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PROVA DISCURSIVA AGEPEN GO – DICAS E 15 PROPOSTAS DE TEMAS

Olá, Pessoal. Tudo bem?

Meu nome é Marcio Damasceno, sou professor dos Cursos de Discursivas do Estratégia Concursos, núcleo coordenado pelo Prof. Carlos Roberto. Também sou servidor público federal, exerço atualmente o cargo de analista do Banco Central.

Se você está se preparando para o concurso da AGEPEN-GO, este artigo é para você. Nosso objetivo é passar-lhes orientações gerais sobre como redigir o seu texto dissertativo, bem como sugerir-lhes temas para a sua prática.

Vamos dividir esse artigo em 4 pontos:

1. CARACTERÍSTICAS DO EDITAL;

2. CARACTERÍSTICAS DA IADES;

3. PROVAS ANTERIORES;

4. PROPOSTAS DE TEMAS.

Todos prontos? Vamos lá!

1. CARACTERISTICAS DO EDITAL

1. “10.1 A prova discursiva valerá 20,0 (vinte) pontos.

  • Pessoal, a quantidade de pontos é muito grande! Vinte por cento da nota total virá da discursiva! Com certeza, quem for muito bem ganhará muitas colocações e/ou estará com a aprovação garantida! Portanto, preparem-se!

2. “10.2  A  prova  discursiva  terá  o  objetivo  de  avaliar,  com  base  nos  conhecimentos  constantes  do  conteúdo programático, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

  • Assim, o tema pode ser tanto da parte técnica (ex: características do Inquérito Policial) quanto estar ligado a atualidades, desde que relacionado a alguma matéria prevista no seu edital.
  • Pelo histórico de cobrança da Iades, a nossa aposta é que o tema seja sobre atualidades, embora não seja possível eliminar a primeira hipótese.

3. “10.3  A  prova  discursiva  deverá  ser  manuscrita,  em  letra  legível,  com  caneta  esferográfica  de  tinta  preta […]”

  • Pessoal, caneta PRETA!!

4. “10.4 A folha de texto definitivo da prova discursiva não poderá ser assinada ou rubricada, nem conter, em outro local que não o apropriado, nenhuma palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação da prova discursiva do candidato. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição de texto definitivo acarretará a anulação da prova do candidato.”

10.5 O texto definitivo da prova discursiva deverá ter início na linha identificada com o número 1, na página inicial da folha de texto definitivo da prova discursiva. A falta de observação dessa orientação acarretará a anulação da prova do candidato.

  • Assim, na folha definitiva deverá conter somente o texto e nada mais. Vejam como é o cabeçalho da folha de resposta definitiva da banca Iades:
  • Além disso, você iniciará o seu texto na linha 1, como foi feito pelo (a) candidato(a). Título: nem pensar (só se o prova mandar que você o faça, o que é muito, muito improvável).

 “10.8 A questão da prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e (ou) descritivo, com extensão mínima  de  20  (vinte)  linhas  e  máxima  de  30  (trinta)  linhas,  com  base  em  tema  formulado  pela  Banca Examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

10.9 O candidato receberá nota zero na questão da prova discursiva em casos de fuga ao tema, de haver texto com quantidade inferior a 20 (vinte) linhas, de não haver texto ou de identificação em local indevido.

10.10 Somente será computada como linha aquela que apresentar pelo menos uma palavra inteira, não se considerando fragmentos de palavras resultantes da divisão silábica ao final da linha anterior.

  • Muita atenção em relação a esse ponto, pois, nos termos do edital, caso texto tenha menos que 20 linhas o candidato receberá nota zero na prova discursiva! Além disso, fragmento de palavra não considera palavra inteira para fins de número mínimo de linhas. Dessa forma, se a 20ª linha for a continuação de uma palavra separada na linha anterior, seu texto terá apenas 19 linhas.
  • Por fim, você deve parar o seu texto na trigésima linha. Veja, abaixo, o exemplo do que não deve ser feito:

Tratemos, agora, de forma mais específica sobre a pontuação, assunto que muito nos interessa. Os 20 pontos destinados ao seu texto, serão assim distribuídos:

a) Tema / Texto (TX), pontuação máxima igual a 5 (cinco) pontos: serão verificadas a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual (paragrafação e periodização); 

b) Argumentação (AR), pontuação máxima igual a 5 (cinco) pontos: serão verificadas a especificação do tema, o conhecimento do assunto, a seleção de ideias distribuídas de forma lógica, concatenadas e sem fragmentação e  a  apresentação  de  informações  fatos  e  opiniões  pertinentes  ao  tema,  com  articulação  e  consistência  de raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo;

 c) Coesão e Coerência (CC), pontuação máxima igual a 5 (cinco) pontos: serão verificadas a coesão textual (retomada  pronominal;  substituição  lexical;  elipses;  emprego  de  anafóricos;  emprego  de articuladores/conjunções;  emprego  de  tempos  e  modos  verbais;  emprego  de  processos  lexicais:  sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia) e a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem); e

d) Elaboração Crítica (EC), pontuação máxima igual a 5 (cinco) pontos: serão  verificadas  a  elaboração  de proposta  de  intervenção  relacionada  ao  tema  abordado  e  a  pertinência  dos  argumentos  selecionados fundamentados  em  informações  de  apoio,  estabelecendo  relações  lógicas,  que  visam  a  propor  valores  e conceitos.

Essa soma compõe o que banca chama de ao Domínio do Conhecimento Específico (DCE), representada pela fórmula: DCE = TX + AR + CC + EC = 20,00.

Mas ainda não acabou: para obter a sua nota final, o valor do DCE poderá sofrer redução por conta dos erros de acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação. Esses erros são ponderados pelo número de linhas do seu texto, de modo que, quantos mais linhas você escrever, menor será o impacto dos erros cometidos; por outro lado, quanto maior o número de linhas, maior a chance de cometerem-se erros.

Finalmente, a sua nota final será dada pela seguinte expressão: PPD = DCE – ((NE/TL) x 2), onde:

PPD = pontuação final na prova discursiva;

NE = número de erros;

TL = número total de linhas.

Considerando o que foi visto até agora, chegamos a uma importante conclusão: a Idades valoriza tanto o conteúdo do seu texto quanto a forma (estrutura).

Por isso, é recomendável o uso da ESTRUTURA CLÁSSICA ensinada nos nossos cursos, ou seja, seu texto deve ser estruturado com um parágrafo introdutório, parágrafos de desenvolvimento e um de conclusão. O fato de o tema não ser de atualidades não interfere em nada no que acabei de falar, ok?

Além disso, observa-se que os critérios se confundem (exemplo: coesão e coerência também são avaliadas no item “Argumentação”). Isso quer dizer que um eventual equívoco nesse quesito acaba contaminando os demais critérios de avaliação.

Por fim, perceba que os erros de português possuem um baixo peso e que são ponderados pelo número de linhas escritas. Assim, quanto mais linhas, menor o desconto por cada erro de linguagem.

Superado esse primeiro ponto, é necessário conhecer o estilo da sua banca. É o que veremos agora.

2. CARACTERÍSTICAS DA IADES;

Analisando uma sequência de provas, é possível chegar a dois formatos básicos:

1. Texto motivador + tema sem delimitação dos tópicos a serem abordados.

Exemplo: IADES – Assistente Legislativo (ALEGO)/Policial Legislativo/2019

2. Texto motivador + tema COM delimitação dos tópicos a serem abordados.

Exemplo:   IADES – Técnico de Atividades do Hemocentro DF/Administrativo/2017

Texto 2  Porque doar sangue? ……

Considerando que os textos apresentados têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo referente ao tema O valor intangível da doação de sangue.

O seu texto deverá abordar, necessariamente, os seguintes tópicos:

a)      aspectos socioculturais que influenciam a decisão de doar sangue;

b)      propostas para incentivar mais pessoas a doarem sangue.

Mas professor, como eu devo me comportar em relação a cada um deles?

No primeiro caso, você deve utilizar a sua introdução para expor a sua tese. Também, você pode escolher inserir ou não os tópicos escolhidos para corroborar a sua tese no parágrafo introdutório. Caso você escolha mencionar os tópicos na introdução, tome cuidado para que não fique muito extensa (deve ter, no máximo, 5 linhas).

No caso concreto, você mencionaria, por exemplo, dois ou três (no máximo) aspectos relevantes para o sucesso do trabalho em equipe, cada um deles a ser desenvolvido em um parágrafo (2º e 3° ou 2°. 3° e 4°).

No segundo caso, você também deve fazer uma introdução, na qual deverá constar a sua tese (caso de texto argumentativo) ou pressuposto orientador (caso texto expositivo). Nesse caso, como há tópicos questionadores, você já não teria tanta liberdade. Os assuntos que você deve mencionar já foram determinados pelo examinador e lá se encontram. Não tem como fugir disso.

O desenvolvimento é o coração do seu texto. Você deverá apresentar com profundidade os tópicos escolhidos por você (1° caso) ou pela banca (2° caso).

A conclusão, nos dois casos, deve ser feita e não difere entre os dois tipos. Pode ser utilizado um fechamento reforço, avanço, etc., ensinado nos nossos cursos. Quando o tema permitir (exemplo: quando for apresentada uma problemática), apresente uma proposta de intervenção.

Como último comentário, o texto motivador pode ou não estar presente (via de regra ele estará). Caso esteja presente, aproveite as ideias que ele trará, mas nunca você copiará qualquer fragmento, combinado?

3. PROVAS ANTERIORES;

Agora que já conhecemos o estilo da banca, vamos ver o que já foi tema de cobrança para o seu cargo ou cargos correlatos:

1. AOCP – Agente Prisional (SUSIPE)/2018: Ciberbullying: a violência praticada na internet”

2. AOCP – Assistente Administrativo (SUSIPE)/2018: Coleta de dados e privacidade na internet.

3. CEBRASPE (CESPE) – Agente de Segurança Penitenciária (SJDH PE)/2017: A realidade prisional feminina no brasil: é possível devolver a dignidade à mulher presa para que ela exerça seu papel na sociedade?

4. NUCEPE UESPI – Agente Penitenciário (SEJUS PI)/2017: A vida em sociedade: as regras (im)postas nos limitam ou proporcionam o equilíbrio necessário para o convívio com o outro?

5. INCAB (ex-FUNCAB) – Agente Penitenciário (SEJAP MA)/2016: O papel do agente prisional na ressocialização do preso.

6. CEBRASPE (CESPE) – Especialista em Assistência Penitenciária/2015: Segurança pública: dever do estado, direito e responsabilidade de todos.

7. CEBRASPE (CESPE) – Agente Penitenciário Federal/Área 1/2015: Segurança Pública: polícia e políticas públicas.

8. IBFC – Agente Penitenciário (SEAP BA)/2014: Os meios midiáticos influenciam as pessoas nas suas identidades sociais?.

9. FGV – Agente Penitenciário (SEJAP MA)/2013: O problema da violência.

10. IBFC – Agente de Segurança Penitenciário (SEAP MG)/2012: Medidas de reintegração social de ex-detentos.

Nota-se, pelo histórico, a predominância de temas ligados à área de segurança pública e ao sistema carcerário. Essa é a ênfase que você deve dar na escolha dos temas a serem estudados.

Bem, agora passemos para a última parte: as propostas de temas.

4. PROPOSTAS DE TEMAS.

Por fim, como prometido, seguem algumas sugestões de temas para a sua prática:

  1. O sistema prisional brasileiro e a reincidência criminal;
  2. Sistema prisional brasileiro: problemas e soluções;
  3. O papel do agente prisional na defesa dos direitos humanos;
  4. O papel da educação e do trabalho na ressocialização dos presos;
  5. Cuidados a serem tomados para preservação da dignidade das presas/ Tratamento diferenciado às presas: quebra da isonomia ou medida necessária à preservação da sua dignidade?
  6. O papel do agente prisional na ressocialização do preso;
  7. Considerando a situação do sistema carcerário brasileiro, qual a sua opinião quanto à aplicação de penas alternativas a pequenos traficantes?
  8. A banalização do emprego da prisão preventiva é responsável pela superpopulação carcerária?
  9. A segurança pública como obrigação do Estado e um direito-dever do cidadão;
  10.  Segurança pública: polícia e políticas públicas;
  11. Como a tecnologia pode auxiliar na atividade policial?
  12. A persistência da violência contra a mulher/ O feminicídio no Brasil;
  13.  A Lei de Drogas e superlotação dos presídios;
  14.  A facilitação da posse e porte de armas de fogo contribui para o combate à criminalidade?
  15. Redução da maioridade penal: avanço ou retrocesso.

Pessoal, para fins de prova discursiva, com base em provas anteriores das carreiras policiais (geral), os principais temas de conhecimentos específicos já cobrados e a serem priorizados são os seguintes:

  1. Direito Processual Penal: foi a matéria de maior incidência, destacando-se os assuntos Inquérito Policial (características, possibilidade de acesso aos autos pelos advogados, etc.), prisão provisória e flagrante delito;
  2. Direito Constitucional: alta incidência. Basicamente, cobrou-se o art. 5° da Constituição Federal, tanto de forma abstrata (explicação dos princípios), quanto de forma concreta, (aplicação dos princípios ao caso em tela). Importante conhecer o art. 5° da Constituição, notadamente os incisos XI, XII, XXXV, XXXIX, XL, XLV, XLVI, XLVII, XLIX, LIV, LV, LVI, LVIII, LXI, LXII, LXIII, LXIV, LXV e LXVI. Dê especial importância também ao art. 144 (saber de cor, pelo menos, o caput): importantíssimo quando o tema for “Segurança Pública”;
  3. Direito Penal: alta incidência. Especial importância aos crimes contra o patrimônio e os crimes contra a administração pública. A parte principiológica também é importante;
  4. Direito Administrativo: baixa incidência. De forma geral, assuntos mais importantes: poder de polícia e improbidade administrativa;
  5. Legislação Extravagante: baixa incidência. Nos temas de atualidade que tiverem relação com as leis, é importante ter uma noção dos principais conceitos.

Pessoal, espero que as coisas estejam mais claras para vocês! Esse é o objetivo deste artigo.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimento, podem me procurar no meu Instagram (profmarciodamasceno).

No mais, desejo-lhes uma excelente prova! Grande abraço!

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  • Gostaria de saber fazer uma boa redação.
    Clailton Goulart Junior em 18/05/20 às 10:35