Artigo

Questão CESPE sobre natureza das contas contábeis

Olá pessoal!

Cá estamos nós em 2012. Que este seja o ano de mudar de vida!

Conheça nossos Cursos de Questões de Questões Comentadas para Concurso

Bom, hoje vou comentar uma questãozinha do CESPE que trata da natureza das contas contábeis. A questão é bem tranquila pra quem já pescou a lógica da contabilidade, mas pode confundir que ainda está iniciando nos estudos da disciplina.

Vamos à questão:

10 – (CESPE – Fiscal de Rendas Mun. Ipojuca/PE – 2009) No que diz respeito à natureza de cada conta e dos mecanismos de débito e crédito nela utilizados, julgue o item abaixo.

As contas de natureza devedora, como o passivo e a receita, têm seus saldos aumentados por meio de débitos e diminuídos por meio de créditos.

Comentários:
A questão pode fazer o candidato escorregar. As contas de Passivo e Receita têm natureza credora, e seus saldos são aumentados por meio de créditos, e diminuídos por meio de débitos, portanto a afirmativa está ERRADA. Agora, vamos ver as razões da incorreção?

Existe uma tabelinha que pode ser utilizada para conferir a natureza das contas patrimoniais e de resultado, bem como seus mecanismos de débito e crédito, que reproduzo abaixo:

Image Hosted by ImageShack.us

No entanto, esta tabela, apesar de bastante útil, não nos explica o porquê de o Passivo, que representa obrigações, aumentar por um lançamento a CRÉDITO, enquanto que o Ativo, que agrupa os bens e direitos da entidade, aumenta por um lançamento DÉBITO.

Esta lógica de lançamento a débito e a crédito é explicada pela Teoria Personalista, que encara as contas como pessoas com as quais a entidade se relaciona, da seguinte maneira:

As contas que envolvem os Bens, no Ativo, são representadas pelos Agentes Consignatários (de confiança) da entidade, a quem a entidade confia os seus Bens para que deles façam bom uso. Como estes agentes recebem os Bens da entidade para uso, eles devem deles prestar contas e, por isso, são considerados em DÉBITO com a entidade.

As contas dos Agentes Correspondentes podem ser de Ativo ou de Passivo, e representam os Terceiros com os quais a entidade se relaciona. No Ativo, os Agentes Correspondentes são os Terceiros em DÉBITO com a entidade, porque receberam algum tipo de recurso e deles também precisam prestar contas! No Passivo, os Agentes Correspondentes representam as Obrigações, já que estas pessoas emprestaram recursos à entidade que deverão ser devolvidos no futuro e, portanto, estão em CRÉDITO com a entidade.

As Contas do Proprietário, por último, são as contas de Patrimônio Líquido, as Receitas e as Despesas. Tal como os Agentes Correspondentes (Obrigações), o Proprietário entrega à entidade seus recursos por meio da Subscrição e Integralização do Capital Social e, assim, também estão em CRÉDITO com a entidade. Notem que os Lucros Auferidos pertencem, também, ao proprietário!

Agora, aquela tabelinha que apresentei no início ficou um pouco mais clara, né? No final, tudo tem uma lógica! A Contabilidade não é tão complicada assim :).

Só lembrando, dia 12 de janeiro lançaremos a Aula 01 do Curso de Contabilidade Para Iniciantes!

Bons Estudos a Todos!

Prof. Thiago Ultra.
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito boa Thiago sua colocação e sua explicação foi de grande ajuda para minha compreensão a respeito das natureza das contas! Ótima! Obrigada!
    Keyla em 22/07/15 às 11:34