Artigo

Prova comentada: Conhecimentos sobre Sergipe Sefaz-SE 2022


Olá, pessoal! O Cebraspe como sempre pegou pesado e cobrou temas clássicos para as provas de Sergipe. As questões foram sobre os indígenas Xokós, sobre o patrimônio imaterial, valorizando a cultura negra, sobre os rios e sobre as características das mesorregiões sergipanas. Confira os comentários a seguir:

Confira o curso de Conhecimentos sobre Sergipe para o concurso do Banese

1- Conhecimentos sobre Sergipe Sefaz-SE 2022
Acerca do povo indígena Xokó, do local de ocupação e da subsistência desse povo, assinale a opção correta.
A. Milhares de indígenas Xokós vivem em terras ocupadas ilegalmente no município de Porto da Folha.
B. A bacia do rio Real oferece elementos históricos contundentes da subsistência Xokó em território sergipano.
C. Os Xokós constituem o único povo indígena de Sergipe que possui território tradicional regularizado no semiárido do estado.
D. O povo Xocó, das aldeias de São Pedro e Caiçara, tem sua história de luta pela terra relacionada ao ciclo do ouro e desencadeada no início do século XVIII.
E. A terra indígena dos Xokós intitula-se Caiçara/Ilha de São Pedro e está inserida na bacia hidrográfica do rio Sergipe.
Gabarito: [C]
Comentários:


Os indígenas Xokós habitam legalmente a ilha de São Pedro e Caiçara onde suas terras foram demarcadas e homologadas, no município de Porto da Folha, no Alto Sertão, às margens do São Francisco.
O histórico dos conflitos pelas terras envolvendo os Xocós remontam o início da colonização no século XVI. Foram criados aldeamentos em Sergipe no século XVI. Os Jesuítas defendiam os indígenas da escravidão pelos colonos. Cristóvão de Barros, o fundador da primeira capital São Cristóvão em 1590 decretou guerra justa contra os indígenas. Era uma forma de escravizas os indígenas que não se curvavam diante da colonização e catequização.
Retomaram ocupando suas terras em 1979, e essa ação levou a profundos conflitos pela posse da terra no sertão. Eram os governos militares e foram reprimidos os movimentos sociais, movimentos indígenas, inclusive ao clero católico, como ocorreu com o bispo de Propriá.
Com a redemocratização o movimento ganhou força, e a Funai homologou as terras 1991 e em seguida foi demarcada pelo Incra.
Sabendo da localização em Porto da Folha, às margens do São Francisco, eliminamos a alternativa [B] e [E]. Foram demarcadas e homologadas, então eliminamos a [A] e o conflito remonta o início da colonização no século XVI com as primeiras missões religiosas na época da fundação de São Cristóvão em uma guerra justa, portanto eliminamos a alternativa [D] que diz que o conflito remonta o ciclo do ouro no século XVIII.

2- Conhecimentos sobre Sergipe Sefaz-SE 2022

A partir da associação entre as divisões climáticas do estado de Sergipe, mostradas no mapa precedente, e as bacias hidrográficas desse estado, assinale a opção correta.
A. As únicas bacias hidrográficas que envolvem os três tipos climáticos são as dos rios Sãao Francisco e Vaza Barris.
B. A predominância da bacia hidrográfica do rio Japaratuba coincide com a divisão climática do semiárido.
C. A bacia hidrográfica do rio Sergipe encontra-se exclusivamente na divisão climática do litoral sergipano.
D. As bacias hidrográficas dos rios Real e Piauí estão na direção sul do estado de Sergipe e atravessam as três divisões climáticas apresentadas.
E. Das seis bacias do estado, apenas três delas atravessam os três tipos climáticos mostrados no mapa em apreço.
Gabarito: [D]
Comentários:


Das 6 bacias hidrográficas 4 atravessam os três tipos climáticos destacados no mapa, de sul para o norte, o rio Real na divisa com a Bahia, e seguindo para o norte passamos pelos rios Piauí, Vaza-Barris e Sergipe, então excluímos as alternativas [A], [C] e [E]. O Rio Japaratuba está localizado principalmente no clima tropical úmido e transição, então excluímos a [B].
A alternativa [D] descreve corretamente que os dois rios, Real e Piauí, atravessam os três tipos climáticos.

3- Conhecimentos sobre Sergipe Sefaz-SE 2022

Com relação às mesorregiões mostradas no mapa anterior, assinale a opção correta.
A. As economias fundadoras do estado de Sergipe estão ligadas à agricultura e à pecuária, atividades da acumulação capitalista que aconteceram primordialmente na mesorregião do leste sergipano.
B. O leste sergipano, por tem um maior contingente populacional, é a mesorregião que possui uma rede urbana estruturada e toda população com água canalizada, rede de esgoto e fossa séptica.
C. O processo de ocupação e povoamento do território sergipano elevou suas potencialidades e perspectivas para a minimização das desigualdades econômicas e sociais.
D. A distância e o clima do sertão sergipano são os fatores que fazem que essa mesorregião tenha um contingente populacional muito menor que as mesorregiões do agreste e do leste.
E. A divisão do estado em mesorregiões foi feita para um melhor estudo do meio natural, de contexto determinante na geoeconomia sergipana da atualidade.
Gabarito: [A]
Comentários:
A pecuária no século XVI e a agricultura a partir do século XVII são as economias fundadoras de Sergipe. No Século XVII a pecuária e o fumo eram as atividades, no XVIII a pecuária e a cana, no XIX a cana, o algodão e a pecuária. A colonização começou do litoral para o interior e do Sul (rio Real) para o Norte (rio São Francisco).
A maior concentração populacional está na grande Aracaju que possui uma infraestrutura sanitária precária para a população, há muitos esgotos a céu aberto e há descartes no rio Sergipe e Poxim, que são muito poluídos. Além de implicar prejuízos para o desenvolvimento do turismo há impactos profundos na saúde, especialmente na infantil, então podemos excluir a alternativa [B]. O crescimento urbano acelerado ocorreu de forma a proliferar aglomerados de pobreza principalmente nas periferias de Aracaju, na Zona Norte e Sul e há uma forte segregação socioespacial, então eliminamos a [C].
O sertão tem uma população bem menor que a do Leste, e o Agreste também tem população muito menor que o litoral. As principais causas da pobreza é a limitante agrícola devido ao clima semiárido e solos pobres e arenosos. A distância não implica em tamanha pobreza e baixo povoamento e não é um problema se existe uma infraestrutura de transportes desenvolvida, então eliminamos a [D]
Usamos regiões para estudar melhor o espaço e há diversas formas de agrupar lugares em regiões. A divisão cobrada na prova em Mesorregiões (Leste, Agreste e Sertão) é da década de 80 e seu critério é a paisagem natural e a homogeneidade socioeconômica. Não é a única forma de regionalização, e podemos usar outras, e as mais atuais baseiam-se na influência das cidades, por exemplo, então eliminamos a alternativa [E]

4- Conhecimentos sobre Sergipe Sefaz-SE 2022

No município de Laranjeiras, acontece uma festa de maior tradição na cultura sergipana. A festa é um espetáculo cheio de cores, sons e história, na qual os moradores se vestem como negros e indígenas e saem em cortejo, homenageando a resistência dos negros escravizados na região, os quais lutavam por sua liberdade. Tudo se inicia nas primeiras horas da manhã, quando são armados o quilombo dos negros e a taba dos índios que, tendo sua princesa roubada pelos negros, dão início às estratégias de luta para libertá-la, enriquecendo sua dramaturgia com cantos, danças e personagens definidos.
A festa objeto do texto em apreço é chamada de
A. Caceteira do Rindu.
B. Procissão do Encontro.
C. Lambe-sujos e Caboclinhos.
D. Nagô.
E. Cacubi
Gabarito: [C]
Comentários:

Secult-Laranjeiras


O Cebraspe sempre valoriza os temas ligados ao patrimônio cultural e frequentemente aborda nas provas suas cidades históricas, especialmente São Cristóvão e Laranjeiras, bem como suas manifestações culturais, como por exemplo o “lambe-sujo e caboclinho”, que celebram uma tradição de resistência cultural da população afrobrasileira.

É isso aí, pessoal! Bons estudos e foco no sucesso!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.