Artigo

Prazo para recursos na 1ª fase do XXIX Exame de Ordem começa em 15 de julho

Examinandos terão até as 12h de 18 de julho para preencher formulário

A 1ª fase do XXIX Exame de Ordem da foi aplicada em todo o país neste domingo, 30 de junho. O gabarito oficial da prova objetiva já foi disponibilizado pelo Conselho Federal da OAB e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em seus portais oficiais.

O resultado preliminar da 1ª fase do XXIX Exame de Ordem será divulgado no dia 15 de julho 2019, mesma data do início do prazo recursal, às 12h. Os examinandos terão até as 12h de 18 de julho para preencher as razões recursais no portal da FGV. O resultado definitivo da 1ª fase será divulgado em 24 de julho.

Anulações e retificações

Depois das provas, muitas dúvidas surgem sobre as possíveis anulações e retificações do gabarito. Em primeiro lugar, qual a diferença entre as duas situações?

As retificações ocorrem antes da divulgação do gabarito definitivo e do prazo recursal. Em geral, não implicam diferença na nota dos candidatos. Este procedimento de retificação está previsto no edital e nos provimentos que regulam a aplicação do Exame de Ordem.

Já as anulações são divulgadas juntamente com o gabarito definitivo e em geram implicam no ganho de um ponto ao candidato ou mais ao candidato, o que pode fazer a diferença entre a aprovação e a reprovação na 1ª fase.

Nossos professores corrigiram a prova da 1ª fase no fim da tarde do domingo e já identificaram vários casos de possíveis anulações do gabarito e elaboraram uma correção comentada para ajudar você na elaboração de suas razões recursais.

Correção comentada e recursos

Recurso – Direito Empresarial

Recursos – Direito do Consumidor

Gabarito OAB oficial

Clique aqui para acessar o gabarito oficial do XXIX Exame de Ordem

Onde recorrer?

Todo o procedimento do recurso deverá ser feito exclusivamente no portal da FGV dedicado ao Exame de Ordem. Quando o prazo é aberto, a banca disponibiliza um formulário eletrônico que deverá ser preenchido pelo examinando.

O edital deixa bem claro de que somente serão apreciados os recursos feitos através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos. Não será aceito recurso enviado por faxcorreio eletrônico (e-mail)  ou pelos Correios ou fora do prazo.

As principais regras

No sistema eletrônico, o candidato poderá interpor um recurso por questão objetiva. Deste modo, é possível elaborar 80 razões recursais na prova objetiva

Quando o resultado preliminar é divulgado, a FGV disponibiliza também as imagens digitalizadas das folhas de resposta da prova. De modo que se o candidato notar algum erro de leitura no gabarito, ele também pode ser apontado nas razões de recurso.

Outro detalhe sobre a confecção das razões recursais é fudamental: são disponibilizados apenas 5.000 caracteres para que o examinando detalhe o recurso. Isso significa que deve ser buscado o máximo de objetividade na escrita, sem discutir questões pessoais e focando ou na leitura equivocada de determinado trecho do texto ou na incompatibilidade do gabarito ou do espelho de correção com o melhor Direito.

É preciso salientar que o uso de modelos não deve ser incentivado: as razões recursais, tanto da prova objetiva quanto da prova objetiva, não devem ser meras cópias de textos alheios.

No que diz respeito à atribuição da pontuação, o edital prevê três regras importantes:

Questão anulada na prova objetiva: a pontuação será atribuída a todos os candidatos indistintamente (menos para o candidato para o qual o acerto já havia sido computado, isto é,  aquele que acertou a questão depois anulada).

Lembre-se: recursos cujo teor desrespeite a banca, a FGV, a OAB ou qualquer das Seccionais serão liminarmente indeferidos. Por isso, lembre-se que o todo inconformismo deve ser objetivo e não desrespeitoso.

Quem julga?

A Coordenação Nacional do Exame de Ordem nomeia sempre uma banca recursal que fica responsável pelo julgamento dos pedidos de recurso. Todo o sistema é estruturado para propiciar uma análise imparcial, já que os examinandos têm a sua identidade protegida.

Quando o resultado é publicado?

O resultado do julgamento dos recursos é disponibilizado juntamente com o resultado definitivo da 1ª fase Exame de Ordem (24 de julho de 2019). O candidato terá acesso ao parecer emitido pela banca através do sistema eletrônico do portal do Exame no site da FGV.

Nossas redes sociais

Instagram Estratégia OAB

YouTube do Estratégia OAB

Pacotes completos para a 1ª fase

Cursos OAB 1ª fase

Pacotes completos para a 2ª fase

Direito Administrativo (com Monitoria)

Direito Administrativo

Direito Constitucional (com Monitoria)

Direito Constitucional

Direito Civil (com Monitoria)

Direito Civil

Direito do Trabalho (com Monitoria)

Direito do Trabalho

Direito Empresarial (com Monitoria)

Direito Empresarial

Direito Penal (com Monitoria)

Direito Penal

Direito Tributário (com Monitoria)

Direito Tributário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Depois de 09 anos sem estudar e decidi fazer a prova de Ordem, assisti apenas às aulas gratuitas da última semana do estratégia no youtube e acertei 39, estou ansiosa pela anulação de ao menos uma para poder comprar o curso para a 2ª fase. Os professores são ótimos, parabéns e muito obrigada.
    LÍDIA em 12/07/19 às 15:46
  • Não consegui, passar mas vou continuar com o Estratégia Concurso.Adorei!
    Ana Rosa Silva Carvalho. em 04/07/19 às 12:14
  • Boa noite mestres! Os recursos serão disponibilizados para que possamos fazer as devidas alterações e protocolar no site da FGV? Grata!
    Juliana P. em 01/07/19 às 21:25
  • Boa noite, Pelas minha correção e gabarito preliminar do XXIX exame eu fiz 39 pontos. Como saber se tem a possibilidade de alguma anulação ou algum recurso para que eu seja aprovado ?
    Tiago Bueno em 01/07/19 às 18:11
  • Boa tarde a todos os queridos professores. Graças a Deus fui aprovado com 40 cravaaaados. No entanto, os questionamentos apontados em empresarial e consumidor foi justamente as que marquei (errando a questão). Nesse sentido, apesar de ter feito os 40 cravaaaaaados, quero fazer os recursos acerca dessas duas questões também. No vídeo os professores falaram no link onde está o modelo base do recurso, mas não o encontrei. Caso possam disponibilizá-lo, agradeço imensamente. Abraço fraternal a toda a turma. Avante para segunda fase em penal!
    Cleidson Silveira em 01/07/19 às 14:48