Artigo

Prova de Digitação MPSP – Tudo o que você precisa saber!

Prova de Digitação MPSP – Tudo o que você precisa saber sobre a prova prática do concurso e garantir uma ótima classificação final!

Digitação MPSP: Entenda como vai funcionar a última etapa do concurso.

Oi, pessoal, tudo bem?

Dos concursos de nível médio, com certeza o do MP-SP – Ministério Público de São Paulo – cargo Oficial de Promotoria é um dos mais requisitados do ano, afinal, os salários iniciais giram em torno dos 6 mil reais!

A banca organizadora é a FGV, estreante após tantos anos tendo a Vunesp no comando do certame.

Temos 48 mil candidatos inscritos no concurso. E, para alcançar a tão sonhada aprovação, não basta apenas ser aprovado na prova objetiva. O concurso possui uma segunda etapa, consistente na Prova Prática de Digitação. Ela costuma ocorrer cerca de dois meses após a prova objetiva.

Vale dizer que o edital não é muito detalhado com relação a essa etapa, por isso, nesse artigo, apresentaremos para você informações fundamentais para essa fase do concurso, além, é claro, de te mostrar o melhor caminho para garantir a sua aprovação.

Prova de Digitação MPSP

Classificados

O edital apresentou uma tabela contendo todas as circunscrições e o número de pessoas que serão convocadas para a segunda etapa, conforme as melhores notas. Foram feitas três listas: lista geral ampla concorrência, lista de candidatos com deficiência e lista de candidatos negros.

Áreas RegionaisQuantidade
de Candidatos
da Ampla
Concorrência
que serão
convocados
para a
realização da
Prova Prática
Quantidade
de
Candidatos
com
Deficiência
que serão
convocados
para a
realização da
Prova Prática
Quantidade
de
Candidatos
Negros que
serão
convocados
para a
realização da
Prova Prática
Número
total de
Candidatos
que serão
convocados
para a
realização
da Prova
Prática
CAPITAL e
GRANDE SÃO
PAULO
1.4002004002.000
ARAÇATUBA701020100
BAURU1121632160
CAMPINAS1121632160
FRANCA701020100
PIRACICABA701020100
PRESIDENTE
PRUDENTE
1121632160
RIBEIRÃO PRETO1121632160
SANTOS1121632160
SÃO JOSÉ DO RIO
PRETO
1121632160
SOROCABA1121632160
TAUBATÉ1121632160
VALE DO RIBEIRA701020100
Lista de Classificados para a Prova de Digitação

Perceba que o candidato não concorrerá com o número total de inscritos no concurso, mas sim, regionalmente, conforme a cidade escolhida.

Se somarmos o número total de convocados da lista, totalizam 2.576 candidatos. Já, da lista de pessoas com deficiência, são 368 e a lista de cota para negros, por sua vez, 736. Então, o total de candidatos classificados para a segunda fase será: 3.680 (MAIS DE TRÊS MIL E SEISCENTAS PESSOAS!)

Portanto, se você estiver dentre essas 3.680 pessoas que irão prestar a Prova Prática do Concurso de Oficial de Promotoria do MP-SP, não deixe de ler esse artigo e conferir todas as dicas!

CURSO DE DIGITAÇÃO – PROVA PRÁTICA MPSP

Prova de Digitação MPSP

EDITAL

Veja o que dispõe o edital sobre a prova de Digitação do MPSP:

4.3. A 2ª FASE – (Prova Prática de Digitação) de caráter classificatório, visa avaliar as habilidades do candidato por meio de demonstração prática das atividades a serem desempenhadas no exercício do cargo.

4.4. Somente serão convocados a participar da Prova Prática os candidatos habilitados e melhor classificados na Prova Objetiva, respeitando-se os percentuais de 10% para as pessoas com deficiência e 20% para os candidatos negros, conforme o quadro acima.

4.4.1. Todos os candidatos empatados na última posição do quadro acima também serão convocados para a Prova Prática.

4.4.2. A prova prática consistirá em digitação de um texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador com Pacote Microsoft Office 2016 e Sistema Operacional Windows 10 ou similar, e terá duração de 11 (onze) minutos.

4.4.3. A prova prática terá duração máxima de 17 (dezessete) minutos para os candidatos inscritos às vagas reservadas às Pessoas com Deficiência.

4.4.4. A prova prática de digitação será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e considerará toda e qualquer divergência em relação ao texto fornecido.

4.4.5. Será considerado erro toda e qualquer divergência em relação ao texto fornecido e será descontado 0,05 (cinco centésimos) de ponto para cada caractere divergente (caractere a mais, a menos ou diferente).

4.4.6. Obterá a pontuação máxima o candidato cujo texto digitado, dentro do tempo destinado à prova prática, não apresente nenhuma divergência com o texto original.

Como você pode perceber, a FGV colocou neste tópico todas as instruções para a prova de Digitação do MPSP. Contudo, fique tranquilo, pois apresentaremos detalhadamente os principais pontos.

Caráter da Prova

A segunda etapa do certame terá caráter unicamente CLASSIFICATÓRIO – o que é uma novidade! Isso quer dizer que sua classificação inicial, da primeira etapa do concurso, poderá ser alterada nessa fase, a depender do seu desempenho, bem como o de seus concorrentes.

Nas provas de concursos anteriores, esta etapa costumava ser apenas eliminatória, o famoso tudo ou nada. Nos moldes anteriores, bastava fazer a pontuação mínima para seguir adiante. Dessa vez, não. Assim como em provas de títulos, a quantidade de pontos que você fizer vai influenciar diretamente na classificação final.

Por exemplo, zerar a prova (o que não é difícil acontecer, basta pular um par de linhas!), poderá fazer com que candidatos que estavam empatados com você, ganhem 10 pontos na sua frente, caso gabaritem a prova de digitação. Pensou nisso?

Atividades

A prova prática consiste na digitação de um texto, que será entregue em uma folha de sulfite pelo fiscal, contendo o texto com cerca de 1.800 caracteres.

Ao sinal, o candidato terá ONZE minutos para digitar todo o texto no programa do computador, o qual não possuirá nenhuma indicação de erro ou formatação. Ou seja, exige-se muita concentração, pois não terá corretor automático para te avisar que errou.

Dessa forma, a prova terá duração de 11 minutos.

Vale destacar que os candidatos portadores de deficiência possuem um tempo a mais para fazer a prova: 17 minutos.

Local de Prova

A prova será aplicada em laboratórios de informática de escolas e universidades nas mesmas cidades em que foram aplicadas as provas objetivas. Os candidatos serão divididos em turmas e poderão acontecer em vários dias.

Dica: chegue com 1h de antecedência do horário marcado, para não correr o risco de os portões fecharem.

Material para a Prova

O edital anterior era expresso ao mencionar que caberia à banca organizadora do Concurso Público e, somente a ela, o fornecimento de todo o material necessário para a realização da prova prática de digitação. No entanto, não foram definidos quais seriam tais materiais. Outrossim, em todos os concursos anteriores, na prática, foram disponibilizados ao candidato uma régua, um lápis e uma caneta.

Mas vale dizer que, muito embora seja mais fácil digitar fazendo algumas marcações na folha ou usando a régua para orientação, não é certo de que você terá esses objetos em mãos se não estiverem expressamente previstos em seu edital.

Prova de Digitação MPSP

Treino Pré Prova

Antes de iniciar a prova propriamente dita, os candidatos terão alguns minutos para treinar a digitação, testarem o mouse, o teclado e as demais funcionalidades do computador. Esse momento é muito importante, pois não poderá alegar qualquer tipo de problema depois se não o tiver apontado no momento oportuno.

Prova de Digitação MPSP

Exclusão do Concurso

O edital prevê algumas situações que podem levar à exclusão do candidato do concurso do MPSP quando da realização da segunda etapa de digitação e de formatação. São situações bem óbvias, como:

  1. Apresentar-se após o horário ou não comparecer;
  2. Não levar documento de identificação;
  3. Conversar com outras pessoas durante a prova;
  4. Portar material não fornecido ou autorizado;
  5. Usar celular;
  6. Ausentar-se da sala sem autorização;
  7. Descumprir quaisquer das regras do edital.

Prova de Digitação MPSP

Pontuação

Para aprovação na segunda etapa do concurso do MPSP, o candidato não precisa alcançar a pontuação mínima, pois, como dissemos, não terá caráter eliminatório, apenas classificatório. Por isso, o importante é chegar o mais próximo possível da pontuação máxima = 10 pontos.

Na prova de Digitação, o erro será computado por caractere, com desconto de 0,05 ponto. Considera-se erro qualquer produção em desacordo, extra ou a menos do que o texto original continha.

Existem vários detalhes para ser levado em conta na hora de calcular os erros. Dentre eles, por exemplo, o fato de que, pular de 2 a 3 linhas pode levar a nota zero na prova. No nosso Curso de Digitação para o MPSP, fizemos a análise completa, além de disponibilizarmos rodadas para treinamento.

Prova de Digitação MPSP

Como se Preparar

Para não correr riscos, prepare-se para a segunda etapa com treino e dedicação.

Não se trata de agilidade, pois o tempo é mais do que suficiente para que você seja bem sucedido. O fator principal é a concentração. Como são poucos minutos, controlar o psicológico é o fator chave para passar com tranquilidade nessa prova.

Divida seu tempo de treinamento de forma estratégica. Alterne os exercícios de formatação e de digitação, para que você faça atividades distintas.

A digitação é como praticar uma atividade física. Como você não está acostumado a digitar por muito tempo direto, se começar a fazer isso por horas a fio, as chances de uma lesão serão altíssimas. Tome cuidado!

A forma de digitar é muito pessoal. Claro que, via de regra, digitar com todos os dedos trará maior agilidade, contudo, se você está acostumado a digitar de forma diversa (apenas com dois dedos, por exemplo) e isso tem funcionado para você, não tente mudar para a prova.

O examinador vai avaliar o texto digitado, não como você o digitou.

Procure simular o ambiente de prova. Treine com o teclado ABNT2 e imprima os textos e comandos.

Cronometre o tempo, para ter noção de quanto tempo leva para digitar e formatar.

Utilize o som de digitação para simular o ambiente de prova, para evitar ficar desconcentrado no dia devido ao som ambiente. No nosso Curso de Digitação para o MPSP disponibilizamos tudo isso, inclusive o som de pessoas digitando!

Prova de Digitação MPSP

Conclusão

Nesse artigo, apresentamos a você uma visão geral de como será a segunda etapa do concurso do MPSP, que contará com a prova de digitação Também, demos algumas dicas essenciais para seu preparo.

Então, não se esqueça:

  1. Não é uma prova difícil, mas a falta de preparo poderá levar tudo a perder.
  2. Treine diariamente, mas pouco tempo por dia, para evitar lesão por exercício repetitivo (L.E.R).
  3. Simule o ambiente de provas durante seus treinos.
  4. Mantenha a calma.
  5. Não subestime essa etapa, pois ela poderá mudar a sua classificação final no certame!

Claro que, para um estudo completo e organizado, nós, do Estratégia, preparamos para você um Curso preparatório para a Segunda Etapa do MPSP, com aulas de digitação e rodadas para treinamento.

Além das aulas teóricas, separamos diversas rodadas de textos de 1.800 caracteres para você treinar a digitação. Serão aulas em PDFs e em Vídeo para uma preparação completa!!

Pense no desperdício: você ter estudado horrores para a prova objetiva, conseguir e cair na classificação por causa da digitação! Não dá, não é mesmo? Então, não vamos deixar isso acontecer.

Para isso, pode contar conosco, ok?

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

CURSO DE DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO – PROVA PRÁTICA MPSP

Concursos 2023 Estratégia Concursos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos Abertos

Cursos para concursos

Estude conosco!

Conheça os Cursos


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.