Artigo

Recursos – prova IBGE – APM – Geografia

Caros Alunos,

Indico três recursos nas questões de Geografia da prova de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM). Confira a sua prova com a prova que estou utilizando para comentar os recursos.

42 – A questão solicitava assinalar a alternativa correta. O gabarito preliminar é B: A escala numérica é imprópria para reproduções de mapas com base em processos fotocopiadores.

Comentário:

Da forma como foi escrita, a afirmativa “B” generaliza, dizendo que a escala numérica é imprópria para qualquer tipo de reproduções de mapas com base em processos fotocopiadores. O que está incorreto.

A escala numérica só é imprópria para reproduções de mapas com base em processos fotocopiadores quando há ampliação ou redução do original.

Ao ser alterado o tamanho do original, consequentemente haverá alteração na relação entre as dimensões numérica e real, modificando a escala. Ou seja, uma mesma escala numérica não pode constar em mapas iguais com tamanhos diferentes. Por exemplo, um mapa com escala de 1:200.000, se houver redução de 2x, a escala passará a ser de 1:400.000.

Portanto, a questão está incompleta. Da forma como a questão está escrita, não dá para dizer que ela é imprópria. Em uma reprodução de mapa com base em processos fotocopiadores, a escala numérica será sim própria, caso não ocorram ampliações ou reduções do original. Se a reprodução seguir o mesmo tamanho do original, a escala numérica se manterá inalterada e própria para uso.

Assim, sugerimos recurso solicitando a ANULAÇÃO DA QUESTÃO, já que as demais alternativas também estão incorretas.

44 – O gabarito preliminar é a alternativa “A”: 23 graus sul.

Comentário:

Por interpolação linear, o paralelo relativo ao ponto A é 20 + 4,5x (30 – 20) /13 = 23,46°, pois o intervalo de 20° a 30° foi dividido na régua aproximadamente em 13 intervalos iguais e há aproximadamente 4,5 espaços entre o paralelo 20° e o paralelo referente ao ponto A.

Como o ponto A não pertence ao paralelo 23° e não pertence ao paralelo 24°, não há alternativa correta. Assim, sugerimos recurso solicitando a ANULAÇÃO DA QUESTÃO.

58 – A questão solicitava assinalar a alternativa correta. O gabarito preliminar é a alternativa “D”: O Brasil é um destino de migração que atrai populações de países do sul, como o Haiti, a Venezuela, a Bolívia e uma pluralidade de fluxos provenientes da África.

Comentário:

O Haiti e a Venezuela são países localizados no Hemisfério Norte, portanto, não são países do sul, pois não estão localizados no Hemisfério Sul. A alternativa “D” está incorreta, não havendo, portanto, alternativa correta na questão.   Assim, sugerimos recurso solicitando a ANULAÇÃO DA QUESTÃO.

O meu gabarito extraoficial para a prova de Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ) está de acordo com o gabarito preliminar do Cebraspe. Não vislumbrei possibilidade de recursos.

Um grande abraço,

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.