Artigo

Bancas organizadoras de concursos: conheça as principais!

Olá, caro aluno (a)! Nesta postagem iremos conhecer um pouco mais sobre as principais bancas organizadoras de concursos públicos.

O meu nome é Carlos Eduardo, sou Consultor do Tesouro da SEFAZ do Estado do Espírito Santo e coach do Estratégia Concursos. O meu objetivo nesta postagem é te ajudar a conhecer as principais bancas, bem como suas características.

Os concursos públicos são uma das principais formas de ingresso no serviço público em diversas áreas. Uma das primeiras informações que os candidatos buscam sobre esses concursos é qual é a banca organizadora e quais as suas características.

Para o candidato iniciante, é importante saber que a banca é a responsável por elaborar e aplicar as provas, bem como definir os critérios de avaliação. Cada banca tem suas características próprias, então é muito importante conhecer bem a banca que irá realizar o seu concurso para ter mais chances de alcançar o sucesso.

Bancas organizadoras de concurso da área fiscal

Bancas organizadoras de concursos:

Neste artigo, vamos apresentar as principais bancas organizadoras de concurso público do país e suas características:

Cespe/Cebraspe

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) é uma das bancas organizadoras de concursos mais conhecidas do país. Ela se destacou por adotar uma metodologia de correção diferenciada com questões de certo e errado, que premiava os candidatos que acertaram mais questões e penalizam aqueles que erravam. Recentemente, a banca passou a se chamar Cebraspe.

Entre as principais características da banca, estão a elaboração de questões complexas e a necessidade de um alto nível de conhecimento técnico dos candidatos. Além de suas tradicionais provas de certo/errado, mais recentemente a banca tem trazido algumas provas de múltipla escolha (abcde).

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Fundação Getúlio Vargas é uma banca que se destaca por sua exigência em relação à capacidade de interpretação dos candidatos. Suas provas costumam ter questões bem elaboradas e que exigem um raciocínio lógico apurado dos candidatos. Além disso, a banca tem conseguido pegar alguns dos principais concursos recentes.

Entre as principais características da banca, está o elevado nível de cobrança das questões. Por esse motivo, normalmente, as notas de cortes dos concursos organizados pela FGV costumam ser mais baixos. Vale ressaltar ainda que as questões da disciplina de Português têm uma cobrança bem peculiar por essa banca, devendo o candidato praticar bastante antes de realizar o concurso público almejado.

Fundação Carlos Chagas (FCC)

A Fundação Carlos Chagas é uma banca que se destaca pela organização e transparência. Seus editais costumam ser bastante detalhados, o que facilita a vida dos candidatos na hora de estudar. Além disso, a banca é conhecida por suas provas bem elaboradas, com bom nível de dificuldade e incluindo algumas questões que cobram a “letra da lei”, ou seja, o conhecimento das legislações.

Essa banca tem realizado muitos concursos da área judiciária recentemente. Entre eles, destacam-se os concursos para Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais do Trabalho. Além disso, a FCC também tem realizado concursos para alguns Ministérios Públicos e Defensorias Públicas.

Vunesp

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação é uma das principais bancas organizadoras de certames, que se destaca pela organização e transparência. Seus editais costumam ser bastante detalhados, o que facilita a vida dos candidatos na hora de estudar. Além disso, a banca costuma apresentar questões com um bom nível de dificuldade. A maior parte dos concursos que a banca realiza são para o estado de São Paulo, concursos para diversas prefeituras e alguns concursos estaduais, como os concursos para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Outras bancas organizadoras de concursos

Existem diversas outras bancas relevantes no mundo dos concursos públicos, como, por exemplo, a antiga ESAF, o IBFC, o instituto AOCP, a IDECAN. O mais importante é o candidato pesquisar bem quais as características da sua banca examinadora, resolvendo muitas questões de concursos anteriores realizados por ela.

Agora que você já conhece um pouco melhor as características de algumas das principais bancas organizadoras de concursos, aproveite o seu tempo e se prepare da melhor forma possível para os concursos, resolvendo muitas questões da banca do seu concurso de interesse sobre os temas cobrados no edital, pois essa é uma ótima maneira de revisar e saber como a banca costuma cobrar o assunto.

Além disso, aproveite também o sistema de questões do Estratégia. Nele é possível resolver milhares de questões, ler os comentários dos professores explicando as questões (tem algumas questões que eu mesmo comentei como professor), bem como ver as soluções em vídeo (existem milhares de questões comentadas por vídeo pelos professores do Estratégia).

Se tiver oportunidade, aproveite para comentar também adicionando informações relevantes nas questões de interesse. É fundamental que o candidato resolva muitas questões de modo que na hora da prova esteja acostumado com o tipo de cobrança da banca examinadora.

Por fim, vale salientar que o Estratégia já aprovou centenas de alunos para concursos de  diversas áreas, tendo um ótimo “know-how” para ajudar na sua aprovação.

Carlos Eduardo Cardoso

Consultor do Tesouro Estadual, Coach do Estudo Acompanhado e Professor do Estratégia questões.

Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram:

@profcarloseduardocardoso

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.