Artigo

Prova Resolvida Geografia PMSP Oficial 2021

Olá. Guerreiro! Vamos analisar a prova de Geografia PMSP oficial 2021, aplicada pela Fundação Getúlio Vargas.

Para revisar os conteúdos em alto nível, conheça o Passo Estratégico, e saiba os assuntos mais cobrados e a abordagem da banca, clicando aqui.

Veja a resolução detalhada da disciplina de História clicando aqui.

1. (FGV Geografia PMSP Oficial 2021)


Um fenômeno inusitado surpreendeu os paulistanos, na tarde de 19 de agosto de 2019. Mesmo com os relógios marcando 16 horas, o céu da capital paulista estava encoberto por nuvens e o “dia virou noite”.
Folha de São Paulo. 20/08/2019.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente as causas desse fenômeno.
A) A combinação atípica de fumaça proveniente das queimadas na Amazônia e o aumento da umidade trazida por uma frente fria.
B) A presença ocasional do ar frio e seco da massa polar e o aumento das micropartículas lançadas na atmosfera pelo setor industrial.
C) A articulação frequente entre os “rios voadores” provenientes da Amazônia e o ar tropical quente e seco proveniente do Atlântico.
D) A passagem do ar tropical frio e seco, que se origina no interior do continente, e a umidade trazida pelos ventos de sudeste.
E) O efeito sazonal da corrente El Niño e a formação de uma densa camada de nuvens que impede a passagem da luz solar.
Gabarito: A
Comentários

Essa questão abordou um fenômeno atmosférico que foi amplamente noticiado pela mídia e rapidamente endossado por climatologistas. Experiências indicaram partículas derivadas das queimadas na Amazônia que, combinadas com a ação de uma frente fria, resultaram no curioso fenômeno. As nuvens e a instabilidade meteorológica vinda do litoral aumentaram o volume das nuvens, o que diminuiu a luminosidade, sendo isso razoavelmente comum, e a fumaça contribuiu para o fenômeno. Essa informação por si só resolveria a questão, mas ela tem toda uma aparência de ser bem complexa, pois cita diversas massas e fenômenos meteorológicos, mas no fundo o formulador da FGV tem, sim, coração. Brincadeiras à parte, na alternativa [B], [C] e [D], bastava conhecermos as principais massas de ar que atuam no Brasil, uma vez que, exceto a Massa Tropical Continental M.T.C, elas são todas quentes e úmidas.

Achou difícil? Então aprenda com o curso de Geografia para PMSP Oficial FGV

2. (FGV Geografia PMSP Oficial 2021)
Analise o mapa e leia o texto a seguir.


Os conceitos de intensidade e extensividade, quantidade e qualidade, espaço, tempo e território devem ser articulados para a correta interpretação da localização dos estabelecimentos industriais no Estado de São Paulo.
SPOSITO, E. S. Rede urbana e eixos de desenvolvimento. São Paulo: Ed. UNESP, 2015.

Sobre a localização dos estabelecimentos industriais no Estado de São Paulo, analise as afirmativas a seguir.
I. A infraestrutura física, principalmente rodovias, mas também infovias e outras formas de transporte, como hidrovias e ferrovias, estabeleceu os eixos de desenvolvimento, ao longo dos quais se concentraram os estabelecimentos industriais.
II. A distribuição espacial das indústrias deu origem a uma conformação ramificada a partir da capital do estado, graças à constituição, ao longo dos eixos viários, de áreas preferenciais para a instalação de estabelecimentos industriais.
III. A separação entre o centro de decisão (a cidade de São Paulo) e os locais da produção (as cidades do interior paulista) decorre das mudanças no modo de produção fordista e das facilidades de fluidez do território.

Está correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Gabarito: E
Comentário:

Vamos analisar as afirmativas:
I – Correto. De acordo com Sposito, o desenvolvimento da infraestrutura física de São Paulo reforça a arquitetura dos eixos que estruturam e concentram os estabelecimentos industriais ao longo das cidades médias do estado, conforme podemos confirmar no mapa da questão.
II – Correto. Ainda segundo o autor, observando no mapa, podemos identificar o desenho de uma formação dentrítica em relação à capital do estado, e a constituição de áreas ao longo das vias como preferenciais para a instalação de indústrias.
III – Correto. Para Sposito, nas últimas décadas, a separação (chamada por ele de “disjunção produtiva”) entre o centro de comando e o local de produção final é decorrente dos dois fatores citados: tanto das mudanças do fordismo, quanto da fluidez do território, consequência da consolidação das redes de telecomunicações e transportes.
Logo, todas as afirmativas estão corretas.

Texto referência: SPOSITO. Eliseu Savério. Os processos e os fluxos. Disponível em: http://books.scielo.org/id/6y9nc/pdf/sposito-9788568334669-12.pdf


Achou difícil? Então aprenda com o curso de Geografia para PMSP Oficial FGV


3. (FGV Geografia PMSP Oficial 2021)
No período 1970/2020, a economia brasileira alternou períodos de crescimento econômico com fortes desacelerações, muitas vezes abruptas, comportamento sintetizado na expressão stopand-go. A performance da economia brasileira, nesse período, refletiu tanto os problemas da coordenação da política econômica quanto os problemas relacionados a choques exógenos.
PAULA, Luiz F. de e PIRES, M. Crise e perspectivas para a economia brasileira. USP. Estudos Avançados. V. 31. São Paulo, 2017. On-line version. Adaptado.

Sobre a performance da economia brasileira no período 1970/2020, assinale a afirmativa incorreta.
A) Anos 1970: ao crescimento acelerado do chamado “milagre brasileiro” seguiu-se um período de desajuste, devido ao impacto do aumento dos preços internacionais do petróleo promovido pela OPEP.
B) Anos 1980: o não pagamento da dívida externa e a fuga de capitais, tanto nacionais quanto estrangeiros, provocaram grave estagnação econômica em meio a um incontrolável processo inflacionário.
C) Anos 1990: a derrubada da inflação, graças ao plano real, e a adoção de medidas liberalizantes, como a abertura comercial e a privatização de empresas estatais, criaram um ambiente favorável aos investimentos externos diretos.
D) Anos 2000: o boom das commodities no mercado internacional, puxado pelo crescimento econômico da China, estimulou os investimentos na infraestrutura viária, eliminando o chamado “custo Brasil”.
E) Anos 2010: o aumento dos gastos públicos e o acirrado ambiente político contaminaram as expectativas dos investidores, o que provocou uma grave recessão econômica, com acentuada queda do PIB.

Gabarito: D

Comentários

[A] Na década de 1970, o chamado “milagre econômico” foi enterrado pelo crescente aumento do petróleo a partir de 1973, desestabilizando a economia por todo o mundo.
[B] Já na década de 1980, verificamos a redução do PIB brasileiro (diferente das médias históricas de crescimento das décadas anteriores), bem como o aumento da dívida pública e do déficit público, com incremento de algumas reformas monetárias para controlar a inflação.
[C] Nos anos da década de 1990, a estabilidade econômica foi alcançada a partir do Plano Real. O Brasil conseguiu, após 1994, estabilizar os preços e fazer a economia crescer, ainda que a taxas moderadas.
[E] Um estudo recente observou que os gastos públicos foram de 33,6% do PIB em 2010 para 40,9% em 2019, sendo isso fruto de uma série de fatores. O cenário político e econômico (tanto externo quanto interno) refletiu nos investimentos, causando quedas e recessões econômicas.
Já a alternativa incorreta [D], aponta que o aumento da exportação de commodities e os investimentos em infraestrutura nos anos 2000 (O Programa de Aceleração do Crescimento, por exemplo) foram capazes de eliminar o chamado “custo Brasil”, o que não é verdade. Custo Brasil é uma expressão usada para se referir a um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que atrapalham e ainda influenciam o crescimento do país.


4. (FGV Geografia PMSP Oficial 2021)

A agricultura brasileira, a partir de meados do século XX, passou por um acelerado processo de modernização. As alterações nos mecanismos produtivos, que levaram à formação dos complexos agroindustriais (CAI), acarretaram não só mudanças na organização da agricultura nacional, mas também na distribuição territorial da produção e na inserção do país no comércio internacional.
Sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos provocados pelos complexos agroindustriais (CAI), assinale a afirmativa incorreta.
A) O desenvolvimento tecnológico e o investimento de capital permitiram a inserção da agricultura em uma cadeia produtiva que engloba indústrias e serviços à montante e à jusante da produção agrícola.
B) O uso de insumos e fertilizantes pelos complexos agroindustriais possibilitou a superação das condições pedológicas, como a baixa produtividade dos latossolos, o que viabilizou sua expansão territorial.
C) A pesquisa agrícola criou novas tecnologias para o processo produtivo, o que aumentou o rendimento por hectare e a produtividade homem/dia, e desenvolveu cultivares mais tolerantes às pragas do mundo tropical.
D) A expansão territorial dos complexos agroindustriais implicou o manejo eficiente dos recursos disponíveis e o atendimento da crescente demanda do mercado interno por produtos certificados por seu baixo impacto ambiental.
E) O uso de máquinas e equipamentos reduziu o emprego de mão de obra nas atividades agrícolas, que passaram a depender de trabalhadores mais qualificados, capazes de realizar os procedimentos rurais tecnificados.
Gabarito: D

Comentários
[A] É justamente o investimento em tecnologias e em construção de tecnopolos voltados para o desenvolvimento do campo que incorporaram toda a cadeia produtiva do agronegócio. A consolidação dos Complexos Agroindustriais marca a dinâmica conjunta de uma indústria de insumos e matéria-prima (DI), um setor produtivo agropecuário da agroindústria processadora.
[B] Uma característica comum do latossolo é a acidez, requerendo manejo adequado na sua correção e adubação fertilizante.
[C] Um dos exemplos que podemos citar é o desenvolvimento de soja mais tolerante aos percevejos, uma das pragas mais importantes nas pesquisas dos cultivares.
[E] O processo de mecanização provocou uma redução dos postos de trabalho no campo, em contrapartida, demandou mão de obra qualificada para esses novos postos.
Incorreta: [D] A alternativa já traz uma contradição: expansão territorial com baixo impacto ambiental, pois é praticamente impossível aliar as duas. Uma das principais críticas aos complexos agroindustriais é o seu avanço para áreas de importância ambiental, como a Amazônia e o Cerrado, provocando grande prejuízo ambiental.


5. (FGV Geografia PMSP Oficial 2021)
Trata-se de uma rede mundial de 20 a 25 metrópoles, de Bombaim a Sidney, de Toronto a São Paulo, de Tóquio a Londres, passando por New York, Paris ou Frankfurt. Sassen (2000).
Sobre o conceito de cidade-global, assinale a afirmativa correta.
A) É adotado para indicar as regiões metropolitanas que representam pontos nodais da economia mundial, ao funcionarem como laboratórios de inovação tecnológica e sediarem os principais mercados de capitais.
B) É aplicado às cidades que constituem corredores de atividades secundárias com elevados índices de empregabilidade, ao atraírem os investimentos nacionais e atuarem como centros nervosos da economia global.
C) É usado para indicar a intensificação de fluxos materiais e imateriais dentro de um vasto e único sistema urbano, em função do elevado crescimento demográfico, em relação ao qual elas são mais complementares do que concorrentes.
D) É referido às cidades que apresentam os maiores indicadores de desenvolvimento humano (IDH), em função da sua conectividade e de uma economia de serviços especializados que sustenta e facilita o trabalho das empresas.
E) É atribuída às cidades que apresentam a capacidade de regulamentar a circulação do capital transnacional ao exigirem o registro dos fluxos financeiros nas bolsas de valores, definindo as distâncias e alargando o tempo das transações.

Gabarito: A
Comentários

De acordo com Saskia Sassen , metrópoles globais são cidades com mega infraestrutura, portanto, concentram grande parte de movimentações transfronteiriças, especialmente de exportação e financeira, assim como, forte intercâmbio cultural e alto grau de especialização em mão de obra apoiando-se no constante uso de TIC’s (Tecnologias da Informação). Frankfurt, na Alemanha é um bom exemplo: o país tem investido em novas tecnologias no projeto Industria 4.0, com novidades como a internet das coisas, e a cidade é referência também em novas tecnologias de baixo carbono e sustentáveis, e é um padrão de eficiência energética, principalmente em novos edifícios, busca potencializar o uso de energia renovável da região local, planeja cenários energéticos para 100% de energia renovável em, que pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 95% até 2050 e reduzir metade do consumo de energia atual.
Incorretos: [B] Exerce atividade principal com conexão dos mercados econômicos e financeiros em uma escala global, atraindo investimentos internacionais. [C] O conceito foi exposto acima, e nessa alternativa sugere uma relação com o elevado crescimento, o que não é correto. [D] Cidades grandes, médias ou pequenas podem apresentar IDH alto ou muito alto e, mesmo assim, não ser uma cidade global. O IDH não está relacionado, necessariamente, com a hierarquia urbana. [E] A consolidação de uma cidade global não está condicionada a forma que se regula ou não o seu fluxo, e sim por uma série de fatores, tais como: o controle da mídia; a política do poder; a capacidade simbólica de criar e difundir mensagens; de conectar as redes globais, os mercados financeiros, comerciais e econômicos; entre outros.
Texto referência:
WANDERLEY, Luiz Eduardo W. São Paulo no contexto da globalização. Lua Nova, São Paulo, n. 69, p. 173-203, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452006000400008&lng=en&nrm=iso
[C] A cidade global adquire sentido por sua pertença a uma rede urbana que representa, de alguma maneira, o centro nervoso da economia global. A mundialização multiplicou de tal modo o volume das transações entre as grandes metrópoles mundiais que se pode perguntar se elas não fazem parte de um único sistema urbano, conforme a alternativa aponta.

Essa questão foi de alto nível e exige bastante conhecimento, então, clique aqui para seu curso de Geografia para PMSP Oficial FGV

6. (FGV Geografia PMSP Oficial 2021)
O poder mudou. Se antes se impunha pela simples força das armas, exigindo e obtendo, consequentemente, o respeito do inimigo, atualmente este tem se tornado, cada vez mais, um contestatário face ao poder. No passado, o poder era um elemento de equilíbrio da cena internacional, regulando as alianças e organizando as proteções. Atualmente, com o fim da bipolaridade, novos atores reivindicam um lugar na arena política mundial. Estes procuram agora impor os seus próprios pontos de vista, mais do que aceitar o status quo.
DUARTE, Paulo. Soft China: the changing nature of China’s charm strategy. Contexto Internacional: Rio de Janeiro, 2012.

Sobre a posição das potências na nova ordem mundial, analise as afirmativas a seguir.
I. Os Estados Unidos pretendem manter uma posição hegemônica na nova ordem pós-bipolar, assumindo a defesa e difusão dos valores democráticos por meio de uma diplomacia multilateral sintetizada no slogan “América em primeiro lugar”.
II. A China mantém um modelo pragmático de desenvolvimento para fortalecer sua soberania e ampliar suas áreas de influência no sistema internacional, com iniciativas como a Belt and Road, que amplia sua presença na Ásia, na África e na Europa.
III. O potencial da China e as ambições de liderança regional da Rússia e da Índia mostram que a ordem mundial do século XXI pode ser marcada pelo retorno da disputa de poder, e que a hegemonia norte-americana estaria ameaçada nessa ordem multipolar.

Está correto o que se afirma em
A) I, somente.
B) I e II, somente.
C) I e III, somente.
D) II e III, somente.
E) I, II e III.
Gabarito D

Comentários
Vamos analisar as afirmativas:
I – Incorreto. O slogan America first (América em primeiro lugar) já posiciona a política externa dos EUA numa posição diplomática unilateral, adotando apenas seus interesses (exceto no caso em que os interesses americanos estejam em perigo, daí o multilateralismo funciona = “cooperação seletiva”). Saída da OTAN, não assinatura do Protocolo de Quioto.
II – Correto. Também conhecida como One Belt, One Road, a iniciativa é uma ambiciosa estratégia de desenvolvimento adotada pelo governo chinês que visa recuperar antigas rotas de comércio por meio de uma rede de projetos de infraestrutura para a Ásia Central, o Sudeste Asiático, o Oriente Médio e a África.
III – Correto. Segundo especialistas, a ordem mundial do século XXI pode ser marcada pelo retorno da lógica do poder, dentro do contexto multipolar que atualmente vivemos.

Texto referência:
DUARTE. Paulo. Metamorfoses e tendências no xadrez do poder mundial. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/4865
Gabarito: D

Viu como vale a pena curso de Geografia para PMSP Oficial FGV?

É isso aí, pessoal! Bons estudos e foco no sucesso!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.