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Recurso – Noções de Gestão Pública – TRT-SP

Olá pessoal,

 

Ontem comentei no canal do Youtube do Estratégia as provas de AJAA e TJAA. A única questão que vejo possibilidade de recurso é a seguinte abaixo, da prova de TJAA:

Mas antes de conferir a correção, não deixe de participar do Ranking TRT SP para conferir seu desempenho na prova. Clique na imagem abaixo para cadastrar seu gabarito:

 

(FCC – TRT2 – TÉCNICO – 2018) No que concerne aos indicadores de desempenho da atuação da Administração Pública na busca da excelência, tem-se que:

I. A eficiência está atrelada ao uso racional e econômico dos insumos disponíveis para a produção de bens ou serviços.

II. A efetividade é expressão do atingimento dos objetivos fixados e dos resultados almejados pela sociedade com a atuação da Administração.

III. A eficácia é uma medida de natureza estritamente financeira, usada no acompanhamento da execução orçamentária e financeira.

(A) I.

(B) I e II.

(C) II.

(D) II e III.

(E) I e III.

 

A primeira frase está claramente certa. O conceito de eficiência está mesmo ligado ao uso racional dos recursos. Já a terceira frase está claramente errada. O conceito de eficácia não é estritamente financeiro.

O problema da questão é mesmo a segunda frase, considerada correta pela banca. Geralmente, é o conceito de eficácia o que está relacionado com o atingimento dos objetivos fixados.

 

De acordo com o guia de indicadores do Gespública, publicado pelo Ministério do Planejamento em 2009, os conceitos de eficácia e de efetividade são descritos assim[1]:

Efetividade são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral. Esta classe de indicadores, mais difícil de ser mensurada (dada a natureza dos dados e o caráter temporal), está relacionada com a missão da instituição. Por exemplo, se uma campanha de vacinação realmente imunizar e diminuiu a incidência de determinada doença entre as crianças, a campanha foi efetiva. Indicadores de efetividade podem ser encontrados na dimensão estratégica do Plano Plurianual (PPA);

Eficácia é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário (beneficiário direto dos produtos e serviços da organização). Por exemplo, se, na mesma campanha citada, a meta de vacinação é imunizar 100.000 crianças e este número foi alcançado ou superado, a campanha foi eficaz.

 

Vejam que a própria FCC considerou a frase “pelo atingimento dos objetivos fixados” como relacionado com o conceito de eficácia em uma questão recente, de 2018:

 

(FCC – DPE-AM – ANALISTA – 2018) Cada vez mais a Administração pública vem sendo instada a atuar de forma eficiente, eficaz e efetiva, com foco no cliente cidadão. Nem sempre, contudo, atinge simultaneamente esses objetivos. Por exemplo, quando consegue usar racionalmente os recursos colocados à sua disposição e, ao mesmo tempo, cumprir determinado objetivo fixado, mas não atende, plenamente, às expectativas do cidadão em relação à ação governamental correspondente, pode-se dizer que a atuação administrativa

a) foi apenas eficiente, porém não se mostrou eficaz, pois não atingiu seu objetivo final.

b) pautou-se pela efetividade, descurando, contudo, da eficácia, que é a vinculação com as expectativas da sociedade.

c) mostrou-se eficiente, pelo uso racional dos recursos e eficaz, pelo atingimento do objetivo fixado, porém não foi alcançada a efetividade.

d) foi efetiva, porquanto materializou um resultado mensurável, carecendo, contudo, de eficiência e eficácia.

e) não atendeu a nenhum desses preceitos, posto que o cliente cidadão restou desatendido em suas expectativas.

 

O gabarito dessa questão do concurso da DPE-AM foi a letra C.

Desta forma, considero que deve haver recurso nesta questão, solicitando a alteração do gabarito para a letra A.

 

[1] (Ministério do Planejamento 2009)

 

Em breve, irei postar os comentários das demais questões

Abraços,

Rodrigo Rennó

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Veja os comentários
  • Concordo plenamente, mestre! O gabarito deve ser alterado. A banca foi de encontro a um posicionamento adotado por ela anteriormente, conforme a questão da DPE do Amazonas. Obrigado pelo caminho enriquecedor dos fundamentos de nossos recursos.
    Gabriel em 24/07/18 às 19:36
  • Professor, a questão sobre métodos de avaliação de desempenho não deveria ser anulada? Entendo ser possível fazer essas avaliações com ênfase no presente também. Obrigado!
    Henry em 24/07/18 às 19:03
  • Obrigado pela ajuda professor, recurso encaminhado!!! Abraços!
    Luiz Cristiano Rigoli de Carvalho em 24/07/18 às 18:39
  • Valeu Lilian! Boa sorte Abraços, Rodrigo Rennó
    Rodrigo Rennó em 24/07/18 às 14:59
  • Professor, obrigada pela ajuda!!!! Abraços!!!
    Lilian em 24/07/18 às 14:27
  • Olá Samara, Esta frase não está errada. A efetividade está relacionada ao impacto na realidade social. Assim, a frase faz sentido. Abraços, Rodrigo Rennó
    Rodrigo Rennó em 24/07/18 às 13:56
  • Gente, não sei se na prova de vocês também houve erro de digitação, mas na minha a assertiva II está assim digitada: "uma ação administrativa é considerada efetiva quando atinge às legítimas expectativas DOS ADMINISTRADOS". Para atender aos argumentos de vocês, teria que ser "DA ADMINISTRAÇÃO". Assim, de todo modo, a questão induz o candidato ao erro por esse erro. Não?
    Samara Leal em 24/07/18 às 13:27
  • Oi Danilo, Sim, é o mesmo argumento do Bruno acima. Abraços, Rodrigo Rennó
    Rodrigo Rennó em 24/07/18 às 13:08
  • Oi Bruno, Sim, eu comentei isso no vídeo ontem. A frase é dúbia e o final dela está mesmo associada ao conceito de efetividade. Só que no meu entendimento, a metade inicial dela torna a frase errada. A sociedade não fixa objetivos e metas, é a Administração que fixa as mesmas. Na minha maneira de pensar, a banca tentou dar uma "empolada" na definição e "pisou na bola". Enfim, segue a sugestão de recurso para quem quiser entrar. Abraços, Rodrigo Rennó
    Rodrigo Rennó em 24/07/18 às 13:07
  • Discordo, professor. Pois a frase completa tem “e dos resultados almejados pela sociedade com a atuação da Administração.“ E isso deixa claro que é efetividade. A sociedade deseja efetividade, que os impactos sejam atingidos. E geralmente se consegue efetividade com a eficácia atingida. Como conseguir abaixar a mortalidade de idosos com uma vacinação, por exemplo. Vacinaram 100 idosos (objetivo, eficácia) e a mortalidade que era 100 foi a zero (efetividade). A sociedade quer resultado.
    Danilo em 24/07/18 às 13:05
  • Bom, eu discordo que caiba recurso até mesmo pelo fato de "dos resultados almejados pela sociedade", segunda parte do item 2, levar em consideração que "A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral". Se o item II tivesse apenas a primeira parte, aí sim, seria eficácia!!!
    Bruno em 24/07/18 às 13:02