Artigo

Provas do concurso PC PR são remarcadas para 2021. Confira!

As provas do concurso PC PR serão aplicadas em 2021, segundo informações confirmadas no portal da Polícia Civil do Paraná.

Agora, a prova objetiva para os cargos de investigador, papiloscopista e delegado será aplicada no dia 21 de fevereiro de 2021. A prova de conhecimento específico para delegado, por sua vez, será realizada no dia 11 de abril de 2021.  

De acordo com a instituição, o novo cronograma foi aprovado após o plano de biossegurança elaborado pela UFPR, banca organizadora do certame, ser aprovado junto à Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo a PC PR, o EDITAL com o novo cronograma será publicado no Diário Oficial da próxima quinta-feira (19).  Vale lembrar que as provas estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus).

O concurso Polícia Civil do Paraná oferta 400 vagas imediatas para os cargos de Delegado, Investigador e Papiloscopista, de nível superior.

Webinário: concurso PC PR retomado! Provas em Fevereiro

Para que você não perca nenhum detalhe sobre este disputadíssimo certame da área policial, o Estratégia Concursos preparou mais um evento nesta quarta-feira (18), a partir das 20h. Não perca!

Requisitos e atribuições dos cargos do concurso PC PR

  • Investigador
    • I – Proceder a qualquer serviço de natureza policial ou de segurança, da garantia de vida ou da propriedade do cidadão, a preservação das instituições ou dos bens públicos, do respeito à lei e observância das normas regulamentares; 
    • II – comunicar à autoridade policial a que estiver subordinado, qualquer fato grave ou potencialmente lesivo ou que demande investigação, chegados ao seu conhecimento; 
    • III – prender ou fazer prender delinquentes contra os quais houver mandado de prisão ou em flagrante delito, providenciando, neste caso, o acompanhamento de testemunhas; 
    • IV – comparecer a serviço de plantão, rondas, guarda e vigilância de unidades policiais, segurança de pessoas e outros para os quais tenha sido escalado
  • Requisitos: Possuir diploma de conclusão de qualquer curso de graduação de nível superior e possuir CNH categoria B ou superior.
  • Papiloscopista
    • I – efetuar a coleta de impressões digitais nos postos e seções de identificação;
    • II – colher as impressões das linhas papilares das extremidades digitais das mãos de todas as pessoas interessadas na aquisição de documentos;
    • III – colher impressões datiloscópicas de vítimas em locais de acidentes e de cadáveres no Instituto Médico Legal;
    • IV – tomar as impressões digitais palmares e plantares quando necessário para qualquer trabalho técnico policial;
    • V – tomar as impressões digitais de pessoas presas ou detidas, qualquer que seja o motivo, por determinação de autoridade competente, mediante guia ou requisição;
    • VI – controlar em prontuários apropriados o registro geral, as passagens criminais e o respectivo qualificativo das pessoas identificadas;
  • Requisitos: Possuir diploma de conclusão de qualquer curso de graduação de nível superior e possuir CNH categoria B ou superior.
  • Delegado
  • Requisitos: Para a investidura no cargo, é necessário que o candidato possua, na data da posse, a idade mínima de 18 anos, diploma de Bacharel em Direito e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”, no mínimo.

Para mais informações sobre as provas do concurso PC PR, acesse o link abaixo:

Concurso PC PR

Quer estudar para o PC PR?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para PC PR:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.