Artigo

Recurso PG-DF (Técnico Jurídico): Noções de Administração

Fala, meus amigos! Tudo joia? =)

Aqui é o prof. Stefan Fantini! Espero que vocês tenham ido muito bem na prova! =)

Neste artigo, trarei uma possibilidade de RECURSO de uma questão de Noções de Administração da prova de Técnico Jurídico da PG-DF.

Não esqueça de me acompanhar nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/prof.stefan.fantini

Telegram: t.me/admconcursos

Vamos lá:

Questão: A estrutura matricial é um modelo híbrido, que permite a interação entre áreas, que podem ser por produto, processo ou projeto.

Gabarito preliminar: correta.

Gabarito sugerido: errada.

De fato, a estrutura matricial é um modelo híbrido. Portanto, a primeira parte da assertiva está correta.

Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. Isso, pois, é CONSENSO entre os mais renomados autores da área, tais como Idalberto Chiavenato, Amaru Maximiano, Antonio Cury, Djalma de Oliveira e Sobral & Peci, que a estrutura matricial DEPENDE, necessariamente, da existência da estrutura funcional.

Ou seja, a estrutura matricial consiste na combinação da estrutura funcional (departamentalização funcional) COM outro tipo de estrutura (tais como a departamentalização por projeto ou produto, por exemplo).

Vejamos o que esses renomados autores discorrem sobre o tema:

“A organização matricial combina duas formas de departamentalização – departamentalização funcional COM departamentalização de produto ou projeto – na mesma estrutura funcional. Trata-se, portanto, de uma estrutura mista; ou melhor, híbrida. O desenho funcional é usado em duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projetos.” (CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: abordagens descritivas e explicativas, volume II. 7. Ed. Barueri, SP: Manole, 2014. pp. 462-463)

“A essência da organização matricial é a combinação das formas de departamentalização funcional E de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional. Trata-se de uma estrutura mista em forma de dupla entrada: a organização funcional é verticalizada, enquanto a organização por produto ou projeto é horizontalida”. (CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 5. Ed. Barueri, SP: Manole, 2014. p. 250)

“A estrutura matricial apresenta-se como um modelo híbrido que procura conjugar as vantagens da estrutura funcional COM o melhor da estrutura divisional.  Em uma lógica funcional e vertical, a estrutura matricial agrega os especialistas em cada área funcional, permitindo extrair o máximo da divisão do trabalho.” (Sobral, Filipe Administração: teoria e prática no contexto brasileiro / Filipe Sobral, Alketa Peci. – 2. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. p. 276)

“A vantagem da estrutura matricial decorre da combinação de dois tipos de enfoques. Enquanto a organização funcional favorece a especialização e a acumulação de conhecimentos, a organização por projetos favorece a orientação para algum tipo de resultado ou problema a ser resolvido. A estrutura matricial equilibra esses dois tipos de vantagens, combinando a competência técnica da estrutura funcional COM a ação orientada para o resultado da organização de projeto.” (MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos da Administração : introdução à teoria geral e aos processos da administração / Antonio Cesar Amaru Maximiano. – 3. ed. – Rio de Janeiro : LTC, 2015. recurso digital : il. p. 209)

“Portanto, a estrutura matricial é uma solução mista em que, normalmente, se combina a estrutura com base em função COM as estruturas com base em projetos ou em produtos. Assim, ao revés de a organização adotar grupos de produtos (estrutura divisional) ou de projetos (estrutura de projetos) independentes, cada um com suas próprias subestruturas funcionais (produção, engenharia, marketing, finanças etc.), os órgãos funcionais centrais continuam com suas estruturas características, apoiando, contudo, as gerências tanto de projetos quanto de produtos. Os gerentes de projetos/produtos exercem a coordenação e a supervisão dos grupos funcionais de apoio alocados a suas estruturas. Podemos ainda asseverar que um dos principais argumentos para a opção pela estrutura matricial é a grande diversificação da empresa tanto quanto a produtos/projetos quanto a mercados.” (Cury, Antonio
Organização e métodos: uma visão holística / Antonio Cury. – 9. ed. – São Paulo : Atlas, 2017. P. 235)

“estrutura organizacional matricial, ocorrendo a sobreposição de dois tipos de departamentalização – geralmente a funcional E a por projetos – sobre a mesma pessoa, gerando uma situação de dupla subordinação e uma responsabilidade compartilhada perante dois chefes e, consequentemente, dificultando a definição das responsabilidades e das autoridades de cada profissional.” (Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de Administração: evolução do pensamento administrativo, instrumentos e aplicações práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. – 1. ed. – São Paulo : Atlas, 2019. P. 198)

Conforme se nota, as ideias de todos os autores convergem para o mesmo sentido.

Chiavenato, inclusive, é bastante CLARO ao dizer que: “A organização matricial combina duas formas de departamentalização – departamentalização funcional COM departamentalização de produto ou projeto – na mesma estrutura funcional.”

O autor destaca que a essência (ou seja, A MAIS IMPORTANTE CARACTERÍSTICA) da organização matricial é justamente “a combinação das formas de departamentalização funcional E de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional.”

Maximiano, ao seu turno, reforça a ideia de que “a vantagem da estrutura matricial decorre da combinação de dois tipos de enfoques. Enquanto a organização funcional favorece a especialização e a acumulação de conhecimentos, a organização por projetos favorece a orientação para algum tipo de resultado ou problema a ser resolvido. A estrutura matricial equilibra esses dois tipos de vantagens, combinando a competência técnica da estrutura funcional COM a ação orientada para o resultado da organização de projeto.”

Sobral e Peci, na mesma linha, reafirmam que “A estrutura matricial apresenta-se como um modelo híbrido que procura conjugar as vantagens da estrutura funcional COM o melhor da estrutura divisional.”

Para REFORÇAR a ideia de que a questão deve ter o seu gabarito alterado para ERRADA, vejamos outras questões anteriores da própria banca (CESPE), nesse sentido:

CESPE – 2018 – FUB

Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.

A estrutura organizacional matricial combina a competência técnica da estrutura funcional COM a ação orientada para o resultado da organização de projeto.

(gabarito: correta)

CESPE – 2011 – EBC

Julgue o item que se segue, referente a organizações, sistemas
e métodos.

O modelo matricial é um tipo de estrutura resultante da integração de dois tipos de organogramas: o modelo tradicional de estrutura funcional E o modelo de estrutura organizado por projeto.

(gabarito: correta)

CESPE – 2011 – TJ-ES

A junção das cadeias de comando funcional E divisional forma a departamentalização matricial.

(gabarito: correta)

CESPE – 2012 – ANAC

A estrutura organizacional matricial é uma combinação das organizações funcional E projetizada, em que a autoridade dos gerentes de projeto varia conforme a estrutura matricial, que pode ser fraca, equilibrada ou forte.

(gabarito: correta)

CESPE – 2013 – ANCINE

Em relação à estrutura organizacional e seus diversos tipos de departamentalização, julgue o item seguinte.

A função de organizar consiste em dividir tarefas entre blocos de trabalhos, denominados departamentos. A departamentalização matricial é uma solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, sem perder, no entanto, a ligação com seu departamento funcional.

(gabarito: correta)

Conforme se nota, a própria banca, ao longo dos anos, sedimentou o entendimento explicitado pelos autores acima mencionados, no sentido da NECESSIDADE da estrutura funcional na composição da estrutura matricial.

Demais disso, da assertiva infere-se restrição a quaisquer outros tipos de departamentalizações (como a funcional que, repita-se: é a essência da estrutura matricial). Desta forma, mais um ponto para inquinar a assertiva.

Diante de todo o exposto, requer-se que o gabarito da questão seja alterado para ERRADO.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.