Artigo

Recurso Prova PF Agente, Escrivão e Papiloscopista – Língua Portuguesa

Olá, pessoal!

Para quem não me conhece , meu nome é Patrícia Manzato e sou Professora e Coach aqui no Estratégia Concursos, fazendo parte do Time de Português.

Inicialmente, convido você a me seguir no INSTAGRAM: Instagram da Profª. Patrícia Manzato

O gabarito preliminar da prova da Polícia Federal, aplicada no último domingo, acabou de sair e o Time de Português vê a possibilidade de recurso em uma questão. Por isso, apresentamos aqui o porquê de nossa divergência em relação ao gabarito, que pode ser utilizado como base para seu recurso:

QUESTÃO Nº 14
TEXTO DA QUESTÃO:
No segundo período do texto, a partícula “se” classifica-se como partícula apassivadora.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO
GABARITO PRETENDIDO: ERRADO

FUNDAMENTAÇÃO:
A questão de número 14 traz o seguinte enunciado: “No segundo período do texto, a partícula ‘se’ classifica-se como partícula apassivadora.”. O item, de acordo com o gabarito preliminar, é Certo. Contudo, nota-se um equívoco ao considerar Certo o item, pelo que se expõe a seguir.

A palavra “se” pode ter muitas funções, dentre elas:

– Pronome apassivador (PA): acompanha um verbo transitivo direto e indica voz passiva.
Ex: Vendem-se casas.

– Parte integrante de verbo pronominal (PIV):
Ex: Candidatou-se à presidência e se esforçou para ser eleito.
      Ele sempre se queixa da família.

No trecho, “a rede de prisões está se ampliando intensamente”, a partícula “se” não é apassivadora, e sim parte integrante do verbo.

Note que “a rede de prisões” está crescendo, por ela mesma – não há a ideia de passividade ou a necessidade de um agente que a faça crescer/se ampliar.  Corrobora com esse sentido o trecho inicial do texto, “Cresce rapidamente, em quase todos os países, o número de pessoas na prisão ou que esperam prováveis sentenças de prisão”.

Inclusive, dentre as possíveis regências, o verbo “ampliar” é verbo pronominal, de acordo o “Dicionário de Regência verbal” de Celso Luft e o Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa.

Além disso, apresento questão da prova do IBGE, aplicada em 02/05 pela própria Banca CEBRASPE, que levou em consideração a base teórica apresentada acima:

(IBGE/ Supervisor de Coleta e Qualidade / 2021) No trecho “Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca”, a partícula “se” classifica-se como
A) conjunção.
B) índice de indeterminação do sujeito.
C) partícula apassivadora.
D) parte integrante do verbo.
E) elemento expletivo.

Na questão da prova do IBGE, o gabarito preliminar foi Letra D e, friso, tomou por base que o verbo “desenvolver” é pronominal.

No mesmo sentido é este item da prova da Polícia Federal: o verbo “ampliar” também é pronominal.

Dessa forma, pela fundamentação acima e por a Banca já ter apresentado caso semelhante de função da partícula “se”, requer a alteração do gabarito para ERRADO.

É isso, pessoal!
Grande abraço e boa sorte!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.