Artigo

Pegadinhas no Português para Técnico – STJ

Olá, galera!! Minha missão hoje é fazer comentários sobre a prova de Português para STJ – Técnico Judiciário.

Duas questões com pegadinha!!! Cuidado!

Escolhi falar mais especificamente sobre algumas questões, aquelas que geraram mais dúvidas!! Vamos juntos!!

Questão 3. Estudar o problema da justiça ou da injustiça de uma norma jurídica pressupõe o exame de sua aptidão para o ideal do bem comum.

Comentário: vejam o que está no texto, linhas 3, 4 e 5: “Não importa comentar se existe um ideal de bem comum, idêntico para todos os tempos e para todos os lugares”.
GABARITO: ERRADO

Questão 4. Na linha 15, caso se substituísse o vocábulo “concreta” por concreto, não haveria prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, já que esse novo termo concordaria com a expressão “ordenamento jurídico”.

Comentário: vamos comparar…

ORIGINAL = “equivale a perguntar se essa norma é apta ou não a realizar os valores históricos que inspiram esse ordenamento jurídico, concreta e historicamente determinado”.

REESCRITA = equivale a perguntar se essa norma é apta ou não a realizar os valores históricos que inspiram esse ordenamento jurídico, CONCRETO e historicamente determinado.

PEGADINHA!!!
A troca parece correta se atribuirmos a concordância de “concreto” ao termo “ordenamento jurídico”, a banca está induzindo o candidato ao erro! “Concretamente” e “historicamente” são advérbios que estão modificando o termo “determinado” = o ordenamento jurídico é modificado de maneira concreta e histórica! “Concretamente” está no texto em sua forma reduzida “concreta”, o sufixo “mente” está compartilhado coma forma irmanada “historicamente”. A troca proposta pelo item NÃO é possível!
GABARITO: ERRADO

Questão 05. Sem prejuízo para a correção gramatical e para a coerência do texto, o primeiro período poderia ser assim reescrito: A questão da justiça concerne a correspondência ou não entre a norma e valores absolutos, ou finais, inspiradores de dado ordenamento jurídico.

Comentário: vamos comparar…

ORIGINAL: O problema da justiça refere-se à correspondência, ou não, entre a norma e os valores supremos ou finais que inspiram determinado ordenamento jurídico.

REESCRITA: A questão da justiça concerne a correspondência ou não entre a norma e valores absolutos, ou finais, inspiradores de dado ordenamento jurídico.

PEGADINHA!!!
A reescrita não está de acordo com o original, porém, um candidato desatento poderia ser induzido ao erro e achar que está, pois as palavras substituídas são sinônimas, ou seja, semanticamente não há problema na reescrita! O problema está no uso das vírgulas: o termo “ou não” deve permanecer isolado, trata-se de uma comentário acerca do que está sendo dito, é uma informação a mais, até mesmo uma opinião, não deve estar no corpo do período. Já o termo “ou finais” deve permanecer sem vírgulas, trata-se de uma alternativa “absolutos ou finais” de termos equivalentes!
GABARITO: ERRADO

Questão 8. Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, a estrutura “Desse modo (…) diante de uma norma” (L. 2 a 5) poderia ser assim reescrita: Assim sendo, emprega-se o termo justiça para julgar o comportamento do ser humano em consonância à norma de conduta.

Comentário: comparando…

ORIGINAL = “Desse modo, o termo justiça como conformidade da conduta a uma norma é empregado para julgar o comportamento da pessoa humana diante de uma norma”

REESCRITA = “Assim sendo, emprega-se o termo justiça para julgar o comportamento do ser humano em consonância à norma de conduta”

Quando fazemos uma reescrita devemos manter as informações presentes no texto original e não acrescentar outras, assim, o sentido SERÁ mantido. Ocorre que na reescrita em questão, a informação contida em “como conformidade da conduta a uma norma” não foi mantida, o que torna a reescrita inválida e a questão errada.
GABARITO: ERRADO

Questão 11. No primeiro período do texto, a partícula “se” é empregada para realçar o que está sendo afirmado nesse período.

Comentário: no trecho “O termo justiça expressa o que se faz conforme o direito ou segundo as regras prescritas em lei”, a partícula “se” não é expletiva, ou seja, de realce. O termo está ligado ao verbo transitivo direto “fazer”, formando voz passiva >> Isso é feito conforme o direito…
GABARITO: ERRADO

QUESTÃO 12. À semelhança do que ocorre com a expressão “em síntese” (L.9), o trecho “que seja justa” (L. 6 e 7) constitui uma expressão explicativa, razão por que também poderia ser isolado por um par de vírgulas, sem que isso acarretasse prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto.

Comentário: o sintagma “que seja justa” possui caráter restritivo! Se for colocada entre vírgulas, passa a ter caráter explicativo, o que altera o sentido do texto. Gramaticalmente, a inserção do par de vírgulas é viável, mas o termo “sociedade” passa a ser explicado, não mais restringido!
GABARITO: ERRADO.

QUESTÃO 15. Na linha 2, sem prejuízo para a correção gramatical, a expressão “tal qual” poderia ser flexionada no plural, para concordar com “valores supremos”.

Comentário: a questão aborda não só concordância, mas remissão textual, o termo “tal qual” retoma “justiça” ligando de maneira comparativa o termo ao outros: “harmonia social e liberdade”. Não pode estar no plural, pois concorda com o termo singular “justiça”.
GABARITO: ERRADO.

Comentários sobre as questões de Redação Oficial: as questões 16, 17 e 18 são atribuídas a um texto hipotético oficial. A banca abordou assuntos simples, como o princípio da concisão (16) e o uso do vocativo (18), que no caso, não existe: digníssimo! A questão 17 é de concordância, o termo “anexa” está muito bem empregado!
As questões 19 e 20 fazem referência a outro texto oficial hipotético, sem pegadinhas. Questões bem elaboradas e que não pedem recurso!

Queridos!! desejo muita sorte e força de vontade para a vida de vocês!!

Fiquem com Deus!

Ainda com dúvidas??? Mande um e-mail: [email protected]

Será um prazer!

Rafaela Freitas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • essa questão do TAL QUAL o gabarito está ERRADO ok! mas ao meu ver ele estaria correto, pois afirmativa diz que ele PODERIA ser flexionado no plural "tais quais" para concordar com Valores supremos... Tais -> concorda com VALORES SUPREMOS e (NÃO EXPLICITADO NA QUESTÃO) QUAIS -> concordaria com HARMONIA E LIBERDADE. muito errado meu raciocínio?
    LARISSA em 01/10/15 às 16:20
  • Excelente, Rafaela! Parabéns!
    Fabiano Sales em 01/10/15 às 15:10