Artigo

Recurso – TRT-MA – 16ª Região – Técnico Judiciário – Atualidades

Olá Pessoal,

Cabe recurso em uma questão de Atualidades na prova do TRT-MA – 16ª Região – Técnico Judiciário. Na correção da prova – gabarito extraoficial – já havíamos informado qual seria o gabarito da FGV e que a questão seria passível de recurso.

Vejamos a questão:

O artista plástico Banksy até hoje não tem sua identidade conhecida. Suas obras são famosas por questionarem de forma contundente a sociedade contemporânea; mensagens com alto teor de crítica social estão presentes em suas obras espalhadas pelo mundo, principalmente na Inglaterra.

Banksy seguiu a melhor tradição do graffiti, muitas vezes encarado como uma forma de vandalismo, e atuou em locais públicos, como ruas e paredes. Muito valorizado hoje em dia, ele não vende seus trabalhos diretamente.

Analise as afirmativas a seguir, relativas ao trabalho de Banksy, e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Sua arte está diretamente associada à Street Art e ao Muralismo.

( ) Uma técnica de grafite que Banksy usa muito é o estêncil, ou seja, trabalha com molde vazado ou máscara e spray.

( ) Em 2019, no salão da mais famosa casa de leilões de arte do mundo, Banksy vendeu cópia de sua obra “Garota com Balão” que reproduz o famoso grafite pintado no muro de Londres, em 2002, por mais de um milhão de libras. Assim que o leiloeiro bateu o martelo, um mecanismo picotou a parte de baixo do quadro. A performance dobrou o valor do quadro.

As afirmativas são, respectivamente,

(A) F – V – V.

(B) V – F – F.

(C) V – V – F.

(D) F – F – V.

(E) V – V – V.

Gabarito preliminar:  (E) V – V – V.

Argumentos para o recurso:

O leilão da obra “Garota com Balão”, quando “assim que o leiloeiro bateu o martelo, um mecanismo picotou a parte de baixo do quadro” foi realizado em 5 de outubro de 2018 e não em 2019, como está escrito na terceira afirmativa considerada como correta.

Isso foi amplamente noticiado no mês de outubro de 2018 pela imprensa nacional e internacional.

Vejamos transcrição de notícia do site oficial da  Sotheby’s, de 11/10/2018, onde o leilão foi realizado:

Latest Banksy Artwork ‘Love is in the Bin’ Created Live at Auction

As the final hammer fell in the Contemporary Art Evening Auction at Sotheby’s last week, history was made: it marked the first time a piece of live performance art had been sold at auction. As the packed saleroom looked on, the final lot of the sale — Banksy’s Girl with Balloon — was in the midst of an intense bidding battle from buyers in the room and on the phones, but what was to follow has dominated headlines the world over, taking the art world by storm and prompting speculation and debate. Seconds after the hammer fell, part of the canvas passed through a hidden shredder, and in the process of ‘destroying’ the artwork, a new one was created.

Link: https://www.sothebys.com/en/articles/latest-banksy-artwork-love-is-in-the-bin-created-live-at-auction?locale=en

Mais links de notícias da imprensa nacional sobre o fato ocorrido em 5/10/2018:

G1 – 6/10/2018 – Obra de Banksy se desfaz após ser vendida por £ 1 milhão na Sotheby’s

A pintura em spray ‘Girl With Balloon’ (‘Garota com Balão’), uma das mais conhecidas do artista, passou por um triturador que estava escondido dentro da moldura.

Link: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2018/10/06/obra-de-banksy-se-desfaz-apos-venda-de-pound-1-milhao-na-sothebys.ghtml

Uol – Band Notí­cias – 09/10/2018 10h02

A obra, chamada “Garota com Balão”, do artista de rua Banksy, feita em 2006, se autodestruiu depois de ser leiloada. O artista explicou como criou a armadilha escondida na moldura.

Link: https://www.uol.com.br/esporte/videos/videos.htm?id=quadro-famoso-de-banksy-se-autodestroi-apos-ser-leiloado-04024D9B3666D4A96326

Metrópoles – 06/10/2018

Obra de Banksy se autodestrói após ser vendida por cerca de R$ 5 mi

O stencil de Garota com Balão deslizou por um dispositivo dentro da moldura e se transformou em tiras de papel em segundos. 

Link: https://www.metropoles.com/mundo/obra-de-banksy-se-autodestroi-apos-ser-vendida-por-cerca-de-r-5-mi

Diante do exposto, solicita-se a alteração do gabarito de “A” para (C) V – V − F.

Sigam-me nas redes sociais. Telegram: https://t.me/profleandrosignori, Instagram: https://www.instagram.com/profleandrosignori/ e YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2wZDdHXF18s

Um grande abraço!

Leandro Signori


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.