Pós-Graduação a distância: saiba como impulsionar sua carreira
Wagner Damazio

Pós-Graduação a distância: saiba como impulsionar sua carreira

Pós-graduação a distância pode alavancar sua carreira

Atualmente, mais de 7.000.000 milhões de estudantes já estão matriculados em cursos de graduação e pós-graduação a distância.

O Censo da Educação Superior, realizado pelo INEP, constata uma tendência de crescimento: enquanto a pós-graduação presencial apresentou queda nas matrículas, a modalidade a distância registrou um crescimento de 17,6% nos últimos dois anos.

Mas por qual motivo a pós-graduação a distância vem crescendo tanto?

São vários os motivos que levam as pessoas a buscarem cada vez mais uma pós-graduação EAD.

  • Primeiro, com o avanço da tecnologia, hoje já é possível aliar ensino a distância e educação de qualidade.
  • Segundo, uma pós-graduação a distância resolve o problema de pessoas que sofrem com a falta de tempo mas que buscam o aprimoramento pessoal.
  • Terceiro, os custos de uma pós-graduação EAD são bem mais razoáveis do que uma pós-graduação presencial.

Neste artigo, nosso objetivo é explicar em linhas gerais como funciona uma pós-graduação a distância, bem como suas vantagens. Também explicaremos alguns detalhes da pós-graduação Unileya, em aliança acadêmica com o Estratégia.

1)Como funciona uma pós-graduação a distância?

Um curso de pós-graduação EAD, assim como um curso presencial, é dividido em módulos. Depois de matriculado, o aluno ganha uma senha de acesso ao portal da instituição para começar seus estudos.

Lá, terá acesso aos conteúdos (vídeos, PDFs, slides) de cada módulo do curso. É nessa plataforma que o estudante também tem acesso às atividades propostas e pode tirar dúvidas com o professor que ministra a respectiva disciplina.

Ao final do curso, o estudante terá que se submeter a uma avaliação final para que ganhe a especialização.

Conheça a Pós-Graduação EAD Estratégia – Unileya

2) Para quem se destina uma pós-graduação EAD?

A pós-graduação EAD evoluiu muito nos últimos anos e vem acompanhando o constante desenvolvimento tecnológico. Hoje, mesmo que você resida em uma pequena cidade do interior, longe dos grandes centros urbanos e das faculdades tradicionais, já é possível ter acesso a essa modalidade de ensino.

A pós-graduação EAD alcança pessoas sem tempo de frequentar um curso presencial por terem uma rotina atribulada, equilibrando-se, por exemplo, entre o trabalho e os filhos.

O aluno pode assistir às aulas em sua casa, nos finais de semana, pela manhã, de madrugada, em qualquer lugar do planeta. Assim, a rotina e o ritmo de estudo podem seguir uma dinâmica muito pessoal.

Outro fator que caracteriza uma pós-graduação EAD é o seu valor. Em geral, o investimento feito pelo aluno pode ser 50% inferior ao valor que seria pago em uma universidade ou faculdade presencial. Isso porque, na modalidade EAD, é comum estarem ausentes custos que pesam muito na mensalidade, como o aluguel de grandes espaços para as aulas.

Assim, uma pós-graduação EAD se destina a qualquer pessoa que busque o aperfeiçoamento profissional. Se você busca economia e flexibilidade geográfica e de tempo, a modalidade a distância atende muito bem às suas necessidades.

Fazer uma pós-graduação a distância tem potencial para alavancar sua carreira. Segundo dados da 54a edição da pesquisa da Catho Educação, realizada com mais de 2 milhões de profissionais, em mais de 25.000 empresas, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 118% em sua remuneração, a depender do cargo ocupado.

Aula de Direito Tributário da Pós-Graduação EAD, com Prof. Leandro Paulsen

3) Uma Pós-Graduação a distância pode ajudar na preparação para concursos públicos?

A resposta é “sim” e por dois motivos. O primeiro é que muitos cursos de pós-graduação EAD são voltados para quem almeja a carreira pública e tem interesse em atuar como gestor, analista ou técnico.

Assim, diversas matérias que são cobradas nos certames (Direito Administrativo, Orçamento Público, Direito Constitucional, Direito Penal, Administração Geral e Pública…) podem ser vistas em profundidade nos cursos de pós-graduação EAD.

O segundo motivo: para alguns cargos na administração pública é exigido um curso de especialização/pós-graduação como requisito básico ou mesmo como fator classificatório (agregando pontos e colocando o candidato em uma posição melhor). Trata-se da famosa prova de títulos. Dessa forma, se a intenção é alcançar cargos mais altos no serviço público, uma pós-graduação EAD pode ser muito útil.

Mais detalhes sobre como a Pós-Graduação pode auxiliar nos seus estudos para concursos públicos

4) Qual é a metodologia da Pós-Graduação EAD Estratégia-Unileya?

A maior instituição do país na oferta de cursos de pós-graduação a distância é a Faculdade Unileya. Em 2018, ela se uniu ao Estratégia, em aliança acadêmica, para ofertar cursos focados em servidores públicose aspirantes à carreira pública.

Na pós-graduação EAD Estratégia-Unileya, os cursos possuem duração de 9 meses e são montados por mestres e doutores dedicados ao estudo da administração pública. Além disso, profissionais que têm experiência prática no setor público – juízes, promotores de justiça, auditores fiscais, analistas e gestores públicos – integram a equipe de professores.

Na plataforma de estudo, é disponibilizada uma disciplina por mês – com suas respectivas videoaulas, PDFs, e atividades avaliativas que obedecem a prazos de respostas. A plataforma é compatível com tablets e smartphones.

Os cursos são realizados integralmente a distância e incluem um encontro presencial ao final do curso para a realização da prova final, que poderá ser agendada em qualquer capital e no DF.

Aula de Direito Constitucional da Pós-graduação à distância, com o Prof. André Ramos Tavares

5) Quais cursos são oferecidos pela Pós-Graduação EAD Estratégia-Unileya?

Atualmente, há 8 (oito) cursos de Pós-Graduação:

  • Direito Administrativo e Gestão Pública
  • Direito Público
  • Gestão Orçamentária e Financeira
  • Gestão Tributária e Auditoria no Setor Público
  • Investigação Criminal e Legislação Penal
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade Pública
  • Contabilidade Societária

Conheça a Pós-Graduação EAD Estratégia-Unileya

(*) Os assinantes da Assinatura Ilimitada do Estratégia têm direito a 15% de desconto na Pós-Graduação.

(**) Alunos do Programa de Coaching têm direito a 20% de desconto na Pós-Graduação.

6) O que é preciso para ir bem em uma pós-graduação a distância?

Não é porque o ensino é a distância que o aluno pode renunciar a requisitos básicos do aprendizado, como planejamento e dedicação. Pelo contrário, o aluno de um curso de pós-graduação EAD precisa ter um comportamento proativo, sendo gestor do seu próprio conhecimento.

A primeira dica para ir bem em uma pós-graduação a distância é: planeje-se… em dobro.

Em um curso EAD, você terá que cumprir boa parte da carga horária por conta própria. Sem um planejamento correto, pode acabar perdendo o ritmo e a produtividade nos estudos. O ideal é planejar uma certa quantidade de horas para estudar por semana, como se estivesse em um curso presencial, seguindo esse ritmo durante todo o curso. Imprevistos, claro, acontecem, mas eles não podem se tornar uma desculpa constante.

Outro ponto muito importante: participe. O curso é online, mas isso não significa que seja feito por máquinas. Participar dos fóruns e chats é importante para seu aprendizado em um ambiente EAD. Portanto, faça uso desses instrumentos a seu favor. Eles também são um meio importante de enviar dúvidas e sugestões para aprimorar o próprio curso – além, é claro, de proporcionar um relacionamento mais próximo com a equipe de professores.

Estar com seus dispositivos tecnológicos afiados é, também, uma forma de aproveitar melhor sua pós-graduação EAD. Com aulas que dependem de conexão à internet e são visualizadas em notebooks, celulares e tablets, é sempre bom conferir se essa estrutura não vai te deixar na mão tão logo você inicie o curso.

E, por fim, tenha em mente que uma pós-graduação deve servir a um propósito de vida, seja qual for o seu. Foque nesse propósito e ele irá impulsionar sua dedicação aos estudos.

Conheça a Pós-Graduação EAD Estratégia-Unileya

Sucesso nos seus estudos e também na sua carreira!

Wagner Damazio
Professor de Legislação Tributária Municipal do Estratégia Concursos. Professor de Direito Administrativo do Estratégia Carreiras Jurídicas. Ex-Subsecretário da Receita Municipal de São Paulo (2015-2017). MBA em Gestão Tributária na Fundação Dom Cabral – FDC (2013-2014). Auditor-Fiscal Tributário do Município de São Paulo (2007-licenciado).

Posts Relacionados

Compartilhe:

Wagner Damazio

Wagner Damazio

Professor de Legislação Tributária Municipal do Estratégia Concursos e de Direito Administrativo do Estratégia Carreira Jurídica. Ex-Coordenador de Controle Interno da Secretaria Municipal da Fazenda do Município de São Paulo (2017-2018); Ex-Subsecretário da Receita Municipal de São Paulo (2015-2017); Ex-Diretor do Departamento de Fiscalização da Receita Municipal de São Paulo (2015); MBA em Gestão Tributária pela Fundação Dom Cabral - FDC (2013-2014); Aprovado no IX Exame Unificado da OAB (2012) Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (2008-2012); 1º colocado no concurso de seleção realizado pela ANPAD para ingresso na Pós Graduação em Administração Pública no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (2010);  Auditor-Fiscal Tributário do Município de São Paulo (2007-licenciado) Ex-Analista da Receita Federal do Brasil lotado na Inspetoria da Receita Federal em São Paulo (2006); Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002-2005); Ex-Operador de Sistema de Inspeção em Vôo do Grupo Especial de Inspeção em Vôo - GEIV/Força Aérea Brasileira (2001-2005); 1º colocado no Curso de Formação de Sargento Especialista em Comunicações - BCO da Escola de Especialistas de Aeronáutica - EEAR (Turma Amarela 2000).  E agraciado por Deus com 3 bençãos: Davi, Aimée e Heitor (meus filhos).

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.