Artigo

Análise da prova de Português do IBGE Analista

Olá, pessoal!

Fiz uma análise da prova de Português do IBGE Analista, e resolvi gravar um vídeo comentando-a (Clique aqui), de forma a verificar o que o edital previu e o que efetivamente caiu. Assim, você já terá uma prévia do que poderá ocorrer na prova de Técnico do IBGE.

No vídeo mostro que há possibilidade de recurso na questão 5, haja vista que a alternativa (E), dada como correta no gabarito preliminar, afirma que o cartaz “gritava” porque o giz branco se destacava no fundo preto. Porém, o texto não apresenta elemento explícito ou implícito que leve a subentender que o fundo do cartaz seria preto. Se a banca tivesse empregado o adjetivo “escuro”, ainda haveria possibilidade, haja vista o contraste com o giz “branco”, mas isso não implica entender que o fundo seria preto.

Assim, seria interessante entrar com recurso, mesmo sabendo que a banca FGV é “dura na queda” e dificilmente muda gabarito ou anula questão.

A prova trouxe elementos novos, pois normalmente as questões gramaticais eram todas extraídas do texto ou textos da prova. Nesta, percebemos questões com frases  fora do texto.

Esta prova carregou no valor semântico dos vocábulos, seja na substituição de palavras, no conhecimento da polissemia ou na redundância.

Veja o que o edital previu:

Edital IBGE (todos os cargos) – Banca FGV:

Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.

Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

Agora, veja o que cada questão cobrou:

Questão 1: Interpretação de texto e organização interna.

Questão 2: Semântica: sentido e emprego dos vocábulos.

Questão 3: processos de coordenação e mecanismos de coesão textual.

Questão 4: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Mecanismos de coesão textual.

Questão 5: Interpretação de texto e organização interna.

Questão 6: Sintaxe: frase, oração e período; processos de subordinação. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.

Questão 7: Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Padrões gerais de colocação pronominal no português. Emprego de tempos e modos dos verbos em português.

Questão 8: Sintaxe: frase, oração e período; processos de subordinação. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Emprego de tempos e modos dos verbos em português.

Questão 9: Interpretação de texto e organização interna.

Questão 10: Pontuação.

Questão 11 e 12: Semântica: sentido e emprego dos vocábulos.

Questão 13: Estilística.

Questão 14: processos de coordenação e mecanismos de coesão textual.

Questão 15: Semântica: sentido e emprego dos vocábulos.

Assista ao vídeo clicando aqui!!!!

Ah, no dia 17/04 (domingo, dia da prova de nível técnico), faremos uma transmissão ao vivo às 08:00h da manhã! Isso mesmo!

Você vai acordar com o professor Décio Terror falando na sua cabeça, passando algumas dicas, um resumo do conteúdo e sanando dúvidas!

Se você quiser participar, basta enviar e-mail para [email protected]

Será o “Encontro com Décio Terror” rsrsrsrsrs

Abraço a todos!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • retificando: "desde" já.
    ELAINY em 30/05/16 às 15:07
  • Olá professor!!! Por favor, veja com carinho a possibilidade de comentar a prova de português do TRF-3 analista administrativo. Foi muito desafiadora! Muito obrigada, sede já.
    ELAINY em 30/05/16 às 15:06
  • Pessoal, Quem fez a prova de Analista e acha que há erros nítidos na prova (mantidos mesmo após recursos) e foi acredita que foi prejudicado, como na questão do "fundo preto", na prova de português e/ou em outras, vamos nos juntar, para que sabe, entrar com uma ação contra a organizadora pedindo nova correção, com novos avaliadores. Quem se interessar, mande email para [email protected]
    CARLOS em 04/05/16 às 12:51
  • Ainda sobre a questão do pronome demonstrativo (apertei ENTER por engano): Professor, Na questão “… emprego do pronome demonstrativo…inadequado…” Acho que a letra D também está errada, sendo também resposta da questão. Por isso, vou entrar com recurso para anulação. Eis meu argumento: O pronome da contração “nessa” em “nessa Terra” indica que a Terra está próxima da pessoa com quem se está falando (vide GRAMÁTICA PARA CONCURSO - MARCELO ROSENTHAL, pág. 109). Ora, a Terra assim maiúscula é nome próprio, o nome do nosso planeta (vide dicionário Michaelis à pág. 771) e a Terra se estiver distante do autor, estará também do leitor, noutras palavras, se estiver distante da pessoa que fala, estará distante da pessoa com quem se está falando. Não há cabimento que a Terra esteja próxima do leitor e não do autor. Assim, seria coerente escrever “… nesta Terra…” Esse é o meu entendimento.
    CARLOS em 13/04/16 às 19:05
  • Professor, Na questão "... emprego do pronome demonstrativo...inadequado..." Acho que a letra D também está errada, sendo também resposta da questão. Por isso, vou entrar com recurso para anulação. Eis meu argumento: O pronome da contração "nessa" em "nessa Terra" indica que a Terra está próxima da pessoa com quem se está falando. Ora, a Terra assim maiúscula é nome próprio, o nome do nosso planeta (vide dicionário Michaelis à pág. 771) e a Terra se estiver distante do autor, estará do leitor, noutras palavras, se estiver distante da pessoa que fala, estará distante da pessoa com quem se está falando. Não há cabimento que a Terra esteja próxima do leitor e não do autor, a não ser que ele escreva do espaço (rsrs, desculpe a piada foi inevitável). Assim, seria coerente escrever "... nesta Terra..."
    CARLOS em 13/04/16 às 18:57
  • Lucas, estou abrindo recurso contra as duas questões que o professor indicou exatamente por ter passado pela mesma confusão que ele descreve. Também estou abrindo contra a questão de pronomes demonstrativos porque entendo uma ambiguidade ali.
    Tiago em 13/04/16 às 17:21
  • Pessoal, poderiam colocar as questões de português que irão recorrer com o argumento ?Outros candidatos que erraram tb poderiam entrar e aumentar o numero de pedidos de anulação para banca.
    Lucas em 13/04/16 às 14:25
  • Professor Décio, tudo bem ? Sei que o prazo de recursos já passou, mas teria como vc comentar a prova de analista do trf 3 região q aconteceu no dia 3? A prova é bem longa e a parte de interpretação difícil. Aguardo retorno. Obrigada Carla
    Carla Mendes em 13/04/16 às 13:31
  • Excelentes explicações!! Perdi muito tempo nessa quinta questão, pois todas as alternativas estavam erradas para mim. Em nenhum momento o texto se refere ao quadro de madeira como quadro negro... escuro... ou algo assim... No mais, parecia que eu estava ouvindo suas explicações durante a resolução das questões!! Terror na cabeça!! rsrsrs Até domingo! Valeu Prof.!
    Jasmine em 13/04/16 às 11:33
  • Obrigado Professor !!! Muito importante esse trabalho de acompanhamento pós prova. Nos ajuda a identificar erros !! Parabéns por todo trabalho que você vem desempenhando !!!
    Thiago em 13/04/16 às 11:24
  • EXCELENTE AULA, gratidão Profº Terror!!! Se todos os professores fossem assim... :)
    Anna Crocs em 13/04/16 às 09:34
  • Você é competente. Obrigada, professor.
    Amanda em 13/04/16 às 09:12
  • Valeu, Gisele! Grande abraço! Vamos com tudo para cima da FGV!!!!!! Abraço!
    Décio Terror em 13/04/16 às 08:42
  • Olá, Tiago! Veja a ideia de Terra distante. A intenção comunicativa não é mostrar algo próximo ao locutor (em relação a tempo ou lugar), mas distante. Como não houve uma abertura maior de contexto, por ser apenas uma frase, acredito ser difícil convencer a banca de seu pensamento. Mas, como sempre falo com os alunos, acho interessante entrar com recurso, pois a banca terá que explicar o motivo de não ter sido a alternativa escolhida pelo candidato. Grande abraço!
    Décio Terror em 13/04/16 às 08:41
  • Isso aí! Kkkkkkkkk
    Décio Terror em 13/04/16 às 08:36
  • Oi, ALine! Mande ver! Acho que sempre vale a pena! Abração!
    Décio Terror em 13/04/16 às 08:35
  • Professor, suas aulas são demais!!!!!! Quanto à correção, eu certamente entrarei com recurso nas duas que o senhor sugeriu... Mas tem mais duas que ainda não estou de acordo: A questão sobre o título: não estou de acordo que conceito seja sinônimo de princípio... Acredito que para se afirmar que seja um princípio, necessitaria complementar sobre que tipo de princípio... Legal, religioso, de marketing?! Sem contar que haviam 2 questões certas... Acho que não ganho recurso, mas não me convenceu... A outra questão é sobre a função adjetiva inadequada... Para mim a alternativa "a" também seria inadequada, uma vez que a previsão não é necessariamente ligada ao divino.. Posso ter uma previsão do tempo por exemplo.. Nesse caso não caberia a substituição por divinatória.. Não vejo os termos como sinônimos!! Gostaria de saber sua opinião, sei que a fgv não volta atrás, mas faz sentido meu pensamento? Grata!
    Aline em 12/04/16 às 22:20
  • Você vai acordar com o professor Décio Terror falando na sua cabeça ... kkkkkkk
    Moreira em 12/04/16 às 21:55
  • Prof., na questão dos pronomes demonstrativos, vejo mais de um sentido na letra D: "Não há nenhum lugar nessa Terra tão distante quanto ontem." - 'tão distante quanto ontem' pode se referir a 'lugar', ou 'Terra' (planeta). Se for 'lugar' o sentido fica errado, já que o locutor deve estar no planeta (supõe-se), pedindo o pronome "desta". Se for 'Terra' e ele estiver falando com um interlocutor no planeta o "desse" ficaria correto. O segundo critério seria o tempo, que é o presente, reforçando a necessidade do "deste". Elucide-me quanto a isso, mas me parece que a alternativa D está errada também.
    Tiago em 12/04/16 às 21:53
  • (Você vai acordar com o professor Décio Terror falando na sua cabeça, passando algumas dicas, um resumo do conteúdo e sanando dúvidas!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, professor vai ser uma honra acordar com o senhor falando em nossa cabeça. Até lá!
    Gisele em 12/04/16 às 21:30