Artigo

Redação Depen, PRF e PF: tudo o que você precisa saber para tirar nota máxima

Prof. Raphael Reis chegando na área para conversarmos sobre a redação Depen, PRF e PF, detalhando tudo o que você precisa saber para tirar nota máxima!

1. Banca organizadora dos concursos Depen, PRF e PF

O concurso do Depen será organizado pela banca Cebraspe, a qual, certamente, organizará os concursos da PRF e PF que, no momento, estão na fase de pré-edital.

2. Características principais da banca Cebraspe

Nos certames anteriores, a banca cobrou temas que tinham relação direta com o cargo ou com a instituição, ou seja, foram explorados assuntos de atualidades quer versam sobre segurança pública, como podemos ver no levantamento a seguir:

ConcursoAnoTema
Depen Nível Superior2015Segurança Pública: dever do estado, direito e responsabilidade de todos
Depen Nível Médio2015Segurança Pública: polícia e políticas públicas
DPF2014A civilização contemporânea e o terrorismo
PF2018O papel da polícia federal no aprimoramento da democracia brasileira
PRF2018O combate às infrações de trânsito nas rodovias federais brasileiras
Agente PF2019Eficiência policial e direitos do cidadão

Ademais, é importante destacar que em todos esses temas, a banca tem uma preocupação direta com reflexões sobre cidadania, direitos humanos e democracia. Portanto, é importante que os candidatos contemplem essas palavras-chave ao longo de sua produção textual.

Aqueles que tiverem interesse, fiz uma aula especial comentando esses temas e outros de segurança pública já cobrados por diversas bancas.

3. Qual é a “fórmula mágica” para tirar nota máxima na redação?

Costumo brincar que é a combinação de 3 elementos: domínio da estrutura, ampliação do repertório cultural e treinamento.

4. Qual é a estrutura ideal da redação para a banca Cebraspe?

A banca Cebraspe permite três tipos de estruturas, porém eu recomendo a seguinte: usar 4 parágrafos, sendo um para introdução e três para a abordagem dos tópicos exigidos – o tópico III pode ser transformado na conclusão, porém, caso o candidato se sinta mais confortável, pode fazer um quinto parágrafo para uma conclusão específica.

Para falar a verdade, a banca não é muito rigorosa com essa parte de estrutura, reservando, por exemplo, somente 5% da pontuação para ela. Contudo, para a nota máxima e aprovação, o candidato não pode se dar o luxo de perder pontos de bobeira.

4.1. Como fazer uma introdução ideal para a banca Cebraspe?

O seu primeiro parágrafo deve ser bem objetivo, apresentando o tema de forma a destacar a sua importância ou os seus impactos na sociedade.

4.2. Como desenvolver os tópicos?

A estrutura ideal para os tópicos é a seguinte: Conectivo (gera progressão textual), reforço do tópico. Fundamentação e Conclusão da ideia central do parágrafo.

No caso do tópico III, no qual, geralmente, a banca solicita proposta de solução, o aluno deve apontar pelo menos duas ações, alternativas ou soluções, especificando o agente (a banca já indica no tópico), a ação e a finalidade desta ação. Nesse mesmo sentido, quando o aluno utilizar o recurso argumentativo da “exemplificação”, usar no mínimo dois exemplos da realidade social – isso está em diversos padrões de resposta divulgados pela banca.

5. O que fazer para ampliar o repertório cultural?

Primeiramente, assistir às aulas do Prof. Rapha ;) Além disso, ler, ler bastante. Você pode ler jornais de grande circulação (Folha de São Paulo, O Globo, Estadão, G1), revistas de grande circulação (Veja, Carta Capital, Isto É), revista de atualidades (Centro do Mundo, Cult). Boa parte dos textos motivadores são retirados desses veículos de comunicação.

6. Qual é a melhor frequência de treinamento para a redação?

Nos cursos de discursivas do Estratégia há uma equipe qualificada que irá corrigir a sua redação a partir de uma proposta “quente” e sob critérios da banca, fazendo orientações para que o candidato tire nota máxima e melhore a sua escrita.

O ideal é treinar uma vez por semana ou de 15 em 15 dias.

7. Posso utilizar os textos motivadores?

Os textos motivadores são um norte, uma ajuda da banca para estimular você pensar sobre o assunto. Nunca o candidato deve copiar trechos dos textos motivadores, porém, pode extrair palavras-chave e dados estatísticos para usar na redação.

Gostou deste artigo? Deixe comentários e compartilhe com os amigos ;)

Conheça nossos cursos de Discursivas:

Quem sou eu?

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Sigam-me os bons:

Instagram (@profraphaelreis)

YouTube (Professor Raphael Reis)

Telegram: t.me/profraphael

Site: www.professorraphaelreis.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Cada vez mais a nota da redação é importante para a aprovação. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 18/05/20 às 10:57
  • A redação tem peso nas provas do CEBRASPE, ou é meramente pré requIsito para corrigir o resto da prova ?
    Guilherme Souto em 18/05/20 às 07:21
  • Você é o melhor! Excelência em ensino.
    neybio10 em 17/05/20 às 18:51
  • Chega junto!
    Raphael de Oliveira Reis em 17/05/20 às 11:49
  • Excelente! Tmj
    Raphael de Oliveira Reis em 17/05/20 às 11:49
  • Que bom que você gostou, Marisa!
    Raphael de Oliveira Reis em 17/05/20 às 11:49
  • Conteúdo excelente!
    Marisa Goulart em 16/05/20 às 22:57
  • Gostei e quero aprender mais sobre redação
    jair carlos luiz dos santos em 16/05/20 às 17:26
  • Muito bom professor estou precisando muito das suas aulas pois tenho muita dificuldade em redações
    Eduardo Santos da Silva em 16/05/20 às 14:22