Artigo

Concurso MP RJ – que assuntos de Raciocínio Lógico a FGV vem cobrando?

Caro aluno,

VEJA A RESOLUÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍNIO LÓGICO DO MPRJ AQUI:

GABARITO E RESOLUÇÃO RACIOCÍNIO LÓGICO MPRJ 2016

Uma novidade no edital do concurso do Ministério Público do Rio de Janeiro (Concurso MP RJ) é a cobrança da disciplina RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO, tanto para os cargos de Técnico como para os cargos de Analista. Se você vinha se preparando com base no edital do último concurso (realizado em 2011/2012 pela banca FUJB/UFRJ), provavelmente esta disciplina não vinha fazendo parte da sua grade de estudos!

Estamos a menos de 2 meses da prova, e o fato é que você precisa ter um ótimo desempenho na prova como um todo, inclusive na minha disciplina, se realmente quiser brigar por uma vaga. Visando auxiliar o seu planejamento, analisei 10 provas anteriores da FGV para te mostrar o que a FGV vem cobrando com maior regularidade nas provas, bem como aqueles assuntos que ela tem deixado de lado. Para isso, eu dividi o seu edital em 14 palavras-chave, isto é, 14 assuntos principais:

  • conjuntos numéricos, porcentagem, proporções, contagem, probabilidade, juros simples, juros compostos, proposições, diagramas lógicos e argumentação, problemas de raciocínio, sequências / PA / PG, conjuntos, álgebra básica e geometria básica.

Feito isso, selecionei 10 provas recentes da FGV que tiveram edital IDÊNTICO ou, no mínimo, MUITO SIMILAR ao seu. Acabei encontrando 6 provas com edital praticamente idêntico (veja as colunas em azul na tabela) e 4 provas com edital muito similar (veja as colunas em laranja na tabela).

O próximo passo foi analisar todas as questões de cada prova visando identificar qual era o assunto PRINCIPAL exigido pela banca. Digo principal porque, em várias questões, é preciso combinar mais de um assunto para conseguir resolver. Alguns temas acessórios, como “unidades de medida”, dificilmente são cobrados sozinhos, mas sim dentro de questões de Geometria ou de Proporcionalidade, por exemplo. Veja na tabela abaixo o resultado deste meu trabalho. Os números indicam a quantidade de questões sobre cada tema em cada uma das provas, ok?

Raciocinio Logico para Concurso MP-RJ

Concurso MP RJ – o que a FGV cobra em Raciocínio Lógico

O que podemos tirar desta análise? Em primeiro lugar, eu gostaria de destacar a ausência quase total do tema “Juros”, que está lá no seu edital. Somente em 1 das 10 provas houve cobrança deste assunto, e mesmo assim foi uma questão relativamente tranquila sobre Juros Simples, que você resolveria apenas com os seus conhecimentos de Porcentagem (este sim um tema importante!). Podemos garantir que não vai cair nenhuma questão de Juros na sua prova? Claro que não, mas a probabilidade é pequena – e se você precisar fazer alguma priorização, talvez possa começar deixando este tema para um segundo momento (isto é, estudar se sobrar tempo). A FGV tem muitas questões sobre Juros, como você verá nas aulas sobre estes assuntos no meu curso, mas elas são oriundas principalmente de concursos bancários e fiscais.

No outro extremo, repare a importância que a FGV dá para Probabilidade e Álgebra básica. Todas as 10 provas tinham questões sobre estes assuntos! Será que eles merecem a sua atenção??? A propósito, vale lembrar que o tema “Contagem” é um pré-requisito para o estudo de probabilidade. Assim, embora apenas 5 provas tenham cobrado questões específicas sobre contagem, este tema assume enorme importância porque, além dessas questões específicas, ele é necessário para resolver várias das questões sobre probabilidade!

Também gostaria de chamar a sua atenção para assuntos que não estão nesses extremos, mas que merecem a sua atenção por ter uma ótima relação “custo/benefício”, isto é, são temas relativamente fáceis e que são cobrados com boa frequência em provas. Estou falando de Proporções, noções introdutórias sobre Proposições (equivalências e negações principalmente) e alguns “modelos de questão” de Problemas de Raciocínio (como as questões sobre Associações Lógicas e as questões envolvendo Calendários).

A propósito, deixo aqui uma dica: que tal você começar os seus estudos de Raciocínio Lógico Matemático para o MP RJ se auto-avaliando? Baixe na internet uma daquelas provas com editais idênticos que eu citei e resolva-a, sem consultar nenhum material, e depois confira o gabarito. Isto já vai te dar uma ideia do quanto você vai precisar se dedicar (ou não) a essa matéria! Se preferir, você pode baixar a aula demonstrativa do meu curso de RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO para o MP RJ (Raciocinio Logico MP RJ) e resolver as 20 questões recentes da FGV que eu disponibilizei – todas elas já estão com o gabarito e a resolução comentada!

Vale reforçar que este meu curso de RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO para o MP RJ já está em andamento! Ao todo serão cerca de 33 horas de aulas em vídeo, acompanhadas de 14 aulas em PDF sobre os mesmos temas, onde trabalharemos toda a teoria e veremos, ao todo, mais de 800 questões resolvidas, sendo grande parte da própria FGV (inclusive os concursos recentes da FGV que citei neste artigo). E você ainda terá acesso ao fórum de dúvidas, onde pode entrar em contato direto comigo sempre que precisar. Veja mais detalhes no link abaixo:

CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO para o MP RJ

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • em media quantos acertos podemos dizer bons para garantir uma boa prova? e claro que senão todos!
    milton batidsta da silva filho em 05/08/19 às 20:11
  • É bem parecido, mas no mp cai lógica de argumentação e não cai estatística. Abraço
    Arthur Lima em 02/03/16 às 17:03
  • Bom dia Professor Arthur, Estou engando ou são praticamente os mesmos assuntos do IBGE - TÉCNICO EM INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E ESTATÍSTICAS ?
    Luiz Lima em 02/03/16 às 10:00