Artigo

PM-AM – Soldado – Recurso – Geografia do Amazonas

Caros Alunos,


Entendo que cabe recurso na seguinte questão da prova de Soldado, da Polícia Militar do Amazonas, Geografia do Amazonas:

Assinale a opção que apresenta uma causa da decadência da economia gomífera no Estado do Amazonas.

(A) As pragas que destruíram os seringais nativos.

(B) A queda de preço nos mercados internacionais.

(C) A concorrência dos países produtores asiáticos.

(D) A retração dos mercados consumidores europeus.

(E) A superprodução, devido à crise econômica de 1929.

Subsídios para o Recurso:

A questão pede para assinalar uma causa da decadência da economia gomífera no Amazonas.

O gabarito da banca é a alternativa “C”: a concorrência dos países produtores asiáticos. De fato, está correta essa alternativa. Mas também está correta a alternativa “B”: a queda de preço nos mercados internacionais.

Segundo Francisco Jorge dos Santos, no livro História Geral da Amazônia 4ª edição (págs. 223-224), ed. MemVavMem:

“Após 1900, as áreas de cultivo de seringueira se expandiram para o Sudeste Asiático, em países como a Malásia, Ceilão, Índia, Birmânia, Bornéo Britânico, Índias Orientais Holandesa e no Sião.”
[…]

“As historiadoras Maria Lígia Coelho Prado e Maria Helena Rolim Capelato analisaram a agonia da borracha da Amazônia nos seguintes termos: as colônias inglesas e holandesas, com suas vastas plantações de seringueiras, dispondo de mão de obra abundante e barata, fretes reduzidos e transportes fáceis, desarticularam a frágil estrutura de produção de borracha no vale amazônico. O custo da produção na Ásia era inferior ao da Amazônia, onde as técnicas de extração do látex, de coagulação e de preparação da borracha eram primitivas e imutáveis, onde o transporte era oneroso e o rendimento do trabalho solitário do seringueiro em busca das árvores dispersas em longas distâncias, de difícil acesso e controle, era muito pequeno. Enquanto um trabalhador na Malásia podia recolher num só dia três quilos de borracha, um seringueiro da Amazônia recolhia um quilo, de oito a quinze dias.”

Portanto, fica claro que as duas causas estão inter-relacionadas, de forma que a banca cometeu uma ambiguidade. A borracha produzida na Ásia apresentava um custo menor, devido a todo o seu processo produtivo logístico-organizativo. Esse custo menor, levou a uma queda de preço nos mercados internacionais, o que fez com que a borracha amazônica, mais cara, não conseguisse concorrer com os produtores asiáticos.

Desta forma, a questão possui duas alternativas corretas, devendo ser anulada.

Grande Abraço,

Prof. Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.