Artigo

PCDF: ainda dá tempo? Quais são os temas mais cobrados?

Olá, queridas e queridos! Tudo certo? O artigo de hoje responderá o seguinte questionamento “PCDF: ainda dá tempo?”. Analisaremos o percentual de cobrança dos temas presentes no edital de Agente da PCDF. Quer saber se ainda é possível ser aprovado na PCDF? Então bora utilizar as estatísticas ao seu favor!

Agente da PCDF: quantidade de vagas, remuneração inicial, datas e composição de provas

Vamos evidenciar, sumariamente e objetivamente, as informações gerais sobre as provas desse tão esperado concurso.

Edital Agente da PCDF 2020

Quantidade de vagas

Para esse certame, estão sendo ofertadas 1800 vagas, 600 imediatas e 1200 para formação de Cadastro de Reserva. Todos os aprovados e nomeados serão lotados no próprio Distrito Federal.  

Quantidade de vagas
Quantidade de vagas – Agente PCDF

Remuneração inicial

A remuneração inicial é um dos principais atrativos da carreira de Agente da Polícia Civil do Distrito Federal. Aquele que for aprovado, terá direito a uma remuneração inicial total de R$ 9.394,68.

Datas

Segundo o edital, a data provável de realização de provas é 18 de outubro de 2020. Há praticamente dois meses até a data da prova, o que traz a necessidade de uma preparação extremamente estratégica.

Composição das provas

A prova objetiva será dividida entre P1 (Conhecimentos básicos) e P2 (Conhecimentos específicos). Cada uma delas possuirá, respectivamente, 50 e 70 questões. O tempo total para realização de ambas, em conjunto, será de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos. Vale a pena notar que, além das questões objetivas, também haverá a cobrança de uma redação dissertativa.

Composição das provas
Composição das provas – Agente PCDF

PCDF: Ainda dá tempo?

Feitas as considerações gerais sobre o certame em questão, podemos ir para o nosso foco: ainda dá tempo? Tendo em vista que a data da prova está relativamente próxima, pouco mais de dois meses, é essencial que cada passo do candidato seja organizado e calculado.

Muito candidatos que começariam os estudos focados na PCDF nesse momento iriam ter uma atitude específica: começar os estudos na pressa e o mais rápido possível. Entretanto, sabemos que essa atitude, a qual traria uma falsa impressão de maior tempo disponível, na verdade, iria trazer uma grande falta de efetividade.

Em momentos como esse, é essencial que o aluno saiba quanto tempo possui disponível até a data da prova, se possível, em horas líquidas a serem estudadas. Para utilizar esse número mágico da melhor maneira possível, faz-se necessário que o aluno analise com profundidade os tópicos cobrados em cada uma das disciplinas, evidenciando quais são os assuntos já consolidados e também aqueles que ainda irão requerer certo esforço.

A partir desse momento, o candidato já possui uma visão global sobre o que há de ser feito, porém, o principal passo ainda está por vir. A comparação entre a evidenciação de assuntos que acaba de ser citada com as estatísticas de cobrança do CESPE/Cebraspe possibilita a máxima efetividade nos estudos até a prova.

Para ajudar os candidatos nessa empreitada de organização e estudos efetivos, traremos as estatísticas de cobrança do CESPE/Cebraspe, referentes aos anos de 2020 a 2015.  

Português 

Português Agente da PCDF
Português

Língua Inglesa

Não se aplica, tendo em vista que há somente um tópico no conteúdo programático.

Conhecimentos sobre o Distrito Federal

Não se aplica, tendo em vista que há somente um tópico no conteúdo programático.

Legislação

Legislação
Legislação

No caso da disciplina Legislação, algumas considerações devem ser feitas. As questões encontradas e utilizadas como base para as estatísticas estavam relacionadas, somente, a temas mais comuns em concursos no geral. Por outro lado, fica nítida a tendência de uma cobrança mais voltada aos instrumentos normativos mais específicos à carreira de Agente da PCDF. Tais instrumentos são:

“1. Lei nº 4.878/1965 (Regime Jurídico dos Funcionários Policiais Civis da União e do DF). 2 Decreto-Lei nº 2.266/1985 (criação da carreira PCDF, cargos, valores e vencimentos). 3 Lei nº 9.264/1996 (desmembramento e reorganização da PCDF, remuneração de seus cargos). 4 Decreto nº 30.490/2009 (Regimento Interno da PCDF). 5 Lei Orgânica do Distrito Federal. 5.1 Capítulo V, Seção I ― Da Polícia Civil. 6 Lei nº 13.869/2019.”

Indicamos que os alunos utilizem o material de apoio para estudar tais temas e, caso haja tempo, também invistam tempo na literalidade dos dispositivos

Matemática e Raciocínio Lógico

Matemática e Raciocínio Lógico
Matemática e Raciocínio Lógico

Noções de Direito Administrativo

Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Administrativo

Direito Constitucional

Noções de Direito Constitucional

Direito Penal

Direito Penal
Noções de Direito Penal

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal
Noções de Direito Processual Penal

Direitos Humanos

Noções de Direitos Humanos
Noções de Direitos Humanos

Informática

Informática Agente da PCDF
Informática

Estatística

Estatística
Estatística

Contabilidade

Contabilidade
Contabilidade

Comentários gerais

PCDF: Ainda dá tempo? A resposta é, sim, ainda dá tempo. Três disciplinas não eram esperadas nesse edital: Estatística, Contabilidade e Língua Inglesa. Dessa forma, mesmo os candidatos que vinham se preparando previamente, foram surpreendidos por esse edital.

Principalmente no caso de Estatística e Contabilidade, trata-se de disciplinas complexas e com muitos assuntos a serem cobrados. Dessa forma, é interessante que o candidato estude bastante as estatísticas acima, focando seus estudos nos temas mais tradicionalmente cobrados pelo Cespe/CEBRASPE.

Conforme comentamos na seção acima, é imprescindível que o aluno saiba quanto tempo efetivo de estudo possui pela frente, quais são os temas já consolidados e aqueles que irão requerer esforço para serem dominados e quais são os assuntos mais cobrados pela banca.

Por meio da combinação dessas três informações, é possível montar um cronograma estratégico, possibilitando a maior produtividade nos estudos. Lembre-se do ótimo de Pareto: 80% das questões são oriundas de 20% do conteúdo.

Você não precisa ser expert em tudo, porém, é interessante que domine exatamente a parcela de conteúdo que possui maiores chances de ser cobrada na prova.

Conclusão “PCDF: ainda dá tempo?”

Esperamos que nossa contextualização sobre as atitudes a serem tomadas ajude na sua trajetória até o dia 18 de outubro. Em conjunto com as estatísticas evidenciadas nesse artigo, acreditamos que seja possível buscar um resultado excelente no grande dia.

Desejo ótimos estudos a todos e um grande abraço!

Caio Castilho.

Pacote Completo p/ Agente da PCDF

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.