Artigo

Prova TCE-SC 2022-Realidades de Santa Catarina

Olá, pessoal! Seguem os comentários aos itens da prova de Realidades de Santa Catarina formulada pelo Cebraspe. A tendência da banca tem sido valorizar temas relacionados ao meio ambiente e à formação e diversidade social, que tem cobrado em todos concursos que tem feito pelo país. Conosco foi parecido: Uma questão sobre o aumento do desmatamento, outra sobre a desigualdade salarial entre negros e brancos, outra sobre o extermínio dos indígenas durante a colonização europeia e uma questão de História do Brasil, sobre os governos militares e a perseguição política aos militantes da esquerda marxista.

Sem mais delongas, vamos aos comentários:

Conheça o curso completo para ALESC

(Realidades de Santa Catarina 1)

Entre 2019 e 2020, Santa Catarina alcançou índices de excelência na prevenção do desmatamento da Mata Atlântica, em comparação aos demais estados brasileiros onde esse bioma também ocorre.
[E]
Comentários:
Santa Catarina teve um excelente desempenho na redução do desmatamento em 2018, mas foi o quarto maior desmatado do país entre 2019 e 2020, como foi amplamente divulgado na grande mídia. Os maiores desmatamentos, em hectares, foram em MG (4.701), BA 3,230), PR (2.151) e SC (887)

https://cms.sosma.org.br/wp-content/uploads/2021/05/SOSMA_Atlas-da-Mata-Atlantica_2019-2020.pdf



(Realidades de Santa Catarina 2)

No período do regime civil-militar brasileiro, o então deputado estadual de Santa Catarina Paulo Stuart Wright teve seu mandato cassado e, posteriormente, foi dado como desaparecido.

[C]
Comentários:

Paulo Stuart Wright foi um político catarinense ligado às esquerdas na década de 60. Era alinhado ao João Goulart e foi contra a intervenção militar de 1964 e em aproximadamente um mês teve o seu mandato cassado. O AI-1, primeiro ato institucional, ampliou os poderes do presidente da República e estabeleceu a cassação de mandatos políticos e cargos públicos daqueles que fossem dos partidos de esquerda marxista. Desapareceu em setembro de 1973.

“Após pesquisas realizadas pela Comissão Nacional da Verdade, CNV, chegou-se à conclusão de que existem duas possibilidades para o esclarecimento da trama que envolve o desaparecimento de Paulo Stuart Wright. A primeira possibilidade apontada pelos esforços de pesquisa destaca que Paulo Stuart teria sido sequestrado ilegalmente nos primeiros dias do mês de setembro de 1973, na cidade de São Paulo, e conduzido para o DOI-CODI do II Exército na capital paulista. A segunda versão para o desaparecimento desse militante indica que ele poderia ter sido vítima das ações ilegais arbitrárias levadas à cabo pelos agentes do DOI-CODI do IV Exército.

Paulo-Stuart-Wright


(Realidades de Santa Catarina 3)

Conforme a pesquisa de desigualdade por cor ou raça feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, no que se refere á disparidade salarial, em Santa Catarina pessoas negras ou pardas ganham 39% a menos do que pessoas brancas.
[C]
Comentários:

O item aborda a histórica desigualdade de renda entre negros e brancos, que devido ao processo de colonização portuguesa fundada na escravidão, resultou em grandes disparidades sociais e econômicas entre negros e brancos.

Você pode acessar as tabelas e estatísticas do IBGE em:
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/25844-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca.html?=&t=resultados


(Realidades de Santa Catarina 4)

No que diz respeito às áreas de colonização em que se estabeleceram imigrantes de origem alemã e italiana em Santa Catarina, não existem registros de conflitos entre os europeus e a população indígena durante o século XIX, dado que nesse período se encontrou um meio-termo de harmonia e solidariedade entre os povos.

[E]
Comentários:

As primeiras ocupações não-índias na região sul ocorreram através de grupos de bandeirantes e de missões jesuíticas nos séculos XVI, XVII e XVIII. As frentes de colonização promovidas pelo governo nacional iniciam-se no final século XIX, quando começam as ações de extermínio sistemático das populações indígenas e confinamento dos sobreviventes.

A política de demarcação de terras indígenas, empreendida pelos governos estaduais no início do século XX, tinha como motivação o confinamento dessa população em extensões limitadas de terras a fim de liberar terras “etnicamente limpas” para a colonização.

A existência de terras indígenas oficialmente reservadas no Estado de Santa Catarina remonta ao princípio do século XX. Em 1902 foi reservada a Terra Indígena Xapecó (pelo então governo do Estado do Paraná), localizada nos atuais municípios de Entre Rios e Ipuaçu, onde vive população Kaingang. Em 1926 foi reservada a Terra Indígena Ibirama, nos atuais municípios de José Boiteux e Vitor Meireles, onde vive amaior parte da população Xokleng. Ambas terras indígenas abrigam aldeias guarani há décadas.

https://www.sds.sc.gov.br/index.php/habitacao/65-conselhos/cepin02/403-historico

É isso aí, pessoal! Bons estudos e foco no sucesso!!!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.