editais de licitação, de contratos, acordos, convênios, ajustes e instrumentos congêneres de interesse do Distrito Federal, observados os critérios estabelecidos em ato do Procurador-Geral; bem como para elaborar ou examinar anteprojetos de leis de iniciativa do Poder Executivo e minutas de decretos; promover a uniformização da jurisprudência administrativa; entre outras atribuições.

Procuradoria-Geral da Fazenda Distrital

A Procuradoria-Geral da Fazenda Distrital é também um órgão executivo do Sistema Jurídico do Distrito Federal, diretamente subordinada ao Procurador-Geral do Distrito Federal, à qual compete planejar, coordenar e orientar sob os aspectos jurídicos e administrativos as matérias tributária e financeira.

Além disso, ela exerce a representação judicial e extrajudicial do Distrito Federal, suas autarquias e fundações, em relação às matérias tributária e financeira e à recuperação do crédito fiscal inscrito em dívida ativa relacionado a falências, sucessões e outros feitos especiais.

Ademais, cabe a ela efetuar a cobrança judicial dos débitos inscritos em dívida ativa; bem como a inscrição e a gestão da dívida ativa tributária e não tributária, concomitantemente com a Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal.

Ela é composta pela:

  • Coordenação de Gestão Fiscal:
    • Núcleo de Processos Administrativos Fiscais;
    • Diretoria de Grandes Devedores;
    • Gerência de Médios Devedores;
    • Gerência de Pequenos Devedores;
    • Gerência de Falências e Inventários;
    • Diretoria de Inscrição e Ajuizamento da Dívida Ativa;
  • Diretoria de Suporte Administrativo.

Procuradoria Especial de Defesa da Constitucionalidade

A Procuradoria Especial de Defesa da Constitucionalidade é o órgão que realiza a assistência ao Governador do Distrito Federal e ao Procurador-Geral nas ações do controle concentrado de constitucionalidade perante o STF e o TJDFT, nos incidentes de arguição de inconstitucionalidade perante todos os Tribunais; bem como nas reclamações relativas às ações do controle concentrado de constitucionalidade, na sua área de atuação; entre outras funções relacionadas.

Procuradoria Especial dos Tribunais Superiores e Demandas Estratégicas

Por fim, a Procuradoria Especial dos Tribunais Superiores e Demandas Estratégicas possui como atribuições representar o Distrito Federal, suas autarquias e fundações perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal; bem como comunicar aos entes públicos distritais informações relativas às ações e procedimentos administrativos na sua área de atuação.

Finalizando

Galera! Chegamos ao final do nosso primeiro artigo sobre o Regimento Interno da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, disposto no Decreto 42.094/21, para o concurso da PGDF.

Ressaltamos ainda, que, para a sua aprovação, é importante a leitura do decreto citado aqui. Esse artigo é apenas uma análise mais simplificada dessa norma.

Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos cursos para a PGDF do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.