Artigo

Recurso TJ-GO 2021 em História e Geografia

Recurso TJ-GO 2021 Estude História e Geografia de Goiás de forma simples e certeira para seus concursos

Olá, pessoal! A prova aplicada para o concurso do TJ-GO em 19/12/2021 tem a possibilidade de um recurso em História e Geografia, que certamente a banca irá apreciar com cuidado. Devemos considerar toda a subjetividade de um poema, de que ele permite multiplas interpretações, mas apesar disso, de acordo com os fatos históricos do Brasil e de Goiás, a alternativa considerada como gabarito oficial da banca apresenta inconsistências e uma outra faz todo sentido, como explico abaixo. Não copie integralmente o texto, e escreva o seu!

Recurso TJ-GO 2021

A legislação em vigor durante o império era centralizada pela constituição de 1824, que não trata expressamente o tema escravidão, e por possuir características tipicamente liberais, não autoriza diretamente a escravidão, e faz manobras linguísticas e interpretativas, que permitiram a manutenção do regime escravocrata, dessa forma, os agentes jurídicos, por exemplo, os bacharéis, advogados e poetas, como fora Antônio Felix de Bulhões, defensores do abolicionismo, não era contraditório com a legislação vigente, portanto, não pode ser a alternativa correta a que traz escrito “o engajamento dos agentes jurídicos e as leis vigentes”.


Os Bulhões organizaram o Partido Liberal Goiano, apoiado pela família Caiado e pela Maçonaria, na década de 1870. Antônio Felix de Bulhões era monarquista, liberal, maçom, e por vezes chamado de Castro Alves goiano, dessa forma, faz muito mais sentido, devido a conexão dos fatos históricos, e salvo a subjetividade da interpretação das poesias, a alternativa em que está escrito “a luta contra a escravidão e o liberalismo goiano” (1). Considerando o exposto, de que uma não poder ser, e outra indica coerência com o contexto histórico, solicito a anulação da questão. (opção 2, solicito a mudança de gabarito).

(1)POLONIAL,Juscelino. “Terra do Anhanguera: História de Goiás, 2012”.

É isso aí, pessoal! Nas trincheiras do conhecimento e da aprovação! Um grande abraço, bons estudos e foco no sucesso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.