Artigo

PROVA DISCURSIVA PM-SC – DICAS ESSENCIAIS E 12 PROPOSTAS DE TEMAS

Olá, pessoal. Tudo bem?

Meu nome é Marcio Damasceno, sou professor dos Cursos de Discursivas do Estratégia Concursos. Também sou servidor público federal. Exerço atualmente o cargo de analista do Banco Central.

Se você está se preparando para o concurso da PM-SC, este artigo é para você. Nosso objetivo é passar-lhes orientações gerais sobre como redigir o seu texto dissertativo, bem como sugerir-lhes temas para a sua prática.

Vamos dividir esse artigo em 3 pontos:

1. CARACTERÍSTICAS DO EDITAL;

2. CARACTERÍSTICAS DA INCAB;

3. PROPOSTAS DE TEMAS.

Então, vamos lá?!

1. CARACTERÍSTICAS DO EDITAL

“8.66. A Redação valerá 5,5 (cinco e meio) pontos e deverá ser desenvolvida em formulário específico (Folha de Resposta), personalizado, fornecido junto com o Cartão de Respostas no dia da Prova Objetiva.  A Folha de Resposta para a Redação será despersonalizada pelo candidato, o qual deverá destacar dela o canhoto contendo os seus dados cadastrais. A Folha da Redação será o único documento válido para correção, devendo ser redigida com no mínimo 20 (vinte) linhas, e, no máximo, 30 (trinta) linhas, e além disso deverá possuir título.

8.66.1.  A Redação que não apresentar o texto dissertativo com no mínimo 20 (vinte) linhas, e, no máximo 30 (trinta) linhas, e/ou que não possuir título, será excluída do processo de correção, sendo o candidato eliminado do concurso.”

Disso tiramos importantes características:

1. Elevado peso da redação sobre a sua nota: 5,5/20 = 27,5% da sua nota total;

2. Sua redação DEVE ter entre 20 e 30 linhas e DEVE ter TÍTULO. Se você atentar contra essas determinações, a sua prova será excluída do processo de correção, sendo o candidato eliminado do concurso.

Continuemos…

8.69. A Redação deverá ser desenvolvida em texto dissertativo, sobre tema a ser enunciado no caderno de questões, que versará sobre Segurança Pública.

8.69.1. Se a Redação não atender a proposta da prova (tema e estrutura), e/ou estiver absolutamente ilegível, será desconsiderada. Nesses casos, a Redação receberá a nota ZERO.

Aqui, vemos que o seu texto será, necessariamente, dissertativo. Assim, por meio da sua TESE, você deverá se posicionar em relação ao tema apresentado. Não vale ficar em cima do muro. Exemplo: se o tema for REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, você DEVERÁ se posicionar contra ou a favor. Então, sem “sambarilove” para cima da banca!

Sei que alguns devem estar pensando, será que eu posso me colocar contra ou a favor mesmo!?  Pessoal, pode, desde que embasados em argumentos sólidos e sem ofender os direitos humanos e o Estado Democrático de Direito.

Sobre os temas, afetos à segurança pública, falaremos mais adiante.

8.70. Para efeito de avaliação da Prova de Redação serão considerados os aspectos formal, textual e técnico e os itens de avaliação discriminados a seguir.

Os 5,5 pontos referentes ao seu texto distribuir-se-ão da seguinte maneira:

1. Forma: aqui, serão avaliados, basicamente, os aspectos relacionados à gramática e ortografia. Será 1,6 ponto, o que, comparativamente com outras bancas, é uma pontuação muito elevada (aproximadamente 30% da sua nota). Para cada erro será descontado 0,2 ponto.

2. Texto: aqui, avaliam-se as questões relativas coesão (ligação) e coerência (sentido lógico) do seu texto. Para cada erro, será descontado 0,3 ponto. No total, 1,7 ponto.

3. Conteúdo e argumentação: maior peso na sua redação. Pontuação destinada à:

  • Capacidade de argumentação;
  • Sequência lógica do pensamento;
  • Alinhamento ao tema (cuidado, foco no tema!!!!);
  • Visão sistêmica (visão do todo, dos impactos e implicações do tema apresentado);
  • Cobertura dos tópicos apresentados (pessoal, caso o seu texto possua os tópicos questionadores, eles deverão, necessariamente, ser abordados. Seu texto deve dedicar um parágrafo para cada tópico e apresentá-los na sequência em que foram dispostos no comando da questão);
  • Capacidade de resolução de problemas: a conhecida proposta de intervenção, necessária quando o seu tema apresentar uma problemática.

2. CARACTERÍSTICAS DA INCAB

Puxei algumas questões da sua banca. Acredito que esse será o formato que você encontrará no dia da sua prova.

INCAB (ex-FUNCAB) – Agente Penitenciário (SEJAP MA)/2016

INCAB (ex-FUNCAB) – Soldado Policial Militar (PM RO)/2014

INCAB (ex-FUNCAB) – Agente de Polícia Civil (PC RO)/2014

Assim, podemos delinear o seguinte provável formato para a sua prova: COMANDO + TEMA + TEXTO MOTIVADOR.

1. No comando virão as instruções básicas, repetindo alguns pontos já mencionados no edital.
ATENÇÃO: perceba que apenas na primeira questão houve menção expressa à necessidade de atribuir um título. INDEPENDENTEMENTE DE ESSA INFORMAÇÃO CONSTAR NO COMANDO DA SUA PROVA, COLOQUE TÍTULO, nos termos previstos pelo seu edital.

2. Fazendo uma analogia, se a redação fosse o sistema solar, o tema seria o sol. É em torno dele que tudo deve gravitar. Lembre-se: VOCÊ FARÁ REDAÇÃO SOBRE O TEMA, NÃO SOBRE O TEXTO MOTIVADOR, ok?

3. O texto motivador não deve, sob nenhuma circunstância ser copiado.

Nesse momento você deve estar se perguntando: “Ah, quer dizer então que ele não serve para nada?!” A resposta é um sonoro NÃO! O texto motivador é um estimulador, fomentador de ideias. Muitas vezes ele “levanta” para você “cortar”. Observe na última proposta, o examinador apresenta um texto sobre “Onda Incendiária”, num texto cujo tema é “O papel da polícia na sociedade contemporânea”. Você poderia mencionar que é papel da polícia preservar a ordem pública atuando para evitar, por exemplo, a depredação de patrimônio público ou privado. Isso seria um exemplo para enriquecer o seu texto o que, em nada, se confunde com a mera cópia do texto motivador.

3. PROPOSTAS DE TEMAS.

Por fim, como prometido, seguem algumas sugestões de temas para a sua prática:

  1. A segurança pública como obrigação do Estado e ação coletiva;
  2. O papel da polícia no aprimoramento da democracia brasileira;
  3. A persistência da violência contra a mulher;
  4. Segurança pública: polícia e políticas públicas;
  5. Principais problemas ligados à segurança pública;
  6. Como a tecnologia pode auxiliar na atividade policial?
  7. Entrada de imigrantes no brasil.  impactos e estratégias para a prevenção de crimes e de violências;
  8. Drogas, violência e crime organizado;
  9. A facilitação da posse e porte de armas de fogo contribui para o combate à criminalidade?
  10. Redução da maioridade penal: avanço ou retrocesso;
  11. O sistema prisional brasileiro e a reincidência criminal;
  12. Violência no trânsito brasileiro: problemas e soluções.

Pessoal, espero que as coisas estejam mais claras para vocês! Esse é o objetivo deste artigo.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimento, podem me procurar no meu Instagram (profmarciodamasceno).

No mais, desejo-lhes uma excelente prova! Grande abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Tinha uma linha acima da linha número 1, coloquei meu título lá e vi que muitas pessoas também fizeram a mesma coisa. Fizemos a coisa errada e deveríamos ter colocado o título na linha 1?
    Luís Fernando em 13/08/19 às 10:15
  • O título era pra ser inserido em qual linha da redação, linha 0 ou 1? Haja vista que nem no edital, nem na prova não havia essa previsão, e cada fiscal de prova falava algo diferente!
    Fernando em 13/08/19 às 08:08
  • Professor, boa noite. Em relação ao título, há uma divergência entre os concursandos a respeito de qual linha o título deveria ser colocado. Uns falam em linha 0, outros em linha 1: até mesmo os fiscais de provam falaram coisas diferentes sobre isso. Você saberia responder qual maneira está certa? Tem algum problema se colocar o título em uma linha e não em outra, e vice e versa?
    Fernando em 12/08/19 às 23:56
  • prof..discussao gigante sobre onde colocar o titulo..pq tinha uma linha separada acima do trecho q seria das 30 linhas.. como se fosse uma linh zero tanto faz..ou tem q ser na linha 1
    tat em 12/08/19 às 20:48
  • Copiar os dados estatistico também não pode?
    Mary em 12/08/19 às 18:31
  • Olá. Infelizmente, as perspectivas não são as melhores, haja vista a previsão expressa no edital. O melhor, agora, é realmente aguardar. Boa sorte!
    Marcio Damasceno em 12/08/19 às 17:40
  • Acho que esqueci do título, bahhhhh. Serei eliminado? Ou será que pode passar batido pelo examinador?
    José em 11/08/19 às 23:26