Artigo

Princípios fundamentais e Art 5 – 49 concursos em 19 aulas

Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos a importância dos temas Princípios fundamentais e Art 5 para os concursos que estão próximos de ocorrer.

Conheçamos essas oportunidades de 2021 por área de concurso.

Princípios fundamentais e Art 5 - 49 concursos em 19 aulas
Princípios fundamentais e Art 5 – 49 concursos em 19 aulas

Muita coisa, não é?

Já pensou em se preparar para concursos de diversas áreas sem perder foco e nem tempo? É isso que vamos te proporcionar!

Acompanhe a aula aqui:

Assista a aula aqui!

Não perca essa chance de estudar com esse grande professor. Abaixo explicamos todas as razões para você estudar essa aula!

Por meio de 19 aulas gratuitas, a serem transmitidas pelo Youtube do Estratégia Concursos, serão ministrados conteúdos previstos em 49 concursos das áreas Fiscal, Controle, Tribunais, Policial, AdministrativaÉ isso mesmo que você leu! 19 aulas que abordarão temas recorrentes nos 49 concursos mais quentes de diversas áreas.

49 concursos em 19 aulas
49 concursos em 19 aulas

Não perca esta oportunidade!!!

INSCREVA-SE AQUI E SAIBA DE TUDO! – 26/4, 19h

Cobrança do tema: Aplicabilidade das Normas, Princípios fundamentais e Art. 5

Vejamos agora o percentual histórico de cobrança do tema “Princípios fundamentais e Art 5” em relação a matéria Direito Constitucional para cada um dos respectivos órgãos.

Obs. Unificamos a análise das aulas 10 e 11, pois se trata do mesmo assunto em continuação.

Policial:

PF19,04%
PRF23,30%
PC-RN4,17%
PC-PA30,61%
PM-PA25,00%
PC-DF16,30%
PM-TO30,77%
ITEP-RN40,00%
PM-SP28,57%
PC-PR10,81%
PC-SE24,00%
PM-PI26,67%
PC-CE20,00%
PC-RJ23,84%
PC-SP39,45%
Técnico (Senado)28,57%
Área Policial

Fiscal:

RFB29,30%
SEFAZ-CE31,25%
SEFAZ-MG*
SEFAZ-ES14,29%
SEFAZ-RR*
SEFAZ-PA*
SEFAZ-PR20,00%
SEFAZ-AL20,00%
SEFAZ-AM7,41%
ISS-BH20,00%
ISS-Fortaleza*
ISS-Belém*
Área Fiscal

* Falta de histórico de provas

Controles:

TCU12,86%
CGU12,40%
TCM-SP9,09%
TCE-SC17,53%
TCE-AM15,32%
TCE-PI10,38%
TCM-RJ8,91%
TCE-TO10,00%
CG-DF*
Área de controles

* Falta de histórico de provas

Tribunais:

TJ-RJ19,67%
TJ-TO10,00%
TJ-SP18,77%
TJM-MG5,88%
TJ-RS15,91%
TJ-RN19,64%
TJ-RO15,94%
TRE-PI19,40%
Tribunais

Administrativa

INSS27,46%
IBGE22,22%
PPGG-DF*
ALESP29,79%
Área administrativa

* Falta de histórico de provas

Acreditamos estar demonstrado a grande importância do tema para sua prova, não é mesmo?

Nesse sentido vamos aproveitar a oportunidade e fazer uma revisão bem rápida sobre os principais pontos de abordagem.

Princípios Fundamentais

Para iniciar a revisão sobre Aplicabilidade das Normas, Princípios fundamentais, Art. 5 e Remédios é muito importante que não se confunda os desdobramentos dos princípios fundamentais.

  • Artigo 1º -> Fundamentos
  • Artigo 3º -> Objetivos fundamentais
  • Artigo 4º -> Princípios que regem as relações internacionais

Ainda, relembremos o tão cobrado artigo primeiro.

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I – a soberania;

II – a cidadania;

III – a dignidade da pessoa humana;

IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;         

 V – o pluralismo político

Mnemônico: So-Ci-Di-Val-Plu 

Direitos e deveres individuais e coletivos

Adentremos agora nas partes mais cobradas dos Direitos e deveres individuais e coletivos (artigo quinto).

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Nesse ponto é importante frisar que apesar da literalidade citar apenas os “estrangeiros residentes”, o STF tem posicionamento claro que mesmo que o estrangeiro não tenha domicílio no Brasil (ex: estrangeiro em viagem) será “protegido” pelos direitos fundamentais, na medida do possível.

Liberdade de expressão (Manifestação de pensamento)

IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Atenção nesse ponto, as bancas adoram incluir o anonimato como possibilidade de manifestação, pegadinha recorrente!

Inviolabilidade domiciliar

XI – a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

Poderá ingressar na domicílio do indivíduo:

• Com consentimento do morador
• Sem consentimento no caso de: flagrante delito, desastre, prestar socorro ou por ordem judicial durante o dia.

Obs. O termo “casa”, segundo o STF, deve ser entendido de forma mais ampla, sendo qualquer local privado não aberto ao público (ex: escritório)

Direito de reunião

XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

Atente-se aos requisitos da reunião em locais públicosreunião pacífica; sem armas; que não frustre outra reunião anterior e mero aviso à autoridade (autorização é dispensa, atenção!).

Não deixe de conhecer a nova jurisprudência do tema.

Aviso prévio para reunião pública – STF RE 806.339

Crimes inafiançáveis

XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

XLIII – a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

XLIV – constitui crime inafiançável imprescritível ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;

A maioria das questões tentam confundir o candidato alterando as possíveis punições, assim sendo, vejamos um esquema para não errar esse tipo de questão.

Esquematizando os crimes inafiançáveis:

Imprescritível:

  • Ação de grupos contra o Estado
  • Racismo + Reclusão

Insuscetível de graça e anistia

  • Tortura, tráfico, terrorismo e hediondo (3TH)

Bizu: 3TH não tem graça

Remédios Constitucionais

Habeas corpus

LXVIII – conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

HC é um remédio constitucional para proteger o direito de locomoção. Ele poderá ser impetrado por qualquer pessoa (física ou jurídica), além do MP, porém atenção, pois o HC não poderá ser impetrado em favor de pessoa jurídica, afinal o HC protege o direito de locomoção.

Mandado de segurança

LXIX – conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

LXX – o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
a) partido político com representação no Congresso Nacional;
b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

O mandado de segurança (MS) tem por objetivo proteger direito líquido e certo, não amparado por HC ou HD, perceba a característica residual/subsidiária do MS.

Mandado de injunção

LXXI – conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

mandado de injunção tem por objetivo tornar viável os direitos constitucionais (não engloba direitos infraconstitucionais) por falta de norma regulamentadora. Apesar de alguma divergência, o STF tem posicionamento que a omissão pode ser total ou parcial

Habeas data

LXXII – conceder-se-á habeas data:
a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
b) para a 
retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

Veja que é cabível o habeas data em duas hipóteses:

  • garantir acesso a informação pessoal constantes em bancos de dados públicos
  • retificação de dados

Trata-se de uma ação personalíssima, ou seja, é possível apenas para garantir o acesso do impetrante em relação as suas informações e não as de terceiro.

Não confunda – Ao ser negado o:

  • Acesso à informação pessoal -> habeas data
  • Direito de certidão -> Mandado de segurança

Ação popular

LXXIII – qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

Considerações Finais

Pessoal, chegamos ao final do artigo sobre a análise dos conteúdos Princípios fundamentais e Art 5 nas provas de concurso público. Espero que tenham gostado.

Podemos perceber que mais importante que conhecer os percentuais de cobrança é ver que em praticamente todos os concursos analisados o tema é exigido, logo é de suma importância o domínio desse tema.

MULTIPLIQUE POR 49 AS SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO

Até mais e bons estudos!

Resumo da Promoção FX49

Utilizando o cupom FX49, você terá 40% de desconto na aquisição da nossa Assinatura Premium! Mas não se esqueça: esse é o 1º lote que valerá apenas até 23h59 da próxima sexta-feira (30/4)!

Ademais, para quem não conseguir aproveitar esse 1º lote, haverá uma segunda chance! Do dia 1/5 até o dia 3/5 (segunda-feira), teremos o nosso 2º lote com 30% de desconto!

Assinatura Premium (1 ano)

de 12 x R$ 199,90

por 12 x R$ 139,33
[ 2º lote – 30% de desconto ]
[ do dia 01/05 a 03/05 ]

por 12 x R$ 119,94
[ 1º lote – 40% de desconto ]
[ até dia 30/04 ]

Bônus: 3 meses extras de acesso (totalizando 15 meses) + 1 mês de acompanhamento individualizado de coaching

Assinatura Premium (2 anos)

de 12 x R$ 333,90

por 12 x R$ 233,73
[ 2º lote – 30% de desconto ]
[ do dia 01/05 a 03/05 ]

por 12 x R$ 200,34
[ 1º lote – 40% de desconto ]
[ até dia 30/04 ]

Bônus: 6 meses extras de acesso (totalizando 24 meses) + 2 meses de acompanhamento individualizado de coaching

Cupom de Desconto: FX49

Utilize o cupom de desconto acima para ter acesso aos valores promocionais.

Após adquirir a Assinatura Platinum e ter o seu pedido efetivado, você receberá um e-mail com orientações no dia seguinte explicando como obter o acompanhamento personalizado de um coach.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.