Redação Depen, PRF e PF: tudo o que você precisa saber para tirar nota máxima
Concursos Públicos

Redação Depen, PRF e PF: tudo o que você precisa saber para tirar nota máxima

Prof. Raphael Reis chegando na área para conversarmos sobre a redação Depen, PRF e PF, detalhando tudo o que você precisa saber para tirar nota máxima!

1. Banca organizadora dos concursos Depen, PRF e PF

O concurso do Depen será organizado pela banca Cebraspe, a qual, certamente, organizará os concursos da PRF e PF que, no momento, estão na fase de pré-edital.

2. Características principais da banca Cebraspe

Nos certames anteriores, a banca cobrou temas que tinham relação direta com o cargo ou com a instituição, ou seja, foram explorados assuntos de atualidades quer versam sobre segurança pública, como podemos ver no levantamento a seguir:

ConcursoAnoTema
Depen Nível Superior2015Segurança Pública: dever do estado, direito e responsabilidade de todos
Depen Nível Médio2015Segurança Pública: polícia e políticas públicas
DPF2014A civilização contemporânea e o terrorismo
PF2018O papel da polícia federal no aprimoramento da democracia brasileira
PRF2018O combate às infrações de trânsito nas rodovias federais brasileiras
Agente PF2019Eficiência policial e direitos do cidadão

Ademais, é importante destacar que em todos esses temas, a banca tem uma preocupação direta com reflexões sobre cidadania, direitos humanos e democracia. Portanto, é importante que os candidatos contemplem essas palavras-chave ao longo de sua produção textual.

Aqueles que tiverem interesse, fiz uma aula especial comentando esses temas e outros de segurança pública já cobrados por diversas bancas. Confira aqui:

3. Qual é a “fórmula mágica” para tirar nota máxima na redação?

Costumo brincar que é a combinação de 3 elementos: domínio da estrutura, ampliação do repertório cultural e treinamento.

4. Qual é a estrutura ideal da redação para a banca Cebraspe?

A banca Cebraspe permite três tipos de estruturas, porém eu recomendo a seguinte: usar 4 parágrafos, sendo um para introdução e três para a abordagem dos tópicos exigidos – o tópico III pode ser transformado na conclusão, porém, caso o candidato se sinta mais confortável, pode fazer um quinto parágrafo para uma conclusão específica.

Para falar a verdade, a banca não é muito rigorosa com essa parte de estrutura, reservando, por exemplo, somente 5% da pontuação para ela. Contudo, para a nota máxima e aprovação, o candidato não pode se dar o luxo de perder pontos de bobeira.

4.1. Como fazer uma introdução ideal para a banca Cebraspe?

O seu primeiro parágrafo deve ser bem objetivo, apresentando o tema de forma a destacar a sua importância ou os seus impactos na sociedade.

4.2. Como desenvolver os tópicos?

A estrutura ideal para os tópicos é a seguinte: Conectivo (gera progressão textual), reforço do tópico. Fundamentação e Conclusão da ideia central do parágrafo.

No caso do tópico III, no qual, geralmente, a banca solicita proposta de solução, o aluno deve apontar pelo menos duas ações, alternativas ou soluções, especificando o agente (a banca já indica no tópico), a ação e a finalidade desta ação. Nesse mesmo sentido, quando o aluno utilizar o recurso argumentativo da “exemplificação”, usar no mínimo dois exemplos da realidade social – isso está em diversos padrões de resposta divulgados pela banca.

5. O que fazer para ampliar o repertório cultural?

Primeiramente, assistir às aulas do Prof. Rapha ;) Além disso, ler, ler bastante. Você pode ler jornais de grande circulação (Folha de São Paulo, O Globo, Estadão, G1), revistas de grande circulação (Veja, Carta Capital, Isto É), revista de atualidades (Centro do Mundo, Cult). Boa parte dos textos motivadores são retirados desses veículos de comunicação.

6. Qual é a melhor frequência de treinamento para a redação?

Nos cursos de discursivas do Estratégia há uma equipe qualificada que irá corrigir a sua redação a partir de uma proposta “quente” e sob critérios da banca, fazendo orientações para que o candidato tire nota máxima e melhore a sua escrita.

O ideal é treinar uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Para quem quiser sugestões de temas, ficam aqui duas listas:

7. Posso utilizar os textos motivadores?

Os textos motivadores são um norte, uma ajuda da banca para estimular você pensar sobre o assunto. Nunca o candidato deve copiar trechos dos textos motivadores, porém, pode extrair palavras-chave e dados estatísticos para usar na redação.

Nesta aula, fizemos um passo a passo minucioso para a redação da banca Cespe.

Gostou deste artigo? Deixe comentários e compartilhe com os amigos ;)

Conheça nossos cursos de Discursivas:

Quem sou eu?

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book 15 conceitos para mandar bem na redação da FCC e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Sigam-me os bons:

Instagram (@profraphaelreis)

YouTube (Professor Raphael Reis)

Telegram: t.me/profraphael

Site: www.professorraphaelreis.com.br

Raphael de Oliveira Reis

Raphael de Oliveira Reis

Graduado em História (UFJF), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF), MBA em Organização de Campanha Eleitoral (Uninter) e Mestre em Sociologia da Educação (UFJF). Atua nas seguintes áreas: redação, recursos de redação, História do Brasil, Sociologia e Filosofia. Nas horas livres gosta de escrever contos e de ler literatura! É autor do livro de ficção "Contos que Machado de Assis e Jorge Luiz Borges Elogiaram".  

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados