Artigo

Recursos para concursos públicos: como fazer?

Prezado aluno, na postagem de hoje iremos falar um pouco sobre dicas de como entrar com recursos para concursos.

O meu nome é Carlos Eduardo, sou Consultor do Tesouro da SEFAZ do Espírito Santo, coach e professor do Estratégia Concursos. O meu objetivo nesta postagem é dar algumas dicas para a hora de entrar com recursos para concursos públicos.

Tenho dezenas de artigos publicados sobre diversos outros temas que podem te ajudar na sua preparação para concursos públicos. Aconselho a quem quiser saber mais, que me siga na minha rede social (@profcarloseduardocardoso) e que entre na minha página de artigos aqui no blog do Estratégia. Qualquer dica extra ou ajuda na hora de montar o seu recurso pode me procurar na minha rede social também.

Muitos alunos já passaram por uma situação na qual não concordam com a resposta oferecida pela banca examinadora, seja na prova objetiva ou na prova discursiva. Nesses casos é muito importante saber como montar um recurso devidamente fundamentado.

Apesar de ser uma tarefa complexa num primeiro momento, certamente o recurso pode valer muito a pena caso você acredite que houve um erro ou injustiça no processo de avaliação da banca.

recursos para

Dicas para elaborar recursos para concursos

Atenção ao prazo

Em primeiro lugar é muito importante que o candidato fique atento aos prazos previstos no edital do concurso. Normalmente o prazo para entrar com recurso é bem curto, um ou dois dias após o resultado provisório da prova objetiva ou da prova discursiva.  Assim, envie o recurso dentro do prazo estabelecido no edital do concurso e siga todas as instruções para submissão do recurso.

Faça recursos bem fundamentados

Sempre que for argumentar com a banca examinadora, tente justificar muito bem os motivos que devem ser levados em consideração para a alteração do gabarito. Fundamente sempre com base em leis, jurisprudência ou com doutrinadores amplamente conhecidos. Antes de começar a elaborar o recurso, faça uma revisão sobre o tema de modo a conseguir fundamentar o seu recurso. Procure fundamentar da melhor forma possível, sem uma boa fundamentação o seu artigo muito provavelmente não será aceito pela banca examinadora.

Leia os critérios de correção

Leia cuidadosamente o edital do concurso para entender as regras e critérios de avaliação. Veja a folha resposta fornecida pela banca examinadora, no caso de uma questão discursiva, e compare com a sua folha de resposta. Caso tenha algum critério que você considere ter atendido e foi penalizado na nota, deixe bem claro em seu recurso os motivos que deveriam ser considerados para obter uma nota mais alta.

Não copie recursos

É muito importante que o seu recurso seja original. Escreva sozinho ou peça ajuda a um profissional para te ajudar durante a elaboração do recurso, mas não copie o recurso de outra pessoa. Quando o texto do recurso é repetido ele tende a ser ignorado pela banca.

Linguagem formal

Dê preferência a uma escrita mais formal e cuidado com o tom que utiliza para argumentar com a banca, seja sempre respeitoso. Mantenha a cordialidade e o respeito com a banca ao escrever o recurso, evitando ataques pessoais ou ofensas à banca. Afinal, é a banca que irá decidir se irá aceitar ou não o seu recurso.

Cuidado com os erros de português

É fundamental que o seu recurso seja escrito de uma forma limpa e direta, sem erros de português. Além disso, tenha em atenção para a concatenação de ideias, utilizando sempre bons argumentos que deem robustez a argumentação.

Dica final

Após expor suas ideias de forma clara, conclua com a pontuação que você acha que deve ser majorada (no caso de uma prova discursiva) ou com o gabarito que deve ser considerado (no caso da prova objetiva). Lembrando ainda que o recurso pode ser devido tanto a um erro na questão como também a uma matéria cobrada fora do edital.

O recurso pode ser fundamental para a sua aprovação. Muitas vezes o candidato fica fora das vagas ou do cadastro de reserva por um ou dois pontos. Um bom recurso pode fazer toda a diferença nessa hora. Além disso, as bancas examinadoras também cometem erros, então é muito importante ficarmos atentos para não sermos penalizados por algum tipo de erro não detectado inicialmente pela banca.

Por fim, para mais dicas, aconselho a leitura de outros artigos do blog do Estratégia, bem como suas redes sociais. Caso precise de alguma ajuda específica pode entrar em contato comigo pela minha rede social abaixo.

Carlos Eduardo Cardoso

Consultor do Tesouro Estadual, Coach do Estudo Acompanhado e Professor do Estratégia questões.

Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram:

@profcarloseduardocardoso

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.