Artigo

Prova resolvida TRT 14: gabarito às questões de Informática da FCC

Olá amigos!

Venho aqui para comentar as questões de Informática da prova aplicada para o TRT 14, para os cargos de Psicólogo e Estatístico.

Vejamos:

18. No Explorador de Arquivos do Windows 10, um profissional observou a existência de um pen drive conectado ao computador, onde, dos 64 GB de capacidade total, há apenas 3,2 GB livres. Nessas condições, será possível armazenar nesse pen drive

(A) um arquivo de vídeo de 4294967296 bytes.

(B) um arquivo compactado de 3686 MB.

(C) vários arquivos de texto que totalizam 3704409292 bytes.

(D) vários arquivos de imagem que totalizam 0,0038 TB.

(E) um arquivo de vídeo de 3290443 KB.

Comentários: Questão que exige do candidato o correto conhecimento da regra de conversão de unidades na informática (regra do 1024). Logo, com 3,2GB livres, o objetivo é converter todas as alternativas para GB, a fim de saber qual conteúdo é menor do que o total de espaço disponível.

Uma vez que dividir ou multiplicar por 1024 irá nos trazer um número com unidades próximas do valor inicial (é algo próximo do que dividir ou multiplicar por 1000), veja que algumas contas são desnecessárias de serem feitas. Isto ganha tempo na prova! A alternativa a) certamente tem um valor próximo de 4GB, enquanto a alternativa b) tem valor próximo a 3,6GB.

Na alternativa c), também teremos algo próximo de 3,7GB, o que está longe dos 3,2GB disponíveis. Na alternativa d), multiplicar 0,0038 por 1024 dará um valor levemente maior do que 3,8GB.

Então vamos direto para a alternativa e) fazer a conversão:

De KB para MB

3290043/1024 = aproximadamente 3212,93 MB.

De MB para GB

3212,93/1024 = 3,137 GB, o que é menor do de os 3,2GB disponíveis.

Ainda mais sem calculadora em mãos, é fundamental ter esse “feeling” para descartar alternativas que certamente não trarão o número necessário em mãos.

Resposta certa, alternativa e).

 

19. Crime cibernético é todo crime que é executado online e inclui, por exemplo, o roubo de informações no meio virtual. Uma recomendação correta de segurança aos usuários da internet, para se proteger contra a variedade de crimes cibernéticos é

(A) usar a mesma senha (composta por letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos) em todos os sites com conteúdo de acesso restrito, mantendo esta senha protegida em um aplicativo de gerenciamento de senhas.

(B) manter os softwares atualizados, exceto os sistemas operacionais, pois estes já possuem mecanismos de segurança como firewall, antivírus e antispyware.

(C) gerenciar as configurações de mídias sociais para manter a maior parte das informações pessoais e privadas bloqueadas.

(D) proteger a rede wireless com senha que utiliza criptografia Wired Equivalent Privacy − WEP ou com uma Virtual Protect Network − VPN.

(E) usar uma suíte de segurança para a internet com serviços como firewall, blockwall e antivírus, como o LibreOffice Security Suit.

Comentários: Analisando os itens:

a) usas a mesma senha é uma MÁ PRATICA de segurança. Recomenda-se senhas diferentes para aplicações diferentes;

b) TODOS os softwares, sem exceção, devem ser atualizados;

c) Certamente uma boa conduta, proteger a sua privacidade nas redes sociais;

d) WEP é criptografia fajuta! WPA2 é a melhor criptografia para rede sem fio. Além disso, VPN é Virtual Private Network, e não Protect;

e) LibreOffice Security Suit não EXISTE! E nem blockwall.

Resposta certa, alternativa c).

 

20. Um usuário do LibreOffice Writer 5 posicionou o cursor na primeira página, em branco, de um documento com 20 páginas de texto com diversos títulos. Clicou então no menu Inserir > Sumário e Índice > Sumário, índice e bibliografia. Uma janela se abriu com diversas opções para configurar o sumário, mas o usuário apenas clicou no botão OK e o sumário foi gerado automaticamente, mostrando os títulos e a respectiva numeração de página de cada um. Para que o sumário tenha sido gerado corretamente, antes de inseri-lo foi necessário

(A) aplicar estilos de parágrafo específicos (Título 1, Título 2 etc.) para os títulos.

(B) definir rótulos e numeração para cada título no menu Inserir > Legenda > Títulos.

(C) selecionar os títulos no menu Localizar > Títulos e inseri-los na lista de índices.

(D) formatar os títulos com fonte do tipo title e definir níveis de numeração para títulos e subtítulos.

(E) cadastrar os títulos por meio do menu Inserir > Lista de títulos, e depois inseri-los na lista de índices.

Comentários: Para definir entradas de sumário corretamente, a melhor maneira é aplicar estilos pré-definidos de título de parágrafo, para os títulos, assim como sugerido na alternativa a).

Considerações finais: Para quem estudou, certamente foi uma prova tranquila. Talvez a terceira questão tenha sido mais difícil, uma vez que questões que cobram decoreba de menus sempre complicam pro lado do candidato.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.