Artigo

Raciocínio lógico: proposição condicional e seus DISFARCES!

Olá pessoal! Ao estudar Lógica de Proposições, você inevitavelmente vai passar pela famosa PROPOSIÇÃO CONDICIONAL. Isto porque ela é, sem dúvida, a mais cobrada pelas diversas bancas: FCC, CESPE, ESAF, FGV, CESGRANRIO etc. Portanto, é essencial que você a conheça muito bem!

Estou falando do famoso “se… então…”. Esta é a forma BÁSICA, e todos nós estamos bastante acostumados a ela. Por exemplo: “Se estudo, então sou aprovado”.

De tão batida que é a condicional, as bancas começaram a inovar, cobrando-a de formas menos óbvias. Eu costumo chamar essas formas diferentes de disfarces da proposição condicional.  aí, pronto para enfrentar os exercícios sobre os DISFARCES da proposição condicional? Vamos lá.

CESPE – INSS – 2016) Com relação a lógica proposicional, julgue os itens subsequentes.

( ) Na lógica proposicional, a oração “Antônio fuma 10 cigarros por dia, logo a probabilidade de ele sofrer um infarto é três vezes maior que a de Pedro, que é não fumante” representa uma proposição composta.

RESOLUÇÃO:

O “logo” nos dá ideia de que a condição que o precede (Antônio fumar 10 cigarros por dia) leva a um resultado (a probabilidade de infarto aumenta). Poderíamos reescrever assim:

“Se Antônio fuma 10 cigarros por dia, então a probabilidade de ele sofrer um infarto é três vezes maior que a de Pedro, que não é fumante”.

Estamos diante de uma proposição condicional, que pode ser resumida assim:

Antônio fuma –> probabilidade de infarto é maior

Item CERTO.

Resposta: C

CESPE – DPU – 2016) Considere que as seguintes proposições sejam verdadeiras.

– Quando chove, Maria não vai ao cinema.

– Quando Cláudio fica em casa, Maria vai ao cinema.

– Quando Cláudio sai de casa, não faz frio.

– Quando Fernando está estudando, não chove.

– Durante a noite, faz frio.

Tendo como referência as proposições apresentadas, julgue os itens subsecutivos.

( ) Se Maria foi ao cinema, então Fernando estava estudando.

RESOLUÇÃO:

Repare que nessa questão temos proposições condicionais utilizando o “QUANDO”. Podemos resumir o argumento assim:

P1: Chove –> Maria não cinema

P2: Cláudio fica –> Maria cinema

P3: Cláudio sai –> não frio

P4: Fernando estuda –> não chove

P5: Noite –> frio

 Conclusão: Maria cinema –> Fernando estuda

Uma forma de testar se o argumento é válido (ou melhor, se a proposição do item é uma conclusão válida para o argumento) é a seguinte:

1 – assumir que a conclusão é falsa

2 – tentar tornar todas as premissas verdadeiras

3 – se conseguirmos tornar todas as premissas V quando a conclusão era F, o argumento é INVÁLIDO. Se não conseguirmos (isto é, alguma premissa permanecer F), o argumento é VÁLIDO.

Vamos aplicar este método?

Supondo que a conclusão é falsa, precisamos ter V –> F, ou seja, “Maria cinema” é V e “Fernando estuda” é F. Agora vamos tentar deixar as premissas verdadeiras.

Note que P2 já é V, pois “Maria cinema” é V. E em P1 precisamos que “chove” seja F, pois “Maria não cinema” é F também. Veja que P4 é V, pois “não chove” é V.

Note que também é possível tornar P3 verdadeira, basta que “Cláudio sai” seja V, por exemplo. E também é fácil tornar P5 verdadeira, basta assumir que “frio” é V.

Ou seja, foi possível tornar todas as premissas V quando a conclusão era F, o que demonstra que a proposição deste item NÃO é uma conclusão válida para o argumento. Item ERRADO.

Resposta: E

CESPE – INPI – 2015) Tendo como referência a proposição P: “Em outros países, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente modificados são patenteáveis, desde que não sejam humanos”, julgue os itens seguintes, acerca da lógica sentencial.

(   ) A proposição P é logicamente equivalente a “Se não forem humanos, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente modificados são patenteáveis em outros países”.

RESOLUÇÃO:

A frase P nos mostra que, se uma condição for atendida (não forem seres humanos), um resultado é alcançado (os seres vivos podem ser patenteados). Temos a condicional:

Não forem seres humanos –> os seres vivos são patenteáveis

Assim, a frase proposta neste item é logicamente equivalente a P. Item CORRETO.

Resposta: C

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor Brunno! Por favor, preciso de sua ajuda com a análise de um recurso para uma questão de RLM da prova da PMSC.
    Cristiano em 13/08/19 às 12:40
  • Boa tarde! Muito boa as questões e as explicações!
    Evelise Silveira em 31/07/18 às 15:03