Artigo

PROVA COMENTADA – FISIOTERAPIA ALEGO

Olá, pessoal! Aqui está a prova comentada – Fisioterapia ALEGO. Como foram nessa prova? Encontramos algumas questões passíveis de recursos. Colocarei a prova com cada assertiva comentada. Vamos lá!

PROVA FISIOTERAPEUTA-TIPO-D

QUESTÃO 21

Um paciente faz abdução ativa do membro superior (no plano da escápula) e recebe a resistência oposta pelo examinador a 90°, posição que sensibiliza a tensão exercida no tendão do supraespinhal. A resposta poderá ser apenas dor na face anterolateral do ombro, acompanhada ou não de diminuição de força ou mesmo da incapacidade de elevar o membro superior, indicando desde tendinopatias até a ruptura completa do tendão.

O procedimento descrito refere-se ao teste de

(A) Bunnel-Littler.

(B) Yocum.

(C) Neer.

(D) queda do braço.

(E) Jobe.

Gabarito: E.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Bunnel – Littler: avalia os músculos intrínsecos da mão. Deve-se manter a articulação metacarpofalangeana em extensão e tentar fletir a articulação interfalangiana proximal. A flexão desta articulação indica ausência de hipertonia dos músculos intrínsecos e mede o tônus desta musculatura. Se não houver a flexão da interfalangeana proximal é devido a contratura capsular. Item errado.

(B) Yocum: paciente levanta o cotovelo na altura do ombro enquanto repousa a mão sobre o ombro oposto. Positivo para impacto subacromial (sente dor com o movimento). Item errado.

(C)  Neer: Avalia a compressão das estruturas do ombro entre o tubérculo maior do úmero e o acrômio (bursa subacromial e supraespinhal). Alguns autores falam que é mais específico do supraespinhal, pois o movimento do teste pode provocar o impacto da região de inserção do supraespinhal com a borda inferior do acrômio. Este teste também pode apresentar-se positivo em patologias como tendinite do supraespinhal, capsulite adesiva, bursite, lesões da articulação acromioclavicular e na instabilidade multidirecional. Enquanto a rotação escapular é impedida por uma das mãos do avaliador, o braço do paciente é passivamente forçado na elevação em um ângulo entre flexão e abdução pela outra mão. Uma forte pressão é aplicada com a articulação glenoumeral na posição neutra, em rotação interna e rotação externa (alguns autores dizem que é realizada apenas rotação interna). Resultado positivo: dor na região. Item errado.

(D) Queda do braço/ Codman: o avaliador eleva passivamente o braço a 90º de abdução. É solicitado ao paciente a abaixar o braço com a palma para baixo. Se a qualquer ponto na descida seu braço cair, indica ruptura do manguito rotador, geralmente o supraespinhal. Item errado.

(E) Jobe: o braço do paciente é posicionado no plano escapular e o avaliador aplica uma resistência em direção ao solo. Positivo quando houver dor, fraqueza ou insuficiência do supraespinhal secundário a uma ruptura ou associada a impacto. Item correto. É a resposta da questão.

QUESTÃO 22

Assinale a alternativa correta em relação à atuação do fisioterapeuta em unidades de terapia intensiva.

(A) É uma responsabilidade fundamental do fisioterapeuta monitorar os pacientes de forma contínua quanto às variáveis clínicas e hemodinâmicas e às alterações na troca gasosa, ou seja, realizar gasometria arterial a cada duas horas.

(B) A insuficiência respiratória se caracteriza pela incapacidade de manutenção da liberação normal de oxigênio ou de remoção do gás carbônico nos tecidos. Na gasometria arterial, a PaO2 < 40 mmHg e a PaCO2 > 80 mmHg.

(C) Cabe exclusivamente ao fisioterapeuta a aspiração das vias aéreas pré-extubação, com o objetivo de retirar as secreções que se acumulam acima do balonete, evitando a aspiração para os pulmões.

(D) Deve-se evitar FR > 20 irpm, que pode causar hipersinsuflação dinâmica e fluxo > 60 Lpm, o que pode elevar a resistência.

(E) A pressão positiva, nas vias aéreas, durante a expiração, provoca uma pressão alveolar negativa, evitando o colabamento e as síndromes obstrutivas. Portanto, deve-se ventilar o paciente sempre com volumes altos de PEEP.

Gabarito: D.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) É uma responsabilidade fundamental do fisioterapeuta monitorar os pacientes de forma contínua quanto às variáveis clínicas e hemodinâmicas e às alterações na troca gasosa, ou seja, realizar gasometria arterial a cada duas horas. Item errado. Quem realiza a gasometria arterial não é o fisioterapeuta. O fisioterapeuta apenas utiliza a gasometria arterial como parâmetro avaliativo do estado do paciente.

(B) A insuficiência respiratória se caracteriza pela incapacidade de manutenção da liberação normal de oxigênio ou de remoção do gás carbônico nos tecidos. Na gasometria arterial, a PaO2 < 40 mmHg e a PaCO2 > 80 mmHg. Item errado. A insuficiência respiratória aguda pode ser definida como uma incapacidade do sistema respiratório em captar oxigênio (PO2) e/ou remover o gás carbônico (PCO2) do sangue e dos tecidos do organismo. Na gasometria arterial, os valores de PaO2 e a PaCO2 irão depender do tipo de insuficiência respiratória. Podemos dizer que estamos em presença de um doente com IR sempre que a PaO2 for inferior a 70 mmHg. Se o valor da PaCO2 não for superior a 45 mmHg será uma Insuficiência Respiratória Parcial. Se associado a um valor de PaO2 inferior a 70 mmHg registrarmos para a PaCO2 um valor superior a 45 mmHg, diremos então que estamos em presença de uma Insuficiência Respiratória Global.

(C) Cabe exclusivamente ao fisioterapeuta a aspiração das vias aéreas pré-extubação, com o objetivo de retirar as secreções que se acumulam acima do balonete, evitando a aspiração para os pulmões. Item errado. Não é exclusivo.

(D) Deve-se evitar FR > 20 irpm, que pode causar hipersinsuflação dinâmica e fluxo > 60 Lpm, o que pode elevar a resistência. Item correto. São esses parâmetros.

(E) A pressão positiva, nas vias aéreas, durante a expiração, provoca uma pressão alveolar negativa, evitando o colabamento e as síndromes obstrutivas. Portanto, deve-se ventilar o paciente (sempre) com volumes altos de PEEP. Item errado.

QUESTÃO 23

Um tipo órtese largamente utilizado em ambientes ocupacionais e tala removível de imobilização do punho. Embora comumente prescrita por um profissional, alguns pacientes fazem uso de forma aleatória, pegando emprestado, ou mesmo por terem guardado de tratamentos prévios, como nos casos de lesões de tecidos moles, espasmos musculares ou traumas.

Assinale a alternativa correta em relação ao uso, à eficiência e à efetividade do referido dispositivo.

(A) É um recurso considerado padrão-ouro para recuperação funcional nos casos de tenossinovite de punho e mão.

(B) É um recurso que pode proporcionar o alívio dos sintomas, porém há um bloqueio da ADM, o que diminui a ativação muscular e leva à perda do trofismo na região. Além disso, a menor mobilidade afeta a circulação do líquido sinovial e estimula a fibrose local.

(C) Deve ser utilizada de forma preventiva para pessoas que trabalham com atividades manuais.

(D) É um excelente recurso para promover a cicatrização tecidual, pois impede a mobilidade local e promove o aumento da força muscular.

(E) Está indicada nos casos de síndrome do túnel do carpo, tenossinovite de De Quervain, epicondilites e fraturas do punho e antebraço em geral.

Gabarito: B.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) É um recurso considerado padrão-ouro para recuperação funcional nos casos de tenossinovite de punho e mão. Item errado. Imobilização não é padrão-ouro nesse caso.

(B) É um recurso que pode proporcionar o alívio dos sintomas, porém há um bloqueio da ADM, o que diminui a ativação muscular e leva à perda do trofismo na região. Além disso, a menor mobilidade afeta a circulação do líquido sinovial e estimula a fibrose local. Item correto! Explicação perfeita.

(C) Deve ser utilizada de forma preventiva para pessoas que trabalham com atividades manuais. Item errado. Prevenção não é imobilização.

(D) É um excelente recurso para promover a cicatrização tecidual, pois impede a mobilidade local e promove o aumento da força muscular. Item errado. Aumento da força muscular? Jamais.

(E) Está indicada nos casos de síndrome do túnel do carpo, tenossinovite de De Quervain, epicondilites e fraturas do punho e antebraço em geral. Item errado. Não são utilizadas em fraturas de punho/ antebraço em geral e em epicondilites. Dependendo da órtese não tem a imobilização do polegar com o punho, não sendo utilizado para a Síndrome de D’Quervain.

QUESTÃO 24

Em relação aos efeitos da postura sentada, quanto à morfologia e à função da coluna vertebral, assinale a alternativa correta.

(A) Ocorre a anteversão pélvica, com acentuação da curvatura lombar, diminuição do espaço intervertebral e aumento da carga sobre o disco.

(B) É uma postura em que há menor sobrecarga na coluna lombar do que quando o indivíduo está de pé.

(C) O corpo entra em contato com o assento por meio das tuberosidades isquiáticas. Há menor dispêndio de energia e alívio de 90% do peso do corpo.

(D) Ocorre a retroversão pélvica, retificação da curvatura lombar, diminuição do espaço intervertebral e aumento da carga sobre o disco.

(E) Assento e mesa devem formar um conjunto integrado, de modo que a altura da mesa seja igual à altura poplítea e do cotovelo. A cadeira deve ter braços que mantenha os cotovelos e ombros em, respectivamente, 90° e 50° de flexão.

Gabarito: D.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Ocorre a anteversão pélvica, com acentuação da curvatura lombar, diminuição do espaço intervertebral e aumento da carga sobre o disco. Item errado. Vide a assertiva D.

(B) É uma postura em que há menor sobrecarga na coluna lombar do que quando o indivíduo está de pé. Item errado. Há maior sobrecarga na postura sentada do que na postura em pé.

(C) O corpo entra em contato com o assento por meio das tuberosidades isquiáticas. Há menor dispêndio de energia e alívio de 90% do peso do corpo.

(D) Ocorre a retroversão pélvica, retificação da curvatura lombar, diminuição do espaço intervertebral e aumento da carga sobre o disco. Essa foi a questão dada como correta, porém não explicitou como a pessoa está sentada. Há variações biomecânicas para cada postura sentada. Por exemplo, O’Sullivan et al. classificaram a posição sentada conforme as curvaturas da coluna em: postura lombo-pélvica sentada ereta, definida como a postura na qual a pelve, a lordose lombar e a cifose torácica estão em posição neutra; em postura sentada em relaxamento (slump), caracterizada pela retroversão da pelve, o que reduz a lordose lombar; e em postura torácica ereta, com a anteversão da pelve, que gera um aumento da curvatura lombar. Essa questão caberia recurso, pois não foi explícito no enunciado como seria a postura sentada.

(E) Assento e mesa devem formar um conjunto integrado, de modo que a altura da mesa seja igual à altura poplítea e do cotovelo. A cadeira deve ter braços que mantenha os cotovelos e ombros em, respectivamente, 90° e 50° de flexão. Item errado. Altura do cotovelo = altura da mesa; altura poplítea = altura do assento. A cadeira é melhor com braços. Nesse caso, o cotovelo fica em média a 90º e o ombro apoiado no encosto da cadeira (angulação quase neutra).

QUESTÃO 25

Assinale a alternativa correta em relação à assistência curativa e preventiva ao trabalhador.

(A) Um trabalho estático com aplicação de 50% da força máxima possível pode durar no máximo 1 minuto, enquanto a aplicação de 20% da força máxima permite contrações musculares estáticas prolongadas.

(B) A Fisioterapia do Trabalho é uma área de atuação, porém ainda não foi reconhecida como especialidade da profissão.

(C) Caberá ao fisioterapeuta analisar e qualificar as demandas observadas, levando em consideração condições biomecânicas, fisiológicas e cinesiológicas funcionais. A partir destas, poderá colaborar a diagnóstico clínico com base na Classificação Internacional de Doenças.

(D) As doenças ocupacionais estão bem delineadas na literatura, assim como as estratégias de prevenção. De um modo geral, as afecções não variam muito entre as diferentes profissões.

(E) A assistência plena ao trabalhador deve abordar aspectos da ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos. Não envolve aspectos psicossomáticos.

Gabarito: A.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Um trabalho estático com aplicação de 50% da força máxima possível pode durar no máximo 1 minuto, enquanto a aplicação de 20% da força máxima permite contrações musculares estáticas prolongadas. Item correto. Complementando, muitos especialistas acreditam que um trabalho pode ser mantido por várias horas por dia, sem sintomas de fadiga, se a força exercida não exceder 10% da força máxima do músculo envolvido.

(B) A Fisioterapia do Trabalho é uma área de atuação, porém ainda não foi reconhecida como especialidade da profissão. Item errado. É reconhecida.

(C) Caberá ao fisioterapeuta analisar e qualificar as demandas observadas, levando em consideração condições biomecânicas, fisiológicas e cinesiológicas funcionais. A partir destas, poderá colaborar a diagnóstico clínico com base na Classificação Internacional de Doenças. Item errado. O fisioterapeuta não colabora para o diagnóstico clínico, apenas para o diagnóstico cinético-funcional.

(D) As doenças ocupacionais estão bem delineadas na literatura, assim como as estratégias de prevenção. De um modo geral, as afecções não variam muito entre as diferentes profissões. Item errado. As afecções variam entre as diferentes profissões. Cada ocupação tem suas particularidades.

(E) A assistência plena ao trabalhador deve abordar aspectos da ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos. Não envolve aspectos psicossomáticos. Item errado. Os aspectos psicossomáticos são muito importantes na assistência ao trabalhador também.

QUESTÃO 26

Suponha que um fisioterapeuta tenha sido destinado a desenvolver estratégias de prevenção de lesões ocupacionais em um setor que envolve o transporte de objetos pesados. Na primeira semana, o chefe de equipe solicitou que o fisioterapeuta fizesse um treinamento biomecânico dos funcionários para evitar afecções na coluna. Assinale a alternativa que descreve a sequência ideal de realização dos movimentos.

(A) Aproximar-se da carga; inclinar o tronco à frente: usar a força dos membros superiores, mantendo as cargas simétricas com o uso das duas mãos.

(B) Inclinar o tronco à frente, mantendo a contração abdominal: pegar o objeto, fazendo bastante força com os deltóides anteriores e peitorais – executar a rotação do tronco durante essa movimentação.

(C) Aproximar-se da carga; manter a coluna vertebral ereta; fazer a tríplice flexão – tronco, quadril e joelho – ; usar a força dos membros inferiores, mantendo as cargas simétricas usando as duas mãos.

(D) Aproximar-se da carga: fazer a tríplice flexão – tronco, quadril e joelho – : usar a força dos membros superiores, mantendo as cargas simétricas com as duas mãos.

(E) Aproximar-se da carga, agachar com uma das pernas à frente; usar a força dos membros superiores, mantendo a carga junto ao corpo.

Gabarito: C.

Comentários: Questão tranquila. Não utilizamos a força dos membros superiores, ou seja, as letras A,B, D e E estão erradas. A correta é a letra C.


QUESTÃO 27

O fisioterapeuta é um profissional de saúde, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (diagnóstico fisioterapêutico), prescrição das condutas fisioterapêuticas, a respectiva ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e das condições para alta do serviço. Em relação às responsabilidades fundamentais e atribuições do fisioterapeuta, assinale a alternativa correta.

(A) Desenvolver/projetar protótipos de produtos de interesse do Fisioterapeuta e (ou) da Fisioterapia pode ser uma das referidas atribuições.

(B) Integrar a equipe multiprofissional de saúde desde que na qualidade de chefe de equipe, porém com participação plena na atenção prestada ao cliente.

(C) Todos os fisioterapeutas em atividade são obrigados a desenvolver estudos e pesquisas relacionados à respectiva área de atuação.

(D) Para o exercício da atividade profissional de Fisioterapeuta no Pais, é exigível, além da formação em curso universitário superior, o registro do titulo do profissional no Conselho Profissional da categoria e a especialização em nível lato sensu.

(E) Elaborar o diagnóstico clinico e prescrever, planejar, ordenar, analisar, supervisionar e avaliar os projetos fisioterapêuticos quanto à respectiva eficácia, à resolutividade e as condições de alta do cliente submetido a essas práticas de saúde.

Gabarito: A.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Desenvolver/projetar protótipos de produtos de interesse do Fisioterapeuta e (ou) da Fisioterapia pode ser uma das referidas atribuições. Item correto. Isso está descrito nas áreas de atuação em indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico.

(B) Integrar a equipe multiprofissional de saúde desde que na qualidade de chefe de equipe, porém com participação plena na atenção prestada ao cliente. Item errado. Não necessariamente na qualidade de chefe de equipe.

(C) Todos os fisioterapeutas em atividade são obrigados a desenvolver estudos e pesquisas relacionados à respectiva área de atuação. Item errado. Não é obrigatório.

(D) Para o exercício da atividade profissional de Fisioterapeuta no País, é exigível, além da formação em curso universitário superior, o registro do titulo do profissional no Conselho Profissional da categoria e a especialização em nivel lato sensu. Item errado. Não é obrigatório ter a especialização. É obrigatório a formação em ensino superior reconhecido pelo MEC e o registro no CREFITO.

(E) Elaborar o diagnóstico clínico e prescrever, planejar, ordenar, analisar, supervisionar e avaliar os projetos fisioterapêuticos quanto à respectiva eficácia, à resolutividade e as condições de alta do cliente submetido a essas práticas de saúde. Item errado. Diagnóstico clínico é responsabilidade do médico.

QUESTÃO 28

A coluna vertebral é formada por um conjunto de 31 a 33 vértebras, subdivididas em regiões cervical, torácica, lombar e sacral. Para manter esse arranjo estrutural estável e, ao mesmo tempo, capaz de possibilitar movimentos em todos os planos, diferentes estruturas fazem parte da respectiva composição. Em relação à morfologia da coluna vertebral, assinale a alternativa correta.

(A) A região torácica, por ser o local onde estão presentes órgão vitais, apresenta as vértebras mais desenvolvidas da coluna vertebral – são as maiores e mais estáveis.

(B) De um modo geral, as vértebras apresentam um arco anterior e o corpo posterior. No corpo são formadas as articulações intercorpovertebrais, caracterizadas pela presença do disco intervertebral.

(C) As vértebras cervicais apresentam forames transversos, por onde transitam as artérias e veias vertebrais. Nos casos de hérnias nessa região, os forames podem ser comprimidos e gerar a diminuição do fluxo cerebral posterior.

(D) Na coluna, a junção toracolombar é caracterizada pela presença do promontorio sacral (borda anterior proeminente de Sl).

(E) A medula espinal está localizada no interior da coluna vertebral, no canal vertebral, ocupando esse espaço por completo.

Gabarito: C.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) A região torácica, por ser o local onde estão presentes órgão vitais, apresenta as vértebras mais desenvolvidas da coluna vertebral – são as maiores e mais estáveis. Item errado. As vértebras lombares são as maiores por sustentarem maior pressão e o peso do corpo.

(B) De um modo geral, as vértebras apresentam um arco anterior e o corpo posterior. No corpo são formadas as articulações intercorpovertebrais, caracterizadas pela presença do disco intervertebral. Item errado. As vértebras apresentam um corpo (exceto o Atlas-C1) voltado anteriormente e o arco vertebral posteriormente. Os corpos das vértebras unem-se por discos intervertebrais e ligamentos longitudinais anterior e posterior.

(C) As vértebras cervicais apresentam forames transversos, por onde transitam as artérias e veias vertebrais. Nos casos de hérnias nessa região, os forames podem ser comprimidos e gerar a diminuição do fluxo cerebral posterior. Item correto. Prestem a atenção, que podem gerar a diminuição do fluxo cerebral posterior, ou seja, não é regra. Isso ocorre pela anatomia da coluna cervical.

(D) Na coluna, a junção toracolombar é caracterizada pela presença do promontório sacral (borda anterior proeminente de Sl). Item errado. É na junção entre o sacro e a lombar.

(E) A medula espinal está localizada no interior da coluna vertebral, no canal vertebral, ocupando esse espaço por completo. Item errado. Não ocupa esse espaço por completo, a maior parte sim, porém não totalmente.

QUESTÃO 29

Uma excelente forma de trabalho que tem a capacidade estimular, em um mesmo exercício, tanto a fase concêntrica quanto a excêntrica, mantendo a resistência constante, porém favorecendo a geração de força, enquanto o músculo se alonga.

A definição apresentada refere-se à forma de trabalho

(A) isométrica

(B) isotônica.

(C) isocinética.

(D) isovolumétrica.

(E) isoinercial.

Gabarito: E.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) isométrica: o comprimento do músculo permanece inalterado (constante) e não há movimentação articular. Item errado.

(B) isotônica: tensão muscular constante com movimento articular. Item errado.

(C) isocinética: trabalho dinâmico do músculo com velocidade constante. Item errado.

(D) isovolumétrica: contração ventricular cardíaca. Item errado.

(E) isoinercial: trabalho dinâmico do músculo com carga (resistência) constante durante todo o movimento. Resposta da questão.

QUESTÃO 30

Paciente com diagnóstico de hérnia discal protusa posteriormente à direita em L4/L5 e L5/S1 apresenta diminuição do trofismo, tônus e força muscular no membro inferior direito. Há incapacidade para elevar o membro inferior em extensão no decúbito dorsal, e a deambulação é feita de forma antálgica, com o tronco levemente fletido à frente.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta

(A) A incapacidade de elevar o membro inferior não possui relação com a coluna, pois essa ação é exclusiva do músculo reto femoral.

(B) O deslocamento da coluna vertebral em extensão provoca o deslocamento do núcleo pulposo no sentido anterior.

(C) A posição de pé gera menor sobrecarga lombar do que o decúbito dorsal.

(D) No caso desse paciente, exercícios na posição sentada serão os mais efetivos, pois gerarão menor sobrecarga lombar.

(E) As alterações estruturais e funcionais no membro inferior ocorrem em razão do comprometimento das raízes nervosas. Nesse nível. Os músculos quadríceps femoral, bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso, tríceps sural e adutores do quadril são atingidos.

Gabarito: B.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) A incapacidade de elevar o membro inferior não possui relação com a coluna, pois essa ação é exclusiva do músculo reto femoral. Item errado. Tem relação com a coluna pela inervação.

(B) O deslocamento da coluna vertebral em extensão provoca o deslocamento do núcleo pulposo no sentido anterior. Item correto. Isso mesmo.

(C) A posição de pé gera menor sobrecarga lombar do que o decúbito dorsal. Item errado. A sobrecarga lombar em decúbito dorsal é em média 25% e em pé de 100%.

(D) No caso desse paciente, exercícios na posição sentada serão os mais efetivos, pois gerarão menor sobrecarga lombar. Item errado. Exercícios na posição sentada gera uma sobrecarga de 140% ou mais (dependendo da posição sentada).

(E) As alterações estruturais e funcionais no membro inferior ocorrem em razão do comprometimento das raízes nervosas. Nesse nível, os músculos quadríceps femoral, bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso, tríceps sural e adutores do quadril são atingidos. Vejamos a inervação desses músculos:

-Nervo femoral (L2-L4) = quadríceps femoral

-Nervo isquiático (L5-S2) = bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso, adutor magno (L4-S1)

-Nervo obturatório (L2-L4) = adutor longo, adutor curto, adutor magno

-Nervo Tibial= Gastrocnêmios (S1-S2) e sóleo (L5-S1).

Segundo o enunciado, o paciente apresenta hérnia discal protusa posteriormente à direita em L4/L5 e L5/S1, ou seja, esse item está errado, pois poderá afetar os músculos que são inervados por nervos provenientes desses segmentos vertebrais.

QUESTÃO 31

Um paciente com 75 anos de idade, diabético e hipertenso, foi atendido como vítima de acidente carro X carro. Como consequência do acidente, sofreu fraturas na diáfise do fêmur e tíbia à esquerda, com extensa exposição de partes moles, fraturas nas costelas II a VI e traumatismo cranioencefálico. Foi atendido com rapidez pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital, onde, após a fixação das fraturas, está sendo mantido sedado, sob ventilação mecânica por TOT.

Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta em relação à adequada assistência fisioterapêutica em terapia intensiva.

(A) Durante o primeiro atendimento ao paciente, é fundamental a respectiva monitorização e realização da avaliação clínica geral, o que inclui goniometria, testes especiais, avaliação da sensibilidade e provas de função muscular.

(B) A manutenção da FR deverá ser maior do que 20 irpm, para garantir uma oxigenação adequada ao paciente.

(C) Para evitar a instabilidade hemodinâmica, deve-se manter a PEEP sempre no limite máximo.

(D) As variáveis que não são controladas pelo ventilador podem variar de acordo com as forças passivas e ativas aplicadas pelo paciente, independentemente do modo ventilatório.

(E) Em relação aos ajustes iniciais do equipamento, o volume corrente deverá ser sempre 20% do peso do paciente.

Gabarito: D.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Durante o primeiro atendimento ao paciente, é fundamental a respectiva monitorização e realização da avaliação clínica geral, o que inclui goniometria, testes especiais, avaliação da sensibilidade e provas de função muscular. Item errado. Essa avaliação não é primordial nesse momento e não é indicada também, pois tem fraturas, traumatismo cranioencefálico…

(B) A manutenção da FR deverá ser maior do que 20 irpm, para garantir uma oxigenação adequada ao paciente. Item errado. O ideal é a FR dentro da normalidade (12 a 18 irpm), abaixo de 20 irpm.

(C) Para evitar a instabilidade hemodinâmica, deve-se manter a PEEP sempre no limite máximo. Item errado. O valor fisiológico da PEEP é de 5 cmH2O e esse deve ser o valor programado no ventilador.

(D) As variáveis que não são controladas pelo ventilador podem variar de acordo com as forças passivas e ativas aplicadas pelo paciente, independentemente do modo ventilatório. Item correto. Isso ocorre porque o ventilador mecânico não pode controlar simultaneamente pressão e volume instantâneos. Assim, a qualquer momento, uma das duas variáveis que não está sendo controlada pelo ventilador pode variar de acordo com as forças passivas e ativas aplicadas pelo paciente.

(E) Em relação aos ajustes iniciais do equipamento, o volume corrente deverá ser sempre 20% do peso do paciente. Item errado. O volume ideal para cada paciente é calculado multiplicando o peso aproximado do paciente por 6-8.

QUESTÃO 32

O Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia trata dos deveres do fisioterapeuta no que tange ao controle ético do exercício da respectiva profissão, sem prejuízo dos direitos e prerrogativas assegurados pelo ordenamento jurídico. Em relação ao Capítulo III do referido código, que trata do relacionamento com o cliente/paciente/usuário, assinale a alternativa correta.

(A) O fisioterapeuta deve zelar para que o prontuário do cliente/paciente/usuário permaneça fora do alcance de estranhos à equipe de saúde da instituição, salvo quando outra conduta seja expressamente recomendada pela direção da instituição e tenha amparo legal.

(B) A informação quanto a consulta fisioterapêutica e diagnóstico e prognóstico fisioterapêuticos é de caráter exclusivo do profissional e da respectiva empresa

(C) É permitido ao fisioterapeuta dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, especialmente por aplicativos como WhatsApp, Skype, Instagram e Facebook.

(D) Inserir anúncio ou divulgação profissional, bem como expor, no próprio local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço, fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, é um direito do profissional/empresa, não exigindo autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário ou do responsável legal.

(E) O fisioterapeuta deve elaborar diagnóstico fisioterapêutico, porém pode encaminhar o plano de tratamento para ser realizado pelo respectivo estagiário ou outro profissional, eximindo a própria responsabilidade final quanto ao caso.

Gabarito: A.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) O fisioterapeuta deve zelar para que o prontuário do cliente/paciente/usuário permaneça fora do alcance de estranhos à equipe de saúde da instituição, salvo quando outra conduta seja expressamente recomendada pela direção da instituição e tenha amparo legal. Item correto. Igualmente descrito no Artigo 13.

(B) A informação quanto a consulta fisioterapêutica e diagnóstico e prognóstico fisioterapêuticos é de caráter exclusivo do profissional e da respectiva empresa. Item errado. O inciso V do Art. 14 diz o seguinte: “informar ao cliente/paciente/usuário quanto à consulta fisioterapêutica, diagnóstico e prognóstico fisioterapêuticos, objetivos do tratamento, condutas e procedimentos a serem adotados, esclarecendo-o ou o seu responsável legal”.

(C) É permitido ao fisioterapeuta dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, especialmente por aplicativos como WhatsApp, Skype, Instagram e Facebook. Item errado. É proibido! Vejamos os incisos II e IV do Art. 15:

“II – dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, salvo em casos regulamentados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional;

IV – prescrever tratamento fisioterapêutico sem realização de consulta, exceto em caso de indubitável urgência”.

(D) Inserir anúncio ou divulgação profissional, bem como expor, no próprio local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço, fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, é um direito do profissional/empresa, não exigindo autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário ou do responsável legal. Item errado. É proibido. Segundo o Inciso V, do Art. 15, é proibido:

“Vinserir em anúncio ou divulgação profissional, bem como expor em seu local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço, fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, ou qualquer outra referência que possibilite a identificação de cliente/paciente/usuário, salvo para divulgação em comunicações e eventos de cunho acadêmico científico, com a autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário ou do responsável legal”.

(E) O fisioterapeuta deve elaborar diagnóstico fisioterapêutico, porém pode encaminhar o plano de tratamento para ser realizado pelo respectivo estagiário ou outro profissional, eximindo a própria responsabilidade final quanto ao caso. Item errado. É proibido. Segundo o Art. 12: O fisioterapeuta deve se responsabilizar pela elaboração do diagnóstico fisioterapêutico, instituir e aplicar o plano de tratamento e conceder alta para o cliente/paciente/usuário, ou, quando julgar necessário, encaminhar o mesmo a outro profissional”.

QUESTÃO 33

A reabilitação cardíaca tem como objetivo possibilitar aos pacientes com sintomas e (ou) afecções cardíacas o retomo as respectivas atividades de vida diária por meio de exercícios e mudanças no comportamento médico, físico e psicossocial. visando principalmente a modificar os fatores de risco.

A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

(A) A reabilitação cardíaca deve ser iniciada sempre em 20% a 30% da FC máxima para evitar riscos para os pacientes.

(B) o infarto agudo do miocárdio é o estado fisiopatológico no qual o coração é incapaz de bombear o sangue em uma frequência proporcional às necessidades metabólicas dos tecidos, no caso, pelo menos 65 batimentos por minuto.

(C) o benefício fisiológico mais importante da reabilitação cardíaca é a melhoria da capacidade funcional que significa aumentar o limiar para sintomas como a angina de peito, dispneia, fadiga e esgotamento, aumentando a capacidade de trabalho.

(D) Respeitando a intensidade, qualquer exercício poderá ser prescrito para um cardiopata na fase I.

(E) A atividade física aumenta a capacidade funcional e a demanda de oxigênio pelo miocárdio, diminuindo a pressão sistólica e diastólica, bem como alterando favoravelmente o metabolismo de lipídios e carboidratos.

Gabarito: C.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) A reabilitação cardíaca deve ser iniciada sempre em 20% a 30% da FC máxima para evitar riscos para os pacientes. Item errado. A prescrição do exercício sempre deve ser considerada individualmente de acordo com cada etapa e levando em conta as limitações individuais ou comorbidades, não tendo um padrão da FC máxima inicial.

(B) o infarto agudo do miocárdio é o estado fisiopatológico no qual o coração é incapaz de bombear o sangue em uma frequência proporcional às necessidades metabólicas dos tecidos, no caso, pelo menos 65 batimentos por minuto. Item errado. A frequência cardíaca normal em repouso é de 60 bpm – 100 bpm.

(C) o benefício fisiológico mais importante da reabilitação cardíaca é a melhoria da capacidade funcional que significa aumentar o limiar para sintomas como a angina de peito, dispneia, fadiga e esgotamento, aumentando a capacidade de trabalho. Item correto, esse é o nosso objetivo com a reabilitação cardíaca.

(D) Respeitando a intensidade, qualquer exercício poderá ser prescrito para um cardiopata na fase I. Item errado. Cada paciente é único. Não é apenas a intensidade do exercício, temos vários parâmetros de acordo com cada paciente. E não é qualquer exercício, tem uma programação de atividades de acordo com cada fase e com cada paciente.

(E) A atividade física aumenta a capacidade funcional e a demanda de oxigênio pelo miocárdio, diminuindo a pressão sistólica e diastólica, bem como alterando favoravelmente o metabolismo de lipídios e carboidratos. Item errado. A atividade física diminui a demanda de oxigênio pelo miocárdio.

QUESTÃO 34

A marcha é uma tarefa motora que envolve um padrão complexo de contrações musculares em diversos segmentos do corpo. Pensando em termos biomecânicos, a marcha pode ser vista como o deslocamento do centro de gravidade do corpo através do espaço com o menor consumo de energia possível.

Quanto aos aspectos morfológicos e biomecânico da marcha, assinale a alternativa correta.

(A) A fase de balanço corresponde a 60% do ciclo da marcha.

(B) A transferência de peso é realizada na fase de apoio simples.

(C) A ação dos músculos plantiflexores, acelerando a tíbia, representa o mecanismo final de absorção do impacto com o solo.

(D) As ações musculares na marcha são excêntricas. Elas ocorrem para equilibrar e desacelerar os deslocamentos dos segmentos corporais e do centro de gravidade.

(E) Um paciente em déficit de extensão e com 70 graus de flexão do joelho consegue deambular normalmente.

Gabarito: E.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) A fase de balanço corresponde a 60% do ciclo da marcha. Item errado. Corresponde a 40%.

(B) A transferência de peso é realizada na fase de apoio simples. Item errado. Apoio terminal e pré-balanço.

(C) A ação dos músculos plantiflexores, acelerando a tíbia, representa o mecanismo final de absorção do impacto com o solo. Item errado.

(D) As ações musculares na marcha são excêntricas – e concêntricas. Elas ocorrem para equilibrar e desacelerar os deslocamentos dos segmentos corporais e do centro de gravidade. Item errado.

(E) Um paciente em déficit de extensão e com 70 graus de flexão do joelho consegue deambular normalmente. Item correto. 70º corresponde a excursão do joelho durante todas as fases da marcha.

QUESTÃO 35

Fisioterapeuta é condenada a indenizar paciente que fraturou perna durante sessão

Em relação ao procedimento descrito, assinale a alternativa correta

Em decisão monocrática, o juiz José Carlos de Oliveira, em substituição ao desembargador Carlos Alberto França, condenou uma fisioterapeuta a pagar indenização a um paciente por fraturar a perna dele durante uma sessão de tratamento. O homem receberá R$ 12.450 de indenização por danos morais e R$ 3,2 mil por danos materiais.

A ação foi julgada favoravelmente ao paciente, em primeiro grau, na comarca de Jataí, mas a profissional recorreu, pedindo para diminuir os valores arbitrados. Contudo, o juiz manteve, sem reformas, a decisão. Para o magistrado, ficou comprovado “o ato imprudente praticado pela fisioterapeuta, por ter descumprido a determinação prescrita pelo médico ortopedista, em razão da gravidade das Tensões sofridas pelo homem”.

Consta dos autos que o paciente foi orientado a se submeter a sessões de fisioterapia, após uma fratura na perna. Contudo, na quarta vez, ele sofreu nova fratura, em razão do exercício errado proposto pela profissional. A fisioterapeuta havia pedido que o homem ficasse de pé e realizasse alongamento da musculatura posterior da coxa. Contudo, tal movimento representou grande sobrecarga sobre o osso fraturado, indo ao contrário de todas as determinações prescritas claramente pelo médico.

Disponivel em: http://www.tjgo.jus.br Acesso em: 2 jan. 2019, com adaptações.

Com base na análise da notícia apresentada e nos conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.

(A) A conduta realizada pela profissional está inadequada, pois, no tratamento de fraturas, deve-se explorar somente o uso de agentes eletrofísicos, e nunca a cinesioterapia.

(B) O alongamento poderia ser realizado nesse caso; porém, se o movimento tivesse sido feito em decúbito dorsal, teria o risco de complicações minimizado.

(C) A fratura foi uma intercorrência normal, que pode ocorrer durante qualquer atendimento. O importante é ter cautela durante as condutas.

(D) Certamente a causa da fratura foi a consolidação inadequada, provavelmente por uma iatrogenia da equipe médica.

(E) As fraturas da tíbia, independentemente do método de fixação utilizado, exigem repouso prolongado sem descarga de peso.

Gabarito: B.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) A conduta realizada pela profissional está inadequada, pois, no tratamento de fraturas, deve-se explorar somente o uso de agentes eletrofísicos, e nunca a cinesioterapia. Item errado. A cinesioterapia também deve ser realizado, porém depende da fase/ evolução do tratamento.

(B) O alongamento poderia ser realizado nesse caso; porém, se o movimento tivesse sido feito em decúbito dorsal, teria o risco de complicações minimizado. Item correto. Como a fratura foi na perna e o alongamento é de cadeia posterior de coxa, poderia ser realizado sem a ação da gravidade e a sobrecarga do peso corporal.

(C) A fratura foi uma intercorrência normal, que pode ocorrer durante qualquer atendimento. O importante é ter cautela durante as condutas. Item errado. Não é normal.

(D) Certamente a causa da fratura foi a consolidação inadequada, provavelmente por uma iatrogenia da equipe médica. Item errado. Não tem como afirmar isso.

(E) As fraturas da tíbia, independentemente do método de fixação utilizado, exigem repouso prolongado sem descarga de peso. Item errado. A descarga de peso normalmente é precoce na primeira semana de PO, tanto para hastes intramedulares como para fixadores externos. A sustentação de peso seria tardia para as placas em ponte. Há algumas divergências na literatura sobre esse tempo.

QUESTÃO 36

Foi solicitado a um paciente que ficasse na posição ortostática, e a avaliadora fez duas marcações na coluna deste, uma no ponto médio entre as espinhas ilíacas póstero superiores, localizadas na transição lombossacral, e a outra 10 cm acima desse ponto. Foi então solicitado ao paciente que fizesse uma flexão máxima da coluna, sem que ocorresse a flexão dos joelhos. Nesse momento, foi feita a mensuração da distância entre os dois pontos demarcados anteriormente. EM RELAÇÃO …

(A) Trata-se da mensuração da coluna lombar. Por meio da medida, pode-se verificar se uma alteração postural é reversível ou irreversível.

(B) O procedimento realizado chama-se método de Cobb.

(C) A avaliação descrita não é mais utilizada para fins terapêuticos e foi substituída pelo banco de Wells.

(D) O procedimento é considerado normal quando a mensuração das distâncias entre os pontos for igual ou superior a 15 cm.

(E) Trata-se de um teste para mensuração da flexibilidade dos músculos posteriores de coxa.

Gabarito: D.

Comentários: Esse é o Teste De Schober (letra B errada). Ele avalia a flexibilidade da coluna lombar (letras A e E erradas). O teste é considerado normal quando a mensuração das distâncias entre os pontos for igual ou superior a 15 cm (letra D correta). A letra C está errada porque não foi substituída pelo banco de Wells, pois o banco avalia a flexibilidade da articulação coxo-femoral e cadeira posterior, não é específico da lombar.

QUESTÃO 37

M. J., é Fisioterapeuta e foi contratado para prestar consultoria em uma empresa pública que almejava proporcionar melhores condições de trabalho aos respectivos funcionários. Após a avaliação do ambiente e dos funcionários, ele chegou à conclusão de que as condições ergonômicas impostas são causadoras de sintomas e lesões ortopédicas.

Assinale a alternativa que indica fatores que justificariam tal conclusão.

(A) Ruídos na frequência de 20 Hz a 20.000 Hz.

(B) Encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

(C) Cores dos ambientes tendendo ao escuro, o que pode comprometer o relaxamento do trabalhador.

(D) Cadeiras com a borda frontal arredondada.

(E)Altura das cadeiras ajustável à estatura do trabalhador e a natureza da função exercida.

Gabarito: C.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Ruidos na frequência de 20 Hz a 20.000 Hz. Item errado. Segundo a NR-17, os  níveis de ruído devem ser de acordo com o estabelecido na NBR 10152, observando o nível de ruído aceitável para efeito de conforto de até 65 dB(A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB. Esse não foi um parâmetro utilizado. O enunciado colocou a frequência que o nosso ouvido é capaz de captar sons (20 a 20.000 Hz).

(B) Encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar. Item errado, pois isso está de acordo com a NR-17.

(C) Cores dos ambientes tendendo ao escuro, o que pode comprometer o relaxamento do trabalhador. Item correto. Esse ponto pode interferir em vários pontos na saúde do trabalhador, não apenas no relaxamento. Isso está na iluminação inadequada do ambiente de trabalho.

(D) Cadeiras com a borda frontal arredondada. Item errado, pois isso está de acordo com a NR-17.

(E) Altura das cadeiras ajustável à estatura do trabalhador e a natureza da função exercida. Item errado, pois isso está de acordo com a NR-17.

QUESTÃO 38

Uma paciente de 28 anos de idade, vítima de acidente moto X carro, foi admitida há três horas, levada por equipe de trauma. Segue com sedação, em VM por TOT. Foi diagnosticada lesão medular traumática ao nível de C4-C5.

Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa correta.

(A) Independentemente do prognóstico associado ao quadro clínico, deve-se mobilizar passivamente os segmentos e realizar as mudanças de decúbito para prevenir escaras.

(B) Os fatores de risco que podem levar a uma lesão na medula espinhal incluem a participação em atividades físicas perigosas, o não uso de equipamentos de proteção individual durante essas atividades e os mergulhos em águas rasas. São raras as lesões medulares por acidentes automobilísticos, como no caso apresentado.

(C)A preservação da função sensitiva ou motora abaixo do nível neurológico indica a possibilidade de recuperação medular completa.

(D) A lesão nesse nível apresenta prognóstico tenebroso. A paciente certamente ficará tetraplégica pelo resto da respectiva vida.

(E) Para mensurar a pressão de pico da paciente, deve-se utilizar a pausa inspiratória de 1 segundo a 2 segundos ou a oclusão da válvula expiratória.

Gabarito: A.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Independentemente do prognóstico associado ao quadro clínico, deve-se mobilizar passivamente os segmentos e realizar as mudanças de decúbito para prevenir escaras. Item correto. Prevenção dos efeitos deletérios da imobilização. Claro que teremos cuidados, porém o enunciado foi genérico.

(B) Os fatores de risco que podem levar a uma lesão na medula espinhal incluem a participação em atividades físicas perigosas, o não uso de equipamentos de proteção individual durante essas atividades e os mergulhos em águas rasas. São raras as lesões medulares por acidentes automobilísticos, como no caso apresentado. Item errado. Não são raras as lesões medulares por acidentes automobilísticos.

(C) A preservação da função sensitiva ou motora abaixo do nível neurológico indica a possibilidade de recuperação medular completa. Item errado. Possibilidade de recuperação medular completa significa que há a preservação da função sensitiva e motora.

(D) A lesão nesse nível apresenta prognóstico tenebroso. A paciente certamente ficará tetraplégica pelo resto da respectiva vida. Item errado. Não temos como afirmar isso, pois a paciente está na fase aguda da lesão medular – choque medular. Ainda não é definitivo.

(E) Para mensurar a pressão de pico da paciente, deve-se utilizar a pausa inspiratória de 1 segundo a 2 segundos ou a oclusão da válvula expiratória. Item errado. A pressão de pico (PPI) é um parâmetro de alerta da VM (tolerância até 40 cmH2O). É a pressão máxima atingida durante a fase inspiratória.

QUESTÃO 39

Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos superficiais em decorrência de traumas de origem térmica, química, elétrica ou radioativa. Variam desde pequeno eritema na pele até agressões mais graves, capazes de desencadear um grande número de respostas sistêmicas, que serão proporcionais à extensão e à profundidade dessas lesões.

Em relação às referidas lesões e à atuação da Fisioterapia, assinale a alternativa correta.

(A) A fisioterapia deverá ser inserida somente no período após a internação, tendo como objetivo principal a prevenção de contraturas e (ou) deformidades.

(B) Um dos principais benefícios da cinesioterapia ao longo do tratamento é melhorar a flexibilidade músculo-tendínea e a nutrição dos tecidos articulares e funcionais.

(C) Durante o período de enxertia, o membro que recebeu o procedimento deverá ser mobilizado continuamente.

(D) Nas primeiras horas após uma queimadura de grande intensidade, o paciente deverá ser hidratado constantemente, visto que a perda da epiderme leva à desidratação imediata e severa dos pacientes.

(E) A queimadura de terceiro grau é mais superficial, atingindo principalmente a epiderme. Apresenta um eritema na região atingida, mas, por causar danos apenas na região morta da pele, não é responsável por alterações hemodinâmicas ou clínicas. Contudo, é a queimadura mais dolorosa, visto que as terminações nervosas ficam expostas.

Gabarito: B.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) A fisioterapia deverá ser inserida somente no período após a interação, tendo como objetivo principal a prevenção de contraturas e (ou) deformidades. Item errado. A fisioterapia deve ser inserida já na fase hospitalar.

(B) Um dos principais benefícios da cinesioterapia ao longo do tratamento é melhorar a flexibilidade músculo-tendínea e a nutrição dos tecidos articulares e funcionais. Item correto, esse é o principal benefício da cinesioterapia.

(C) Durante o período de enxertia, o membro que recebeu o procedimento deverá ser mobilizado continuamente. Item errado, não deve, para evitar sangramento e complicações.

(D) Nas primeiras horas após uma queimadura de grande intensidade, o paciente deverá ser hidratado constantemente, visto que a perda da epiderme leva à desidratação imediata e severa dos pacientes. Item errado. O desequilíbrio hidroelétrico decorrente do trauma térmico é tão intenso que culmina no estabelecimento de um quadro agudo de choque hipovolêmico. O choque é agravado, nos dias subseqüentes, pela perda contínua de água através da superfície queimada. Esta perda pode atingir um volume de até 120ml/m2/h e permanece enquanto não se completa a cicatrização. A intensidade da perda hídrica relaciona-se diretamente com a profundidade da lesão e com a temperatura ambiente (ou seja, quanto maior a profundidade e a temperatura ambiente, maior a perda); e inversamente proporcional ao tempo decorrido e a umidade do ar, maior a perda.  

(E) A queimadura de terceiro grau é mais superficial, atingindo principalmente a epiderme. Apresenta um eritema na região atingida, mas, por causar danos apenas na região morta da pele, não é responsável por alterações hemodinâmicas ou clínicas. Contudo, é a queimadura mais dolorosa, visto que as terminações nervosas ficam expostas. Item errado. Essa queimadura é profunda, atinge toda a epiderme e derme e, em alguns casos, outros tecidos (tecido subcutâneo, tecido muscular e ósseo).

QUESTÃO 40

Considere  a função muscular de um paciente que apresenta o quadro de síndrome dolorosa do ombro de natureza microtraumática e degenerativa, caracterizada por tendinite de manguito rotador, podendo haver ruptura total ou parcial de um ou mais tendões.

Assinale a alternativa que indica os músculos que devem ser testados impreterivelmente para a elaboração do tratamento fisioterapêutico.

A. Somente os músculos do manguito rotador.

B. Deltóide, peitoral maior, trapézio, bíceps e tríceps braquial.

C. Supraespinhal, infraespinhal, redondo menor, subescapular, deltóide, peitoral maior, trapézio, bíceps e tríceps braquial.

D. Deltóide, peitoral maior, grande dorsal, trapézio, bíceps e tríceps braquial.

E. Supraespinhal, infraespinhal, redondo menor, subescapular, trapézio, rombóides e serrátil anterior.

Gabarito: E.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Somente os músculos do manguito rotador. Item errado. Temos que avaliar os músculos que interferem na biomecânica do ombro/ escápula. Relembrando que os músculos do manguito rotador são: supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor. Esses músculos devem ser testados, ou seja, precisam estar nas próximas assertivas.

(B) Deltóide, peitoral maior, trapézio, bíceps e tríceps braquial. Item errado. Sem os músculos do manguito rotador.

(C) Supraespinhal, infraespinhal, redondo menor, subescapular, deltóide, peitoral maior, trapézio, bíceps e tríceps braquial. Item errado. O deltóide, peitoral maior e tríceps braquial não são essenciais nesse caso.

(D) Deltóide, peitoral maior, grande dorsal, trapézio, bíceps e tríceps braquial. Item errado. Sem os músculos do manguito rotador.

(E) Supraespinhal, infraespinhal, redondo menor, subescapular, trapézio, rombóides e serrátil anterior. Item correto. Esses músculos são essenciais para avaliar o impacto e a discinesia escapular. Relembrando que os músculos principais responsáveis pela estabilização e rotação da escápula são: trapézio, rombóides, elevador da escápula e serrátil anterior. Os músculos extrínsecos do ombro: deltóide, bíceps braquial e tríceps. E os músculos intrínsecos do ombro: manguito rotador.

QUESTÃO 41

Game Ready associa resfriamento constante e compressão intermitente, podendo ser aplicado em articulações ou segmentos inteiros.

Continuous passive molion (CPM) / Mobilização passiva contínua (MPC): equipamento que possibilita a movimentação contínua da articulação, de forma passiva, com frequência, amplitude e velocidades programadas.

Considere os dispositivos apresentados e assinale a alternativa correta em relação aos princípios e indicações dos agentes eletrofísicos terapêuticos.

A. Ambos os recursos apresentados são limitados para uso na fase aguda das lesões ortopédicas e traumatológicas.

B. O CPM/MPC possui ação restrita ao ambiente hospitalar para pacientes em tratamento pós operatório.

C. Mesmo em pacientes ativos, sem perda de ADM, O uso do CPM é um meio efetivo de se estimular a função articular.

D. Os recursos apresentados representam formas atuais, confortáveis e efetivas de se promover a melhora da amplitude de movimento e controle inflamatório. Item correto.

E. São equipamentos com baixa efetividade e limitados a um público de alto poder aquisitivo.

Gabarito: D.

Comentários: Vejamos as assertivas:

A. Ambos os recursos apresentados são limitados para uso na fase aguda das lesões ortopédicas e traumatológicas. Item errado. Temos diversas indicações para os dois recursos, não apenas na fase aguda de lesões ortopédicas e traumatológicas.

B. O CPM/MPC possui ação restrita ao ambiente hospitalar para pacientes em tratamento pós operatório. Item errado. Pode ser usado em ambiente ambulatorial também para outras situações de diminuição da ADM ou impossibilidade de realizar de maneira ativa de maneira efetiva por algum motivo.

C. Mesmo em pacientes ativos, sem perda de ADM, O uso do CPM é um meio efetivo de se estimular a função articular. Item errado. Não tem utilidade alguma nesse caso.

D. Os recursos apresentados representam formas atuais, confortáveis e efetivas de se promover a melhora da amplitude de movimento e controle inflamatório. Item correto.

E. São equipamentos com baixa efetividade e limitados a um público de alto poder aquisitivo. Item errado. Há comprovação da eficácia dos métodos.

QUESTÃO 42

Considerando o elevado número de trabalhadores que utilizam computadores e a associação dessas atividades com as doenças ocupacionais, assinale a alternativa correta em relação à adaptação do ambiente e às Normas Regulamentadoras (NRS) relacionadas ao trabalho.

A. Para que um ambiente seja considerado adaptado ao trabalho, deverá apresentar condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento e da iluminação do ambiente, computadores com teclado independente, monitor ao ângulo de 0-30° acima da linha horizontal de visão e ar condicionado a uma temperatura mínima de 22 graus.

B. As NRs reúnem o conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e à medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.

C. A realização do treinamento da CIPA maximiza a conscientização de prevenção dos acidentes e das doenças de trabalho, de modo a assegurar um local de trabalho apropriado para as funções que serão exercidas. É obrigatória a presença de um

fisioterapeuta na composição dessa comissão.

D. A LER ou DORT está relacionada a movimentos repetitivos ou esforço excessivo, que muitas vezes ocorrem pelo trabalho. É papel exclusivo do fisioterapeuta estruturar um ambiente ergonomicamente apto para o desempenho das funções nas empresas.

E. Com a evolução dos meios de trabalho, busca-se estabelecer o desenvolvimento e a atualização das normas regulamentadoras, com objetivo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores. Todas as diretrizes precisam ser aprovadas pelo Coffito antes das respectivas publicações.

Gabarito: B.

Comentários: Vejamos as assertivas:

A. Para que um ambiente seja considerado adaptado ao trabalho, deverá apresentar condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento e da iluminação do ambiente, computadores com teclado independente, monitor ao ângulo de 0-30° acima da linha horizontal de visão e ar condicionado a uma temperatura mínima de 22 graus. Item errado. A NR-17 descreve que o  índice de temperatura efetiva no local de trabalho deve ser entre 20º e 23ºC. Em relação ao restante:

a) condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;

b) o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas;

c) a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olhoteclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais;

d) serem posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.

B. As NRs reúnem o conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e à medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. Item correto, igualmente descrito na descrição das NRs. Sendo que o empregador está sujeito às penalidades se infringir essas normas.

C. A realização do treinamento da CIPA maximiza a conscientização de prevenção dos acidentes e das doenças de trabalho, de modo a assegurar um local de trabalho apropriado para as funções que serão exercidas. É obrigatória a presença de um  fisioterapeuta na composição dessa comissão. Item errado. Não é obrigatória a presença de um fisioterapeuta na composição dessa comissão.

D. A LER ou DORT está relacionada a movimentos repetitivos ou esforço excessivo, que muitas vezes ocorrem pelo trabalho. É papel exclusivo do fisioterapeuta estruturar um ambiente ergonomicamente apto para o desempenho das funções nas empresas. Item errado. Não é papel exclusivo. Temos outros profissionais nessa área.

E. Com a evolução dos meios de trabalho, busca-se estabelecer o desenvolvimento e a atualização das normas regulamentadoras, com objetivo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores. Todas as diretrizes precisam ser aprovadas pelo Coffito antes das respectivas publicações. Item errado. As NRs devem ser aprovadas pelo Ministério do Trabalho.

QUESTÃO 43

Um paciente de 32 anos de idade possui diagnóstico de síndrome do impacto crônica no ombro esquerdo. Apresenta dor local, discinesia escapular e diminuição da amplitude de abdução, e da rotação externa e da força muscular global ao redor da articulação. Os exames de imagem demonstraram pequeno grau de ruptura do tendão do músculo supraespinal. Recomenda-se o tratamento conservador.

Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa que descreve a indicação mais efetiva de abordagem fisioterapêutica para o paciente.

(A) Ultrassom, infravermelho, TENS, fortalecimento do deltóide e crioterapia.

(B) Laser, TENS, técnicas de reeducação postural e fortalecimento do manguito rotador e crioterapia preventiva.

(C) Laser, fortalecimento do manguito rotador, alongamento dos músculos da cintura escapular e ombro, além de crioterapia preventiva.

(D) Acupuntura, ventosaterapia, massagem local e exercícios pendulares.

(E) Laser, terapia manual, exercícios pendulares e resistidos com ênfase na fase excêntrica para o supraespinal e demais músculos do manguito rotador, além de exercícios resistidos para os músculos escapulares.

Gabarito: E.

Comentários: Para esse caso, devemos pensar em métodos para diminuir a dor,  diminuir o impacto e melhorar a cinesia escapular. Como ele pediu o tratamento mais efetivo, a letra E é a mais completa e mais eficaz, pois envolveu exercícios do maguito rotador (excêntricos para não causar mais impacto) e músculos escapulares. Além dos pendulares. O tratamento mais eficaz continua sendo o exercício ativo.

QUESTÃO 44

Palativismo ou cuidados paliativos é o termo associado ao conjunto de práticas de assistência ao paciente incurável com o objetivo de oferecer dignidade e diminuição de sofrimento em casos terminais ou estágio avançado de determinada enfermidade. A respeito desse tema e da atuação da Fisioterapia, assinale a alternativa correta.

(A) Ao se tratar de pacientes terminais, há grande necessidade de estabelecer limites entre a melhor qualidade possível de vida e prolongamento desta. Sendo assim, o acompanhamento multidisciplinar é importante, pois implica esclarecer que nenhuma profissão consegue englobar todos os aspectos relacionados ao tratamento de pacientes terminais.

(B) Pelo fato de já ter sido definida a ausência de resolução do caso, orientações como extravasar os sentimentos por meio de atividades prazerosas, exercícios físicos, saídas com amigos, música ou leitura são contraindicadas, pois trairão maior quadro de depressão aos pacientes.

(C) O estresse e a depressão podem estar ligados ao agravamento de uma série de doenças, todas elas interligadas, de alguma forma, à ativação excessiva e prolongada do eixo hipotálamo-hipofisário. No caso de pacientes que enfrentam uma doença sem terapêutica curativa disponível, o estresse é intenso e contínuo, piorando uma doença para a qual já não há tratamento. Nesses casos, recomenda-se a eutanásia.

(D) A fisioterapia apresenta um conjunto de recursos que integram os cuidados paliativos, atuando tanto na melhoria quanto na sintomatologia quanto na qualidade de vida do paciente. No entanto, a efetividade da respectiva atuação é restrita ao ambiente hospitalar e depende da evolução do quadro clínico.

(E) Esses cuidados são oferecidos para o paciente e a respectiva família no momento em que a equipe médica identifica que não existem mais possibilidades para a cura da doença. Nesse caso, esconde-se o prognóstico da família, e o foco do tratamento é a qualidade de vida do paciente.

Gabarito: A.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Ao se tratar de pacientes terminais, há grande necessidade de estabelecer limites entre a melhor qualidade possível de vida e prolongamento desta. Sendo assim, o acompanhamento multidisciplinar é importante, pois implica esclarecer que nenhuma profissão consegue englobar todos os aspectos relacionados ao tratamento de pacientes terminais. Item correto. A equipe multidisciplinar é essencial nesse momento.

(B) Pelo fato de já ter sido definida a ausência de resolução do caso, orientações como extravasar os sentimentos por meio de atividades prazerosas, exercícios físicos, saídas com amigos, música ou leitura são contraindicadas, pois trairão maior quadro de depressão aos pacientes. Item errado. Não são contra-indicadas, devem ser estimuladas.

(C) O estresse e a depressão podem estar ligados ao agravamento de uma série de doenças, todas elas interligadas, de alguma forma, à ativação excessiva e prolongada do eixo hipotálamo-hipofisário. No caso de pacientes que enfrentam uma doença sem terapêutica curativa disponível, o estresse é intenso e contínuo, piorando uma doença para a qual já não há tratamento. Nesses casos, recomenda-se a eutanásia. Item errado. A eutanásia não é a recomendada.

(D) A fisioterapia apresenta um conjunto de recursos que integram os cuidados paliativos, atuando tanto na melhoria quanto na sintomatologia quanto na qualidade de vida do paciente. No entanto, a efetividade da respectiva atuação é restrita ao ambiente hospitalar e depende da evolução do quadro clínico. Item errado, jamais será restrita ao ambiente hospitalar.

(E) Esses cuidados são oferecidos para o paciente e a respectiva família no momento em que a equipe médica identifica que não existem mais possibilidades para a cura da doença. Nesse caso, esconde-se o prognóstico da família, e o foco do tratamento é a qualidade de vida do paciente. Item errado. O prognóstico não é escondido da família, muito pelo contrário. A família deve saber para poder ajudar o paciente da melhor maneira possível, assim como a equipe multidisciplinar ajudar essa família nesse momento.

QUESTÃO 45

A atuação da Fisioterapia tem ganhado espaço na área da oncologia com expectativas crescentes de expansão. Isso vem acontecendo, principalmente, em razão dos avanços dos tratamentos oncológicos e dos bons resultados no aumento do tempo de vida dos pacientes. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

(A) Na área pneumológica, os programas de exercício pré-operatório podem debilitar os pacientes e piorar a função respiratória geral destes. Sendo assim, a atuação deve ocorrer nos casos de internação em UTI, por meio dos ajustes dos parâmetros ventilatórios.

(B) Em pacientes com câncer de mama que serão submetidos a quimioterapia e cirurgia para ressecção tumoral, a Fisioterapia pode atuar desde o pré-operatório, por meio de exercícios respiratórios, educação postural, orientações preventivas e fortalecimento muscular.

(C) Tanto o câncer quanto o respectivo tratamento são agressivos e podem se manifestar em diferentes partes e sistemas do organismo humano, gerando vários tipos de disfunções. Nos casos de comprometimento prostático, por exemplo, a atuação da Fisioterapia ocorre nesse momento, contribuindo para reverter as complicações ocorridas.

(D) Pela gravidade do câncer, a Fisioterapia está limitada à atuação multidisciplinar de cuidados paliativos. O foco é limitado à qualidade de vida do paciente antes do óbito.

(E) Em pacientes com diagnóstico de tumores ósseos, recomenda-se a utilização de calor profundo local para acelerar a cicatrização tecidual.

Gabarito: B.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Na área pneumológica, os programas de exercício pré-operatório podem debilitar os pacientes e piorar a função respiratória geral destes. Sendo assim, a atuação deve ocorrer nos casos de internação em UTI, por meio dos ajustes dos parâmetros ventilatórios. Item errado. Esses programas melhoram a função respiratória geral desses pacientes.

(B) Em pacientes com câncer de mama que serão submetidos a quimioterapia e cirurgia para ressecção tumoral, a Fisioterapia pode atuar desde o pré-operatório, por meio de exercícios respiratórios, educação postural, orientações preventivas e fortalecimento muscular. Item correto. A fisioterapia no pré-operatório é essencial para um pós-operatório com menores chances de complicações, dentre outros benefícios.

(C) Tanto o câncer quanto o respectivo tratamento são agressivos e podem se manifestar em diferentes partes e sistemas do organismo humano, gerando vários tipos de disfunções. Nos casos de comprometimento prostático, por exemplo, a atuação da Fisioterapia ocorre nesse momento, contribuindo para reverter as complicações ocorridas. Item errado. A fisioterapia não reverte as complicações ocorridas. Tentamos melhorar/ diminuir determinada complicação nesse caso.

(D) Pela gravidade do câncer, a Fisioterapia está limitada à atuação multidisciplinar de cuidados paliativos. O foco é limitado à qualidade de vida do paciente antes do óbito. Item errado. Não atuamos “apenas” nos cuidados paliativos de pacientes oncológicos, mas também. Temos várias áreas da oncologia que estamos inseridos, porém sempre pensando em melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

(E) Em pacientes com diagnóstico de tumores ósseos, recomenda-se a utilização de calor profundo local para acelerar a cicatrização tecidual. Item errado. É contra-indicado o calor profundo em paciente com câncer.

QUESTÃO 46

A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio em concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera ambiente, para corrigir e atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia. Em relação a indicações, procedimentos, vantagens e desvantagens dessa terapêutica, assinale a alternativa correta.

(A) O cateter nasal é empregado quando se requer uma concentração baixa de oxigênio. É relativamente simples e permite que o paciente converse e se alimente. A respiração bucal não afeta a fração de oxigênio inspirada.

(B) A máscara de Venturi constitui o método mais seguro e exato para liberar a concentração máxima de oxigênio, independentemente da profundidade ou da frequência da respiração.

(C) De modo a evitar infecções, os materiais de nebulização devem ser trocados a cada utilização. Esse é um princípio hospitalar básico.

(D) Deve ser administrada com base em alguns parâmetros utilizado para avaliar o grau de oxigenação sanguínea. A pressão arterial de oxigênio, normalmente entre 90 mmHg e 100 mmHg, deve ser analisada. Essa medida refere-se à quantidade de oxigênio dissolvida no plasma, e valores abaixo da normalidade indicam trocas gasosas ineficientes.

(E) A saturação de oxiemoglobina arterial (Sat O2) é proporcional à quantidade de oxigênio transportado pela hemoglobina. Deve ter valor igual ou maior que 99% e pode ser monitorada pela oximetria de pulso ou, se forma invasiva, por meio de coleta e análise do sangue arterial.

Gabarito: D.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) O cateter nasal é empregado quando se requer uma concentração baixa de oxigênio. É relativamente simples e permite que o paciente converse e se alimente. A respiração bucal não afeta a fração de oxigênio inspirada. Item errado. A respiração bucal diminui a fração inspirada de O2.

(B) A máscara de Venturi constitui o método mais seguro e exato para liberar a concentração máxima de oxigênio, independentemente da profundidade ou da frequência da respiração. Item errado. A máscara de Venturi constitui o método mais seguro e exato para liberar a concentração necessária de oxigênio, sem considerar a profundidade ou da frequência da respiração.

(C) De modo a evitar infecções, os materiais de nebulização devem ser trocados a cada utilização. Esse é um princípio hospitalar básico. Item errado, Segundo o manual de prevenção de pneumonia, nebulizadores, tendas e reservatórios em uso no mesmo paciente deveriam sofrer processo de desinfecção de baixo nível ou intermediário diariamente. Por outro lado, no mesmo manual, citado como um assunto não resolvido está a orientação de que não há rotina para troca destes dispositivos, a não ser quando trocados entre pacientes

(D) Deve ser administrada com base em alguns parâmetros utilizado para avaliar o grau de oxigenação sanguínea. A pressão arterial de oxigênio, normalmente entre 90 mmHg e 100 mmHg, deve ser analisada. Essa medida refere-se à quantidade de oxigênio dissolvida no plasma, e valores abaixo da normalidade indicam trocas gasosas ineficientes. Item correto. Isso pode ser obtido pela gasometria arterial. Porém, alguns autores consideram a normalidade entre 80 e 100 mmHg. Caberia recurso aqui em relação ao 90 mmHg.

(E) A saturação de oxiemoglobina arterial (Sat O2) é proporcional à quantidade de oxigênio transportado pela hemoglobina. Deve ter valor igual ou maior que 99% e pode ser monitorada pela oximetria de pulso ou, se forma invasiva, por meio de coleta e análise do sangue arterial. Item errado. Alguns autores mencionam acima de 90%, outros acima de 95%. Porém nenhum igual ou maior que 99%.

QUESTÃO 47

A espirometria é uma das ferramentas diagnósticas mais utilizadas na avaliação funcional respiratória, constituindo um exame de ampla aplicabilidade e reprodutibilidade na grande maioria dos pacientes. Além dos valores obtidos de fluxos e volumes, a análise da morfologia da curva expiratória e inspiratória também traz diagnósticas importantes.

Em relação à espirometria, assinale a alternativa correta.

(A) As principais aplicabilidades da espirometria consistem em: diagnóstico clínico, papel prognóstico, avaliação pré-operatória de ressecções pulmonares e mesmo de cirurgias abdominais, além de classificação da gravidade funcional para diversas doenças respiratórias.

(B) O distúrbio ventilatório obstrutivo é definido como a redução da capacidade pulmonar total e a manutenção da relação VEF1/CVF normal ou aumentada.

(C) A curva fluxo-volume é uma análise gráfica do fluxo gerado durante a manobra de CVF desenhado contra a mudança de volume. Frequentemente, também a Curva fluxo-volume prevista é desenhada para comparação visual, o que facilita a identificação de padrões obstrutivos ou restritivos, amputações de fluxos inspiratórios ou expiratórios e avaliação da resposta ao broncodilatador.

(D) Relação VEF1/CV é a razão entre volume expiratório forçado no primeiro segundo e a capacidade vital, sendo muito importante para o diagnóstico de um distúrbio restritivo. Para isso, pode-se considerar tanto o VEF1/CVF quanto o VEFI/CVL.

(E) O VEF1 e o PFE são comumente utilizados para classificar a asma de acordo com o respectivo nível de controle. Valores abaixo de 50% em relação ao previsto classificam a doença como parcialmente controlada ou até como não controlada (a depender de outros sintomas).

Gabarito: C.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) As principais aplicabilidades da espirometria consistem em: diagnóstico clínico, papel prognóstico, avaliação pré-operatória de ressecções pulmonares e mesmo de cirurgias abdominais, além de classificação da gravidade funcional para diversas doenças respiratórias. Item correto. As principais aplicabilidades da espirometria consistem em: diagnóstico funcional, papel prognóstico, avaliação pré-operatória de ressecção pulmonares e mesmo de cirurgias abdominais, além de classificação da gravidade funcional para diversas doenças respiratórias. O gabarito da banca foi a letra C, ou seja, passível de recurso. Esse texto foi retirado do artigo: Trindade AM, Sousa TLF, Albuquerque ALP A interpretação da espirometria na prática pneumológica: até onde podemos avançar com o uso dos seus parâmetros? Pulmão RJ 2015;24(1):3-7.

(B) O distúrbio ventilatório obstrutivo é definido como a redução da capacidade pulmonar total e a manutenção da relação VEF1/CVF normal ou aumentada. Item errado. O VEF1 e o VEF1/CVF estão diminuídos e o CVF está normal no DVO.

(C) A curva fluxo-volume é uma análise gráfica do fluxo gerado durante a manobra de CVF desenhado contra a mudança de volume. Frequentemente, também a Curva fluxo-volume prevista é desenhada para comparação visual, o que facilita a identificação de padrões obstrutivos ou restritivos, amputações de fluxos inspiratórios ou expiratórios e avaliação da resposta ao broncodilatador. Item correto. Igualmente descrito no mesmo artigo citado acima.

(D) Relação VEF1/CV é a razão entre volume expiratório forçado no primeiro segundo e a capacidade vital, sendo muito importante para o diagnóstico de um distúrbio restritivo. Para isso, pode-se considerar tanto o VEF1/CVF quanto o VEF1/CVL. Item errado. Muito importante para o diagnóstico de um distúrbio restritivo. Reparem que a banca pegou tudo desse mesmo artigo.

(E) O VEF1 e o PFE são comumente utilizados para classificar a asma de acordo com o respectivo nível de controle. Valores abaixo de 50% em relação ao previsto classificam a doença como parcialmente controlada ou até como não controlada (a depender de outros sintomas). Item errado. No artigo é mencionado 80%.

QUESTÃO 48

A utilização sistemática dos equipamentos de proteção individual (EPI), o mobiliário adequado às características fisiológicas individuais, as pausas para descanso que não atrapalhem o desenvolvimento do serviço e a prática de exercícios laborais previnem a sobrecarga e as lesões no sistema musculoesquelético advindas das tarefas repetitivas no ambiente de trabalho. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

(A) A síndrome patelofemoral, apesar de estar relacionada principalmente a fatores dinâmicos, também pode ser reflexo dos longos períodos na posição sentada, especialmente quando há sedentarismo e desequilíbrio muscular.

(B)A dor lombar é prevalente nas ocupações em que há realização de força e levantamento de peso. Sendo assim, trabalhos em que as atividades são desenvolvidas com a pessoa sentada não devem ser o foco da prevenção nesse segmento.

(C) A retificação da coluna torácica é uma das principais alterações posturais relacionadas aos ambientes com computadores.

(D)O princípio básico da ergonomia é a adaptação do ser humano ao ambiente de trabalho, pois o corpo está em transformação e desenvolvimento, sendo passível a respectiva adaptação a qualquer meio.

(E) A lesão crônica nos músculos extensores do punho não decorre do posicionamento do membro superior, mas sim do esforço contínuo e da falta de flexibilidade do segmento.

Gabarito: A.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) A síndrome patelofemoral, apesar de estar relacionada principalmente a fatores dinâmicos, também pode ser reflexo dos longos períodos na posição sentada, especialmente quando há sedentarismo e desequilíbrio muscular. Item correto. Muitos horas com o joelho flexionado, associado ao sedentarismo e desequilíbrio muscular pode causar essa síndrome.

(B) A dor lombar é prevalente nas ocupações em que há realização de força e levantamento de peso. Sendo assim, trabalhos em que as atividades são desenvolvidas com a pessoa sentada não devem ser o foco da prevenção nesse segmento. Item errado. Mesmo em posição sentada devemos focar na prevenção da lombalgia, pois é uma dor comum também para essa população.

(C) A retificação da coluna torácica é uma das principais alterações posturais relacionadas aos ambientes com computadores. Item errado. Normalmente, hipercifose.

(D) O princípio básico da ergonomia é a adaptação do ser humano ao ambiente de trabalho, pois o corpo está em transformação e desenvolvimento, sendo passível a respectiva adaptação a qualquer meio. Item errado. A adaptação é do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano, não ao contrário.

(E) A lesão crônica nos músculos extensores do punho não decorre do posicionamento do membro superior, mas sim do esforço contínuo e da falta de flexibilidade do segmento. Item errado. Também decorre do posicionamento do membro superior.

QUESTÃO 49

Uma paciente de 38 anos de idade, servidora pública estadual, queixa-se de dor lombar que vai para a nádega direita há cerca de 15 dias. Segundo relato da paciente, a dor apareceu de forma crônica, associada à longa jornada de trabalho sentada em má posição.

Achados do exame físico:

  • Postura levemente fletida para frente;
  • Dor à palpação na transição lombossacra;
  • Diminuição do reflexo patelar e aquileu à direita;
  • Teste de força muscular alterado pela dor;
  • Lasègue +;
  • Teste repetitivo mecânico da coluna: flexão do tronco aumenta a dor lombar, que irradia para a nádega direita; extensão do tronco aumenta a dor lombar, que centraliza.

Achados da ressonância magnética da coluna lombossacra: protusão discal na transição L5/SI.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.

(A) Caso a paciente participasse de programas de exercícios laborais, não teria desenvolvido a afecção relatada, pois a força muscular e flexibilidade desenvolvidas limitariam completamente os efeitos da má postura ao sentar.

(B) Para alívio dos sintomas, além do afastamento, imediato das atividades laborais, a paciente deverá ser submetida a sessões de acupuntura, massagem, alongamentos e fortalecimento abdominal. Ainda assim, os achados da ressonância indicam um péssimo prognóstico.

(C) É papel do Fisioterapeuta diagnosticar a patologia da paciente e promover o afastamento imediato deste das atividades ocupacionais.

(D) Apesar do relato da paciente, a afecção apresentada é uma consequência das alterações posturais encontradas.

(E) Uma estratégia efetiva para a prevenção do aparecimento de sintomas e que pode ser indicada à paciente é a utilização de um rolo lombar para melhorar o posicionamento do segmento, somada à adaptação do ambiente de trabalho e a exercícios posturais e laborais.

Gabarito: E.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Caso a paciente participasse de programas de exercícios laborais, não teria desenvolvido a afecção relatada, pois a força muscular e flexibilidade desenvolvidas limitariam completamente os efeitos da má postura ao sentar. Item errado. Apenas os exercícios laborais não impediria o desenvolvimento da protusão discal. Tem a questão da postura correta, das pausas do trabalhos, do mobiliário, não ser sedentária, dentre vários aspectos.

(B) Para alívio dos sintomas, além do afastamento, imediato das atividades laborais, a paciente deverá ser submetida a sessões de acupuntura, massagem, alongamentos e fortalecimento abdominal. Ainda assim, os achados da ressonância indicam um péssimo prognóstico. Item errado. A paciente tem apenas uma protusão discal, o prognóstico é bom.

(C) É papel do Fisioterapeuta diagnosticar a patologia da paciente e promover o afastamento imediato deste das atividades ocupacionais. Item errado. Novamente! Fisioterapeuta não é responsável pelo diagnóstico clínico.

(D) Apesar do relato da paciente, a afecção apresentada é uma consequência das alterações posturais encontradas. Item errado. Pelo relato da paciente, podemos sugerir que além das alterações posturais, tem um fator laboral (longas horas sentada). A sequência dos fatores não tem como afirmar, porém as consequências não foi apenas pelas alterações posturais encontradas.

(E) Uma estratégia efetiva para a prevenção do aparecimento de sintomas e que pode ser indicada à paciente é a utilização de um rolo lombar para melhorar o posicionamento do segmento, somada à adaptação do ambiente de trabalho e a exercícios posturais e laborais.

QUESTÃO 50

Considerando um paciente com diagnóstico de síndrome do túnel do carpo, assinale a alternativa que indica sintomas e (ou) consequências agudas e crônicas da lesão.

(A) Dor na parte proximal do antebraço (região do cotovelo na porção extensora), podendo irradiar em sentido distal e proximalmente acima do cotovelo, piorando com o movimento.

(B) Dor profunda na região glútea em queimação que irradia para a perna. Pode se intensificar durante o movimento de abdução do quadril.

(C) Dor, choque, dormência, formigamento e perda da destreza nas mãos. Sinal de Phalen positivo.

(D) Alteração de sensibilidade (dormência ou formigamento) nos dois lados dos dedos mínimo e anular, na metade da palma e do dorso da mão, que pode ser intermitente ou constante.

(E) Impossibilidade de extensão dos dedos, assim como perda de força para extensão do punho. Sinal de Tinel positivo.

Gabarito: C.

Comentários: Vejamos as assertivas:

(A) Dor na parte proximal do antebraço (região do cotovelo na porção extensora), podendo irradiar em sentido distal e proximalmente acima do cotovelo, piorando com o movimento. Item errado. Por ter compressão do nervo mediano a dor é na região de sua inervação sensitiva: superfície palmar do polegar, indicador, médio e metade do anular e dorsal da I a III e ½ da IV falanges distais. Porém, pode irradiar para o ombro e braço.

(B) Dor profunda na região glútea em queimação que irradia para a perna. Pode se intensificar durante o movimento de abdução do quadril. Item errado. Essa afecção é no punho.

(C) Dor, choque, dormência, formigamento e perda da destreza nas mãos. Sinal de Phalen positivo. Item correto, como vimos na aula.

(D) Alteração de sensibilidade (dormência ou formigamento) nos dois lados dos dedos mínimo e anular, na metade da palma e do dorso da mão, que pode ser intermitente ou constante. Item errado. Por ter compressão do nervo mediano a dor é na região de sua inervação sensitiva: superfície palmar do polegar, indicador, médio e metade do anular e dorsal da I a III e ½ da IV falanges distais.

(E) Impossibilidade de extensão dos dedos, assim como perda de força para extensão do punho. Sinal de Tinel positivo. Item errado. Esse é o caso de lesão do nervo radial. O enunciado pede em relação à Síndrome do Túnel do Carpo, relacionado ao nervo mediano.

Então é isso, pessoal! Como viram temos algumas questões com recursos. Lembre-se de formular um recurso bom e enviar até o dia 24 de janeiro às 23:59 (horário de Brasília).

Abraços.

Prof. Gislaine Holler.

@prof.gislaineholler

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde, alguém poderia me ajudar com essa resposta? P.S.M., 26 anos, foi encaminhado a um serviço terciário de saúde após sofrer uma queda de motocicleta, em alta velocidade, tendo como consequência uma amputação traumática de nível transfemural de membro inferior esquerdo, no local. Ao receber atendimento médico, foi submetido a diversos exames e constatado a impossibilidade de reintegração da porção amputada do membro. Durante o período de internação o paciente apresentou infecção da ferida operatória, com consequente retardo do processo de cicatrização e também recebeu diagnóstico de Diabetes Mellitus Tipo 1, previamente desconhecido pelo mesmo. Após a fase de internação hospitalar, o paciente recebe alta com encaminhamento ao serviço de fisioterapia para reabilitação. Neste momento, você é o fisioterapeuta que recebe o paciente para avaliação e tratamento.
    cris em 16/04/20 às 16:00