Artigo

Modelo de redação sobre RACISMO: elaborado do zero, ao vivo e de forma coletiva na Sala Vip do concurso PC-PR

Prof. Raphael Reis chegando na área para anunciar algo nunca antes realizado na história do mundo cibernético: fizemos no dia 15/06/2020, na Sala Vip de redação para o concurso da PC-PR, uma redação sobre racismo do zero, ao vivo, em menos de 30 minutos e coletivamente.

Os alunos que participaram sugeriram palavras-chave e montaram o projeto de redação. Assim, fica muito mais fácil desenvolver bons textos e ficar mais seguro na hora de escrever, não é mesmo?

Veja o resultado da produção coletiva que fizemos:

Tema de redação: Racismo no século XXI

De acordo com Thomas Marshall, cidadania é a conquista de direitos, que proporciona a existência dos indivíduos (apresentação do tema). Nesse sentido, a população negra é excluída de diversos mecanismos de cidadania devido ao contexto histórico de desigualdades e de desvalorização da sua cultura (tese com indicação de dois tópicos).

Primeiramente, vale ressaltar que o contexto histórico brasileiro contribui para a exclusão da população negra. Nesse sentido, o passado escravocrata que durou quase 400 anos gerou relações de preconceito e de discriminação racial, o que pode ser visto no mercado de trabalho. Dessa forma, é válido lembrar que para o sociólogo Florestan Fernandes os negros não foram integrados na sociedade de classes. Argumento 1

Além disso, há a desvalorização da cultura negra, a qual reforça estereótipos. Nessa perspectiva, a beleza negra é colocada em segundo plano, bem como religiões de matriz africana são inferiorizadas. Outro aspecto a ser ressaltado é o preconceito da “cultura de favela” que, muitas vezes, é considerada como algo de marginais, a exemplo do grafite. Isso reforça práticas discriminatórias. Argumento 2

Por fim, para que se possa ter uma sociedade com mais igualdade racial (retomada da tese) são importantes políticas afirmativas que anulem as distorções históricas, bem como os indivíduos passem a valorizar a cultura negra como integradora da nossa identidade nacional. Assim, haverá uma sociedade preocupada com a inclusão e com práticas cidadãs. (Fechamento amarrando as ideias centrais)

Se gostou, compartilhe com os amigos e chega junto nas nossas redes sociais :)

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: t.me/profraphaelreis

Lista de E-mail

Site: professorraphaelreis.com.br

Quem sou eu? Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia.

Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente.
    William Bello em 25/06/20 às 10:23
  • Que bom, Jean! Tmj
    Raphael de Oliveira Reis em 23/06/20 às 19:58
  • foi muito bom gostei !!!
    JEAN DERBY JOSELIN em 22/06/20 às 21:25
  • Que bom!
    Raphael de Oliveira Reis em 21/06/20 às 16:33
  • gostei da redaçao
    jonas abreu lma em 20/06/20 às 15:01
  • Ansiosa
    Layde laura em 16/06/20 às 09:58