Artigo

Recurso Informática IBGE 2019 (Agente Censitário)

Fala pessoal, quem vos escreve é o professor Renato da Costa, e diante da divergência entre o meu gabarito extraoficial apresentado ontem em nosso canal do YouTube e o gabarito preliminar oficial divulgado hoje pela FGV venho trazer conteúdo para respaldar recurso referente à questão 55 da prova BRANCA de Agente Censitário Operacional elaborada pela FGV dia 08/12/2019.

Questão 55:
Sobre o significado dos termos Internet e Intranet, considere as afirmativas a seguir.
I. São sinônimos em qualquer contexto, tanto tecnológico como de utilização.
II. A Intranet não pode ser acessada remotamente via Internet sem autenticação.
III. A Intranet é usualmente empregada em ambientes corporativos, com acesso limitado.
Está correto somente o que se afirma em:
(A) I;
(B) II;
(C) III;
(D) I e II;
(E) II e III.

A banca apresentou a letra C como gabarito preliminar (somente o item III verdadeiro), no entanto solicito alteração de gabarito para a letra E diante do fato dos itens II e III serem verdadeiros, conforme justificativas abaixo:

  • Internet e intranet fazem uso da mesma tecnologia, mas diferem com relação ao conteúdo, aquela contém informações públicas, esta contém informações privadas.
  •  Se a Intranet pudesse ser acessada remotamente via Internet (o que é um fato), mas sem autenticação, não haveria como inferir um acesso privado.
  • É requisito que haja autenticação para que a Intranet possa restringir seu conteúdo aos funcionários de uma empresa, ainda que se considere que as informações públicas estão sendo mantidas em servidores privados da empresa estas configurariam informações da Internet.
  • Lembrando que o conceito de autenticidade é a garantia de identidade, processo comumente realizado pelo uso de senhas, chaves, biometria, ou outros métodos que permitam garantir que o usuário é realmente quem diz ser.

De acordo com O´BRIAN, James A. em “Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet”, 3ª edição, página 172:

“Uma intranet é uma rede dentro de uma organização que utiliza tecnologias da Internet (como navegadores e servidores de rede, protocolos de rede TCP/IP, publicação e banco de dados de documentos de hipermídia em html, e assim por diante), para propiciar um ambiente como o da Internet dentro da empresa, possibilitando o intercâmbio, comunicações, colaborações e suporte aos processos de negócios. Uma intranet é protegida por medidas de segurança como senhas, criptografia e firewalls, possibilitando, dessa forma, acesso a usuários autorizados na Internet. A intranet de uma empresa também pode ser acessadas por intranets de clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios por meio de conexões extranets.”

De acordo com LAUDON, Kenneth C. em “Sistemas de Informação Gerenciais”, 7ª edição, página 185:

Enquanto a Web está aberta a qualquer um, a intranet é privada e protegida de visitas públicas por firewalls – sistemas de segurança com software especializado que impedem que estranhos invadam redes privadas. As intranets utilizam html para programar páginas web e estabelecer links dinâmicos de hipertexto do tipo apontar e clicar para outras páginas. Os softwares de navegador web e servidor web utilizados em intranets são os mesmo utilizados na web. Uma intranet simples pode ser criada conectando se um computador cliente munido de um navegador web a um computador equipado com software servidor web via uma rede TCP/IP. Um firewall mantém visitantes indesejados do lado de fora.

Por último venho citar trecho extraído de https://pt.wikipedia.org/wiki/Intranet em 9/12/2019 as 20:30:


“Objetivo

Apesar do seu uso interno, acessando aos dados corporativos, a intranet permite que computadores localizados numa filial, se conectados à internet com uma senha, acessem conteúdos que estejam na sua matriz. Ela cria um canal de comunicação direto entre a empresa e os seus funcionários/colaboradores, tendo um ganho significativo em termos de segurança.

Diante do exposto, venho por meio desta solicitar reconsideração da banca quanto ao julgamento do item e retificação do gabarito para letra E, onde os itens II e III são verdadeiros.

Grato,

X________________________________

Obs: Lembrem-se que recursos iguais tendem a ser ignorados, logo procurem pelo menos no texto inicial modificar os argumentos do modelo proposto. E quantidade é relevante, quanto mais recurso maior a pressão junto ao examinador.

Boa sorte guerreiros!!!

Um grande abraço,

prof. Renato da Costa e prof. Diego Carvalho

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá pessoal, a banca aceitou o recurso e alterou o gabarito, nosso esforço valeu a pena :) Contem comigo! Renato da Costa:.
    Renato da Costa em 28/01/20 às 22:11
  • Obigada professor!
    Ana em 11/12/19 às 15:39
  • Obrigada, professor. Você é show!!! Deus o abençoe.
    Deyse em 11/12/19 às 10:53
  • Professor, tbm posso deixar minha intranet aberta, sem necessidade de login e senha pra quem quiser acessar... Óbvio que não são as boas práticas, mas pode ser feito. Por isso o gabarito é letra C.
    Danillo Gabriel Moreira Correia de Souza em 10/12/19 às 20:35
  • Faz parte, recurso é de interesse próprio. Att
    Renato da Costa em 10/12/19 às 16:14
  • Obrigada, professor !! Excelente !
    Daniele em 09/12/19 às 21:49
  • Professor eu também analisei a questão, e na prova marquei a alternativa correta. No entanto os outros candidatos que marcaram letra C, não irão fazer isso mesmo cientes do erro.
    Jose renato em 09/12/19 às 21:09