Aprovada em 1° lugar no concurso PGM Araucária/PR para o cargo de Procurador do Município
Jurídico - Procuradorias
“[…] eu deixo uma frase que um concursado me disse: “Se você quer estudar para concursos, você só não pode desistir”. Sempre continue em frente. Às vezes, parece que a aprovação está longe, mas ela vem quando você menos espera.”
Confira a nossa entrevista com Vivian Amaro Czelusniak, aprovada em 1° lugar no concurso PGM Araucária/PR para o cargo de Procurador do Município:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Há quanto tempo se formou em Direito? Qual sua idade e cidade natal?
Vivian Amaro Czelusniak: Eu iniciei o Curso de Direito no ano 2000 e me formei no ano de 2005. Tenho pós-graduação em Direito Aplicado, Mestrado em Tecnologia com ênfase em Propriedade Intelectual e Doutorado e Pós-doutorado em Direito. Tenho 43 anos e sou da cidade de Curitiba, Paraná.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Escolheu o seu curso superior já pensando em fazer concurso ou chegou a advogar?
Vivian: Eu comecei a faculdade sem saber exatamente qual área seguir. Quando me formei, pensei em fazer concursos públicos e ingressei na Escola da Magistratura do Paraná. Concluí, nessa instituição, juntamente com a preparação para concursos, uma pós-graduação em Direito Aplicado. Como ainda não possuía os 3 anos de atividade jurídica que são necessários para a realização do concurso na área da Magistratura, eu comecei a advogar na área privada.
Contudo, após um período de atuação, acabei me interessando pela área acadêmica e, no ano de 2007, comecei o Mestrado em Propriedade Intelectual. Então, me distanciei do estudo para concursos.
Depois de concluir a Pós-graduação e o Mestrado, iniciei atividade de docência em cursos de Graduação em Direito em Curitiba e Região Metropolitana. Dando continuidade, fiz Doutorado em Direito, que concluí em 2015 e pós-doutorado, no ano de 2017, na mesma área. Assim, desde 2007, eu me dedicava à docência, juntamente com a advocacia privada.
Todavia, recentemente, com a pandemia, tivemos um cenário de muita incerteza e insegurança. Isso me fez pensar novamente no concurso público. Então, somente em 2023 que voltei a estudar para concursos públicos.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Vivian: Todos os concursos que fiz, foram para as carreiras jurídicas. Iniciei com os estudos para as Procuradorias, mas no meio do caminho acabei estudando para alguns outros concursos. Fiz para Magistratura do Trabalho, mas não obtive aprovação e, como agora é necessário o ENAM para a realização de concursos na área da Magistratura, eu realizei a prova do ENAM e fui aprovada. A área da Magistratura me interessa, também.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Vivian: No começo, eu conciliei os estudos com as aulas que eu lecionava e a advocacia. Então, eu procurava levar um livro sempre comigo, para que nas horas vagas eu pudesse ler. Usava também os podcasts. Escutava no carro e enquanto fazia alguma atividade mais manual. Mas nesse último ano, eu deixei uma das minhas atividades e sobrava bem mais tempo para os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Vivian: Na área de Procuradorias, fiquei em 4o. lugar no concurso de PGM Jaguariaíva-PR e em 15o. lugar de PGM Garopaba-SC. E tive a aprovação no ENAM, que já comentei anteriormente.
Mesmo com essa aprovação, eu vou continuar estudando ainda por um tempo, tendo em vista que me inscrevi em outros concursos e já tenho um cronograma feito. Estou ainda no ritmo de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Vivian: Para a PGM Araucária, na verdade, eu estudei direcionada para ele apenas no pós-edital, já que não tinha notícia anterior de que esse concurso pudesse sair. Eu estava focada nos estudos para a PGE-PR, anteriormente. Eu contratei o Plano Platinum do Estratégia em agosto de 2024, pois eu achava que meu estudo estava estagnado. Eu tinha chegado em um ponto que não sabia mais como avançar. Então, o meu estudo foi até novembro de 2024, quando foi realizado o concurso da PGE-PR. Tinha esse intuito, com foco total. Todavia, não passei para a segunda fase nesse concurso.
Então, nesse mesmo mês, saiu o edital da PGM Araucária e, em dezembro, eu comecei a estudar para esse concurso, tentando fechar as arestas do edital, como as legislações referentes às PGMs.
O mês de dezembro foi conturbado, pois tive alguns problemas de saúde de familiares. Somente em janeiro, que pude focar mais nos estudos. A prova ocorreu mais para o final de fevereiro. Foi pouco tempo, mas acabou dando certo.
Manter a disciplina nos estudos é sempre difícil, pois como aconteceu comigo, problemas podem aparecer. Mas não podemos perder o foco. Temos que voltar a estudar o mais breve possível.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vivian: Quando voltei a estudar para concursos em 2023, eu não sabia muito bem como estudar, pois desde 2007 eu estava afastada dos concursos. O que eu fiz, inicialmente, foi adquirir duas doutrinas voltadas a concurso: um livro de Constitucional e outro de Administrativo. Eu sabia que essas disciplinas sempre eram cobradas em qualquer concurso, então, comecei por elas. Depois fui adquirindo outros livros de outras disciplinas.
Somente uns meses depois que comecei a me inteirar mais a fundo no mundo dos concursos com vídeos sobre o assunto no YouTube. Daí, eu decidi que precisava assinar um curso, para ter um melhor direcionamento.
Assim, com a Assinatura no Estratégia que comecei a utilizar outros materiais, como os PDFs e videoaulas.
Mesmo tendo assinado o curso, eu continuei a estudar pelos livros que já havia adquirido. Para as outras matérias, sobre as quais eu não tinha material, estudava pelos PDFs. Também, passei a utilizar o LDI (Livro Digital Interativo), que é muito bom também.
No início dos estudos por PDFs e LDI, eu não gostava muito de estudar por telas. Às vezes, eu imprimia alguns materiais. Mas, depois eu vi que o material digital era muito mais fácil, já que os meus livros e materiais impressos tinham que ser atualizados por mim mesma… rsrsrs
Então, a principal vantagem dos materiais digitais é a facilidade na atualização.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vivian: No YouTube que conheci o Estratégia, com uma aula de Direito Constitucional da professora Nelma.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Vivian: Eu cheguei a contratar outro curso concorrente focado apenas em um pós-edital de um concurso que eu fiz, pois o preço estava atrativo. Contudo, o curso não era completo, faltava muito material. Era mais focado em videoaulas e, por isso, era muito lento avançar no curso.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Vivian: Eu fiz somente um concurso utilizando o material do curso concorrente e não obtive êxito.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vivian: Vi muita diferença nos materiais, comparado ao outro curso. Havia, além das videoaulas completas, também os PDFs todos organizados. O fato de ter o material, até mesmo para a fase oral, foi um diferencial importante para mim. As Trilhas de estudo também me ajudaram muito.
No ano passado, eu contratei a Assinatura Platinum do Estratégia por 6 meses. Além dos materiais, essa assinatura conta com a Mentoria de um Coach. Senti que houve uma melhora substancial nos meus estudos depois da contratação do plano Platinum e agora sei como me organizar melhor e avançar nos concursos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vivian: Quando estudava por livros e sem nenhum curso, eu não tinha muito controle do meu estudo. Então, começava a ler um dos meus livros e, quando cansava, passava para outro e assim ia. Também lia os livros que eu levava comigo e ouvia os podcasts. Eu tinha pouco tempo para estudar. Basicamente, fazia de 1 a 2 horas líquidas durante os dias da semana. Nos finais de semana, procurava estudar também. No sábado, eu estudava pela manhã e à tarde, até umas 16 horas e no domingo estudava pela manhã.
Só depois que fiz assinatura de Procuradorias no Estrateǵia que comecei a ver vídeos dos professores mencionando o ciclo de estudos. Daí passei a utilizar um software para controle do cronograma.
No último ano, quando passei a me dedicar mais aos estudos para concurso, eu fazia, no mínimo, 4 horas líquidas durante os dias da semana. Às vezes, conseguia fazer de 6 a 7 horas líquidas. Nos finais de semana, segui na mesma rotina. No ciclo de estudos há a alternância das disciplinas e você avança estudando várias disciplinas ao mesmo tempo.
Com a Assinatura Platinum, o Coach organizava o meu cronograma de estudos e eu mantive o mesmo número de horas de estudo na semana. Havia as tarefas que eu cumpria diariamente que alternavam, da mesma forma as disciplinas em ciclos.
Claro, que em alguns dias, durante todo esse período eu tive contratempos. Não foi uma rotina perfeita, mas eu tentava me manter sempre estudando.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vivian: A partir do momento em que passei a fazer o ciclo de estudos, eu fazia as revisões antes de iniciar o próximo item do estudo, relendo os meus grifos dos capítulos anteriores, rapidamente. Também, havia tarefas específicas de resolução de questões, durante o ciclo de estudo. Quando havia algum simulado na área do meu concurso, eu procurava realizá-lo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vivian: As questões são fundamentais para reter o conhecimento e ter mais afinidade com a banca examinadora. Fiz muitas questões. Não sei precisar exatamente, mas tenho um número próximo de 7.000 questões, pois não faço um controle muito preciso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vivian: Na semana do concurso, revisei as leis locais e as leis que podiam ser mais cobradas nas provas de PGM, segundo estatísticas feitas pelo Estratégia. Então, lia a lei seca e fazia questões da banca. Fiz isso até o dia anterior ao da prova, no sábado.
Estratégia: Concursos para carreira jurídica são compostos por várias fases. Como foi sua preparação para a prova discursiva? E para a prova oral?
Vivian: Para a prova discursiva, eu usei o material do Estratégia focado em discursivas, revendo as estruturas das peças que iam ser cobradas no concurso e, também, lendo o curso “Temas Quentes” para Procuradorias, que faz parte do curso. Resolvi questões de concursos passados que estavam disponíveis na plataforma.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vivian: Acredito que o maior erro na minha trajetória dos estudos, foi não procurar um auxílio desde o começo, para entender como funciona estudar para concursos. É um mundo à parte. Eu sempre estudei muito, pois estava na área acadêmica e acreditei que podia fazer sozinha. Vejo hoje, que se eu tivesse uma ajuda desde o início, eu poderia ter encurtado o tempo para a aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vivian: Um conselho que dou é: Procure estudar antes de “Como estudar para concursos”. Depois disso, sim, pode começar o estudo do seu edital pretendido. Sem um direcionamento e organização, é bem mais difícil. Você pode chegar ao seu objetivo também, mas chega mais devagar.
Então, procure um direcionamento, que pode vir de um bom curso para concursos, como o Estratégia.
Como mensagem final, eu deixo uma frase que um concursado me disse: “Se você quer estudar para concursos, você só não pode desistir”. Sempre continue em frente. Às vezes, parece que a aprovação está longe, mas ela vem quando você menos espera.