Notícia

Professor DF – Educação Básica: saiba TUDO sobre a carreira e edital

Professor DF – Educação Básica: saiba TUDO sobre a carreira e edital

Olá futuros Professores e Professoras do Distrito Federal,

Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”

Johann Goethe

Sou o Professor Rodrigo Bandeira.

professor dfIntegro a experiente equipe de Professores do Estratégia Concursos, que está trabalhando com afinco na missão de preparar os melhores cursos possíveis — didáticos, objetivos e adequados ao nível de dificuldade que será imposto pela banca organizadora: CESPE/UnB — e de fornecer todo o suporte necessário aos nossos alunos. Para tanto, contamos com o fórum de dúvidas, visando otimizar sobremaneira a sua preparação para este atrativo concurso de Professor DF – carreira do Magistério Público do Distrito Federal, referente ao cargo de Professor de Educação Básica.

Caso você deseje acompanhar as principais atualidades relacionadas à Educação, à legislação educacional e aos concursos públicos, basta curtir minha página no facebook: https://www.facebook.com/prof.rodrigobandeira/

Neste certame, ministrarei o curso: Legislação Básica da Educação para Professor DF.

Além da pontuação destinada às questões objetivas referentes à Legislação Educacional, ressalta-se que neste próximo certame será exigida prova discursiva, na qual o CESPE costuma exigir – com certa frequência – o conteúdo associado à legislação indicada pelo edital do concurso. Como sabemos, não importa ter bom resultado na prova objetiva e ser eliminado na prova discursiva.

O conteúdo do curso será baseado, por enquanto, no edital da última prova (link ao final), ocorrida em 2013 e organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC, todavia, com enfoque em questões do CESPE, próxima banca.

Assim que o novo edital for publicado, realizarei as adaptações necessárias ao conteúdo do curso, sem ônus aos alunos que já o tiverem adquirido.

Tratando-se do CESPE/UnB, existe uma tendência de manutenção do núcleo central do conteúdo programático do último edital, porém com ampliação de conteúdo.

Por tal motivo, não deixe para estudar apenas após a publicação do edital, comece o quanto antes sua preparação e aumente a sua probabilidade de aprovação.

Com o objetivo de te passar sempre o melhor material, nós, professores do Estratégia, elaboramos um projeto de 50 dicas para SEDF, de diversas matérias, publicadas diariamente. São vídeos curtos, de até 5 minutos, mas que te darão aquela força na hora da prova. Para ter acesso, basta acessar página do Estratégia no Youtube (clique aqui), se inscreva em nosso canal e acompanha todas as dicas.

 Neste curso, serão abordados:

– o conteúdo constitucional aplicável à Educação;

–  Fundamentos legais da Educação Inclusiva e o papel do professor, que referem-se aos trechos correlacionados à Educação Especial na Constituição Federal de 1988, na Lei nº 9394/96 – LDB, na Lei nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei nº 10.098/ 94 – Promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, na Lei nº 10.436/02 – Língua Brasileira de Sinais/Libras, na Lei nº 7.853/89 – Apoio às pessoas portadoras de deficiência e na Lei nº 8.859/94 – Extensão aos alunos de ensino especial do direito à participação em atividades de estágio;

Lei n° 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação; e

Lei Distrital nº 4.751/2012 – Lei de Gestão Democrática.

 

ATRATIVOS DO CARGO

Além do nobre exercício do Magistério e da autorização Constitucional para o acúmulo de até dois cargos públicos de Professor ou de um cargo público de Professor com outro cargo público técnico ou científico. Certamente o cargo de Professor DF de Educação Básica destaca-se quando comparado aos dos demais Estados do nosso país.

Quem já estudou o Estatuto — regime jurídico — dos Servidores Públicos do Distrito Federal, Lei Complementar Distrital n° 840, de 23/12/2011 (link ao final), aplicável aos Professores do DF, sabe que alguns benefícios já extintos aos servidores públicos federais e de boa parte das demais unidades federativas ainda permanecem como estímulos aos servidores públicos distritais. Como exemplo temos o adicional por tempo de serviço, também conhecido por anuênio, que é incorporado à remuneração do servidor na razão de 1% sobre o vencimento básico do cargo por ano de serviço efetivo, bem como a criativa licença-prêmio por assiduidade, que pode ser gozada por três meses, sem prejuízo da remuneração, ou convertida em pecúnia no ato da aposentadoria, simplesmente pelo cumprimento do dever funcional de assiduidade, a cada cinco anos ininterruptos de exercício no cargo.

Além do mencionado Estatuto jurídico, a Lei Distrital n° 5.105, de 3/5/2013 (link ao final) reestruturou e trouxe considerável importância institucional à carreira do Magistério Público do DF, que engloba os cargos de Professor de educação básica e de Pedagogo-orientador educacional, assegurando aos Professores da Educação Básica do DF, dentre outras garantias:

  • formação continuada, a ser realizada no horário de trabalho do Professor, bem como a garantia anual do afastamento remunerado de, no mínimo, 1% dos Professores ativos para a realização de cursos de mestrado ou de doutorado, mantida a remuneração;
  • variadas gratificações (percentuais no art. 17), que podem ser percebidas cumulativamente e ainda são incorporadas por ocasião da aposentadoria e/ou quando o Professor deixar de exercer as atividades que lhes assegurem (conforme as regras dos arts. 30 e 31, respectivamente): Gratificação de Atividade Pedagógica; Gratificação de Atividade de Alfabetização; Gratificação de Atividade de Ensino Especial; Gratificação de Atividade em Zona Rural; Gratificação de Atividade de Docência em Estabelecimento de Ensino Diferenciado; Gratificação de Atividade de Docência em Estabelecimento de Restrição e Privação de Liberdade; e
  • recesso escolar coletivo (arts. 32 a 34).

VENCIMENTOS

Veja abaixo a tabela salarial mais atual ou acesse o link ao final:

Perceba que são aplicáveis aos novos professores as seguintes Tabelas: da ETAPA III – Graduação – Licenciatura plena; da ETAPA IV – Especialização; da ETAPA V – Mestrado; e da  ETAPA VI – Doutorado.

Veja, também, que estas tabelas indicam apenas o somatório do vencimento básico com a Gratificação de Atividade Pedagógica – GAPED, ainda não incluídas as demais parcelas remuneratórias (gratificações, auxílios,…), o que engordará um pouco mais o seu futuro contracheque!!!

Conheça os Cursos Online do Estratégia Concursos para Professor DF

PROXIMIDADE DO EDITAL E QUANTITATIVO DE VAGAS

Conforme comunicou, em seu site, o Professor e Deputado Distrital Reginaldo Veras, no dia 24/5/2016 (link ao final), qualificando como “informação quentíssima” — confirmada pelo Governador Rodrigo Rollemberg, em entrevista do dia 13/maio/2016 (link ao final) —, possivelmente, nas próximas semanas será publicado o edital para Professor DF de Educação Básica, totalizando, dentre as especialidades disponíveis, 1.593 vagas para provimento imediato e 1.809 vagas destinadas ao cadastro reserva, conforme quadro a seguir:

professor df

Sabe-se que, além dos cargos vagos atualmente, destinados as 1.593 vagas para provimento imediato, existe uma previsão de muitas aposentadorias de Professores do DF para os próximos anos, por tal motivo espera-se um número expressivo destinado ao cadastro reserva.

Segue o total de cargos existentes de Professor DF de Educação Básica :

0-

O último concurso (link do edital ao final) foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC, em 2013, teve duração de 2 anos e foi prorrogado por mais 2 anos.

As nomeações dos candidatos aprovados além das vagas de provimento imediato ocorreram, continuamente, até agosto de 2015, conforme se observa:

Conheça os Cursos Online do Estratégia Concursos para Professor DF

CURSOS JÁ LANÇADOS POR NOSSA EQUIPE DE PROFESSORES

Os nossos cursos seguem minuciosamente o conteúdo programático do último edital, porém enfatizando-se questões do CESPE/UnB, a próxima banca examinadora.

A partir do lançamento do novo edital, a nossa equipe de professores fará as adaptações necessárias aos cursos já disponibilizados, até então, sem ônus aos alunos que já os tiverem adquirido.

Saiba mais detalhes sobre o concurso:

Concurso Professor DF: você está por dentro de tudo?

Espero que este artigo possa ter-lhe sido útil, de alguma forma.

Acesse, também, os mapas mentais produzidos pelo professor Fabrício Rêgo com a Lei Orgânica do DF:

Lei Orgânica do DF – Material Gratuito

Tenha certeza que nossa equipe está pronta para lhe auxiliar, nesta jornada, otimizando sua preparação.

Abraços e bons estudos!

https://www.facebook.com/prof.rodrigobandeira/

Veja abaixo o edital anterior:

Links mencionados:

  • Lei Complementar Distrital n° 840, de 23/12/2011: clique aqui
  • Lei Distrital n° 5.105, de 3/5/2013: clique aqui
  • Site do Professor e Deputado Distrital Reginaldo Veras: clique aqui
  • Entrevista do Governador Rodrigo Rollemberg, no dia 13/5/2016, a partir do minuto 8:17 clique aqui
  • Edital do último concurso: clique aqui
  • Tabela de remuneração: clique aqui

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Jamile, o edital SEDF 2016 não especificou muitos detalhes sobre a formação exigida para inúmeros cargos. Sua dúvida adentra em pormenores administrativos. Sugiro que você entre em contato com a SEDF. Bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 24/11/16 às 15:25
  • Boa tarde Para o cargo de fisioterapia é preciso ter  complementação  pedagógica  em  Programa  Especial  de  Licenciatura  (PEL). Gostaria de saber se o Mestrado substitui essa complementação. Grata
    Jamile em 22/11/16 às 16:50
  • Olá José, nossos cursos podem ser estudados off line. São escritos, com videoaulas complementares. Busque na área de vendas do site: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/secretaria-da-educacao-df/ Bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 07/11/16 às 09:36
  • Gostei das orientações. Gostaria de estudar, mas não tenho internet. É possível off line. Poderiam postar um pacote do SEE DF.
    José bernardes em 06/11/16 às 22:12
  • Olá Eduardo, de fato, estes critérios de formação não estão claros no edital. Dependem de exigências que certamente constam de normas específicas do Governo do DF, que requerem pesquisa detalhada para identificá-las. São normas administrativas, não vinculadas diretamente à legislação educacional. Sugiro que você solicite estas informações junto à área administrativa da SEDF ou ao CESPE, que provavelmente lhe remeterá à SEDF. Bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 18/10/16 às 16:48
  • Bom dia, sou bacharel em sistemas de informação e gostaria de saber o que é essa complementação pedagógica em "Programa Especial de Licenciatura (PEL)". Qual é o tempo médio para conclusão de um curso desses. Estive pensando em fazer o concurso e em caso de aprovação correr atrás do referida complementação. Porém como o período de vigência do concurso é curto, pode não ser uma boa ideia. Mas antes de tomar qualquer decisão, preciso saber como é exatamente essa complementação.
    Eduardo Gaspar em 18/10/16 às 16:00
  • Sonia, o edital é a lei do concurso. Aguarde ser publicado o novo edital e leia atentamente as regras que ele estabeleça quanto a isso. Talvez suas dúvidas possam também estar em critérios administrativos estabelecidos em normas específicas emitidas pela Secretaria de educação do DF, deve-se realizar uma pesquisa detalhada. Bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 14/10/16 às 17:19
  • Daniel, o novo edital definirá este critério. Bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 14/10/16 às 17:18
  • Ana, o novo edital definirá este critério. Bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 14/10/16 às 17:18
  • Valdeliza, o edital é a lei do concurso. Aguarde ser publicado o novo edital e leia atentamente as regras que ele estabeleça quanto a isso. Talvez suas dúvidas possam também estar em critérios administrativos estabelecidos em normas específicas emitidas pela Secretaria de educação do DF, deve-se realizar uma pesquisa detalhada. Bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 14/10/16 às 17:17
  • Marilsa, o edital é a lei do concurso. Aguarde ser publicado o novo edital e leia atentamente. Muitas das suas dúvidas estão no edital ou são critérios administrativos estabelecidos em normas específicas da gestão da Secretaria de educação do DF, deve-se realizar uma pesquisa detalhada. Bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 14/10/16 às 17:15
  • Boa noite! Minha formação superior é Tecnologia em Radiologia fiz complementação pedagógica,posso fazer para algum cargo de professor?
    Valdeliza em 24/08/16 às 22:07
  • […] Professor DF – Educação Básica: saiba TUDO sobre a carreira e edital […]
    Simulado ao vivo SEDF e outras dicas importantes em 09/08/16 às 20:45
  • Boa noite, Rodrigo! Gostaria de saber se para o cargo de professor(a) de educação básica os conteúdos para a realização da prova são os mesmos de outras áreas. E se pode se inscrever em duas áreas de atuação. Sou de Minas Gerais e aqui nos concurso as vezes coincide de poder fazer mais de uma inscrição. E quando vai sair o edital. Aguardo ansiosamente sua resposta. Agradeço imensamente. Marilsa Brito
    Marilsa Maria de Brito em 04/08/16 às 22:30
  • Na modalidade de Atividades poderá se candidatar qualquer licenciatura?
    Ana em 30/07/16 às 19:28
  • Boa tarde professor! No concurso para cargo de especialidade ATIVIDADES, poderei participar tendo como formação licenciatura plena em Educação Física?
    Daniel Lourenço em 25/07/16 às 15:37
  • Boa tarde, Professor, gostaria de saber se existe um curso específico para a complementação pedagógica com habilitação em séries iniciais no Ensino Fundamental, conforme Resolução nº 02, de 26/06/1997 – CNE/CP.
    sonia Ribeiro em 12/07/16 às 16:31
  • Olá Gilvan, por enquanto, a referência é o último edital. Aparentemente, ainda vigoram as mesmas exigências quanto a este cargo. Todavia, não custa você ler o que disporá o novo edital. Abraço e bons estudos.
    Rodrigo Bandeira em 05/07/16 às 02:06
  • Boa tarde, Professor!!! Gostaria de saber se o cargo de professor de educação básica área atividades é para qualquer graduação?? Se a pessoa formada em Engenharia Civil pode fazer para essa área?? Pois no edital passado pedia uma complementação pedagógica com habilitação em séries iniciais no Ensino Fundamental, conforme Resolução nº 02, de 26/06/1997 - CNE/CP.
    Gilvan em 24/06/16 às 13:20
  • Olá Christian, isso mesmo. No padrão 25 da carreira (último nível das promoções). Como indiquei no artigo, observe que as tabelas indicam apenas o somatório do vencimento básico com a Gratificação de Atividade Pedagógica – GAPED, logo não estão incluídas as demais parcelas remuneratórias (gratificações, auxílio-alimentação,…). Veja apenas as outras espécies de gratificações: Gratificação de Atividade Pedagógica; Gratificação de Atividade de Alfabetização; Gratificação de Atividade de Ensino Especial; Gratificação de Atividade em Zona Rural; Gratificação de Atividade de Docência em Estabelecimento de Ensino Diferenciado; Gratificação de Atividade de Docência em Estabelecimento de Restrição e Privação de Liberdade. Abraço.
    Rodrigo Bandeira em 15/06/16 às 23:47
  • Professor, Uma duvida sobre a tabela de Salários. Para professor de Historia, com especialização Nível de Mestre. Para 40 horas, salario pode passar 8.000,00 ?
    Christian Alan em 15/06/16 às 10:51
  • Olá Ana Flávia, baseado no edital do último concurso (link no artigo), estas são as exigências de formação desta especialidade: --------------------------------------------------------------------------------------------- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de licenciatura plena em Informática, ou bacharelado ou tecnológico em Informática com complementação pedagógica em Programa Especial de Licenciatura (PEL) em área afim ou licenciatura plena ou bacharelado e m Ciências da Computação com complementação pedagógica em Programa Especial de Licenciatura (PEL) em área afim ou bacharelado em Sistemas de Informação com complementação pedagógica em Programa Especial de Licenciatura (PEL) em área afim, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou bacharelado em Análise de Sistemas de Informação com omplementação pedagógica em Programa Especial de Licenciatura (PEL) em área afim, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. ---------------------------------- Abraço e bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 13/06/16 às 20:41
  • Olá Licileide, no edital do último concurso para Professor (acesse no final do artigo), a especialidade “Atividades” tinha as seguintes exigências de formação. Estes serão os requisitos de formação exigidos. Veja se o seu curso de magistério enquadra-se neles. —– Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em Magistério para séries iniciais e/ou para Educação Infantil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou diploma devidamente registrado de licenciatura plena em Pedagogia que a tenda o inteiro teor do contido na Resolução n.º 01, de 15/05/2006 – CNE/CP; fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de licenciatura plena em Normal Superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Licenciatura plena diversa ou bacharelado acompanhado da complementação pedagógica com habilitação em séries iniciais do Ensino Fundamental, conforme Resolução nº 02, de 26/06/1997 CNE/CP. — Abraço.
    Rodrigo Bandeira em 13/06/16 às 20:24
  • Olá Cláudio, pelas informações atuais, as especialidades são aquelas divulgadas no quadro de vagas do artigo. Abraço.
    Rodrigo Bandeira em 13/06/16 às 20:20
  • Não terá vagas para música /artes?
    Claudio Eustaquio da Silva Pereira em 12/06/16 às 13:58
  • Quem tem o magistério pode fazer para atividades?
    licileide em 11/06/16 às 12:33
  • Olá Rodrigo, sou bacharel em sistemas de informação, saberia me informar qual curso ou pós seria necessário para estar quite com os requisitos e fazer o concurso para dar aulas de informática? obrigada, Ana Flávia
    Ana Flávia Freitas em 10/06/16 às 16:21
  • Olá Helena, o cargo é um só: Professor de Educação Básica do DF, quanto às especialidades que provavelmente terão vagas, basta você ver o quadro com o quantitativo de vagas que está no artigo. Sobre as matérias, por enquanto, a referência são as matérias do último edital, que também constam no artigo. Como professor da legislação educacional que cairá na prova, meu artigo detalha este conteúdo, além de outros aspectos sobre a carreira. Espero ter lhe ajudado. Abraço e bons estudos.
    Rodrigo Bandeira em 08/06/16 às 20:01
  • Gostaria de saber quais são as materias que devo estudar para professor de séries iniciais e setem vaga.obrigada.Helena.
    Helena em 08/06/16 às 11:00
  • Olá Elaine, haverá sim, nome do cargo-> Técnico de Gestão Educacional DF: Secretário Escolar. Veja maiores detalhes neste meu artigo voltado aos cargos de Técnico de Gestão Educacional DF e de Monitor de Gestão Educacional DF: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/edital-sedf/ Abraço e bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 06/06/16 às 11:31
  • Haverá vagas para secretário escolar?
    Elaine em 06/06/16 às 10:11
  • Olá Isabel, escrevi um artigo específico sobre o breve concurso para os cargos de Monitor de Gestão Educacional e de Técnico de Gestão Educacional do DF. Veja neste link: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/edital-sedf/ Abraço.
    Rodrigo Bandeira em 05/06/16 às 10:59
  • Olá Alexandre, ao menos por enquanto, decidimos não lançar cursos para o cargo de Analista de Gestão Educacional. Quanto à previsão de possíveis disciplinas a serem cobradas neste próximo concurso para o cargo que deseja, uma boa referência é o último edital. Pesquise por: "EDITAL NORMATIVO N° 1/2010 – SEPLAG-AGE, DE 20 DE AGOSTO DE 2010". Abraço.
    Rodrigo Bandeira em 05/06/16 às 10:57
  • Olá Cintia, no edital do último concurso para Professor (acesse no final do artigo), a especialidade “Atividades” tinha as seguintes exigências de formação: —-- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em Magistério para séries iniciais e/ou para Educação Infantil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou diploma devidamente registrado de licenciatura plena em Pedagogia que a tenda o inteiro teor do contido na Resolução n.º 01, de 15/05/2006 – CNE/CP; fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de licenciatura plena em Normal Superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Licenciatura plena diversa ou bacharelado acompanhado da complementação pedagógica com habilitação em séries iniciais do Ensino Fundamental, conforme Resolução nº 02, de 26/06/1997 CNE/CP. --- Abraço.
    Rodrigo Bandeira em 05/06/16 às 10:50
  • Boa noite Rodrigo gostaria de saber se com o magisterio encaixa em atividadrs ou não posso fazer.Fiz o normal de quatro anos.
    cintia em 04/06/16 às 21:24
  • Oi Professor. É possível prever as disciplinas que serão cobradas para a área de Analista em Análise de Sistemas? Estou sistematizando o material para essa área. Quanto antes fizer, melhor.
    Alexandre em 02/06/16 às 16:29
  • Boa tarde Porf Rodrigo. O sr só mencionou professores, ouvi dizer que terá também para técnico e monitor. Isto procede?
    Isabel Cristina Milagres dos Santos em 02/06/16 às 14:38
  • Olá Juliana. Até o momento, pelo quadro de vagas divulgado, aparentemente não existirão vagas para a especialidade de Educação Física, mas aconselho você a acompanhar as notícias e ver o edital quando for publicado. Abraços e bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 02/06/16 às 11:43
  • Gostaria de saber se haverá vagas para educação física? Não vi na lista de cargos.. Obrigada!!
    Juliana em 02/06/16 às 11:39
  • […] Professor DF – Educação Básica: saiba TUDO sobre a carreira e edital […]
    Edital SEDF: Técnico e Monitor de Gestão Educacional DF em 02/06/16 às 11:32
  • Olá Mônica! Fico contente em ter lhe ajudado. Em nome da nossa equipe, agradeço seu elogio. Torço para que você consiga se preparar adequadamente para esta prova. Bons estudos! Abraço.
    Rodrigo Bandeira em 01/06/16 às 23:31
  • muuuuitiissiiiimo obrigado Rodrigo Bandeira , ajudou muito já comecei a organizar os materiais de estudos, vou fazer um esforço para comprar o curso on line de vocês ,acho vocês super competentes.bjs
    Mônica Roma em 01/06/16 às 23:22
  • Olá Dayane, Boa noite! Conforme o quadro de vagas indicado no site do Deputado Reginaldo Veras (link ao final do artigo), realmente existirão 3 vagas para provimento imediato e 3 vagas para cadastro reserva, referentes ao cargo de Analista de Gestão Educacional - especialidade: Comunicação Social (40 horas - nível superior). Pelo planejamento atual, nossa equipe não lançará cursos específicos para o cargo de Analista de Gestão Educacional, mas, possivelmente, poderás utilizar muito dos nossos cursos - aconselho os nossos cursos voltados ao cargo de Professor (nível superior também) - na parte dos Conhecimentos Gerais, já que existe um conteúdo comum a todos esses cargos da Educação no DF. Pelo que apurei, em 2010, foi o último concurso para este cargo, banca: Universa, mas não teve vaga para Comunicação Social. Pesquise por: "EDITAL NORMATIVO N° 1/2010 - SEPLAG-AGE, DE 20 DE AGOSTO DE 2010" e poderás ver neste edital maiores detalhes sobre a última prova. Somente lançaremos cursos para este cargo se a parte dos conhecimentos gerais aproximar-se dos outros cargos que já lançamos, mas, por óbvio, somente após o edital ser lançado saberemos. Porém, caso realmente deseje realizar esta prova, comece a estudar desde logo, ao menos os conteúdos certos, a exemplo de português e LODF. Abraço e bons estudos!
    Rodrigo Bandeira em 01/06/16 às 23:17
  • Oi Rodrigo, boa noite! Vi em uma matéria que teriam algumas vagas para comunicação social, vc sabe onde posso confirmar essa informação? Sou jornalista e gostaria muito de fazer esse curso com vcs mas estou insegura para comprar, focar, e não ter vagas para comunicação. Como poso me certificar? Desde já agradeço a atenção. Abs
    Dayane em 01/06/16 às 22:17
  • Olá Mônica, tenho uma notícia ruim e outra ótima pra você :-) Conforme deve ter percebido no artigo, a carreira do Magistério Público do DF engloba os cargos de Professor de educação básica e de Pedagogo-orientador educacional. De acordo com as tabelas das prováveis vagas deste próximo concurso, informada pelo Deputado Distrital Reginaldo Veras, neste próximo concurso não existirão vagas para Pedagogo-orientador educacional. Calma! Se possível, ao término desta leitura, entre no site deste Deputado, indicado ao final do meu artigo, e veja as tabelas dos cargos, que, além de professor, também indica possíveis vagas aos cargos de assistência à educação - nível médio. A ótima notícia: perceba que, no quadro das prováveis vagas para Professor de Educação Básica deste próximo Concurso, a especialidade "Atividades" possui a maior quantidade de vagas, inacreditáveis: 1.205 vagas para provimento imediato e 1.173 vagas ao cadastro reserva, que possivelmente será chamado por completo ao decorrer da validade do concurso, tendente a 2 anos prorrogáveis por mais 2 anos, devido as expectativas de muitas aposentadorias de Professores do DF, nos próximos anos. Conforme indica o edital do último concurso para Professor (acesse no final do artigo), a especialidade "Atividades" tinha as seguintes exigências de formação (nas quais creio que você possa se enquadrar): --- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em Magistério para séries iniciais e/ou para Educação Infantil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou diploma devidamente registrado de licenciatura plena em Pedagogia que a tenda o inteiro teor do contido na Resolução n.º 01, de 15/05/2006 – CNE/CP; fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de licenciatura plena em Normal Superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Licenciatura plena diversa ou bacharelado acompanhado da complementação pedagógica com habilitação em séries iniciais do Ensino Fundamental, conforme Resolução nº 02, de 26/06/1997 – CNE/CP. -- Perderá esta oportunidade de ouro? Espero ter lhe ajudado. Abraços, Rodrigo Bandeira.
    Rodrigo Bandeira em 01/06/16 às 00:10
  • peço desculpas, mais gostaria de saber se haverá vagas para pedagogo, pois procurei e não encontrei. fiquei super interessada neste concurso público moro no Pará mais sou do DF ,tenho muitos parentes no DF, então já pretendo iniciar os meus estudos. Obrigado por esta notícia maravilhosa. bjs.
    Mônica Roma em 31/05/16 às 21:39
  • […] Professor DF – Educação Básica: saiba TUDO sobre a carreira e edital […]
    Concurso Professor DF: você está por dentro de tudo? em 31/05/16 às 19:16