Artigo

Receita Federal: Saiba o que é mais cobrado pela FGV em Português

Fala estrategista! No artigo de hoje vamos te ajudar a otimizar seus estudos na matéria de português para o concurso da Receita Federal através dos assuntos mais cobrados da banca FGV.

Receita Federal: Saiba o que é mais cobrado pela FGV em Português

O último edital do concurso da Receita Federal foi organizado pela banca FGV e contou om 230 vagas para o cargo de Auditor Fiscal e 469 vagas para o cargo de Analista Tributário.

A disciplina de Português no edital da Receita Federal, como de costume, veio entre os assuntos do bloco de conhecimentos básicos. Levando em consideração a quantidade de questões por matéria, a disciplina de Português responde por aproximadamente 7,14% do total de pontos da prova objetiva para o cargo de Auditor Fiscal,  e 10,71% para o cargo de Analista Tributário, estando entre as principais matérias desse ranking para os dois cargos.

Auditor Fiscal – Prova Objetiva

DisciplinaQuestões%
Total Objetiva140100,00%
Direito Tributário107,14%
Legislação Aduaneira107,14%
Língua Portuguesa107,14%
Fluência de dados107,14%
Direito Previdenciário85,71%
Legislação Tributária85,71%
Língua Inglesa85,71%
Raciocínio Lógico Matemático85,71%
Administração Geral85,71%
Administração Pública85,71%
Auditoria85,71%
Contabilidade Geral e Pública85,71%
Direito Administrativo85,71%
Direito Constitucional85,71%
Comércio Internacional85,71%
Estatística64,29%
Economia e Finanças64,29%
Matérias de Auditor – Após a retificação do dia 08/12/2022

Analista Tributário – Prova Objetiva

DisciplinaQuestõesDisciplina
Total Objetiva140100,00%
Direito Tributário e Direito Previdenciário1611,43%
Língua Portuguesa1510,71%
Fluência em Dados1510,71%
Direito Constitucional1410,00%
Legislação Tributária1410,00%
Legislação Aduaneira1410,00%
Direito Administrativo128,57%
Língua Inglesa107,14%
Raciocínio Lógico Matemático e Estatística107,14%
Contabilidade107,14%
Administração Geral e Pública107,14%
Matérias de Analisa – Após a retificação do dia 08/12/2022

Além disso, é de suma importância ter um avançado conhecimento da Língua Portuguesa na hora de dar fluência e coerência na exposição das ideia da prova discursiva, que para o cargo de Auditor tem um peso de 30% do total das provas (60 pontos do total de 200), e para Analista Tributário 17,65% (30 pontos do total de 170).

Veja que dominar essa matéria, é primordial para ter um bom desempenho não apenas na prova objetiva, mas, também, ter uma boa nota nas questões discursivas.

Conheça a FGV em sua preparação para a Receita Federal

Chegar no dia da prova sem conhecer bem sua banca examinadora é praticamente fazer a prova no escuro. Nesse sentido, você terá muito mais sucesso no concurso da Receita Federal conhecendo de antemão as particularidades da banca e assuntos mais cobrados.

De maneira geral a banca FGV apresenta em seu histórico de cobrança questões de dificuldade média e alta, com questões mais longas e complexas, sendo considerada uma das bancas mais desafiadoras pelos concurseiros.

Análise Estatística para enfrentar a banca FGV no concurso da Receita Federal 

No edital da Receita Federal recentemente publicado, a ementa de Português veio do seguinte modo para ambos os cargos:

Auditor Fiscal e Analista Tributário

Língua Portuguesa: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o foco de sua participação na estruturação significativa dos textos.

Abaixo trouxemos a análise estatística da banca FGV para a disciplina de Português dentro da área fiscal em ordem decrescente do que é mais cobrado para você otimizar o máximo a sua preparação para o concurso da Receita Federal.

Assunto% de cobrança
Compreensão Textual43,25
Sintaxe12,11%
Semântica6,92%
Pontuação4,15%
Concordância Verbal e Nominal3,46%
Regência verbal e Nominal. Uso da crase3,46%

Como vocês podem ver, quando falamos de Português levando em conta a banca FGV, organizadora do concurso da Receita Federal, o assunto disparado preferido da banca é Compreensão Textual. Nesse assunto, a banca costuma apresentar uma dificuldade extra nas questões.

Portanto, a dica aqui é realizar inúmeras baterias de questões desse assunto  para ir construindo o perfil da banca e evitar possíveis “pegadinhas”. Podem ser apresentadas perguntas sobre a relação de causa e efeito, comparação, contraste, entre outras, buscando verificar a capacidade do candidato de estabelecer conexões entre as informações apresentadas. Além de informações explícitas, as questões também podem requerer inferências e interpretações dos candidatos sobre as ideias implícitas nos textos. Assim, você verá que, quanto mais você se familiariza com as características da banca, mais seguro e confiante se sente para encarar suas provas. 

Então é isso, pessoal! Façam bom uso dessas análises estatísticas, estudem com empenho e planejamento e estou certa de que chegarão muito mais preparados e confiantes nessa disciplina no concurso da Receita Federal.

Contem sempre conosco. Abraços e bons estudos!

Fernanda Harumi – Professora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.