Artigo

Temas de redação para FCC 2020

Prof. Raphael Reis chegando na área para apresentar os possíveis temas de redação para a FCC em 2020 ;)

Redação Banca FCC:

A banca FCC é considerada a mais difícil na parte discursiva. De fato, ela possui particularidades: é necessário bom entendimento do tema proposto e dos textos de suporte; pensar filosoficamente o tema; e caprichar no conteúdo.

Para você conhecer melhor o estilo dos temas da FCC, confira o meu levantamento neste e-book, no qual há 53 temas de redação já cobrados pela banca:

Como eu faço parágrafos argumentativos consistentes e bem fundamentados?

A estrutura ideal de um parágrafo argumentativo consiste em: Conectivo, tópico frasal. Fundamentação. Conclusão do parágrafo.

Para fazer uma boa fundamentação é obrigatório o uso de pelo menos um recurso argumentativo em cada parágrafo de desenvolvimento: argumento de autoridade, exemplificação, dados estatísticos, comparação de realidades sociais, alusões históricas, literárias e cinematográficas, etc.

Dica de ouro para fazer um excelente parágrafo argumentativo para a banca FCC:

A banca FCC valoriza muito a combinação de argumento de autoridade + exemplo concreto da realidade social.

 O que fazer para tirar nota máxima na redação da FCC? 

Não há fórmula mágica, e sim combinar domínio da estrutura, ampliar o repertório e treinar. Para ampliar o repertório cultural indico o curso de Ciências Huamanas para redação 2020.

Será que o tema de redação de seu concurso estará aqui nesta lista? Em 2019, ganhei o apelido carinhoso de “Mago da FCC” rsrs

Lista de temas de redação para a FCC 2020:

  1. Diversidade e Tolerância:

Esses temas são os mais cobrados, historicamente, pela FCC. Dessa forma, é importante pesquisar reflexões sobre conflitos étnicos e as mais diversas intolerâncias que acontecem na sociedade. Ademais, cabe ficar atento às manifestações contra o racismo nos EUA e no Brasil.

Para você pesquisar: o conceito de direitos naturais de John Locke e reflexões sobre liberdade de expressão para Voltaire. 

2. O Mundo do trabalho: Tema essencial em diversas bancas. No caso da FCC, esse tema será explorado de forma mais aprofundada, isto é, como as mudanças tecnológicas mudam a nossa relação com o trabalho e, principalmente, o que muda em nossas relações interpessoais e intrapessoais. Atenção para o processo de “uberização” do trabalho e a experiência em assa do Teletrabalho no contexto de pandemia.

 Para você pesquisar: Indústria Cultural (Theodor Adorno), Sociedade do Cansaço (Byung-Chul Han), Mercantilização de tudo (Karl Marx). 

3. Relação Homem-Natureza: A minha grande decepção com a banca FCC, em 2019, foi ela se omitir em discutir assuntos sobre meio ambiente. Isso não se faz quando as coisas literalmente estão pegando. Então, esse tema continua como importante para o ano de 2020. Ficar atento às discussões sobre aquecimento global, desmatamentos, tragédias ambientais. 

Para pesquisar: conceito de Sociedade do Risco (Ulrich Beck) e de antropoceno.

4. Cultura e Memória: Cultura abrange também diversidade. Especificamente, é importante pesquisar alguns conceitos e termos centrais: etnocentrismo, xenofobismo, alteridade, empatia. Além disso, é importante ressaltar a “decapitação” ou retirada forçada de estátuas que fazem referência a personalidades que representaram atrocidades contra negros e índios.

Para pesquisar: Memória e poder em Jacqueles Le Goff.

 5. Discurso autoritário, discurso de ódio: Esse é outro tema que a FCC deveria ter explorado em 2019. Cada vez mais a nossa sociedade é deparada com um passado que insiste permanecer. Essas relações autoritárias são expressadas em falas de autoridades políticas, nas instituições e no convívio social. Uma das principais consequência é intensificar a crise das instituições, bem como colocar em risco a democracia.

Para pesquisar: Sobre o autoritarismo no Brasil (Lilia Shwarcz) 

6. Mundo Virtual: Tema sempre muito forte, porque é interdisciplinar. Pensar as modificações nas relações interpessoais e intrapessoais, bem como perceber como o mundo cibernético está transformando o mundo do trabalho, a democracia, a forma de lidar com as informações. Além disso, o tema “queridinho” da FCC, em 2019, foi  felicidade e sucesso/fracasso – as redes sociais têm tudo a ver com isso. 

Para pesquisar: cibercultura, de Pierre Levy e sociedade líquida, de Bauman.

 7. Ciências e Educação Pensar quais são as contribuições e limites da ciência é um bom caminho. Refletir sobre a realidade desigual de nossa sociedade e como a educação pode favorecer um ambiente de melhores oportunidades é fundamental. Outro aspecto de destaque é perceber que no contexto pandêmico, as desigualdades educacionais ficaram ainda mais visíveis, uma vez que milhões de alunos de escolar públicas não possuem acesso à tecnologia para conseguir continuar os estudos, ou seja, o tema sobre a democratização do ensino está muito forte.

Para pesquisar: Indústria Cultural (Adorno), Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), concepção de poder em Foucault.

 8. Urbanização e Mobilidade Urbana Pensar o espaço público e a sua democratização é essencial para a banca FCC. Dessa forma, direito à cidade, gentrificação, desigualdade socioespacial, inclusão de pessoas com deficiência são reflexões básicas.

Para pesquisar: Reflexões sobre globalização e segregação socioespacial em Milton Santos.

 9. Estética/Artes Já faz tempo que a FCC não cobra diretamente esse tema. Em edições anteriores, a FCC já solicitou reflexões sobre museus, literatura, cinema, fotografia. Então, é importante separar um tempo para ficar por dentro de temáticas relacionadas a esse assunto.

Para pesquisar: novamente, o conceito de Indústria Cultural é bem propício para ser aplicado. Além desse, a concepção pedagógica das artes em Aristóteles rola de aplicar em qualquer tema.

10. Fake News

As notícias falsas estão nos debates mais quentes da atualidade. Seus impactos são negativos e afetam a política, a economia e as interações sociais. Refletir sobre uma sociedade que não acredita na ciência nem nos fatos, em prol de corroborar o seu posicionamento emocional é fundamental.

As notícias falsas estão nos debates mais quentes da atualidade. Seus impactos são negativos e afetam a política, a economia e as interações sociais. Refletir sobre uma sociedade que não acredita na ciência nem nos fatos, em prol de corroborar o seu posicionamento emocional é fundamental.

Para pesquisar: reflexões sobre pós-verdade em Noam Chomsky.

11. O que é a vida?

Este tema é a cara da FCC, uma vez que é uma pergunta por excelência filosófica. Refletir sobre o que é a vida, principalmente, no contexto de pandemia é ainda mais relevante: dicotomia entre declínio econômico e preservação de vidas, bem como as desigualdades sociais interferindo na existência das pessoas são caminhos interessantes de serem percorridos.

Sigam-me os bons:

Instagram (@profraphaelreis)

YouTube (Professor Raphael Reis)

Telegram: t.me/profraphaelreis

Site: www.professorraphaelreis.com.br

Lista de E-mail

Quem sou eu? Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia.

Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ei, Roberta! Que coisa boa! Obrigado ;)
    Raphael de Oliveira Reis em 05/01/20 às 21:00
  • Olá, meu amigo! Espero que você não precise de recursos, mas se precisar nós vamos disponibilizar sim. A coordenação lança o serviço assim que a banca divulga o acesso ao espelho - é só me mandar um e-mail quando a FCC liberar. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 05/01/20 às 21:00
  • Caro Raphael, tomando por base as datas do TRF 4, penso que até dia 15 sairá o resultado do TRF 3. O Estratégia irá oferecer o serviço de recurso da discursiva? Qual é o procedimento? Grato Hallyson
    Hallyson em 05/01/20 às 16:54
  • Olá Raphael! Fiz seu curso e evolui muito em minhas redações! Você é um prof. muito competente no que faz! Parabéns!
    Roberta Granetto em 05/01/20 às 10:10
  • Ola prof Raphael! Qual a possibilidade do Tema Depressão cair em um estudo de caso da FCC???
    Elaine em 12/10/19 às 20:48
  • gostaria de saber se na redação discursiva, pela banca FCC normalmente só colocam o tema ou colocam textos de apoio como base para a redação.
    barbara em 21/09/19 às 21:20
  • Olá! Há o curso completo (micro e macro) + correções. Além desse, para os alunos que têm mais dificuldade com o conteúdo, tem o curso de Ciências Humanas para Redação. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 12/09/19 às 20:16
  • Olá prof.Rafael! Gostaria de saber qual curso seu seria o ideal para a prova discursiva do TRF3?E se no pacote ilimitado está incluído? Obrigada se puder me orientar!
    Sandra em 09/09/19 às 18:22
  • Olá! Penso que a FCC não cobraria esse tema dessa forma. Ela colocaria algo mais geral para se pensar a educação. Assim, essa reflexão poderia ser desenvolvida como argumento :)
    Raphael de Oliveira Reis em 22/08/19 às 18:31
  • prof: Raphael. Sera se a possibilidades da fcc incluir o tema; O CONTINGENCIAMENTO DOS GASTOS NA EDUCAÇÃO PELO GOVERNO FEDERAL. nas povas de concurso que venha ocorrer por esses meses agora?
    Renatta Murielly em 18/08/19 às 01:27
  • manda aí que com certeza vou ajudar1
    Raphael de Oliveira Reis em 16/08/19 às 20:43
  • Caro Raphael gostaria de pedir sua possível ajuda em redação para o concurso em técnico Judiário em Apoio Administrativo TJMa
    Marcelene Pereira dos Santos em 16/08/19 às 04:38
  • ótimas dicas, obrigado!
    Ana Cecília Mendonça Moura em 09/08/19 às 09:29
  • Gostaria de saber possiveis temas de redação pela banca selecon. Ela ira realizar um concurso na minha cidade Cuiabá, pela secretaria de educação.
    suzana vieira de assunção em 08/08/19 às 07:14
  • Gostaria de saber possiveis temas de redação pela banca selecon. Ela ira realizar um concurso na minha cidade Cuiabá, pela secretaria de educação.
    suzana vieira de assunção em 08/08/19 às 07:14
  • Fala, meu amigo! Estamos com várias transmissões marcadas. Fique de olho na agenda das transmissões. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 21/06/19 às 20:47
  • Caro Raphael náo sou bom em Redaçáo, Gostaria de Agradecer a força que vcs; do cursinho fornecem aos candidatos; se possível, gostaria de recebe algumas dicas sobre redaçåo da FCC para concurso Detran sp, pois estou preocupado com este assunto. Grato Cid Marcio
    Cid Marcio Dias Lopes em 21/06/19 às 17:25
  • Olá, meu amigo! Que bom que você está gostando. Especializando-me na FCC rsrs Conte comigo!
    Raphael de Oliveira Reis em 06/05/18 às 17:26
  • Prof. Raphael, Obrigado pela ajuda de sempre. Que bom ter vc nos Concursos, e não só no Estratégia Enem.rs. Espero que cada vez mais acompanhe os FCCeiros. Abraços!
    Alfredo Neto em 06/05/18 às 11:48
  • Olá, Vivian! Boa tarde. Nos cursos há os pacotes com correções. Isoladamente, penso que a Profª. Rafaela Freitas tem esse serviço - entra em contato com ela. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 04/05/18 às 13:43
  • Professor, tem algum núcleo ou curso no estratégia que corrige redações ?
    Vivian Freitas em 03/05/18 às 22:44
  • vou dar uma conferida
    Raphael de Oliveira Reis em 03/05/18 às 12:02
  • que bom que ajudou!
    Raphael de Oliveira Reis em 03/05/18 às 12:02
  • Excelentes informações. Precisas, objetivas, úteis.
    Maria de Fatima da Fonseca Dutra Rodrigues em 02/05/18 às 16:48
  • Eu acho que os temas do concurso do TRT de Pernambuco foram mais difíceis.
    Dickson Ramon em 02/05/18 às 16:23