Artigo

Prova Prática de TI do Serpro: A Primeira da História dos Concursos Públicos.

Introdução

O artigo de hoje é bem especial. Vamos falar sobre as impressões da prova prática de Tecnologia da Informação (TI) aplicada no concurso recente do Serpro. Porém, essa não foi qualquer prova: ela foi simplesmente a primeira da história dos concursos públicos.

Se você estuda para a área de TI, não pode deixar de ler este artigo. Os motivos são vários: compartilhar este momento épico, preparar-se para as próximas provas práticas, curiosidade de saber como os candidatos foram e/ou até mesmo ter assunto com os amigos concurseiros. Veja o roteiro:

  • Informações do Edital do Serpro
  • Questões da Prova Prática de TI
  • Bastidores da Prova Prática de TI
  • Comentários dos Candidatos

Recomendamos fortemente este artigo aos concurseiros de TI, pelo próprio teor que a prova prática possui. Porém, sinta-se à vontade para ler a publicação, mesmo que não seja da área. Você é sempre bem-vindo por aqui.

Preparamos um artigo bem curtinho, objetivo e direto ao ponto. Afinal, sabemos que você é uma pessoa muito ocupada e não pode perder tempo. Sem mais delongas, vamos começar.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Informações do Edital do Serpro

Para começar a nossa análise, vamos falar sobre as informações da prova prática que estavam contidas no edital do Serpro. Ressaltamos que a publicação chamou-a de “prova de conhecimentos aplicados”. Não se preocupe porque é tudo a mesma coisa.

Ficha Técnica da Prova Prática
ConcursoSerpro
BancaCebraspe / Cespe
Candidatos ConvocadosAté 2.160ª posição (ampla concorrência)
Até 720ª posição (pessoas com deficiência)
Até 720ª posição (negros)
EtapaClassificatória e eliminatória
ObjetivosDesenvolvimento de programas
Encontrar erros no código-fonte
Refatorar um código-fonte
Elaborar testes unitários
Linguagens de ProgramaçãoPadrões de mercado (por exemplo, Java, Python e Javascript)
AvaliaçãoSintaxe do código-fonte
Saída do software (resultado)
Correta execução a partir dos requisitos
Total100 pontos
Critério para EliminaçãoNão zerar
Características do ComputadorEquipamento fornecido pela banca, sem Internet e sem acesso a dispositivos de armazenamento
Tempo / DuraçãoAté 2h30min, incluindo tempo para submissão/entrega do código no repositório
Envio dos ResultadosGravação e/ou impressão do código-fonte ou resultado
Tabela 1 – Resumo das Informações do Edital do Serpro sobre a Prova Prática de TI.

Como já era de se esperar, a banca informou que não disponibilizaria Internet para os candidatos, nem seria possível o uso de outros dispositivos eletrônicos como fonte de consulta (incluindo o celular). Essa situação provocou muitas críticas de professores e alunos.

Embora seja razoável para uma prova de concurso (considerando que as provas de concurso não admitem consulta), a orientação vai na contramão do praticado no mundo real da tecnologia.

Pesquisar código na Internet faz parte da vida do programador de TI. Se você é um desenvolvedor experiente, somos capazes de apostar os “olhos de cara” como já fez isso, ao menos uma vez na vida. Como diz o ditado, “na Informática nada se cria, tudo se copia”.

Questões da Prova Prática de TI

Até o momento da conclusão deste artigo, a banca não havia ainda divulgado oficialmente as questões da prova prática de TI do Serpro. Porém, tivemos acesso aos tópicos por meio de alguns candidatos que participaram dessa etapa. Vamos compartilhar agora com você.

A prova dividiu-se em 3 questões, com os seguintes tópicos e pontuações. Como não tivemos acesso ao enunciado propriamente dito, não vamos resolver as questões neste artigo.

QuestãoTópicoLinguagemPontuação
1Ordenação bolhaPython30 pontos
2FatorialJavascript40 pontos
3Métodos de arrayJava30 pontos
  Tabela 2 – Resumo das Informações contidas no Edital do Serpro sobre a Prova Prática.

A prova não estava difícil. Observe que a banca cobrou assuntos mais clássicos, que normalmente o aprendizado de algoritmos aborda. Ou seja, de acordo com a exigência, é mais importante que o candidato tenha lógica de programação do que conhecimento de interfaces.

Além disso, veja que as linguagens de programação foram as mesmas que aparecem explicitamente no edital (se você não reparou, volte na seção anterior). Analisando esse aspecto, não houve surpresas por parte da banca.

Como foi a primeira prova prática, não podemos afirmar com certeza absoluta se esse padrão de cobrança irá se repetir nos próximos concursos. Se você estuda para concursos de TI, recomendamos que acompanhe as questões futuras das provas.  

Bastidores da Prova Prática de TI

Vamos falar um pouco do que aconteceu nos bastidores da prova prática de TI do Serpro. Certamente, você está curioso para saber se houve atrasos, problemas na organização etc. Ressaltamos que todas as informações desta seção foram fornecidas pelos candidatos que participaram da etapa.

Em cada local de prova, a banca dividiu os candidatos em turmas. Porém, não houve paralelismo na aplicação. Ou seja, uma turma só iniciaria a prova depois que a outra concluísse. Aparentemente, o critério da divisão das turmas foi a ordem de chegada, mas isso não ficou claro.

Muita gente reclamou que chegou cedo e, mesmo assim, precisou ficar esperando bastante tempo até ser chamado para a realização da prova. Ressalta-se que não houve orientações prévias da banca a respeito do planejamento para uma eventual longa espera (comida, por exemplo).

Para a resolução das questões, a banca disponibilizou apenas o software Notepad++ (velho conhecido da maioria dos candidatos). Não havia outra IDE instalada, tampouco recursos de autocompletar.

Sem Internet e sem facilidades nas ferramentas, o candidato realmente precisaria resolver a questão na munheca (a mão). Não havia como buscar a informação, se ele não tivesse experiência prévia ou decorado a sintaxe. Muita gente desanimou quando percebeu a situação.  

Além disso, as impressões também foram alvo de muitas reclamações. Conforme explicamos anteriormente, havia uma informação no edital de que a impressão do código-fonte poderia ser exigida ao término da prova. De fato, isso ocorreu.

Porém, as impressoras disponibilizadas não deram vazão para a quantidade de candidatos querendo imprimir simultaneamente. Por conseguinte, longas filas se formaram, deixando muitas pessoas insatisfeitas.

Comentários dos Candidatos

Antes de terminar o artigo, selecionamos alguns trechos de comentários dos candidatos a respeito da prova. Por questões de segurança e pelo fato do nosso objetivo ser trazer a informação até você, não vamos identificá-los. Abstraia também a correção dos comentários, no que tange ao Português.

Sem dúvidas, a maioria dos candidatos não aprovou o formato de aplicação da prova prática de TI do Serpro, diante dos sucessivos problemas ocorridos. Ainda que muitos tenham tido um bom desempenho, a prova foi marcada por desgastes físicos e emocionais, além de uma sensação de insegurança sobre todo o processo.

Figura 1 - Comentários dos Candidatos sobre a Prova Prática de TI do Serpro.
Figura 1 – Comentários dos Candidatos sobre a Prova Prática de TI do Serpro.

Conclusão

O artigo de hoje apresentou os detalhes sobre a prova prática de TI aplicada no concurso mais recente do Serpro. Por ter sido a primeira prova, ainda não é possível afirmar categoricamente que as futuras seguirão o mesmo estilo.

Contudo, a nossa preparação é feita de escolhas. Se você tiver que escolher em como se preparar, leve em consideração a única prova que foi aplicada até o momento, pois ela é referência na área. Ou seja, a probabilidade de as bancas aproveitarem alguma coisa do que foi feito é muito grande.

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Conheça os materiais da plataforma por meio do link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, não deixe de treinar o seu aprendizado por meio de questões. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de exercícios para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.