Artigo

Provas Analista e Técnico STM 2018: cabe recurso em Português?

Provas Analista e Técnico STM 2018: cabe recurso em Português?

Provas Analista e Técnico STM 2018: cabe recurso em Português?

Olá, pessoal!

Hoje, às 20 horas, na nossa sessão do You Tube Terror COM/PROVA, faremos o comentário das provas de analista e técnico do STM.

A banca CESPE disponibilizará as provas e o gabarito preliminar às 19 horas, mas eu colei as imagens das provas num arquivo para você baixar e se lembrar das questões. Assim, posterguei o horário de início do Terror com/prova para que haja tempo de visualização das provas e demais acertos para entrarmos ao vivo.

Acesse as provas aqui!

Assim, podemos observar se cabe ou não recurso e o motivo do gabarito para cada questão.

Havendo possibilidade de contestação do gabarito, eu insiro no próprio comentário um modelo de recurso, com os fundamentos necessários.

Seria interessante você colocar suas dúvidas da prova nos comentários deste artigo, para que já na abordagem da questão eu procure resolver sanando sua dúvida! Logicamente, ao vivo eu disponibilizarei um tempo para tirarmos qualquer dúvida.

Observação: este vídeo será apenas ao vivo: não deixarei disponível após a aula.

Às 20 horas de hoje, terça-feira, acesse nossa transmissão ao vivo clicando aqui!

Grande abraço, pessoal!

Décio Terror

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom professor, adorei as explicações, mas a minha prova teve algumas incoerência com a que vc corrigiu. A questão 7 na minha era a 12, 8 a 13, 9 a 7, 10 a 8, 11 a 9, 12 a 10, 13 a 11. A questão 14 não tem na minha prova, a questão 15 é igual, a 16 é igual. A 17 não tem na minha prova, e a 18 esta na minha prova como a questão 14. Em suma tem um desordenamento com relação ao gabarito e faltam duas questões na minha prova
    fransley em 08/03/18 às 02:07
  • Prof. Décio, Boa Noite! Preciso de um recurso da questão 10 do nível Técnico, prova CB4. Obrigada LUCIANA
    LUCIANA MARINHO DA SILVA em 06/03/18 às 20:57
  • Olá, professor. Você poderia fundamentar o recurso da questão 10? "A correção gramatical e o sentido original do texto seriam preservados caso o período “Ele pode então (...) sua vida” (R. 14 e 15) fosse assim reescrito: Para o apartamento financiado em quinze anos, pode ele voltar então, contente com sua vida". O gabarito oficial é CORRETA. Eu marquei ERRADA porque faltava uma vírgula antes do "então", e acho que foi isso que você disse nos comentários ontem à noite. Obrigada.
    Haynna em 06/03/18 às 19:49
  • Na questão da prova da analista administrativo "A ideia principal do último parágrafo do texto é a de que as mulheres não devem ser penalizadas em razão das decisões que tomam a respeito de seus sentimentos" a ideia principal não seria "a insanidade de generalizar a eternidade do amor"? A meu ver, os argumentos se baseiam nessa ideia, ou seja, a de que existem relacionamentos amorosos duradouros, que são exceções, e isso não pode ser exigido da mulher. Essa exigência é insana. Não estaria correto tal raciocínio? Grande abraço.
    Lucas em 06/03/18 às 16:04
  • Valeu pela informação! Abração!
    Décio Terror em 06/03/18 às 15:43
  • Sim, isso é algo que devemos aguardar a banca mesmo, pois há gramáticos que motivam que se evite tal construção, por isso nada falei sobre a regência. Mas vamos aguardar a banca.
    Décio Terror em 06/03/18 às 15:40
  • Olá, Alex! Ali houve um erro na minha interpretação mesmo. Não cabe memorando. Abração!
    Décio Terror em 06/03/18 às 15:36
  • Professor, fiquei com dúvida na questão q pedi para substitui : " e olha e moro bem no meio das montanhas" por " embora eu more entre as montanhas".
    Rubinaldo em 06/03/18 às 15:27
  • Muito obrigada, professor.
    Ligia em 06/03/18 às 15:20
  • Boa tarde, professor! A regência do verbo atentar, no sentido de "olhar com atenção" admite a preposição "para"?
    Lucas em 06/03/18 às 14:38
  • Professor, o verbo atentar, nos sentido de "olhar com atenção" não admitiria somente a preposição "em"?
    Lucas em 06/03/18 às 14:12
  • Professor, Quanto à questão 6, de AJAJ - que considerou como correta. Parece que cabe recurso, uma vez que, segundo as gramáticas de regência, não se concebe o verbo "atentar" como pronominal. Fonte: Luft, Celso Pedro, todas as edições, ex: 8º edição, pág: 82 Fernandes, Francisco, todas as edições, ex: 42º edição, pág: 107
    Fernando Antonio em 06/03/18 às 14:03
  • Boa tarde Professor, na questão nº 13 que fala que o documento é um memorando, o senhor corrigiu como correta, mas no manual de redação fala que o memorando é utilizado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, não de um mesmo poder como fala na questão, e o STM e a Circunscrição Militar são órgãos diferentes.
    Alex Carlota em 06/03/18 às 13:46
  • Professor, deixe o vídeo disponível ao menos hoje, pois eu moro em Rondônia e, aqui, às 19 h de Brasília, ainda são 18 h, e eu ainda estarei no trabalho a essa hora. Alunos do Acre, Roraima e Amazonas também sofrem com essa questão de horário. O estratégia concursos é muito inclusivo e tenho certeza de que o Sr. vai compreender nossa situação. Muito obrigada, acompanho seu trabalho desde quando era do Ponto e o admiro muito. Um abraço!
    Samanta Noronha em 06/03/18 às 13:17
  • Q-12 cargo AJAA "deseje" não é verbo transitivo direto? como poder ser substituído por "aspire a" VTindireto? não consegui visualizar...
    Rosana em 06/03/18 às 12:32
  • Estratégia, deixe essa aula disponível por favor !
    Renato Rodrigues Ribeiro em 06/03/18 às 12:32
  • Q-9 cargo AJAA também não entendi...porque pra mim fica "truncado" acrescentar mais virgulas ao período.
    Rosana em 06/03/18 às 12:31
  • Q5-cargo AJAA eu não entendi...pra mim o termo "os" remete a conceitos...pode explicar como encontro a resposta correta?
    Rosana em 06/03/18 às 12:30
  • Acho que houve um pequeno engano quanto ao horário de divulgação do gabarito pela banca, de acordo com o edital será às 19h: 9.12 DOS GABARITOS OFICIAIS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS  9.12.1  Os  gabaritos  oficiais  preliminares  das  provas  objetivas  serão  divulgados  na  internet,  no  endereço  eletrônico  http://www.cespe.unb.br/concursos/stm_17_analista_tecnico,  a  partir  das  19  horas  da  data  provável de 6 de março de 2018, observado o horário oficial de Brasília/DF
    Joseph em 06/03/18 às 11:33
  • Estamos juntos , firmes e fortes !!
    Attilio Domingos Molla em 06/03/18 às 11:02
  • Oi professor! Madei duas dúvidas quando o senhor postou o gabarito, mas vou repetí-las aqui: Prova AJAJ Questão 13 O gabarito postado foi: "Questão 13: C A ideia principal é a de que as mulheres não devem ser punidas, pois elas têm liberdades de sentimento, os quais devem ser respeitados." Discordo do gabarito, acho que a ideia principal do último parágrafo (e não do texto) é que o amor eterno talvez não exista e certamente não pode ser imposto. Questão 15 O gabarito postado foi: "Questão 15: C No memorando, a referência ao destinatário deve ser feita ao cargo. Além disso, há data e assunto." Respeitosamente discordo, faltou o local, que deveria ser Brasília tendo em vista que eram setores do STM. Caso os gabaritos que o senhor deu para as duas questões seja confirmado pelo Cespe, espero estar, pelo menos, ajudando em eventual recurso. Obrigada, professor!
    andressa em 06/03/18 às 10:58
  • Eu pensava que sabia português até conhecer o professor Decio Terror!! O melhor da atualidade! !
    Junior de Teresópolis em 06/03/18 às 10:11
  • Professor, seria possível comentar a prova da comperve Nível superior/ Nova Cruz na próxima terça? Fiz 8/10 por vacilo, mas pra mim já foi uma grande superação, não passava de 6 questões e devo esse desempenho as suas aulas...muito obrigada!! O concurso da SESAP está chegando e também será a banca Comperve, seria ótimo avaliar essa prova recente!!!
    Daniella em 06/03/18 às 10:07
  • Bom dia Professor! A questão 11 da prova TJAA: "Ao mencionar o que poderia ter sido...". No garito extraoficial você considerou como certa nao é? Então, o motivo de eu ter colocado como errada foi a impressão da autora estar na verdade se referindo ao que o tigre poderia ter sido, ou seja, um "rei" na selva e não uma vida de liberdade. Eu achei ate que a parte final "exilado nao do que foi, mas do que poderia ter sido" corrobora essa visão, porque somente pessoas, reis podem ser exilados, coisas nao podem ser exiladas, ele PODERIA TER SIDO rei. Eu fiquei bem na dúvida porque em um primeiro momento realmente parece que a autora se refere a uma vida em liberdade, mas essa última parte me fez mudar de ideia, tanto é que deixei essa questão para o final. ahhaha viajei muito professor? enfim, vamos esperar o gabarito.
    Fabio em 06/03/18 às 10:00