Concursos Universidades e Institutos Federais: Saiba quais editais sairão em 2020!
Marcus Vinicius

Concursos Universidades e Institutos Federais: Saiba quais editais sairão em 2020!

Neste artigo, apresentaremos todos os potenciais concursos Universidades e Institutos Federais para 2020!

Olá concurseiros e concurseiras! Neste artigo trataremos dos concursos Universidades e Institutos Federais, além de outros órgãos ligados ao Ministério da Educação (MEC).

O ano de 2020 será repleto de oportunidades para quem está estudando para concursos Universidades e Institutos Federais.

De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2020, foram previstas mais de 32 mil vagas para provimento em cargos públicos, sendo: 30.305 cargos para o Poder Executivo Federal; 1.871 para o Judiciário; 147 para o Legislativo, e muito mais para diversos cargos e localidades.

Porém, será que conseguimos saber quais os concursos de Universidades e Institutos Federais ocorrerão? 

Sim! Fizemos uma análise bem aprofundada e vamos destacar quais são os concursos de Universidades e Institutos Federais que podem ocorrer em 2020.

Veja e comece já a sua preparação para Área da Educação!

Concursos Universidades e Institutos Federais: o que diz o PLOA a respeito?

Conforme o PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) 2020, os provimentos autorizados para as Universidades Federais são de 19.520, e para a Universidade Federal do Norte do Tocantins são previstos 491 cargos. Esse quantitativo de vagas para Área da Educação engloba tanto os cargos de Professores quanto os cargos de Técnicos-Administrativos nas mais variadas áreas.

Esses valores representam mais da metade das autorizações para provimento de cargos de todo o Poder Executivo para o ano de 2020!

Podemos perceber também que, de acordo com o gráfico abaixo, atualmente o Ministério da Educação é o órgão do Poder Executivo que mais possui servidores.

Concursos Universidades e Institutos Federais: número de Universidades, Institutos Federais e servidores

No Ministério da Educação, temos hoje aproximadamente 449.505 Servidores. Abaixo, segue um gráfico da divisão dos Regimes Jurídicos nos quais eles estão inseridos.

Fonte: Painel pep

Percebe-se que 93,56% da Força de trabalho é provida por meio de concursos públicos. Por conseguinte, fica claro que a necessidade de Concurso para a Educação será sempre muito relevante.

Esses servidores estão distribuídos em 38 Institutos Federais69 Universidades Federais2 Centros Federais de Educação Tecnológica, a Universidade Federal Tecnológica do Paraná22 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e o Colégio Pedro II

Abaixo segue uma distribuição pelo Brasil dos servidores do Ministério da Educação seguida por um organograma do Ministério.

Fonte: Painel pep
Concursos Universidades e Institutos Federais: Estrutura do MEC
Concursos Universidades e Institutos Federais: Estrutura do MEC

Concursos Universidades e Institutos Federais haverá concursos em 2020 para a área da educação?

Primeiramente, temos que analisar como foram as aposentadorias durante esses últimos anos, além do ingresso de servidores no mesmo período.

Observando esse quadro acima vemos que nesses quatro últimos anos, os ingressos sempre foram maiores que as aposentadorias, porém quase sempre o processo seletivo superava as nomeações através de concursos públicos. Mesmo assim, vemos que as nomeações têm sido altas em cada ano.

E qual a diferença entre o Processo Seletivo e o Concurso Público?

Basicamente, através de concurso público você se tornará servidor efetivo do órgão, ocupará um cargo público, estando vinculado legalmente por um Estatuto. Já o processo seletivo, você não possuirá esse vínculo legal. Possuirá um vínculo precário, um vínculo contratual, temporário, não ocupando um cargo público efetivo.

Assim, conseguimos ver que, se a tendência permanecer, grande parte dos cargos previstos para provimento no ano de 2020 poderão ser preenchidos. 

É importante destacar que, mesmo previstos provimentos no PLOA 2020, não necessariamente eles ocorrerão. Trata-se apenas de uma autorização.

A partir disso, vamos agora analisar a realidade de 2019.

Abaixo, vemos um quadro com os concursos realizados ou a realizar na área da educação no ano de 2019.

Concursos universidades federais
Concursos Universidades e Institutos Federais

Do quadro acima, verificamos que, em 2019, das mais de 100 Instituições da área da educação, aproximadamente 34 fizeram ou estão para fazer concursos.

Podemos perceber que muitos concursos ficaram represados, deixando um potencial muito grande para o ano de 2020. Do que era previsto, menos de 50% das Universidades e Institutos abriram concursos em 2019.

Vale lembrar que é comum a contratação por processo seletivo na área da educação, principalmente de professores. Editais de processos seletivos são quase diários. Isso reforça a necessidade de pessoal.

Mas afinal, haverá ou não concursos em 2020 para a área da educação?

Sem dúvida,  haverá sim concursos para a área da educação! Tanto para cargos de Professor, quanto para cargos de Técnicos-Administrativos em Administração (TAE). A dúvida gira em torno de qual(is) Universidade(s) ou Instituto(s) Federal(is) irá(ão) conseguir autorização para abertura de concurso.

Sabemos que existem novas regras editadas pelo atual governo para solicitação de concurso público. Assim, uma vez atendidas essas regras, será possível a realização do certame solicitado. Podemos afirmar que quase a totalidade das Universidades/IF’s encaminharam suas solicitações. Nos próximos meses, certamente surgirão novidades.

A seguir, fizemos um levantamento dos cargos ocupados, cargos vagos e últimos concursos realizados.

Perceba que, para o cargo de professor, todo ano praticamente temos concursos. Na mesma linha, para TAE, poucas Universidades/IF’s estão há muito tempo sem realizar concurso.

As informações apresentadas são de agosto de 2019 e, a partir delas, observamos que há um total de 14.173 cargos vagos nas diversas Instituições, entre professores e Técnicos Administrativos.

Concursos Universidades e Institutos Federais – Tabela-resumo (Parte 1)
Concursos Universidades e Institutos Federais – Tabela-resumo (Parte 2)
Concursos Universidades e Institutos Federais
Concursos Universidades e Institutos Federais – Tabela-resumo – Parte 3

Por fim, vale ressaltar que já temos previstos para 2020 pelo menos 2 editais: UFCE e UFSCAR. 

Esperamos que este artigo tenha contribuído para terem um panorama dos concursos Universidades e Institutos Federais para 2020, além de ajudá-los na estratégia de estudos para os próximos meses! 

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORAAssinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

CONCURSOS ABERTOS

Concursos 2019

Concursos 2020

Posts Relacionados

Compartilhe:

Marcus Vinicius

Marcus Vinicius

Administrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e Coach do Estratégia Concursos.                                            Possui bacharelado em Ciências Navais com habilitação em Administração pela Escola Naval (2012), pós-graduado em Tecnologias de Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal pela ESAB (2016). Primeiro -Tenente (RM2-IM) da Marinha do Brasil, instituição em que atuou por quase 11 anos. Aprovações: Colégio Naval (CN) – 2005 Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) - 2005 Auditor Fiscal do Município de Rio Pardo - RS (ISS - Rio Pardo) – 2015 Auditor Fiscal do Município de Saquarema - RJ (ISS - Saquarema) – 2015 Administrador (IFRJ) - 2015 Administrador (EBSERH - RS) - 2015 Agente de Fiscalização do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) – 2018 Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) – 2018   "O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria."

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x