Artigo

Recursos – Administração – ACA

Oi!

Estou publicando aqui a análise da parte de noções de administração da prova de Agente Censitário Administrativo (Tipo 1) – exceto as questões de gestão de materiais, documentação e arquivo (já que não ensino essa matéria…).

Vejamos as questões:

18) Cabe recurso. A equipe a ser criada é temporária para a resolução de um problema específico: a redução dos prazos dos processos. Assim, o gabarito preliminar faz sentido (letra C). Apesar disso, como o escopo é específico, o resultado é exclusivo e o tempo é limitado, é possível compreender que trata-se de um projeto cuja entrega final é um documento com propostas para redução dos prazos, o que ensejaria a anulação da questão.

Apesar de entender que essa compreensão era possível, acho praticamente impossível que a banca anule a questão, pois a primeira resposta (resolução de problemas) é mais direta. Se você errou, vale tentar o recurso.

19) Questão simples. Para resolvê-la, o candidato deveria lembrar o significado de eficiência e eficácia.
Eficiência é uma relação entre produtos e insumos, sendo que quanto menos insumos forem utilizados para os produtos obtidos, mais eficiente.

Eficácia, por sua vez, é ligada ao quantitativo de produtos entregues.

No caso específico da questão, demonstrou-se um custo de 1.000 reais por refugiado em 2015 e 2016 – o que aponta o mesmo grau de eficiência. Apesar disso, o grau de eficácia foi distinto, já que em 2016 foram atendidos 20 refugiados a mais.
Assim, o gabarito que faz sentido é a letra D.

20) Questão interessante. Ela busca que o candidato interprete qual seria a forma de comunicação que o gerente deveria adotar para lidar com dez funcionários ao mesmo tempo sobre regras para reembolso de pequenas despesas.

Ora, é claro que diferentes meios poderiam ser utilizados. Ainda assim, chama atenção que o comando da questão fala de um comunicação de maneira eficiente, ou seja, gerando o mesmo produto com base em um esforço menor.

Tendo isso em conta, é claro que o meio mais simples e gerador de resultados com baixo esforço seria o uso de e-mail.

21) Bastante objetiva: o número de subordinados ligados a cada gestor é a amplitude de controle – conceito ligado à estrutura organizacional.

22) A questão cobra o grau de importância das três habilidades essenciais nos diferentes níveis organizacionais. É possível fazer a relação:

Habilidades técnicas – mais importantes no nível operacional
Habilidades humanas – todos os níveis, mas mais importantes no nível tático.
Habilidades conceituais – mais importantes no nível estratégico.
Com isso em mente, o gabarito está claramente na letra B.

Apesar disso, não vejo onde este assunto pode ser inserido no Edital. Assim, recomendo que solicite anulação por não constar no Edital.

23) Questão problemática tendo em conta o conhecimento sobre o assunto.

Apesar de que, de forma geral, a estruturação da organização fazer parte da função “organização”, o processo decisório sobre os recursos e a própria estrutura fazem parte do processo de planejamento – por definição! Assim, apresentação de propostas, análise e tomada de decisão propriamente dita (todas parte do processo decisório) são parte do planejamento.
Assim, “apresentar uma proposta” nada mais é do que planejar como as coisas serão. Imagine que estivesse “apresentando uma proposta” para um novo produto, serviço, etc. Do que se trata? Do planejamento, é claro.

Ao meu ver o examinador se confundiu só porque falou em “estrutura”. Cabe um pedido de inversão de gabarito ou, no mínimo, de anulação da questão (argumentando-se, neste último caso, que o que é apresentado é zona cinzenta entre o planejamento e a organização).

24) A questão cobra uma perspectiva teórica muito específica. Neste caso, era preciso buscar aquilo que vem de fora da equipe e que condicionam seu funcionamento, já que buscamos elementos do contexto. Na questão, a única alternativa que faz sentido são os recursos disponibilizados às equipes.

25) Questão bastante interpretativa sobre coesão de grupo. Vejamos cada alternativa:

a) Certa. Oferecer recompensas ao grupo força as pessoas a interagirem mais e buscarem resultados conjuntos, e não individuais.
b) Errada. Fazer uma mudança de estrutura do grupo rompe as relações existentes, gerando menos coesão.
c) Errada. Grupos menores são mais coesos do que grupos maiores.
d) Errada. Quanto mais tempo de interação, maior a coesão.
e) Errada. Não faz nenhum sentido, pois trata de grupos de pessoas para a organização, quando a questão está falando de um grupo de trabalho.

26) Questão totalmente interpretativa. Pede que você encontre uma alternativa que se relacione com o sucesso da delegação de controle do próprio horário para os membros da equipe.

Podemos verificar que:
a) Certo. Profissionais mais maduros terão mais responsabilidade no controle do próprio horário, sendo fator relevante para o sucesso da iniciativa.
b) Errado. Os critérios de avaliação de desempenho em nada interferem sobre a autogestão de horário.
c) Errado. Os fatores não se relacionam.
d) Errado. Membros mais ou menos satisfeitos não irão ter mais ou menos sucesso, respectivamente, no autocontrole de horário.
e) Errado. O conhecimento técnico do líder sobre as tarefas dos membros da equipe em nada se relacionam com a autogestão de horário.

27) O tipo de poder que consiste em fazer algo com alguém contra a sua vontade (coerção) é o coercitivo.

28) A barreira de comunicação que está no emissor e consiste em escolher parte da mensagem (não transmitindo toda a informação) é chamado de filtragem.

29) Questão bem objetiva: o tipo de ambiente em questão é o geral, ou contextual. Apesar disso, não vejo relação desse conteúdo com o apontado no Edital. Recomendo recurso solicitando anulação, por não ser conteúdo previsto.

30) A questão trata do modelo de McClelland, com as necessidade de realização (execução de tarefas e obtenção de resultados); necessidade de afiliação (participação em grupos); necessidade de poder (influência sobre outras pessoas).

A questão claramente trata de um exemplo prático de necessidade de afiliação.

31) A questão cobra conhecimento sobre estrutura organizacional, o que não foi previsto no conteúdo do Edital, motivo pelo qual recomendo que peçam anulação.

32) Questão simples, que buscava apenas que o candidato conhecesse a pirâmide da hierarquia das necessidades, da Teoria de Maslow.

33) O candidato deveria perceber aqui que um email é comunicação formal, assim como o fato de que um chefe (superior) ao mandar a comunicação para seus subordinados (inferiores) está fazendo uma comunicação formal descendente.

34) A questão trata de elementos (traços) que distinguem os líderes dos não líderes, característica essencial das teorias dos traços de liderança.

35) A característica centra da comunicação em roda, apresentada pela questão, é justamente a emergência natural de uma liderança, o que está apresentado na letra B.

36) A empresa-exemplo apresentada coloca, em departamentos em linha, “auditoria”, “consultoria” e “contabilidade”, sendo essas atividades executadas pela organização para o mercado. Assim, trata-se dos produtos/serviços prestados pela organização, o que aponta para a letra C, em conformidade com o escolhido pelo examinador.

37) A atividade de planejamento é aquela que toma decisões sobre o futuro desejado e sobre como alcança-lo. Considerando isso, percebe-se que a resposta está na letra E. As demais tratam de:
a) controle
b) organização
c) direção
d) direção

38) Merece recurso. O trabalho em equipe, quando comparado com o trabalho individual, promove inovação, permite a emergência de líderes, torna as tarefas interdependentes, as tarefas passam a consumir mais tempo e recursos (pois são interdependentes), entre outros.

Importante destacar que o maior consumo de tempo e recursos realmente é uma desvantagem notável. Já o fato de tornar as tarefas interdependentes pode ser tido como uma simples característica, mas também uma desvantagem, já que a interdependência tende a gerar mais conflitos, custos, etc.

Assim, a questão teria duas respostas (C e D) e, por isso, deveria ser anulada.

39) Nessa questão o candidato teria que ter memorizado todos os detalhes sobre os diferentes papeis dos membros em uma equipe. Foi uma questão difícil e “decorada”, que encontra resposta apenas na alternativa C.

40) Questão totalmente interpretativa. Note que a única alternativa que diz respeito a ter um comportamento polido é a letra C – as demais simplesmente não possuem relação!

A letra C, por sua vez, fala em “evitar o emprego de verbos no modo imperativo”. É claro que usar verbos no imperativo (ordenar as pessoas!) não é educado, por isso trata-se da resposta.

É isso! Espero que tenham tido muito sucesso!

Abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito Obrigada professor!
    ketllen em 06/07/17 às 19:23
  • Gostei da explicação professor.Parabéns
    Elâinne em 06/07/17 às 13:45
  • Obrigada pelos comentários!
    Mônica em 06/07/17 às 12:08