Artigo

PL apresentado pede suspensão de concursos

Foi apresentado nesta terça-feira, 24 de março, pelo deputado Rafael Motta, do PSB/RN, junto à Câmara dos Deputados, o PL 866/2020, cujo teor é a suspensão imediata de todos os prazos relativos aos concursos públicos, em razão da pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

Conforme palavras do próprio proponente do Projeto de Lei, em suas redes sociais, “A ideia é que seja suspensa a validade dos certames realizados e não finalizados em todo o país, independentemente de homologação, até o término do estado de calamidade publica.”

Segundo ele ainda, a intenção é resguardar a Administração Pública e preservar o direito dos candidatos.

O PL é proposto num momento em que a Organização Mundial da Saúde – OMS declara publicamente o caráter de pandemia novo Coronavírus e o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional.

Recentemente, com base nessas declarações, bem como na Lei n.° 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 e na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – ESPIN (Portaria 188/GM/MS/2020, o CNJ publicou a Resolução n.º 313/2020.

Referida Resolucao, veda a aplicação de certames, qualquer que seja a fase a que se relacione, que demandem comparecimento presencial de candidatos, no âmbito do Poder Judiciário.

Nos últimos dias já haviam cancelado, adiado ou suspendido suas provas varios órgãos, dentre os quais: TJ RJ (magistratura); TJ BA (magistratura); TJ RS (magistratura); MP RS (membros); TJ MS (cartório) e TJM MG (servidores).

Cursos concurso

Quer aproveitar a quarentena e se preparar para concursos? Conheça nossos cursos disponíveis para o certame:

Cursos para concursos

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique em dia com as oportunidades

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Daud, acredita que a prova do Tcu vai ficar para depois de Setembro?
    DANILLO BITENCOURT em 25/03/20 às 09:25