Raciocínio Lógico para concurso - materiais GRATUITOS!
Arthur Lima

Raciocínio Lógico para concurso: como estudar? Materiais gratuitos!

Raciocínio Lógico para concurso – como estudar?

Você sabe como estudar raciocínio lógico para concurso de forma bastante eficiente? Neste artigo eu quero te apresentar o método que tenho utilizado para que mesmo os meus alunos com mais DIFICULDADE consigam enfrentar esta disciplina.

Antes de começarmos, gostaria de dizer que estou publicando vídeos gratuitos de Raciocínio Lógico no meu canal do youtube. Veja aqui os dois últimos:

VERDADES E MENTIRAS  (mais vídeos clicando AQUI)

 

NEGAÇÃO DE PROPOSIÇÕES  (mais vídeos clicando AQUI)

Para ver os demais vídeos, acesse meu canal do youtube e se inscreva!

 

Como estudar Raciocínio Lógico para concursos

Vamos então ao tema do nosso artigo? Trata-se do método da automatização, ou melhor, um processo de automatização da resolução de exercícios de raciocínio lógico e matemática para concursos, onde você passa a ser induzido a resolver cada questão de uma determinada forma. Não é preciso ser nenhum “gênio” da matemática!

Conheça o método da automatização assistindo um pequeno trecho deste vídeo (do ponto onde soltei o vídeo, você só precisa ver uns 5 a 7 minutos para entender bem):

Caso você queira assistir este aulão completo (depois! rs), o material de apoio é este:

Aulão de Raciocínio Lógico para concursos de Tribunais – material de apoio

Em síntese, o que eu explico no vídeo é que você deve seguir os passos a seguir:

raciocínio lógico para concurso

Não estou repetindo aqui o clichê de que “matemática se estuda resolvendo exercícios”, ok??? Realmente a resolução de exercícios é importante, mas isto deve ser feito com um propósito claro e com método para realmente elevar os seus resultados.

Veja que interessante o depoimento desta aluna. Ela tinha muita dificuldade com exatas, mas “deu a volta por cima” e hoje esta disciplina é um diferencial para ela em relação aos seus concorrentes:

raciocínio lógico para concurso

É exatamente isso que eu quero que ocorra com você! Vamos começar a entender o MÉTODO DA AUTOMATIZAÇÃO?

Conhecendo o Método da Automatização em raciocínio lógico para concurso

 Leia os enunciados dessas duas questões (não precisa resolver ainda):

1. FCC – TRF/3ª – 2016) Amanda, Brenda e Carmen são médica, engenheira e biblioteconomista, não necessariamente nessa ordem. Comparando a altura das três, a biblioteconomista, que é a melhor amiga de Brenda, é a mais baixa. Sabendo-se também que a engenheira é mais baixa do que Carmen, é necessariamente correto afirmar que

(A) Brenda é médica.

(B) Carmen é mais baixa que a médica.

(C) Amanda é biblioteconomista.

(D) Carmen é engenheira.

(E) Brenda é biblioteconomista.

2. FCC – TRT/19ª – 2011) Ricardo, Mateus e Lucas são três amigos que cursam faculdades de medicina, engenharia e direito. Cada um dos três usa um meio diferente de transporte para chegar à faculdade: ônibus, automóvel e bicicleta. Para descobrir o que cada um cursa e o meio de transporte que utilizam, temos o seguinte:

− Mateus anda de bicicleta;

− Quem anda de ônibus não faz medicina;

− Ricardo não cursa engenharia e Lucas estuda direito.

Considerando as conclusões:

I. Lucas vai de ônibus para a faculdade de direito.

II. Mateus estuda medicina.

III. Ricardo vai de automóvel para a faculdade.

Está correto o que consta e

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.

e) I, II e III.

Perceba como elas são similares. Ambas apresentam 3 pessoas e características a serem atribuídas a elas (profissões e alturas, na primeira; e cursos e meios de transporte, na segunda), e pedem para que você associe cada pessoa às suas características. Chamamos este “tipo de questão” de Associações Lógicas. Elas são extremamente comuns em provas das bancas FCC, FGV, ESAF, CESPE, entre outras. Se você tivesse resolvido a primeira no seu curso de Raciocínio Lógico para concurso, e a segunda caísse em sua prova, será que você acertaria? Provavelmente sim! Quer confirmar? Então leia atentamente a resolução da PRIMEIRA questão:

1. FCC – TRF/3ª – 2016) Amanda, Brenda e Carmen são médica, engenheira e biblioteconomista, não necessariamente nessa ordem. Comparando a altura das três, a biblioteconomista, que é a melhor amiga de Brenda, é a mais baixa. Sabendo-se também que a engenheira é mais baixa do que Carmen, é necessariamente correto afirmar que

(A) Brenda é médica.

(B) Carmen é mais baixa que a médica.

(C) Amanda é biblioteconomista.

(D) Carmen é engenheira.

(E) Brenda é biblioteconomista.

RESOLUÇÃO:

            Veja que temos aqui 3 amigas, com 3 profissões e 3 alturas. Não sabemos quem é quem, e precisamos associar cada amiga com uma profissão e uma altura. Estamos diante de uma questão de associações lógicas. Para resolvê-la, sugiro começar montando a tabela abaixo, onde você vai relacionar cada amiga às 3 profissões e 3 alturas possíveis:

raciocínio lógico para concurso

            Na prova, você pode montar essa tabela usando apenas as iniciais, para economizar tempo. Agora vamos usar as informações dadas pelo enunciado. Vejamos:

– “a biblioteconomista, que é a melhor amiga de Brenda, é a mais baixa.”

            Aqui nós vemos que Brenda não é a biblioteconomista (ela é amiga da biblioteconomista). E também vemos que Brenda não é a mais baixa. Portanto, podemos “cortar” essas possibilidades para Brenda.

– “a engenheira é mais baixa do que Carmen”

            Aqui vemos que Carmen não é a engenheira. Vemos ainda que Carmen não pode ser a mais baixa, pois a engenheira é menor que ela. Podemos “cortar” essas possibilidades de Carmen. Vejamos como fica nossa tabela:

raciocínio lógico para concurso

Note que, obrigatoriamente, a mais baixa precisa ser Amanda, pois já cortamos a opção “mais baixa” das demais. Assim, vemos que Amanda é a biblioteconomista (pois a biblioteconomista é a mais baixa). Podemos marcar a opção biblioteconomista para Amanda e cortar essa possibilidade de Carmen:

raciocínio lógico para concurso

Repare que eu fui marcando de negrito (na sua prova você pode circular) as informações que eu já tenho. Note que sobrou apenas a profissão “médica” para Carmen e, com isso, sobra apenas “engenheira” para Brenda. Como a engenheira é mais baixa do que Carmen, então Carmen deve ser a mais alta e Brenda a do meio:

raciocínio lógico para concurso

            Agora já conseguimos associar cada amiga com uma profissão e uma altura. Vejamos como podemos julgar as afirmações:

(A) Brenda é médica. ERRADO, ela é engenheira.

(B) Carmen é mais baixa que a médica. ERRADO, ela é a mais alta.

(C) Amanda é biblioteconomista. CORRETO!

(D) Carmen é engenheira. ERRADO, ela é médica.

(E) Brenda é biblioteconomista. ERRADO, ela é engenheira.

Resposta: C

Se quiser, veja a resolução dessa questão em vídeo no meu Facebook:

 

O método da automatização em raciocínio lógico para concurso na prática

E aí, você leu a resolução do exercício anterior? Identificou as características de uma questão sobre associações lógicas? Compreendeu (e gravou) os passos utilizados, a estratégia de resolução? Veja a “RECEITA DE BOLO” que eu utilizei:

1 – identificar os elementos a serem associados (amigas, profissões e alturas);

2 – montar uma tabela colocando uma coluna para cada elemento a ser associado (nome da amiga, sua profissão e sua altura)

3 – na primeira coluna, colocar o nome de uma das amigas em cada linha;

4 – colocar na outra coluna da tabela as 3 possibilidades de profissão e as 3 possibilidades de altura para cada pessoa;

5 – ler e interpretar cada informação do enunciado, marcando as informações de cada pessoa e cortando as opções de outras pessoas, sempre que for o caso.

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Agora que você gravou os passos, resolva SOZINHO a segunda questão. Conseguiu? Acredito que sim! Qualquer coisa veja a minha resolução:

2. FCC – TRT/19ª – 2011) Ricardo, Mateus e Lucas são três amigos que cursam faculdades de medicina, engenharia e direito. Cada um dos três usa um meio diferente de transporte para chegar à faculdade: ônibus, automóvel e bicicleta. Para descobrir o que cada um cursa e o meio de transporte que utilizam, temos o seguinte:

− Mateus anda de bicicleta;

− Quem anda de ônibus não faz medicina;

− Ricardo não cursa engenharia e Lucas estuda direito.

Considerando as conclusões:

I. Lucas vai de ônibus para a faculdade de direito.

II. Mateus estuda medicina.

III. Ricardo vai de automóvel para a faculdade.

Está correto o que consta em

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.

e) I, II e III.

RESOLUÇÃO:

Temos 3 amigos (Ricardo, Mateus e Lucas), 3 cursos (medicina, engenharia e direito) e 3 meios de transporte (ônibus, automóvel e bicicleta). Para resolver esta questão, montei a tabela abaixo, onde coloquei todas as possibilidades de associação. Note que eu já levei em consideração a informação de que “Mateus anda de bicicleta”:

raciocínio lógico para concurso

Como você percebeu, eu já grifei “bicicleta” para Mateus e cortei os outros meios de transporte dele. Também cortei a opção “bicicleta” dos outros 2 rapazes, uma vez que ela já tem dono. Isso porque a primeira informação era “Mateus anda de bicicleta”. Vejamos outra informação do enunciado:

− Ricardo não cursa engenharia e Lucas estuda direito.

Com isso, podemos cortar “engenharia” dos cursos de Ricardo, grifar “direito” como sendo o curso de Lucas, e cortar “direito” de Ricardo e Mateus. Veja o que sobra:

raciocínio lógico para concurso

Veja que sobrou apenas Medicina para Ricardo. Consequentemente, o curso de Mateus é engenharia. Colocando isso na tabela, temos:

raciocínio lógico para concurso

A informação que ainda não analisamos é:

− Quem anda de ônibus não faz medicina;

 Deixamos ela por último pois ela era a mais vaga. Sabemos que Ricardo faz medicina, portanto essa informação nos diz que ele não anda de ônibus, sobrando apenas automóvel para ele. Dessa forma, o meio de transporte de Lucas será o ônibus. Temos o seguinte:

raciocínio lógico para concurso

Vamos analisar agora as conclusões que o exercício apresentou:

I. Lucas vai de ônibus para a faculdade de direito. –> VERDADEIRO

II. Mateus estuda medicina. –> FALSO, ele estuda engenharia

III. Ricardo vai de automóvel para a faculdade. –> VERDADEIRO

Dessa forma, apenas as alternativas I e III estão corretas (letra D).

Resposta: D

Percebeu como esta segunda questão ficou mais fácil? Notou que, quando você releu o enunciado da segunda, já foi automaticamente induzido a começar resolvendo da mesma forma, montando a tabela? É assim que você deve trabalhar o raciocínio lógico para concurso! Ainda que você não tenha conseguido chegar até o final, pelo menos você deve ter notado que conseguiu evoluir bem mais na resolução, isto é, se aproximou mais da solução definitiva da questão. E, com mais treino, certamente vai conseguir resolver muitas e muitas questões de Associações Lógicas que vivem aparecendo nas provas.

Veja mais uma questão resolvida sobre Associações Lógicas no meu canal do youtube:

Praticando o nosso método nas questões de raciocínio lógico para concurso

Este não é um exemplo isolado. Pelo contrário, trata-se de algo que se repete bastante em provas. Como eu disse, existem VÁRIOS outros modelos de questão de Raciocínio Lógico. É interessante que você procure conhecê-los e consiga identificar características de cada um deles. Quanto mais modelos você conhecer, mais questões vai acertar de forma automatizada na sua prova! Para facilitar o seu trabalho, preparei um arquivo com 20 (vinte) dos principais “tipos” de questão de Raciocínio Lógico e um exemplo de cada um deles. Basta clicar no link abaixo:

VINTE tipos de questões de Raciocínio Lógico (download clicando AQUI)

Veja ainda a resolução dessas 20 questões de raciocínio lógico para concurso clicando aqui.

Até aqui você deve ter compreendido bem como estudar Raciocínio Lógico para concurso. Note que você deve passar a abordar as questões presentes no seu material de estudos de uma forma diferente: não basta ler o enunciado, resolver a questão (ou ler a resolução comentada do professor, se não conseguir fazer sozinho) e seguir adiante. Ao terminar a questão, é preciso voltar no enunciado tentando identificar características daquele “tipo de questão” (dê um nome para cada tipo, se preferir). É preciso ainda olhar a resolução de forma mais “global”, tentando identificar qual foi o passo-a-passo seguido pelo professor para solucionar o problema. Por fim, é preciso tentar associar aquele “tipo de questão” com o “passo-a-passo” da resolução. Com o passar do tempo, ao abordar novas questões você deve procurar verificar, pelas características do enunciado, se aquele exercício não se enquadra em algum dos modelos que você já identificou.

Dicas adicionais para o seu estudo de raciocínio lógico para concurso

Para estudar de forma bastante efetiva, é interessante que você seja capaz de revisar várias vezes o que você estudou. Mas será que a revisão das matérias de exatas deve ser feita da mesma forma que revisamos matérias de leitura, como as de Direito? Eu entendo que não. Veja no vídeo abaixo como eu recomendo que você realize as suas revisões na minha disciplina (basta ver uns 5 minutos a partir do ponto que soltei o vídeo):

Caso você queira assistir esta aula completa (depois, hein? rs), o material de apoio é este:

Aulão de Raciocínio Lógico para concursos Fiscais – material de apoio

Em síntese, a minha recomendação é que você PREPARE o seu material para uma revisão de qualidade. Veja um trecho de uma entrevista recente que dei à Folha Dirigida sobre este assunto:

Mesmo com tantas recomendações, a revisão ainda é necessária. Para que ela seja bem feita, é importante que o candidato tenha preparado o seu material para este momento. “Eu sempre sugiro que os meus alunos tomem três atitudes: a primeira é estudar sublinhando os conceitos mais importantes. A segunda é preparar um “resumo de fórmulas”, que é uma única folha de papel na qual constam as fórmulas relevantes para a resolução de questões (em particular na parte de geometria e média). A terceira é marcar todos os exercícios que ele teve dificuldade de resolver sozinho”, explica.

Após estes três passos, segundo Arthur, a revisão fica muito fácil: basta reler os conceitos sublinhados, repassar as fórmulas anotadas e refazer os exercícios que ficaram marcados. Isso deve ser feito algumas vezes ao longo da preparação, e nesta reta final deve ser intensificado. “Vale dizer que nesses últimos dias o foco da preparação não deve estar na busca por novos conhecimentos, e sim na sedimentação daqueles conhecimentos obtidos ao longo dos meses de preparação”, finaliza.

Se você quiser ler a entrevista na íntegra na Folha Dirigida, basta clicar aqui. Veja abaixo um modelo de “resumo de fórmulas”. Este eu preparei como se estivesse estudando para o último concurso do IBGE. Sugiro que você faça algo similar para o seu concurso. Não se preocupe com a estética, e sim com o conteúdo!

raciocinio logico para concurso

Espero que você tenha compreendido bem como estudar raciocínio lógico para concurso. Deixo ainda o convite para você acompanhar os vídeos gratuitos que eu publico no meu canal do Youtube. Certamente eles vão te auxiliar em sua preparação. Basta clicar na imagem abaixo:

youtube do professor arthur lima

E não deixe de conhecer os meus outros CURSOS EM ANDAMENTO, clicando AQUI. Espero poder ajudá-lo a conseguir aquela tão sonhada aprovação!

Saudações,

Prof. Arthur Lima

Entre em contato comigo pelo Facebook: www.facebook.com/ProfArthurLima

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Arthur Lima

Arthur Lima

Engenheiro Aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Trabalhou por 5 anos no mercado de aviação. Aprovado para o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal e também para o cargo de Analista-Tributário da RFB. É professor de matemática, matemática financeira, raciocínio lógico e estatística no Estratégia desde o primeiro ano do site (2011), tendo conduzido mais de 400 cursos preparatórios para diversos cargos e concursos.

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