Artigo

Planejamento de Estudos para Concursos.

Introdução

Estudar para concursos requer planejamento e organização. Saiba que nem todos os candidatos possuem facilidade para elaborar um planejamento bem-sucedido. Por esse motivo, resolvemos falar sobre o tema. Em outras palavras, o artigo de hoje trata de planejamento de estudos para concursos.

Dependendo do momento que esteja vivenciando, a forma de planejar será diferente. Além disso, há muitas variantes do planejamento. Para simplificar a sua vida (e a nossa também), elaboramos este artigo de uma maneira bem gostosa de ler, em tópicos e subtópicos. Veja o que vem por aí:

  • Planejando os Estudos no Pré-Edital
  • Planejando os Estudos no Pós-Edital

O artigo de hoje não possui pré-requisitos. Qualquer pessoa será capaz de ler a publicação, desde que esteja estudando para concursos. Ademais, planejamento é um assunto concernente a todos os candidatos. Quem nunca planejou uma viagem? Ou uma festa?

Preparamos um artigo bem curtinho, objetivo e direto ao ponto. Ele foi planejado cuidadosamente para você não perder tempo. Sem mais delongas, vamos começar agora.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Planejando os Estudos no Pré-Edital

Antes de mais nada, o pré-edital é o momento que antecede a publicação do edital do certame. Em outras palavras, o concurso é autorizado, a banca é divulgada, mas você não sabe ainda as datas das inscrições e das provas. Qual a melhor forma de planejar no pré-edital?

Dicas de Planejamento de Estudos no Pré-Edital

  • Busque o edital anterior: esta é a primeira coisa que você deve fazer. O edital anterior é um reflexo do que aconteceu no último concurso, incluindo etapas, disciplinas etc.   

  • Estude as disciplinas do último concurso: existe uma tendência forte de as bancas aproveitarem as disciplinas que já caíram na prova passada, com algumas atualizações.  

Atenção: Tendência não é certeza. É perfeitamente possível que as bancas troquem algumas disciplinas para pegar os candidatos de surpresa. Porém, não há como solucionar esse mistério no pré-edital. Afinal, você não faz ideia do que vai cair.  

Mais Atenção: As bancas aproveitam as disciplinas, mas não costumam manter o conteúdo programático. O conteúdo sofre atualizações por motivos variados: novas jurisprudências, mudanças tecnológicas etc. As disciplinas que mais sofrem atualizações são as ligadas à Tecnologia da Informação.

  • Faça questões dos últimos anos da banca: uma vez selecionadas as disciplinas, busque as questões relacionadas que tenham sido elaboradas pela banca nos últimos anos. Mesmo que o acervo de questões seja baixo, procure não ultrapassar o prazo de 5 anos.  

Atenção: Se a banca ainda não tiver sido definida, então faça as questões da FGV e do Cespe/Cebraspe, pois são as principais bancas da atualidade. Na pior das hipóteses, ainda que a banca seja diferente, o nível de cobrança será inferior ao praticado por elas duas. Você vai sair no lucro e na frente.

  • Monte um cronograma de estudos: como estamos no pré-edital, o cronograma de estudos não precisa ser complexo. Existem muitos tipos de cronograma. Só para ilustrar, colocamos um exemplo do que você poderia seguir nessa etapa.

Exemplo de Planejamento no Pré-Edital

Turno / Dia da SemanaSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
ManhãPortuguêsInformáticaPortuguêsInformáticaPortuguêsInformática
TardeMatemáticaLegislaçãoMatemáticaLegislaçãoMatemáticaLegislação
Tabela 1 – Exemplo de Planejamento de Estudos para Pré-Edital.

Atenção: Deixe um dia da semana e um turno para descansar, mesmo que tenha tempo sobrando. No exemplo acima, o candidato não estuda à noite, nem aos domingos. Lembre-se de que você está no pré-edital.

Planejando os Estudos no Pós-Edital

Primeiramente, o pós-edital é o momento de preparação entre a divulgação do edital e a data da sua prova. A ansiedade aumenta e você começa a querer estudar tudo ao mesmo tempo, achando que nunca está preparado. Qual é a melhor estratégia a seguir?

Dicas de Planejamento de Estudos no Pós-Edital – Parte 1

  • Leia o edital com cautela: os concurseiros profissionais possuem o hábito de ler o edital de cabo a rabo, ou seja, todo. A nossa recomendação é que você faça uma leitura completa e volte sempre que necessário, a fim de consultar informações.

  • Escolha o cargo para o qual irá prestar o concurso: a maioria dos editais possui mais de uma opção de cargo para o mesmo certame. Nem sempre o concurseiro sabe de antemão o que vai escolher.

  • Identifique as disciplinas relacionadas ao cargo: veja quais são as matérias e o conteúdo programático do cargo que escolheu. Como você vai precisar consultar com frequência, copie e cole para um arquivo separado ou imprima (o que preferir).

Atenção: Caso decida imprimir, então não imprima o edital todo. Selecione apenas as disciplinas e o conteúdo do cargo que escolheu. Se você é um concurseiro de primeira viagem, cuidado para não pegar as disciplinas de outro cargo (esse erro é muito comum nos primeiros concursos).

  • Estude as disciplinas que não estavam no pré-edital: no pós-edital, você não precisa estudar tudo novamente. Aprenda do zero apenas as disciplinas que não estavam no pré-edital.

Atenção: Se você está estudando para o concurso apenas no pós-edital, então adapte a regra acima. Estude do zero as disciplinas que nunca viu na vida.

Dicas de Planejamento de Estudos no Pós-Edital – Parte 2

  • Revise as disciplinas que estavam no pré-edital: é fundamental revisar o conteúdo programático das disciplinas que já estudou. A revisão ajuda a poupar tempo e manter o conteúdo fresco na mente. Abuse dos mapas mentais e resumos para isso.  

  • Faça questões da banca, de todas as disciplinas: questões são sempre bem-vindas, tanto no pré-edital quanto no pós-edital. Nessa fase, faça questões de todas as disciplinas, somente da banca, dos últimos 5 anos (prazo máximo).

Atenção: Se a banca for pequena e não tiver questões suficientes, então selecione as questões da FCC ou Vunesp. Ambas são bancas de gabaritos mais estáveis, com perfil mais literal.  

  • Aprimore o seu cronograma de estudos: agora é o momento de montar um cronograma de estudos mais complexo. Da mesma forma que no pré-edital, existem variantes de cronogramas. Só para ilustrar, colocamos alguns exemplos do que poderia seguir nessa etapa.

Exemplos de Planejamento no Pós-Edital

Figura 1 – Exemplo de Planejamento de Estudos para Pós-Edital - Novas Disciplinas.
Figura 1 – Exemplo de Planejamento de Estudos para Pós-Edital – Novas Disciplinas (Fonte: Estratégia Concursos. Disponível em: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/planilha-de-estudos-baixe-gratuitamente-a-ferramenta-que-pode-ser-o-diferencial-na-sua-preparacao/. Acesso em: 27 jul. 2023).

Turno / Dia da SemanaSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
ManhãEstudar: Regimento Interno.

Questões: Português.
Estudar: Contabilidade Geral.

Questões: Raciocínio-Lógico.
Revisar: Auditoria.

Questões: Contabilidade Pública.
Revisar: Direito Administrativo.

Questões: Controle Externo.
Revisar: Tecnologia da Informação.

Questões: Direito Constitucional.
Fazer Simulado.Fazer Simulado.
TardeEstudar: Raciocínio-Lógico.

Questões: Regimento Interno.
Estudar: Contabilidade Pública.

Questões: Contabilidade Geral.
Revisar: Controle Externo.

Questões: Auditoria.
Revisar: Direito Constitucional.

Questões: Direito Administrativo.
Revisar: Português.

Questões: Tecnologia da Informação.
Correção do Simulado.Correção do Simulado.
Tabela 2 – Exemplo de Planejamento de Estudos para Pós-Edital – Novas e Antigas Disciplinas.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos uma coleção de dicas eficazes sobre planejamento de estudos para concursos, em diversos momentos da jornada. Se você gostou desse artigo, recomende-o para outras pessoas e ajude a divulgar o nosso trabalho.

Mesmo que você não absorva todas as técnicas de planejamento imediatamente, não se desespere. Planejamento de estudos requer prática. Tenha certeza de que ela virá com o tempo, desde que a exercite.

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Conheça os materiais da plataforma por meio do link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, não deixe de treinar o seu aprendizado por meio de questões. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de exercícios para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.