Artigo

Concurso PGE PE: questões comentadas de Direito Penal

Saúdo todos os alunos que iniciam essa análise da prova da PGE PE do concurso de 2018 para o cargo de Procurador do Estado de Pernambuco.

Sou Michael Procopio, Professor de Direito Penal do Estratégia Concursos e Juiz Federal, vinculado ao TRF1.

Faremos uma análise das questões de Direito Penal aplicadas no referido certame, buscando familiarizá-los com o estilo de enunciado e propiciar uma experiência na resolução da prova aplicada para o cargo de Procurador do Estado de Pernambuco.

Ademais, procuraremos verificar a possibilidade de recurso em relação a alguma das questões.

Espero que as questões comentadas lhe auxiliem a se atualizar e atingir seus objetivos profissionais.

Um forte abraço,

Prof. Michael Procopio


Questões Comentadas de Direito Penal

Questão 80

De acordo com o entendimento do STJ, é aplicável o princípio da insignificância na hipótese de crime

A) de descaminho, ainda que o agente responda a outros procedimentos fiscais, desde que o benefício econômico do crime seja inferior a dez mil reais.

B) contra a mulher no âmbito das relações domésticas.

C) de peculato, quando o bem jurídico tutelado for suscetível de valoração econômica.

D) de pesca, em período em que essa atividade esteja proibida ou em lugares interditados por órgão competente.

E) contra a fé pública.

Comentários

Gabarito: alternativa D

Essa questão exige o conhecimento da jurisprudência do STJ em relação ao princípio da insignificância.

Com relação à alternativa A, o STJ vem decidindo que não cabe a aplicação do princípio acima mencionado no caso de reiteração na prática do crime de descaminho, com base em precedente do STF:

“3.  Contumácia  delitiva  do  Paciente.  A  orientação deste Supremo Tribunal, confirmada pelas duas Turmas, é firme no sentido de não se cogitar  da  aplicação  do princípio da insignificância em casos nos quais  o  réu  incide  na reiteração do descaminho, evidenciada pela existência de procedimentos administrativos fiscais em seu desfavor, como  se  tem  nestes autos (HC n 131.342/PR, Ministra Cármen Lúcia, Segunda Turma, DJe 1º/2/2016).” (AgRg no REsp 1706429/MA, Rel. Min Sebastião Reis Júnior, Sexta Turma, DJe 26/02/2018).

No que se refere à alternativa B, o STJ elaborou, em 2017, novo enunciado de sua Súmula (nº 589), apontando não ser possível o reconhecimento de crime de bagatela quando houver violência doméstica contra a mulher:

“É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações doméstica”

Quanto ao item C, também houve a aprovação de novo enunciado, de número 599, sobre a não aplicação da insignificância aos crimes praticados contra a Administração Pública:

“O princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública”.

O item D, alternativa correta, aponta ser possível a aplicação do princípio no caso de pesca, em período em que essa atividade esteja proibida ou em lugares interditados por órgão competente. Há julgado da Sexta Turma nesse sentido:

“(…) Esta  Corte tem reconhecido a insignificância de condutas que se amoldariam  ao  tipo  penal  descrito  como  crime  contra  a  fauna aquática,  quando a pesca é de pequena quantidade de peixe e, ainda, que  com  a  utilização  de  petrechos vedados, em razão da falta de ofensividade ao bem jurídico tutelado. Precedentes.” AgRg no HC 313815/SP, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, Sexta Turma, DJe 02/10/2017.

No que se refere à alternativa E, o STJ já tem posição firmada sobre não ser possível o reconhecimento de insignificância nos crimes contra a fé pública, conforme se nota do seguinte precedente:

“(…) 3. Ambas as Turmas da Terceira Seção desta Corte Superior de Justiça já   se   posicionaram   pela   não   aplicação   do   princípio  da insignificância aos Crimes contra a Fé Pública. (…)” AgRg no REsp 1644250/RS, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, Sexta Turma, DJe 30/05/2017.

Cabe recurso?

Entendo que sim. Há precedentes do STJ em que não se reconhece a aplicação do princípio da insignificância no caso de pesca em período de defeso (de vedação da atividade), por exemplo:

PROCESSO PENAL E PENAL. RECURSO ESPECIAL. PESCA EM ÉPOCA PROIBIDA. APREENSÃO DE 250g DE ROBALO E DE PETRECHOS PROIBIDOS NA ATIVIDADE DE PESCA. APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA. IMPOSSIBILIDADE. RECURSO   PROVIDO.   1.   A   atipicidade   material,  no  plano  da insignificância, pressupõe a concomitância de mínima ofensividade da conduta,  o reduzidíssimo grau de reprovabilidade do comportamento e inexpressividade  da  lesão  jurídica  provocada.  2. É entendimento desta  Corte  que  somente  haverá  lesão  ambiental  irrelevante no sentido  penal  quando a avaliação dos índices de desvalor da ação e de  desvalor do resultado indicar que é ínfimo o grau da lesividade, sem  efetivo  dano ambiental, não se devendo enforcar exclusivamente questões  jurídicas ou a dimensão econômica da conduta, mas também o equilíbrio  ecológico  que  faz  possíveis  as  condições de vida no planeta.  Precedente. 3. Não é insignificante a conduta de pescar em época  proibida, e com petrechos proibidos para pesca (tarrafa, além de  varas  de  pescar),  ainda  que  pequena  a quantidade de peixes apreendidos. 4.  Recurso  especial  provido  para afastar a absolvição sumária do recorrido, determinando-se o prosseguimento da ação penal. REsp 1685927/RJ, Rel. Min. Nefi Cordeiro, Sexta Turma, DJe 27/10/2017.

Por não se tratar de jurisprudência pacífica do STJ, não entendo cabível a cobrança do assunto em questão de múltipla escolha.

Questão 81

Considerando o entendimento do STJ com relação aos crimes previstos no CP, assinale a opção correta.

A) A intenção de obter lucro fácil e a cobiça podem ser utilizadas como causas de aumento da pena-base em caso de crime de corrupção passiva.

B) O crime de falsidade não pode ser absorvido pelo crime de descaminho, mesmo quando neste se exaure aquele, ainda que a pena no caso de crime de descaminho seja menor.

C) O crime de desacato não foi recepcionado pela CF.

D) A inserção de dados falsos no currículo Lattes resulta na prática de crime de falsidade ideológica.

E) A importação de coletes à prova de balas sem prévia autorização do comando do Exército configura crime de contrabando.

Comentários

O gabarito indica a alternativa E.

Com relação à alternativa A, já se deve notar, de início, que o lucro fácil e a cobiça são inerentes ao crime de corrupção passiva, em que o agente público se vale da função para obter vantagem indevida. Se já faz parte da própria definição do delito, o aumento da pena implicaria bis in idem, o que é vedado. Assim é o entendimento do STJ:

“2. Embora inseridos no Código  Penal  no  Título dos crimes contra a administração pública, tanto  a  concussão  (art. 316, CP) quanto a corrupção passiva (art. 317,  CP)  possuem  várias  das  características dos crimes contra o patrimônio,  com  a  peculiaridade  da  qualificação  do agente como servidor público. Assim sendo, no exame das circunstâncias judiciais envolvendo  a  prática  desses  dois delitos, a jurisprudência desta Corte  vem entendendo que a cobiça, a ganância e a intenção de obter lucro  fácil constituem elementares dos delitos, não podendo, assim, serem   utilizadas   novamente   na  apreciação  das  circunstâncias judiciais para justificar a elevação da pena-base. Precedentes. No  caso  concreto,  o  acórdão  do  Tribunal de Justiça de Rondônia incorreu  em ilegalidade ao indicar como motivo da conduta do agente a  intenção  de  obter lucro fácil e a cobiça, pois ambas constituem elementares  dos  tipos de concussão e de corrupção passiva, devendo tal quesito ser decotado da pena-base.” (EDv nos EREsp 1196136/RO, Rel. Min Reynaldo Soares da Fonseca, Terceira Seção, DJe 01/08/2017).

No que se refere à alternativa B, o crime de falsidade pode sim ser absorvido pelo descaminho. Ao analisar o princípio da consunção, o STJ considera que o delito-fim absorve o delito-meio, mesmo que a pena deste último seja maior que a daquele. O tema foi decidido na sistemática dos recursos repetitivos:

“(…) Delimitada a tese jurídica para os fins do art. 543-C do CPC, nos seguintes  termos:  Quando o falso se exaure no descaminho, sem mais potencialidade   lesiva,  é  por  este  absorvido,  como  crime-fim, condição  que  não se altera por ser menor a pena a este cominada. 4. Recurso especial improvido.” (REsp 1378053/PR, Rel. Min. Nefi Cordeiro, Terceira Seção, DJe 15/08/2016).

Quanto ao item C, é importante destacar que houve um precedente da Quinta Turma do STJ que entendeu que o crime de desacato não persistiria no nosso ordenamento jurídico, em razão do Pacto de São José da Costa Rica. Entretanto, ao julgar o tema, a Terceira Seção pacificou-o em sentido inverso, o que torna a questão falsa:

“Em  relação  ao delito do art. 331 do CP, a Terceira Seção desta Corte  reconheceu, por maioria de votos, “a incolumidade do crime de desacato  pelo  ordenamento  jurídico  pátrio”  (HC 379.269/MS, Rel. Ministro  REYNALDO  SOARES  DA  FONSECA,  Rel.  p/  Acórdão Ministro ANTONIO SALDANHA PALHEIRO, TERCEIRA SEÇÃO, julgado em 24/5/2017, DJe 30/6/2017).” (HC 420189, Rel. Min. Ribeiro Dantas, Quinta Turma, DJe 16/02/2018).

No que se refere à  alternativa D , a inserção de dados falsos no currículo Lattes não configura o crime de falsidade ideológica. Isto porque o STJ vem entendendo que, no caso de informações sujeitas à verificação ou comprovação, a inserção de dados incorretos não configura crime. Com relação ao currículo na plataforma Lattes, há precedente:

“(…) 2  –  O  currículo  inserido  na página digital Lattes do CNPq não é assinado digitalmente, mas decorrente da inserção de dados, mediante imposição de login e senha, não ostentando, portanto, a qualidade de “documento digital” para fins penais. 3  –  Além  disso,  como  qualquer  currículo,  material ou virtual, necessita  ser  averiguado  por  quem tem nele tem interesse, o que, consoante  consagradas doutrina e jurisprudência, denota atipicidade na conduta do crime de falsidade ideológica. (…)”.(RHC 81451/RJ, Rel. Maria Thereza Assis Moura, Sexta Turma, DJe 31/08/2017)

No que se refere à alternativa E, ela realmente está correta. Isto porque a importação de coletes à prova de balas sem prévia autorização do comando do Exército configura crime de contrabando. Quando a mercadoria está sujeita a controle estatal, sua importação, de forma proibida, configura contrabando. Se a mercadoria tem sua entrada permitida, mas sua entrada é feita sem o pagamento dos tributos, o caso é de descaminho. Há precedente do STJ: RHC 62851.

Questão não apresenta incorreções, a meu ver.

Questão 82

De acordo com o entendimento do STJ, assinale a opção correta a respeito dos crimes previstos na legislação extravagante.

A) A configuração do crime de transporte de carga tóxica em desacordo com as determinações legais e regulamentares depende da ocorrência de lesão efetiva.

B) A prática de furto por adulto com a participação de dois adolescentes enseja a condenação por dois crimes de corrupção de menores, em concurso formal com o crime contra o patrimônio.

C) O transporte de granadas de gás lacrimogêneo configura crime de porte de artefato explosivo.

D) A extinção da punibilidade do crime antecedente por prescrição impede a punição do crime de lavagem de dinheiro.

E) O indivíduo que, em estado de embriaguez, comete homicídio culposo no trânsito deve responder pelas duas condutas de forma autônoma e em concurso material.

Comentários

O gabarito indica a alternativa B.

Com relação à alternativa A, o seguinte precedente do STJ classifica o crime e demonstra que não se exige prova de lesão ao bem jurídico para configuração do delito previsto no artigo 56, caput, da Lei 9.605/98:

“2.  Por outro lado, a conduta ilícita prevista no art. 56, caput, da Lei n. 9.605/1998 é de perigo abstrato. Não é exigível, pois, para o aperfeiçoamento do crime, a ocorrência de lesão ou de perigo de dano concreto  na  conduta  de  quem  produz,  processa, embala, importa, exporta, comercializa, fornece, transporta, armazena, guarda, tem em depósito  ou  usa produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde  humana  ou  ao  meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas  em  leis  ou  nos  seus  regulamentos..” (EREsp 1439150/RS, Rel. Min Rogério Schietti Cruz, Sexta Turma, DJe 16/10/2017).

No que se refere à alternativa B, correta, a prática de furto com um menor de idade enseja a punição pelo delito contra o patrimônio e pela corrupção de menores. Se dois adolescentes forem corrompidos, há dois crimes de corrupção, em concurso formal com o furto. Neste sentido:

“(…) 1.  Discute-se  se a prática de crimes em concurso  com  dois  adolescentes  dá  ensejo  à condenação por dois crimes  de  corrupção  de  menores  ou se o fato é considerado crime único.  2.  Considerando  que  o bem jurídico tutelado pelo crime de corrupção de menores é a formação moral da criança e do adolescente, caso  duas  crianças/adolescentes  tiverem  seu amadurecimento moral violado, em razão de estímulos a praticar o crime ou a permanecer na seara  criminosa,  dois  foram  os  bens  jurídicos  violados.  3. O entendimento  perfilhado  também  se  coaduna  com  os princípios da prioridade   absoluta   e  do  melhor  interesse  da  criança  e  do adolescente, vez que trata cada criança ou adolescente como sujeitos de direitos. 4.  Ademais, seria desarrazoado atribuir a prática de crime único ao réu  que  corrompeu  dois  adolescentes,  assim  como ao que cometeu apenas um. 5.  A jurisprudência desta Corte Superior é firme em assinalar que a quantidade  de  infrações  praticadas  deve ser o critério utilizado para  embasar  o  patamar  de aumento relativo ao concurso formal de crimes  (HC  n.  319.513/SP,  Ministro  Rogerio Schietti Cruz, Sexta Turma, DJe 20/4/2016)..” (REsp 1680114/GO, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, Sexta Turma, DJe 16/10/2017).

Quanto ao item C, não se configura o crime de transporte de explosivo o porte do gás lacrimogêneo, que não possui essa natureza. Cuida-se de gás de efeito moral, sem efeito de explosão. Neste sentido:

“RECURSO ESPECIAL. PENAL. ESTATUTO DO DESARMAMENTO. DELITO TIPIFICADO NO    ARTIGO    16,    PARÁGRAFO    ÚNICO,    III,    DA    LEI   N. 10.826/2003.   PORTE   DE   ARTEFATO   EXPLOSIVO.   GRANADA  DE  GÁS LACRIMOGÊNEO/PIMENTA. INADEQUAÇÃO TÍPICA. RECURSO IMPROVIDO. 1. Explosivo é, em sentido amplo, um material extremamente instável, que  pode  se decompor rapidamente, formando produtos estáveis. Esse processo  é  denominado  de explosão e é acompanhado por uma intensa liberação  de energia, que pode ser feita sob diversas formas e gera uma considerável destruição decorrente da liberação dessa energia. 2. Não será considerado explosivo o artefato que, embora ativado por explosivo,  não  projete  e  nem  disperse fragmentos perigosos como metal,  vidro  ou  plástico  quebradiço,  não  possuindo,  portanto, considerável potencial de destruição. 3.  Para  a  adequação  típica  do delito em questão, exige-se que o objeto  material  do  delito,  qual seja, o artefato explosivo, seja capaz  de  gerar alguma destruição, não podendo ser tipificado neste crime  a  posse  de  granada de gás lacrimogêneo/pimenta, porém, não impedindo eventual tipificação em outro crime. 4. Recurso especial improvido..” (HC 420189, Rel. Min. Ribeiro Dantas, Quinta Turma, DJe 16/02/2018).

No que se refere à  alternativa D, aextinção da punibilidade do crime antecedente por prescrição NÃO impede a punição do crime de lavagem de dinheiro. Exemplo de precedente: AgRg no REsp 1253022/PR, Rel. Min. Reynaldo Soares da Fonseca.

No que se refere à alternativa E, o indivíduo que, em estado de embriaguez, comete homicídio culposo no trânsito não pode responder pelas duas condutas de forma autônoma e em concurso material. É o que entende o STJ:

“(…) 2. O crime de embriaguez (art. 306 da Lei n. 9.503/1997) ao volante é antefato impunível do crime de homicídio culposo no trânsito (art. 302 da Lei n. 9.503/1997), porquanto a conduta antecedente está de tal forma vinculada à subsequente que não há como separar sua avaliação (ambos integram o mesmo conteúdo de injusto). Precedentes..  (…)” (AgRg no AgRg no AREsp 713.473/PR, Rel. Ministro REYNALDO SOARES DA FONSECA, QUINTA TURMA, DJe 12/08/2016).

Não vejo cabimento de recurso no caso.

Questão 83

Com a intenção de praticar um golpe, Luiz pagou diversos produtos comprados em determinada loja com um cheque clonado pré-datado. Antes da data do vencimento do cheque, Luiz, arrependido, retornou à loja e trocou o cheque por dinheiro em espécie, tendo quitado o débito integralmente.
A respeito da conduta de Luiz na situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

A) Houve arrependimento eficaz.

B) Houve desistência voluntária.

C) Houve arrependimento posterior.

D) A conduta foi atípica, devido ao fato de o cheque ter sido pré-datado.

E) A conduta configurou tentativa.

Comentários

O gabarito indica a alternativa A.

Vejamos o que diz o Código sobre arrependimento eficaz:

“Art. 15 – O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.”

Percebam que, no caso de cheque prá-datado, não se configura o crime de estelionato na modalidade do artigo 171, § 2º, VI, do Código Penal. Ademais, no caso em tela, houve a troca do cheque clonado por dinheiro, o que levou à quitação do débito. Deste modo, o seu arrependimento foi eficaz, não gerando nenhum resultado lesivo ao patrimônio das potenciais vítimas. Não houve consumação do crime, nem em relação a um possível estelionato, nem em relação ao falsum que poderia restar absorvido.

Não vejo cabimento de recurso no caso.

Questão 84

É considerada circunstância atenuante da pena o fato de o agente

A) praticar o delito em estado de embriaguez voluntária.

B) praticar o crime sob a influência de multidão em tumulto, ainda que o tenha provocado.

C) possuir baixo grau de instrução do agente, no caso de crimes ambientais.

D) praticar crime ambiental em período de defeso à fauna.

E) possuir bons antecedentes.

Comentários

O gabarito indica a alternativa C.

A questão exigia conhecimento da legislação penal, inclusive a extravagante. Referida atenuante está prevista no artigo 14, inciso I, da Lei 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais.

Não vislumbro possibilidade de recurso, por ser questão que se rege pela letra da lei.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.