0

Reforma Administrativa prevê transformação de GCM em Polícia

No texto da reforma administrativa aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados na última quinta-feira, 23 de setembro, está a previsão de transformação das Guardas Civis Municipais (GCM) em Polícias. Caso o projeto seja aprovado e sancionado, as GCMs terão as mesmas atribuições das demais polícias.

O texto recebeu 28 votos a favor contra 18 contra. Para entrar em vigor após aprovação do Congresso Nacional, o projeto necessitará de regulamentação específica dos municípios.

Para ser aprovado na Casa Legislativa, a matéria precisa ser votada em dois turnos e receber no mínimo 308 votos em ambas as sessões. Ainda não há previsão de quando o projeto da reforma administrativa será apreciado pelo Plenário da Câmara.

A equiparação não estava incluída no texto original da reforma, sendo incluída após votação de destaques e emendas. O deputado federal Glauber Braga afirmou ao jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que o resultado da inclusão da categoria nas atividades polícias é a ampliação do braço armado do estado.

Na legislação atual, os um GCM só pode realizar atribuições de polícias, como apreensões e prisões de suspeitos, caso estejam acompanhados de autoridades policiais que possuem estas atribuições.

O relator da matéria na Câmara, deputado Arthur Maia, afirma que a mudança pode trazer um impacto importante na previdência dos municípios, uma vez que os servidores das Guardas Civis Municipais entrarão nas mesmas regras de aposentadoria das polícias.

Quer estudar para concursos com o Estratégia?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *