Artigo

Prepare-se para o concurso do BACEN

Olá, amigos do Estratégia Concursos.

Hoje quero falar com vocês de um dos concursos mais esperados para 2015: analista do Banco Central do Brasil (Bacen). O último concurso ocorreu em 2013 e contou com a oferta de 500 vagas: 400 para o cargo de analista (nível superior em qualquer área do conhecimento) e 100 para o cargo de técnico (nível médio).

O processo seletivo do ano retrasado contou com provas objetivas, discursivas e análise de títulos para o cargo de analista. Os vencimentos iniciais foram estipulados em R$ 5.128,12 e R$ 13.595,85, respectivamente, para uma jornada de 40 horas semanais e o CESPE foi o organizador do concurso.

Com a significativa quantidade de aposentadorias e a defasagem no quadro de pessoal da autarquia, há uma grande chance da realização de um novo certame no segundo semestre deste ano ou começo de 2016, o que garante ao candidato um tempo bom para uma preparação sólida.

Aconselho que comece seu planejamento com a análise detalhada do edital anterior. Use-o como base para programar quais as matérias serão estudadas e trace um plano de estudo a médio prazo. Não se assuste inicialmente com a quantidade de assuntos, com disciplina e perseverança, em breve você estará familiarizado.

O Banco Central é um órgão excelente para se trabalhar. Pertencente ao Ministério da Fazenda, o Bacen atua em todo o território nacional e é conhecido por possuir um ótimo plano de carreira para os seus servidores.

No certame anterior, a prova de Língua Portuguesa integrou a prova objetiva de peso 1 e cobrou os seguintes conhecimentos:

CARGO ANALISTA

1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação e correspondências oficiais: Manual de Redação da Presidência da República.

CARGO TÉCNICO

1 Compreensão e interpretação de textos 2 Estrutura e organização do texto 3 Elaboração de textos para comunicações de rotina (e-mails, despachos, carta e ofício). 4 Ortografia. 5 Semântica. 6 Morfologia. 7 Sintaxe. 8 Pontuação.

Com base nesses assuntos e no concurso anterior, preparei um curso de Português voltado para o concurso do Bacen (cargo analista). Confira a aula demonstrativa no link abaixo e conte comigo na sua preparação.

Abraços,

Professora Ludimila.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Não sabemos, tudo dependerá da vontade do Presidente. Bons estudos!
    Ludimila Lamounier em 05/06/15 às 07:43
  • Professora, as informações sobre o BACEN chamaram minha atenção, mas, quando soube que você trabalha na Câmara dos Deputados, despertou ainda mais minha curiosidade sobre a CD: saberia informar-me se o concurso para analista e técnico sai este ano? estou estudando para o certame da CD. Desde já, agradeço pela atenção.
    Wellison Reis em 03/06/15 às 14:24