Artigo

Qual a melhor maneira de conhecer o perfil de prova da banca examinadora?

Concurseira(o) imparável, você sabe que cada banca examinadora tem um estilo próprio de avaliar seus conhecimentos né? Então, venha ver como fazer para entender o jeitão que a banca cobra os assuntos na prova e evite o susto no dia da realização do certame.

Perfil da banca

A maneira como cada organizadora do concurso em que você se candidatou vai abordar os assuntos e cobrar os conhecimentos trazidos em edital caracteriza o perfil dela. Por vezes, ouvimos alguns mitos como o de que uma banca é mais difícil que outra.

Na verdade, além das características peculiares que as diferenciam umas das outras, concursos de certos órgãos podem fazer com que as bancas exijam um nível de dificuldade maior dos candidatos. Logo, um concurso em que se espera um alto nível de conhecimento pode vir mais difícil do que aquele em que as atribuições do cargo não são muito rigorosas por exemplo. Confira abaixo algumas dicas para conhecer o perfil das bancas:

Resolver questões da banca

Uma das melhores maneiras, senão a melhor, de conhecer a banca da sua prova é resolvendo questões. Seja selecionando as diversas provas realizadas de acordo com cada conteúdo, ou através de provas específicas de sua área. Os sistemas de questões (SQ) ajudam muito nessa busca.

Por exemplo: você está estudando para o concurso do TJ BA, e a FCC será a banca. Assim, ao entrar no sistema de questões, dá para selecionar as questões da FCC do último ano sobre Português. Dessa forma, é possível ter uma noção de como a FCC tem cobrado interpretação de textos e, ainda, perceber os assuntos mais cobrados dentro dessa disciplina.

Abaixo, há um exemplo feito no SQ do Estratégia com os filtros do parágrafo anterior. Nas mais de 400 questões encontradas, já é possível perceber algumas pegadinhas utilizadas no último ano, conjunções que a FCC mais gosta etc. A dica é: se você errou, anote o porquê de ter errado e em que ponto está o erro. Note também se o equívoco ocorreu porque você não conhecia o assunto ou se realmente era um truque da banca. No dia da prova, você já vai se safar dessa.

banca
Caderno de questões criado no SQ Estratégia

Um outro exemplo seria verificar se a banca do seu concurso já realizou alguma prova na área para qual você está se candidatando. Assim, na área de Tribunais, a FCC aplicou a prova do TJ Ceará (CE) em 2022. Portanto, também podemos nos basear pela última prova para “sentir a energia” da examinadora.

banca
Filtro do SQ Estratégia com questões da FCC do TJ CE

A imagem acima mostra esse filtro das questões da prova do TJ CE, que retornou mais de 200 resultados através da plataforma do Estratégia. E tem outras maneiras de conhecer o perfil da banca examinadora?

Comparar as bancas

Pois bem, a comparação também é um meio de conhecer as características de quem vai te avaliar. Ou seja, como você vai saber que a FGV gosta de trabalhar com muitos textos nas provas sem comparar com provas da Consulplan, por exemplo? Como saber se essa quantidade de textos é grande ou comum nos concursos? Será que outras bancas colocam apenas um único texto para a disciplina inteira de Língua Portuguesa?

Enfim, são alguns questionamentos que são respondidos de forma natural com o decorrer dos treinos de questões diversas e de examinadoras variadas.

Em outras palavras, o estudo por questões de outras bancas pode dar um parâmetro para entender a banca que vai organizar seu certame. Repare:

Prova da Consulplan – 2021 – Agente Administrativo

A página acima é a das nove primeiras questões de Língua Portuguesa da prova da Câmara Municipal de Barbacena-MG para o cargo de Agente Administrativo (nível médio) realizada pela Consulplan em 2021. Veja que foi dado um texto no início e as demais questões foram desenvolvidas em cima desse mesmo texto.

Em contrapartida, a página abaixo mostra o estilo da FGV de fazer prova. O certame ocorreu no mesmo ano e mesmo nível de escolaridade do da Consulplan, para o cargo de Assistente Administrativo da IMBEL:

Prova da FGV – 2021 – Assistente Administrativo

Pois bem, veja que cada questão da mesma disciplina de Língua Portuguesa possui um pequeno texto diferente e sem relação uns com os outros. Dessa maneira, essa forma de cobrança do conteúdo exige que o candidato acabe interpretando contextos diversos em cada um dos textos trazidos nas questões.

Portanto, veja que por mais que os conteúdos programáticos sejam semelhantes no edital, a forma que a sua banca examinadora irá abordar o assunto na prova pode ser distinta.

E agora?

No mais, não há jeito melhor de conhecer sua banca examinadora sem encará-la! Ou seja, estabelecer metas de questões, fazer simulados com questões elaboradas por sua banca, anotar os erros, contar o tempo de resolução total são algumas sugestões para enfrentar a FCC, FGV, IBADE, IBFC, Consulplan e tantas outras bancas mais. Desse jeito, seu treino estará no caminho certo até mesmo para realizar sua prova de forma mais relaxada e sem correria.

Senta e estuda!

Boa sorte!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.