Artigo

Prova TCE-AM – Engenharia Civil – Possibilidade de Recursos

Olá pessoal,

No dia 25/8/2021 tivemos a prova de engenharia civil do TCE-AM, e amanhã, dia 31/8/2021, se encerra o prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar.

Quanto à prova, entendo que ela apresentou nível de dificuldade acima da média das provas anteriores de engenharia civil da banca FGV, cobrando especificidades de normas de obras rodoviárias não usuais em concursos anteriores.

Com relação a eventuais contestações, com a contribuição dos alunos, verificamos, de forma mais explícita, a seguinte possibilidade de recurso:

26 – Um engenheiro utilizou uma composição de compactação de aterros a 100% da energia Proctor Normal, conforme descrito a seguir.

Se a produtividade do rolo compactador for de 180 m3/hora, as produtividades máximas da grade de discos e da motoniveladora serão, respectivamente: (A) 49,5 m3/hora e 54 m3/hora; (B) 99 m3/hora e 180 m3/hora; (C) 99 m3/hora e 54 m3/hora; (D) 49,5 m3/hora e 108 m3/hora; (E) 180 m3/hora e 108 m3/hora.

Comentários:

Essa questão depende de interpretação sobre a que tipo de produtividade máxima a banca se refere, se no período operativo do equipamento ou no período total de produção da equipe.

Com isso, a referência que temos são as questões anteriores da própria banca. Exemplo desse tipo de questão ocorreu na prova do TJ-SC, de 2018, questão 68, reproduzida a seguir:

Um engenheiro dimensionou a equipe de máquinas mostrada na tabela para realizar um serviço de compensação de corte em aterro com material silto-argiloso, com distância de transporte de 700 m.

Os equipamentos de um mesmo tipo possuem a mesma produtividade.

Sabendo-se que a produtividade da carregadeira de pneus foi de 210 m3/hora, a produtividade máxima de um caminhão basculante é:

(A) 62,5 m3/hora;

(B) 90,0 m3/hora;

(C) 125,0 m3/hora;

(D) 180,0 m3/hora;

(E) 250,0 m3/hora.

Solução: Produtividade do caminhão = (210/4) m3/0,84h = 62,5 m3/h

Gabarito oficial definitivo: A

Aplicando-se a mesma interpretação na questão atual do TCE-AM, temos que:

– produtividade máxima da grade de discos = 180/0,55 = 327,27 m3/h, correspondente à sua produtividade durante a operação.

– produtividade máxima da motoniveladora = 180/0,3 = 600 m3/h, correspondente à sua produtividade durante a operação.

O gabarito preliminar prevê como gabarito a letra C, corresponde à simples multiplicação da produção da equipe pelos coeficientes operativos, o que não faz sentido, já que todos os equipamentos têm que produzir minimamente 180 m3/h, deixando esse volume de solo preparado para que o rolo compactador possa compactar 180 m3/h.

Portanto, propõe-se anulação da questão.

Gabarito Proposto: Anulação

31 – Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho (PEMT) ou Plataformas de Trabalho Aéreo (PTA) são equipamentos móveis, autopropelidos ou não, dotados de estação de trabalho, cesto ou plataforma, e sustentados por hastes metálicas, lanças ou tesouras, capazes de ascender para atingir ponto ou local de trabalho elevado, e estão entre as formas mais seguras de realização de serviços em altura.

Sobre as características e regras de utilização das PEMT no canteiro de obras ou nas frentes de serviço, analise as afirmativas a seguir.

I. A PEMT deve ser dotada de dispositivo de emergência que possibilite baixar o trabalhador e a plataforma até o solo em caso de pane elétrica, hidráulica ou mecânica.

II. No emprego da PEMT é permitido o uso de pranchas, escadas e outros dispositivos que visem a atingir maior altura ou distância sobre ela.

III. A PEMT, como qualquer outro equipamento de guindar, deve ser utilizada de acordo com o plano de carga, elaborado por profissional legalmente habilitado e contemplado no Programa de Gestão de Riscos do canteiro de obras.

Está correto o que se afirma em:

(A) somente I;

(B) somente II;

(C) somente I e II;

(D) somente II e III;

(E) I, II e III.

Comentários:

As informações desta questão correspondem à nova NR-18, contudo, de acordo com a Portaria SEPRT/MR 1.295/2021, o início da sua vigência foi prorrogada para 2 de agosto de 2021, logo, após a data de publicação do edital, em 10 de maio de 2021.

De acordo com o item 10.4 do edital:

A legislação com vigência após a data de publicação deste Edital, assim como as alterações em dispositivos constitucionais, legais e normativos a ela posteriores, não será objeto de avaliação nas provas do Concurso.

Portanto, propõe-se anulação.

Gabarito Proposto: Anulação

37 – Vida útil de projeto (VUP) é o período estimado para o qual um sistema de edificação habitacional deve ser projetado a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos pela norma ABNT NBR 15575, supondo ainda o atendimento à correta execução dos processos de manutenção. Sabe-se, por exemplo, que a VUP mínima da estrutura de uma edificação habitacional é de 50 anos.

Assim, a VUP mínima das instalações hidrossanitárias, de combate a incêndio, do revestimento de fachada e das esquadrias externas, deve ser maior ou igual a:

(A) 5 anos;

(B) 10 anos;

(C) 20 anos;

(D) 35 anos;

(E) 50 anos.

Comentários:

A norma NBR 15575 trata da análise de desempenho das edificações.

Não se constata a previsão dessa norma ou do tema “desempenho” das edificações no conteúdo programático do edital, o que prejudica a isonomia do concurso.

Portanto, propõe-se anulação.

Gabarito Proposto: Anulação

42 -Com relação ao item 13.2 da ABNT NBR 6118:2014, “Dimensões-limites”, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) A seção transversal das vigas não pode apresentar largura menor que 15 cm e a das vigas-parede, menor que 20 cm.

( ) A espessura mínima das lajes maciças é a que suporta veículos de peso total maior que 30 kN.

( ) A espessura da mesa de lajes nervuradas, quando não existirem tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/10 da distância entre as faces das nervuras e não menor que 5 cm.

A sequência correta é:

(A) V – F – V;

(B) F – V – F;

(C) V – V – F;

(D) F – F – V;

(E) F – V – V.

Comentários:

A banca prevê como gabarito preliminar a letra B, contudo, o segundo item não se mostra verdadeiro, tendo em vista que a NBR 6118/2014, no item 13.2, prevê espessura de laje para cargas de até 30 kN, conforme se verifica na alínea “d” do subitem 13.2.4.1, reproduzido a seguir:

13.2.4 Lajes

13.2.4.1 Lajes maciças

Nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura:

(…)

d) 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN;

Portanto, propõe-se anulação.

Gabarito Proposto: Anulação

Para aproveitar o embalo, temos ótimas oportunidades de concursos em andamento com cursos lançados na plataforma do Estratégia. Aproveitem:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/funsaude-ce-engenheiro-civil-edificacoes-2021-pos-edital/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/funsaude-ce-engenheiro-civil-obras-hidricas-e-viarias-2021-pos-edital/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/obras-rodoviarias-p-dnit-analista-em-infraestrutura-area-engenharia-civil-2021-pre-edital/

Outros importantes concursos, como: Perito da PF, Perito da PC-RJ, CGU, Embasa etc, são facilmente encontrados na Bio/Linktree do Instagram: @profmarcuscampiteli.

Fiquem também à vontade para entrar em contato pelo direct do instagram.

Boa sorte nos resultados!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.