Notícia

Recurso. Comentário da Prova ANP TÉCNICO ADMINISTRATIVO.

 

CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Olá caros alunos e colegas de concurso.

Analisando as questões da prova e os tópicos descritos no edital, creio que temos possíveis anulações em relação à seguinte questão:

31

O elemento que está presente em maior proporção no gás natural não associado é o

(A) etano

(B) metano

(C) propano

(D) butano

(E) hidrocarboneto pesado

Embasamento para a anulação: o comando da questão menciona o termo elemento (que deve ser aplicado à designação de elementos químicos). Mas, as alternativas trazem apenas SUBSTÂNCIAS. Isto pode ter trazido duvidas aos candidatos.Inclusive já mencionaram que tiveram dificuldades em responder a uma questão simples, analisando as fórmulas moleculares. O que não era o caso, se mencionassem o termo SUBSTÂNCIA.

Portanto, houve aqui um erro CONCEITUAL.

Passível de se pedir a anulação. Se não houver reclamação não haverá mudança, certo?

 

Todos os tópicos estavam presentes em meu material e creio que sua preparação foi muito bem alicerçada.

Desejo a todos um excelente resultado e consequente aprovação.

Confiram no site do Estratégia concursos a resolução completa das questões, em breve.

Mas, de início ficariam as possibilidades de recursos para as questões mencionadas.

Prof. Wagner Bertolini

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Acredito que o fato da má elaboração da prova seja fato determinante para além do recurso, tomarmos medidas cabíveis. Todos deviam se manifestar.
    Mariana em 27/06/16 às 17:05
  • Ola´, E quanto a questão 33 de TÉCNICO(A) EM REGULAÇÃO DE PETRÓLEO E DERIVADOS, ÁLCOOL COMBUSTÍVEL E GÁS NATURAL ESPECIALIDADE: GERAL. Dos constituintes do petróleo, o elemento mais ``ABUNDANTE´´ é o (A) oxigênio (B) hidrogênio (C) nitrogênio (D) carbono (E) enxofre O Gabarito e a maioria dos que realizaram a prova creio que marcaram a letra (D) CARBONO. Todos sabemos que o elemento mais importante na constituição do petróleo é o Carbono. E em termos elementares, o petróleo é composto essencialmente por carbono (80 a 90% ´´EM PESO´´), hidrogênio (10 a 15%) de como consta da maioria das literaturas a respeito , inclusive no material no Pdf do Estratégia; Mas não era esta a indagação. Importância ou ´´PESO´´ Pede o elemento em maior ´´ABUNDÂNCIA´´ e com certeza é o HIDROGÊNIO Letra (B) O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos: ALCANO ,ALCENOS , ALCINOS, CICLO ALCANOS, AROMÁTICOS - na qual predominam os ALCANOS( CnH2n+2) . GLP (gás de cozinha) cujos componentes são: Propano (C3H8) e butano (C4H10). fórmula geral: CnH2n+2 Naftenos ou cicloalcanos - fórmula geral: CnH2n Alcenos - fórmula geral: CnH2n Dienos e Alcinos - fórmula geral: CnH2n-2 Nafta: hidrocarbonetos com C5 a C12 (como o C5H12; C12H26) Gasolina: Gasolina natural: É composta dos hidrocarbonetos com cinco a dez átomos de carbono, ou seja, pentano (C5H12) a dodecano C12H26 O componente principal e’o isooctano, C8H18 ; PARAFINA, que é ainda mais pesada e viscosa, C36H74; Parafinas - fórmula geral: CnH2n+2 Alguém concorda?? A questão não pediu peso e sim elemento mais ABUNDANTE.
    constantinos Giannoualakis em 02/02/16 às 23:52