Artigo

Preparação Personalizada para a PCDF: Aprenda na prática!

Faça um estudo personalizado para a pcdf – escrivão.

Preparação personalizada

Olá pessoal, tudo bem?

Quem escreve aqui é o Solino, coach aqui no Estratégia.

O edital da PCDF para escrivão foi publicado no dia 03/12/19. As provas objetiva e discursiva estão marcada para o dia 15/03/20.

Neste artigo eu irei apresentar uma metodologia de estudo personalizado para a PCDF. Para fins didáticos, irei exemplificar um planejamento por meio de um estudo de caso de uma aluna, a Ana.

Dessa forma, você poderá se planejar para maximizar a sua pontuação na prova, seja você um aluno iniciante, intermediário ou avançado.

Para ilustrar essa metodologia de estudo personalizado para a PCDF, irei fazer uma analogia entre o concurso e a construção de uma casa.

Baixe a planilha de estudo associada a essa metodologia de estudos.

Estimação do tempo de estudo

O ponto de partida é entender que para construir uma casa você tem um orçamento limitado. Ou seja, você possui uma restrição financeira para construir a casa.

Na preparação para concursos, o orçamento é o seu tempo de estudo.

Logo, você deve estimar quanto tempo de estudo líquido você terá disponível. Veja que é fundamental fazer uma estimativa fidedigna, pois não podemos fazer um orçamento de uma casa por R$ 800.000,00 e só termos disponíveis R$ 400.000,00, não é verdade?

A Ana estima ter à disposição 418 horas líquidas de estudo. Veja que ela não incluiu o tempo de estudo da último semana, pois esse será um momento para fazer uma revisão geral de véspera de prova.

tempo-estudo

A grande questão é a seguinte: Como distribuir o tempo de estudo entre as disciplinas a fim de maximizar a nota?

Análise de Benefício x Custo

O edital de escrivão divide as disciplinas em dois blocos: Básicas (50 questões) e Específica (70 questões).

Uma novidade importante foi que Informática e Raciocínio Lógico-Matemático veio no grupo das Específicas. Por uma análise de provas correlatas com a PCDF recentes do Cespe, como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, eu fiz a estimativa abaixo da distribuição de questões por disciplinas.

pesos

Veja que, pelas minhas projeções, Português, Informática e RLM podem representar a metade dos pontos da objetiva.

Além disso, avaliando a extensão das disciplinas, podemos avaliar o benefício x custo das disciplinas.

Em relação a analogia da casa, pense que primeiro é necessário ter alicerces bem feitos, sem os quais a residência não irá se sustentar em pé. Depois é preciso avaliar quais itens a especificação traz como os mais relevantes.

Análise de vulnerabilidade

Podemos definir a vulnerabilidade do estudo como a deficiência entre o seu conhecimento das disciplinas e uma nota competitiva para a prova.

Para fazer isso, é preciso avaliar o seu nível de domínio das disciplinas e ainda identificar em quais assuntos será possível ganhar mais pontos.

Para avaliar o seu domínio das disciplinas que você vinha estudando e realizar um estudo personalizado para a PCDF, o ideal é que você faça um simulado com as disciplinas que estão no edital.

A analogia com a casa é a seguinte. Pense que saiu a nova especificação da casa. Não seria o ideal ter uma opinião técnica avaliando o que você já fez em relação à o que será exigido? Dessa forma você saberá se irá precisar fazer correções e não irá descobrir essas vulnerabilidades no dia avaliação final.

A Ana fez um simulado diagnóstico e obteve uma nota equivalente a 58 pontos de 120 possíveis (já incluindo o fator de correção do cespe).

simulado

Estimação das Horas para “fechar o edital”

Para avaliar se será possível estudar todo o edital, você deve avaliar quais assuntos você já estudou e quais são novidades para você nessa etapa do pós-edital.

Cada pessoa tem um ritmo de estudo, uma capacidade de aprendizagem. Para fazer uma avaliação de quanto tempo você precisará para esgotar o edital é preciso que você conheça o seu ritmo de estudo.

No caso da Ana, ele possui um tempo médio de leitura de 15 páginas por hora. Considerando que cada pdf das aulas do Estratégia tenha, na média, 60 pag de teoria, ela precisaria de 4h líquidas apenas para a teoria. Se considerarmos mais umas 3h para questões e revisões, ela precisaria de 7h líquidas por aula.

Após a avaliação das aulas que faltam estudar, Ana precisaria de 126h líquidas de estudo. Como Ana possui uma estimação de 418h de estudo, restariam 292h para ela focar o estudo em revisões.

evolução-estudo

Veja que pelos pesos das disciplinas, Ana já tinha estudado um equivalente a 79% dos pontos do edital.

Alocação de tempo por disciplina

Por fim, para que você defina o seu estudo personalizado para a PCDF de uma forma fundamentada e personalizada, leve em consideração:

  • O seu tempo de estudo estimado até a prova
  • O seu nível de conhecimento para as disciplinas
  • A análise de benefício x custo das disciplinas

Pela analogia da casa, esse é o momento de decidir quanto você irá gastar com os elementos da casa, como a fundação, revestimentos, instalações elétricas, etc.

Ana decidiu dividir da seguinte forma o seu tempo de estudo:

priorizador

Controle do Estudo

É preciso que ao longo do seu estudo no pós-edital você faça ajustes e adaptações no estudo, seja na previsão do tempo de estudo, seja na verificação do estudo de fato.

Após 3 semanas do planejamento inicial, essa foi a evolução do estudo da Ana:

Ao longo do seu estudo, Ana pode rever o tempo previsto por disciplina e remanejá-lo, pois pode notar que em algumas disciplinas ela evoluiu mais do que em outras.

O seu planejamento deve ser flexível o suficiente para fazer essas realocações de tempo entre as disciplinas.

Quer ter acesso a essa metodologia de planejamento personalizado de estudo em uma planilha com todas essas funções?

Baixe gratuitamente a planilha Painel abaixo. Veja outras dicas de preparação na aba Como Estudar (pós-edital)

Acompanhe as minhas dicas de estudo no Instagram (@professor.solino) e no YouTube (Professor Solino)

ASSINE AGORA – Assinatura ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Alex, Qual material para o estudo você se refere? Eu recomendo os pdf, em primeiro lugar. Eu recomendo as video-aulas quando você tenha mais dificuldade em uma disciplina ou o avanço seja mais dinâmico por esse formato. O passo estratégia é uma fonte de estudo muito adequada para as revisões. Sucesso para você e para a sua noiva.
    Guilherme Solino em 15/12/19 às 19:56
  • Professor, boa tarde! O material para estudo é do Passo Estratégico? Estou com muita duvida. Aguardo respostas, Obs.: Sou assinante ilimitado, com login da minha noiva.
    Alex em 13/12/19 às 15:44